O impacto da transformação digital no RH para sua empresa

Transformação digital, Recursos Humanos e gestão estratégica. Três termos que andam lado a lado e nesse artigo você verá o porquê.

Quando se fala em transformação digital no RH, Brasil é um dos países que mais tem crescido tanto em quantidade de startups quanto em demanda pelas soluções digitais.

Então a tendência é que as empresas, cada vez mais, busquem a transformação digital no rh? Positivo! E esse artigo está aqui para mostrar a você o porquê da urgência na busca desses recursos e quais suas principais vantagens!

Confira abaixo nosso conteúdo!

  • Transformação digital no RH o que é?;
  • Por que é tão urgente a transformação digital no RH?;
  • Quais os sinais dessa urgência que sua empresa apresenta?;
  • Quais são as vantagens da transformação digital no RH?;
  • Como o QRPoint facilita a transformação digital no RH da sua empresa?

Leia já!

Transformação digital no RH: o que é?

A transformação digital no RH é um processo que já vem acontecendo há muito tempo e que ocorre através de mudanças feitas no setor de Recursos Humanos com a chegada das novas tecnologias.

A competitividade dentro do mercado empresarial é um fator muito presente, que costuma colocar as organizações numa corrida em busca de vantagens estratégicas.

Uma das formas de adquirir essa vantagem é aperfeiçoando a produtividade de cada setor da organização. Com o RH não é diferente, principalmente se tivermos em vista sua capacidade de gerar mudanças na empresa.

Entretanto, esse panorama não é assim desde sempre. No começo, o RH apenas trabalhava ministrando as questões legais envolvendo a relações trabalhistas na empresa, sendo conhecido por RH 1.0.

A transformação digital no RH começa a partir do RH 2.0, sendo esse momento responsável por mudar as tarefas do setor e iniciar as práticas de Recursos Humanos estratégico.

Nesse segundo momento, a transformação digital em recursos humanos é responsável por dar espaço aos profissionais para que comecem a trabalhar com a gestão de pessoas, aperfeiçoando colaboradores e desenvolvendo estratégias para atrair talentos.

Com foco das práticas de RH mudado, o RH 3.0 é responsável por desenvolver tecnologias específicas para resolver as questões estratégicas e burocráticas. Assim, aprimorando as técnicas de recrutamento, se utilizando de ferramentas de gestão como a cultura de feedback e integrando cada vez mais do mundo digital na área.

Por fim, com a expansão exponencial das empresas com foco em soluções tecnológicas e transformação digital do RH (as HR Techs), a inserção do RH 4.0, onde todo o processo burocrático repetitivo é automatizado, dá mais força do que nunca à transformação digital no RH hoje.

Conhecendo a transformação digital no RH, veja a seguir por que acompanhar essas tendências é necessário para a competitividade da sua empresa:

Por que é tão urgente a transformação digital no RH?

A transformação digital no RH é urgente porque ela traz para sua empresa diversas vantagens estratégicas, assim como aumento de produtividade e consequentemente maior competitividade dentro do mercado.

O mundo inteiro está modificando sua forma de fazer RH e não acompanhar as mudanças pode trazer perdas significativas de produtividade e até mesmo clientes para sua empresa, já que as pessoas cada vez mais buscam organizações integradas ao meio virtual.

Uso da tecnologia diminui a característica operacional é metódica do setor de recursos humanos. Assim, ao ter um RH estratégico, sua empresa é capaz de dar mais foco à valorização do capital humano.

O RH agora trabalha aprimorando o jeito como os processos internos são feitos. Isso se faz com eficiência e um direcionamento que traz resultados, por ter sempre à frente a meta as metas da organização.

A transformação digital no RH colocou o setor para trabalhar juntamente à alta gestão da empresa, trazendo ideias e coordenado todas as equipes subordinadas.

Por isso, o papel do profissional de recursos humanos precisou se reinventar.

Seu papel agora está principalmente na quebra de barreiras para o uso de tecnologia dentro das empresas, auxiliando assim automatizar e corrigir processos ineficientes e por fim estando atento as novas políticas digitais que surgem junto às tecnologias.

Agora que você já entende o porquê da tendência mundial de urgência para a transformação digital no RH, veja a seguir os indicativos de que sua empresa precisa automatizar processos.

5 sinais de que sua empresa precisa de transformação digital urgente!

Os sinais dessa urgência que a sua empresa apresenta podem ser da necessidade de: distanciamento social, agilidade no atendimento dos clientes, análise de dados e tomada de decisão, adaptação aos cenários incertos, acompanhamento das tendências mundiais e redução de custos.

Cada um desses pontos pode ser um indicativo diferente de que a sua empresa seria muito beneficiada com uso de tecnologia dentro do setor de RH.

Conheça abaixo esses sintomas mais profundamente:

1. Sente que sua empresa está ficando para trás diante das tendências mundiais

O primeiro objetivo aqui é não perder competitividade, portanto para ser uma boa concorrente você precisa estar em dia com o que há de mais novo no mundo, no que diz respeito à produtividade.

Para além disso, a forma de consumir também mudou junto com a tecnologia, então as organizações que se adaptam à nova realidade dos tempos são mais bem-sucedidas.

Por fim, ter capacidade de flexibilidade e inovação vão ser sempre pontos positivos para qualquer organização, por isso. não fique para trás nessa corrida e busque já formas de aprimorar sua empresa.

2. Sente que precisa adaptar-se para cenários incertos

O novo normal está aqui para provar que, de uma hora para outra, todo o modus operandi que conhecemos pode mudar bruscamente.

E, justamente por conta disso, ter flexibilidade e capacidade de dominar novos segmentos do mercado é uma vantagem indispensável, não apenas levando em conta os momentos bons como também os de crise.

A transformação digital no RH, que teve como catalisador o cenário de pandemia de covid-19, foi muito confusa para diversas organizações, que tiveram repentinamente de encontrar soluções para manter a qualidade e nível de produção.

Assim como a pandemia ocorreu, mudanças bruscas de mercado também podem ocorrer. Por isso, ter um RH estratégico e bem otimizado têm se tornado cada vez mais uma prioridade para as empresas.

3. Sente que precisa aprimorar o atendimento ao cliente com tecnologia

O uso de novas ferramentas de comunicação, divulgação e até mesmo transação monetária tem revolucionado a forma de se interagir com o cliente. Não por acaso, as empresas tem tido cada vez mais oportunidades para gerar crescimento.

Existe uma urgência da transformação digital no RH iminente. Sobretudo no que diz respeito à forma de se lidar com o cliente e divulgar os serviços da empresa.

Isso porque o contexto pós-pandêmico traz uma necessidade de estar presente nos canais em que os consumidores estão. Essa é uma forma mais orgânica de entrar em contato com seu público.

Por conta disso, podemos destacar algumas boas práticas para se melhorar a experiência da jornada de compra do cliente:

  • os chats automatizados;
  • o uso de inteligência artificial para atendimento;
  • a presença em diversos canais,
  • dentre outros!

4. Utilidade de usar a coleta e curadoria de dados como vantagem

Uma das urgências para a transformação digital no RH, que agora está sendo regulamentada pela LGPD, está na forma de analisar dados e tomar decisões com base neles.

Foi-se há muito o tempo em que decisões eram tomadas com base em achismos dados inconclusivos ou até mesmo boatos. A transformação digital no RH trouxe um novo meio de se tomar decisões importantes.

O novo setor de recursos humanos é munido de profissionais e ferramentas capazes de organizar os dados coletados. Isso funciona tanto para colaboradores quanto para clientes, e transformar eles em informações valiosas que guiam a tomada de decisões.

Portanto se a sua organização não se está utilizando do Big Data para fazer o gerenciamento de equipes e tomada de decisões. Afinal, esse pode ser um indicativo de que a sua empresa precisa da transformação digital no RH.

5. Sente que que poderia reduzir custos, mas não sabe como

A última urgência a ser mostrada aqui diz respeito à redução de custos muito buscada pelas empresas em todos os setores.

A transformação digital no RH tem um impacto positivo nos custos, economizando tempo e dinheiro que seriam investidos na execução de processos burocráticos.

Agora que você conhece os motivos pelos quais as empresas têm buscado a transformação digital no RH, veja as vantagens de fazê-la na sua empresa.

Quais são as 5 vantagens da transformação digital no RH?

Flexibilidade nos processos diários: com o advento da internet e das soluções dadas pelas empresas de tecnologia em RH, os processos diários se tornaram mais flexíveis já que não exigem presença física e podem ser acelerados pela automatização;

Automatização de tarefas: a automatização é uma das maiores conquistas da transformação digital no RH. Ela é responsável por fazer a maioria das tarefas repetitivas do profissional, dando espaço a ele para tomar uma postura mais estratégica;

Gestão com base em dados: a transformação digital no RH revolucionou a forma de tomada de decisão das empresas. Primeiramente, com o RH mais próximo às lideranças e conseguintemente com uso de dados fornecidos por software [FBC1] para guiar as escolhas;

Redução do número de falhas: o uso de plataformas virtuais e programas para lidar com as atividades reduz a possibilidade de falha humana [FBC2] e, consequentemente, diminui os erros cometidos no dia a dia de trabalho;

Aumento da produtividade: devido a processos que levam horas poderem ser feitos em minutos, os profissionais do setor de RH se encontram com maior liberdade. Assim, é possível trazer novas ideias de melhoria e se dedicarem às demandas específicas de cada colaborador.

Agora que você entende de transformação digital no RH, o que é, por que é urgente e suas vantagens, veja agora uma forma de trazer esses recursos pra sua empresa:

Como o QRPoint facilita a transformação digital no RH da sua empresa?

O QRPoint facilita a transformação digital no RH da sua empresa através de um sistema completo de controle de ponto virtual! São diversas funcionalidades e benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores!

Isso porque nosso lema é: menos processos, mais pessoas. Nós oferecemos facilidade até mesmo na hora de trazer o novo sistema para dentro da sua empresa, com funcionalidades ágeis, como registro rápido, e muito mais!

Agora que você sabe quais os principais impactos da transformação digital no RH, nós te oferecemos um suporte ótimo. Além disso, todos os recursos necessários para gerir as horas em home office, podendo ser feito um teste gratuito para que você conheça nossos serviços.

Com ele você terá acesso ao app do gestor, onde poderá ver todos os colaboradores em serviço e fazer a gestão de atestados, banco de horas, e muito mais!

Não perca tempo, entre em contato ainda hoje e comece a transformação digital no rh pessoal da sua empresa!

Conheça outros artigos relacionados