Trainee: saiba como funciona o processo de recém formados!

Entenda o que é, como funciona, quais são as vantagens, o que diz a lei e como criar um programa de Trainee para a sua organização.
Tempo estimado de leitura: 9 minutos

De fato, quem trabalha com recursos humanos, com certeza já ouviu falar em Trainee, não é verdade? Afinal, esse profissional é essencial para a retenção de novos talentos para a empresa. Além de, claro, ser uma oportunidade única de tornar o seu negócio mais competitivo no mercado. 

Mas você sabe como criar o programa de trainee na sua organização? Pois bem, não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais competitivo, afinal, as pessoas estão buscando se especializar cada vez mais, com foco em buscar cargos mais altos. 

Por outro lado, as organizações também estão buscando profissionais qualificados e que possam fazer treinamentos para aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos para uma área específica ou para as estratégias da organização. 

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvida sobre o trainee e suas particularidades. Sendo assim, neste post iremos te explicar tudo sobre trainee e o quanto ele pode te ajudar a captar novos talentos para o seu negócio. 

Vem com a gente!

Trainee

O que é Trainee? 

Em primeiro lugar, o termo trainee já está sendo utilizado há alguns anos e faz referência a cargos específicos e estratégicos em muitas empresas. No entanto, o seu foco são candidatos que estejam cursando o ensino superior ou que sejam recém formados. 

Então, o trainee nada mais é do que um programa fundamental para quem quer ingressar no mercado de trabalho. No entanto, nesse programa o candidato tem a oportunidade de fazer um treinamento diferenciado, ou seja, estruturado de acordo com a sua área de atuação. 

Outro ponto interessante é que quando você vai pesquisar a tradução de trainee, geralmente, são encontrados sinônimos como “aprendiz” ou “em treinamento”. Mas é claro, o trainee não se resume apenas a isso. 

No Brasil, por exemplo, os profissionais são contratados de forma estratégica, normalmente, em cargos de liderança, para fazer uma diferença competitiva no mercado. 

Com isso, muitas pessoas estão em busca dos programas de trainees, pois é uma oportunidade única de ter um crescimento profissional em diversos segmentos do mercado. 

Por fim, para que você entenda melhor os programas de trainee, geralmente, as empresas não buscam apenas bons profissionais, mas sim aquelas que possam moldar, treinar e qualificar de acordo com as estratégias da empresa. 

Como funciona um programa de Trainee? 

Assim como qualquer outro programa, o trainee possui algumas etapas. Isso significa que ele possui orientações a serem seguidas para que no final a sua empresa possa contratar os profissionais ideias. 

Veja agora como funciona um programa de trainee:

Processo Seletivo

Nesta primeira fase, existem duas partes do processo seletivo. A primeira, sem dúvidas, é para se tornar trainee. Já a segunda é o programa em si, quando o trainee está pronto para ser um gestor. 

No entanto, a primeira etapa da seleção costuma ser como qualquer outro processo seletivo, ou seja, os candidatos passam por uma triagem. As fases são:

  • candidatura;
  • triagem;
  • entrevistas e dinâmicas;
  • seleção.

É claro que, a regra não existe, mas isso com certeza é um padrão. Após isso, as etapas começam a ter mais exclusividade da empresa, então, chega o momento em que o trainee é testado com os outros candidatos. 

Desta forma, o trainee passa a competir por cargos mais elevados com os outros candidatos. E sinceramente, no fim, todos saem ganhando. 

Duração

Não existe uma regra para esse ponto, mas, normalmente, a duração de um programa trainee dura de semanas a alguns meses. Afinal, é um programa onde existem milhares de candidatos e vale lembrar que todo processo seletivo passa por algumas etapas. 

Além disso, a duração do programa também dura de acordo com o cargo que o trainee quer alcançar. Nestes casos, é comum encontrar programas que duram de 3 à 5 anos. 

Remuneração

De fato, o programa de trainee é feito em uma preparação. No entanto, é importante dizer que eles são profissionais em atuação. Diferente de outros profissionais que estão subindo de pouco em pouco na carreira, um trainee pode se tornar um gestor em breve. 

Desta forma, a empresa costuma pagar o trainee como se fosse um analista, em torno de R$ 4.000,00 à R$ 8.000,00. 

Agora você conseguiu entender um pouco sobre as etapas desse programa e como ele funciona? Então vamos entender o que o trainee precisa ter para que você o contrate. 

Quais requisitos um Trainee precisa ter? 

No começo, dissemos que para ser um trainee, o candidato precisa ser recém formado ou estar cursando o ensino superior, certo? No entanto, isso foi sofrendo algumas alterações ao longo dos anos. Pois, atualmente, é muito comum que as empresas contratem os profissionais após três ou quatro anos da sua formação. 

Hoje em dia, até existem empresas que não colocam um tempo limite de formação. Ainda assim, as empresas costumam contratar profissionais recém formados, com no máximo 5 anos de formação ou até jovens universitários que desejam ter o seu crescimento profissional. 

Além de se diferenciarem e serem protagonistas da sua carreira, os profissionais que desejam entrar em um programa de trainee, precisam ter algumas competências básicas, sendo elas:

  • Protagonismo de Carreira;
  • Proatividade e Trabalho em Equipe;
  • Visão Resolutiva;
  • Conectividade com as ideias da empresa.

Afinal, o que um trainee faz em uma empresa? 

Como dissemos, geralmente, as empresas focam em buscar profissionais que estejam alinhados e que podem se moldar com as estratégias da empresa. Isso significa que os trainees são preparados para absorver a cultura organizacional da empresa e se alinhar com os objetivos da mesma. 

Por esta razão, o trainee deve se atentar e compreender os indicadores de cada setor, para criar uma boa relação com o fluxo de trabalho de cada um. Além disso, o trainee deve conhecer todas as estratégias da empresa e as características do negócio. 

E claro, quem desempenhar melhor a sua função, pode obter um crescimento mais rápido dentro da organização. 

Agora que você já entendeu o conceito de trainee, vamos ver o que diferencia o mesmo de um estágio? Entenda mais ao longo do texto.

Qual é a diferença entre Estágio e Trainee? 

Embora tenham objetivos diferentes, o trainee e o estágio são muito confundidos no mercado de trabalho. No caso do estágio, ele prepara os jovens universitários para o mercado de trabalho. Por outro lado, o trainee prepara profissionais da área de atuação específica para cargos gerenciais. 

Mas é claro, a forma de buscar esses profissionais também são muito distintas e, não só os perfis, mas as tarefas também se diferem. No estágio, por exemplo, as tarefas são mais limitadas. No caso do trainee, os profissionais precisam encarar e praticar o trabalho todos os dias, com desafios e estratégias da empresa.

Outro fato importante é que a duração do programa é diferente, além da remuneração.  O estágio, por exemplo, só tem duração de 2 anos, enquanto o trainee pode ter o seu processo por até 4 anos.

Além disso, o trainee é regulado pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. Já o estágio é controlado pela L11788. Inclusive, daqui a pouco falaremos melhor sobre a legislação. 

Quais são as expectativas da empresa com o Trainee? 

Geralmente, as empresas contratam os trainees de forma estratégica, certo? Com isso, elas esperam que os mesmos estejam alinhados com as diretrizes e princípios da organização. No entanto, o trainee tem o acolhimento da empresa para que ele consiga conquistar seus objetivos.

Para que você entenda melhor, a empresa dá todo o suporte para o trainee, pois ela prefere acompanhar o seu desenvolvimento profissional de perto. Afinal, ela quer chegar em um ponto de maturidade ideal.

Além disso, um dos objetivos da empresa não é apenas fornecer ferramentas, mas como já falamos, elas querem que os profissionais possam estar preparados para um cargo específico, principalmente, de liderança. 

E claro, para isso, o profissional também precisa ter alguns requisitos, como por exemplo, falar uma segunda língua, o que não é obrigatório, mas é extremamente necessário. Afinal, o trainee vai lidar com diferentes áreas e pessoas. 

O que a CLT diz sobre os direitos trabalhistas de um Trainee? 

Infelizmente, ainda é muito comum que o trainee seja alvo de muitas dúvidas em relação ao mercado de trabalho. Afinal, muitas pessoas ainda questionam sobre os seus direitos, regime de contratação, entre outros. 

Para que você entenda melhor, vamos sanar as suas principais dúvidas. Vem com a gente!

É obrigatório que o trainee tenha carteira assinada? 

A resposta é sim! O trainee precisa ter a sua carteira assinada. Ele sendo regido pela CLT, ele é considerado um profissional formal, você concorda? Com isso, ele obrigatoriamente precisa ter a carteira de trabalho assinada. E claro, possui todos os direitos que um profissional CLT possui. 

Inclusive, você poderá saber melhor referente à lei em Conteúdo Trabalhista.

Como funciona o contrato de um Trainee? 

O trainee possui dois tipos de contrato:

  • O primeiro por prazo indeterminado;
  • O segundo por prazo determinado.

Normalmente, a sua extensão pode chegar até 5 anos, mas não precisa de um período certo antes deste prazo. 

O trainee precisa bater o ponto? 

Sim! O trainee deve bater o ponto. Já que ele é considerado um trabalhador formal e recebe os mesmos direitos do que um trabalho comum, ele deve sim bater o ponto. 

No entanto, é válido lembrar que é obrigatório bater o ponto, as empresas que possuem mais de 20 funcionários. No entanto, é muito importante fazer o controle de ponto na sua empresa, pois é a melhor forma de controlar os colaboradores. 

Inclusive, atualmente já existem formas modernas de controle de ponto, como por exemplo, um software de controle de ponto, como é o caso do QRPoint, nosso sistema de controle de ponto com diversas funcionalidades completas, que pode ajudar a sua empresa a tornar os processos menos burocráticos. 

Quais são as vantagens de ter um Trainee na sua empresa? 

De fato, existem algumas vantagens que a sua empresa pode ter ao contratar um trainee, afinal, eles podem ser essenciais para as estratégias do seu negócio. 

  • Fazer a contratação de trainees pode movimentar ainda mais a sua organização. Isso porque, normalmente, os jovens possuem muitas ideias inovadoras, não têm medo de sair da zona de conforto e colocar em prática tudo aquilo que aprenderam.

  • Como são profissionais que não possuem experiência no mercado de trabalho, é possível moldá-los de acordo com as necessidades, culturas, visão, missão e valores da empresa. 

  • A ideia de um processo de trainee é que os jovens conheçam diversos departamentos da empresa, pois um dia, espera-se que os mesmos se tornem gestores ou líderes. Desta forma, a empresa passa a ter mais conhecimentos e ideias compartilhadas, que podem ser extremamente úteis para o futuro do negócio. 

Como criar um programa de Trainee para a sua empresa? 

Antes de tudo, é importante definir quais serão os indivíduos que farão parte desse processo de estruturação. Então, os profissionais escolhidos precisam se conectar com a empresa, atuando na mesma área que o trainee. 

E lembrando, cada etapa do programa precisa ser feita de forma estratégica, facilitando a retenção e atração dos novos candidatos. Outro fator importante, é sobre a divulgação da vaga. Afinal ela precisa ser colocada devidamente, focando no perfil ideal dos candidatos. 

Além disso, os programas de trainees, podem contar ser feitos da seguinte forma:

  • Definir os gestores e responsáveis pelos programas;
  • Fazer a divulgação do processo de seleção;
  • Escolher os perfis dos candidatos ideias;
  • Planejar todos os gastos com a estruturação do programa;
  • Fazer um processo seletivo com critérios e virtudes específicas.

Por fim, para criar um programa de trainee perfeito, é necessário passar por um bom planejamento e boa execução de todas as etapas. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Como já dissemos, a QRPoint pode deixar os processos da sua empresa menos burocráticos, ou seja, você consegue dar foco para outras atividades que também são mais importantes, como por exemplo, focar mais nas pessoas da organização. Inclusive, em relação aos trainees que exigem muito da atenção da empresa. 

Por isso, a QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu?

Já que falamos sobre legislação… A CLT é um grupo de regras que faz parte da vida de todo contratante ou trabalhador de carteira assinada.

Entretanto, por se tratar de um conjunto muito extenso de regras, é comum que muitos dos próprios colaboradores e até gestores não conheçam todas elas.

Dessa forma, pensando em trazer essas informações de forma fácil e rápida, nós do QRPoint fizemos esse guia simplificado com tudo sobre CLT.

Ademais, aqui você vai encontrar também as mudanças que foram feitas com a Reforma Trabalhista e uma dica especial de como evitar problemas judiciais envolvendo a CLT. 

Quer entender melhor sobre o assunto? Acesse o nosso artigo completo em O que é CLT? Conheça aqui tudo sobre e entenda suas regras!.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!