Teste Quati: aprenda como funciona na prática!

Entenda o que é, para que serve, como funciona, quais são as vantagens, como aplicar e tire todas as suas dúvidas sobre o Teste Quati.
Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Em primeiro lugar, o teste QUATI é um instrumento essencial para os colaboradores responsáveis pelo recrutamento e seleção de pessoas dentro da organização, além de, claro, para o setor de recursos humanos no momento de aplicar qualquer tipo de treinamento. 

No entanto, quem trabalha diretamente com recrutamento e seleção ou com gestão de pessoas, sabe exatamente a importância do teste QUATI, pois é essencial testar o perfil comportamental do candidato antes da contratação. 

Com isso, também podemos dizer que é essencial fazer uma avaliação assertiva sobre os funcionários atuais, para saber quais resultados poderão qualificar ainda mais os times e o departamento de recrutamento e seleção, seja ele online ou presencial. 

Além disso, é importante ressaltar que o teste QUATI possui também, outras finalidades. Isso significa que, o mesmo não se resume apenas a analisar o perfil comportamental, apesar de ser uma das suas principais funções. 

Portanto, se você quer saber o que é um teste QUATI e entender como funciona na prática para melhorar os processos da sua empresa através de um teste de perfil comportamental, esse post foi feito para você! 

Continue a leitura deste artigo e tire as suas principais dúvidas. 

Teste Quati
Teste Quati

O que é o Teste Quati? 

Antes de tudo, o teste QUATI, também é conhecido como Questionário de Avaliação Tipológica. Pois bem, esse teste tem como finalidade fazer uma avaliação cognitiva e psicológica nas pessoas. Nesse sentido, os resultados auxiliam a classificar os indivíduos em grupos específicos. 

Além disso, ao identificar esses padrões é possível que as empresas consigam organizar seus times, ministrar seus treinamentos com mais qualidade, fazer um reajuste de cargos e salários, realizar uma gestão de conflitos, entre outros investimentos essenciais para a organização.

Para que serve o teste QUATI? 

A princípio, o teste QUATI serve para que os profissionais de gente e gestão ou de recursos humanos, passem a adotar uma análise de perfil comportamental e cognitivo, obtendo o perfil exato dos seus colaboradores. 

Nesse sentido, com os resultados do teste QUATI, também é possível mapear o padrão desejado para contratar novos candidatos, alinhando o perfil ideal para cada função da empresa. 

Em geral, o teste QUATI serve para que a empresa possa fazer escolhas mais assertivas em relação ao seu capital humano. Além disso, sua aplicação é bem simples!

Como funciona o teste QUATI? 

Antes de mais nada, é importante dizer que o teste QUATI considera os tipos psicológicos baseando-se nas teorias do psiquiatra e psicoterapeuta sueco Carl Jung. 

Entre todos os conceitos que ele contribui para a psicologia, um dos mais importantes e essenciais está a psicologia analítica e a criação de conceitos sobre personalidades introvertida e introvertida.  Com isso, podemos entender que a aplicação do teste funciona da seguinte forma:

  • 6 situações hipotéticas são propostas;
  • Cada uma delas deve representar 15 pares de afirmações;
  • O profissional deve responder com as opções que mais se adequam a seus comportamentos e ideais. 

Além disso, o perfil será caracterizado pelo tipos psicológicos idealizados por Jung:

  • atitude: ser introvertido ou extrovertido;
  • julgamento: sobre o pensamento e sentimento;
  • percepção: sobre ser sensitivo e intuitivo.

O profissional responsável deve estar habilitado para fazer o teste QUATI, principalmente por avaliar corretamente os resultados. Então, o candidato pode ser introvertido, mas pode fazer o seu julgamento pelo caminho do sentimento e sua percepção sempre é sensitiva. 

Ademais, é função do setor de recursos humanos saber sobre qual perfil tal vaga necessita e, de acordo com tais necessidades, fazer a contratação ideal para a sua organização. 

Por que é importante para a empresa realizar esse teste? 

De fato, já podemos observar que o teste QUATI é fundamental para saber antecipadamente como um profissional realiza o seu trabalho dentro da organização. 

Além de, claro, ser possível identificar padrões que dizem sobre como os indivíduos agem em cada uma das dificuldades e como os mesmos podem se basear em suas tomadas de decisões. 

É inegável que todos os colaboradores podem ajudar uma empresa a conseguir conquistar os seus objetivos, contribuindo para o crescimento da mesma. No entanto, é preciso que esses funcionários tenham conhecimento técnico e que sejam qualificados para tal função. 

Entretanto, cada pessoa é diferente da outra e todas com comportamentos únicos e diferentes. Então, algumas pessoas podem ser mais organizadas com seu tempo de trabalho e outras possuem mais ideias inovadoras e práticas. 

Por isso, é de extrema importância fazer um teste de perfil comportamental, como o teste QUATI, pois eles serão úteis nas contratações, promoções, entre outras estratégias essenciais para o capital humano. Veja alguns fatores que da importância de um teste QUATI!

Importância

  • Possui benefícios agregados, ou seja, com o teste você poderá ficar mais próximo de descobrir até mais informações do que simplesmente se um funcionário é apto para realizar tais funções;

  • O teste QUATI possibilita a empresa a formas times de diversos tipos;

  • Outro fator importante, é que o teste QUATI também permite que a empresa dê feedbacks mais assertivos para os candidatos;

  • Além disso, o teste QUATI ajuda a marca a promover os seus valores, deixando os candidatos mais engajados. Afinal, com o teste de perfil comportamental é possível que os colaboradores conheçam a empresa de forma menos superficial;

  • E também, o teste QUATI é aplicado por profissionais que estão preparados, por isso, as empresas possuem segurança sobre os resultados.
  • Por fim, diversas vezes uma empresa possui custos maiores quando fazem uma contratação equivocada. Então, com o teste QUATI é possível fazer contratações assertivas e ter a certeza de que o profissional ficará após o seu período de experiência. 

Quais são as vantagens do Teste Quati?

Em primeiro lugar, é importante dizer que o teste QUATI é um conceito que ajuda em todos os processos da empresa, seja para a organização de um time, para uma contratação mais assertiva, para seleções internas, entre outros objetivos. 

O importante é considerar as características do seu capital humano e fazer com que as estratégias sejam mais direcionadas. E claro, isso é possível a partir do ponto que o teste QUATI é feito para saber também o que os candidatos fariam em determinadas situações na empresa. 

Com isso, existem algumas vantagens. Veja quais são os benefícios:

  • Se o indivíduo possui um bom relacionamento interpessoal, ou seja, capacidade para se relacionar com as pessoas de forma saudável;

  • No caso, se o candidato possui uma mente empreendedora;

  • Verificar se a pessoa é inteligente;

  • Analisar quais são as metas do profissional ou candidato, ou seja, se ele pretende se especializar ainda mais na sua função e profissão;

  • Avaliar se o indivíduo costuma tomar suas decisões mais pela razão do que pela emoção;

  • Saber qual é o perfil do profissional, ou seja, se ele é intenso, realista, prático, conservador ou estável;

  • Por fim, observar o teste QUATI também permite avaliar se a pessoa tem capacidade para criar e inovar. 

Até agora conseguimos entender todas as vantagens do teste QUATI, mas vamos entender melhor sobre como ele pode ajudar a sua empresa? 

De qual forma o Teste Quati pode ajudar a sua empresa? 

Você sabia que o teste QUATI possui um grande impacto nas tomadas de decisões da sua empresa? Pois é! Vamos avaliar como esses resultados servem para agregar benefícios a sua organização:

  • Os colaboradores se sentem mais motivados;
  • O engajamento dos projetos aumentam, devido a identificação e aptidão deles;
  • Fit Cultural da empresa empresa e os seus colaboradores;
  • Redução de turnover na empresa;
  • Melhora a reputação da marca;
  • Maximiza a retenção e atração de talentos;
  • Maior produtividade;
  • Melhora no clima organizacional da empresa;
  • Aumenta os resultados da organização.

Além disso, os resultados do teste QUATI podem ser dados de imediato ou em médio e longo prazo. Por isso, é importante tê-la em mãos para tomar decisões, pois elas precisam ser de acordo com os resultados. 

Com o teste QUATI, todos os ocupantes da empresa saem ganhando!

Como aplicar o Teste Quati na prática? 

Como qualquer outro teste, o QUATI possui as suas orientações e, para que os resultados sejam mais assertivos, é preciso seguir as regras corretamente. Então, separe o seu papel e caneta e anote os pontos mais importantes. Vamos lá? 

  • Somente um psicólogo pode aplicar o teste QUATI;
  • Caso a sua empresa não possua esse profissional, é necessário contratá-lo externamente;
  • O teste pode ser aplicado de forma coletiva ou individual;
  • E também, o teste QUATI é feito através de uma folha de resposta ou pelo formulário do Google;
  • Para fazer o teste não há um tempo limite, mas dura em torno de 45 minutos;
  • O profissional responsável por aplicar o teste deverá explicar quais são os pontos que o mesmo irá avaliar;
  • Além disso, é importante deixar o profissional confortável, ou seja, o ambiente precisa ser calmo e sem distrações;
  • Por fim, é importante mostrar o resultado para a pessoa que realizou o teste QUATI. 

Como o teste QUATI contribui para a gestão de pessoas? 

Antes de tudo, a sua empresa deseja crescer de forma saudável? Então, certamente você precisa de um RH estratégico. Isso porque, ele é responsável por gerir as pessoas de forma eficiente. 

O teste QUATI, quando avalia o comportamento dos colaboradores, não só faz bem para a empresa, mas também para os clientes. Afinal, quando um funcionário está insatisfeito, na certa, os clientes também estarão. Isso porque são os colaboradores que lidam com eles todos os dias. 

Pense nas respostas abaixo:

  • Como posso otimizar os resultados?;
  • Como posso motivar os colaboradores?
  • É possível montar um time de eficiência? Como? 

Para responder essas questões, é impossível não saber os pontos fortes e fracos dos colaboradores. Por isso, o teste QUATI ajudará também a sua empresa a ter mais clareza sobre as atitudes do dia a dia. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Não há dúvidas que a QRPoint pode ajudar a sua empresa a ter um setor de recursos humanos mais estratégico. Afinal, nosso foco são as pessoas, porque o nosso controle de ponto já tem a responsabilidade de fazer todos os processos. 

Pois é, com o nosso controle de ponto online é possível fazer com que a empresa dê mais atenção aos colaboradores e possíveis candidatos, garantindo todos os requisitos para que eles estejam bem dentro da organização e contribuam para o crescimento da empresa. 

Por isso...

A QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Conte com a QRPoint!

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu? 

Primeiramente, qual é a empresa que não quer formar uma boa equipe e valorizar bons talentos para manter a sua vantagem competitiva no mercado, não é verdade? Pois bem! Embora pareça fácil, essa é uma das tarefas mais desafiadoras para qualquer setor de recursos humanos ou departamento pessoal. Afinal, o departamento de recrutamento e seleção possui a responsabilidade de contratar as pessoas ideais para cada vaga.

Mas será que basta ligar para os possíveis candidatos e marcar uma entrevista? É, se você pensa desta forma, você se enganou! O departamento de recrutamento e seleção possui diversas tarefas que não são nada simples. Além disso, até chegar no momento da entrevista, existem muitos processos a serem feitos. 

Se você quer saber quais são as principais atividades da área de recrutamento e seleção, todas as suas técnicas e estruturações, continue lendo este artigo! Nós preparamos um conteúdo recheado de informações importantes especialmente para você!

Confira em Recrutamento e Seleção: o que é e como fazer esse processo?.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!