Tecnologia no RH: você está pronto para ser 31% superior?

Com a chegada da revolução 4.0, as empresas tem buscado novas formas de manter a competitividade. Por isso mesmo, investir em tecnologia no RH se tornou um meio lucrativo de aumentar a produtividade.

A tecnologia no RH favorece sua empresa ao melhorar o desempenho geral. Isso ocorre com a aplicação estratégica de novas práticas na gestão de pessoas.

Além disso, uma vez que a tecnologia é usada, os benefícios de desempenho, integração, automatização e diminuição de erros alinham, quase que naturalmente, a cultura da empresa.

Entretanto, uma pesquisa da Liga Insights mostrou que 31% das empresas entrevistadas não aproveitam esse recurso.  

Consequentemente, organizações que optam pelos serviços das HR Techs se destacam. Mas e você, está pronto para aumentar a competitividade da sua organização?

Foi pensando justamente em aumentar o potencial de mercado da sua empresa que nós do QRPoint preparamos esse artigo mostrando como a tecnologia pode potencializar o setor de RH, confira!

Qual o impacto da tecnologia no RH?

O impacto da tecnologia no RH em uma empresa começa na forma de tratar os colaboradores. Com a tecnologia, a gestão de pessoas ganha novas práticas para aumentar o desempenho.

Isso ocorre porque toda a atuação do setor muda. Já que, primeiramente, o uso da tecnologia aplicada no RH tem a intenção de tornar o setor mais estratégico.

Entretanto, como mostra a pesquisa, algumas organizações ainda tem deixado de fazer a importante conexão entre tecnologia e RH.

Consequentemente, isso pode fazer a empresa perder tanto em eficiência como em qualidade dos serviços prestados e competitividade.

Portanto, veja 4 exemplos de como a presença da tecnologia para RH pode ter impacto dentro da sua organização:

Diminuição dos custos

Com o uso da tecnologia no RH, diversas despesas com processos burocráticos simplesmente desaparecem. Por exemplo, é o que acontece com o uso de papel dentro do setor.

Isso acontece uma vez que muitos processos passam a ser feitos de forma digital, com arquivos circulando online, o que nos leva à segunda economia: tempo.

O tempo é um bem valiosíssimo que as soluções fornecidas pelas HR Techs, como o QRPoint, tem apresentado.

E elas se apresentam buscando facilitar o dia a dia do gestor de RH. Isso é feito automatizando processos e acelerando operações.

Por consequência, deixando seu tempo mais flexível, para se preocupar com a gestão estratégica dos colaboradores.

Diminuição da quantidade de erros cometidos

A utilização de softwares integrados no tratamento de dados mantém as informações mais precisas. Essa segurança é valiosa, pois evita processos trabalhistas, erros e perda de lucro.

O aprimoramento da comunicação é um dos motivos da redução na frequência de erros. No mesmo sentido, juntamente se forma a cultura organizacional de feedback, que também mitiga imprecisões.

Auxílio na atuação estratégica

Essa ajuda vai além de deixar o tempo dos gestores disponível, para que estejam mais focados nas estratégias da organização.

Isso ocorre porque o tratamento de dados se torna bem mais valioso. Assim, a tecnologia no RH passa a ser um dos principais recursos da atuação estratégica da empresa.

O uso do Big Data cai como uma luva, ajudando a avaliar quais serão os próximos passos da organização, tanto em relação aos clientes quanto aos colaboradores.

Automatização dos processos

A automatização é outra das grandes vantagens do uso da tecnologia de RH. Isso se deve a uma aceleração da maioria dos processos burocráticos.

O controle de ponto, por exemplo, pode ser feito através de softwares de controle alternativo, como o QRPoint. Esse tipo de programa é capaz de suprir múltiplas necessidades do dia a dia.

Dentre elas, calcular automaticamente horas, adicionais e faltas, e também gerenciar o banco de horas, assim como fazer abonos automáticos com o envio de atestados.

Tudo isso poupa muito tempo e aumenta a eficiência do setor. Consequentemente, dando um novo ritmo ao andamento da empresa.

Finalmente, após conhecer os impactos, veja agora quais são as ferramentas que auxiliam a conseguir essas vantagens:

Quais ferramentas de tecnologia são usadas no RH?

As ferramentas de tecnologia usadas no RH são comumente softwares para aumento de eficiência. O uso desses recursos vai depender do que a organização está buscando.

Portanto, esses programas podem estar relacionados à gestão de pessoas, ao gerenciamento de dados internos ou externos, e também aos processos de trabalho.

Dessa forma, confira abaixo algumas das ferramentas de tecnologia no RH que podem auxiliar a sua empresa:

Softwares de gestão de pessoas

Tratam-se de programas usados para juntar em um só lugar todos os outros sistemas usados pela organização.

Essas ferramentas servem para otimizar os processos de tomada de decisão. Isso porque o controle de ponto, avaliações de desempenho, desenvolvimento, contratação e etc. formam um panorama juntos.

Aplicativos

Existem aplicações, como o QRPoint, que funcionam em aparelhos móveis e podem cumprir com todo tipo de função.

Além do próprio registro do ponto, também é possível otimizar o processo seletivo através de apps, assim como também aprimorar a comunicação.

Inteligência Artificial

O uso de inteligências artificiais para fazer a curadoria dos dados coletados pela empresa é cada vez mais comum. O uso dessa tecnologia em RH otimiza a tomada de decisões.

Para além da análise de dados, é comum que essa tecnologia seja usada em processos de reconhecimento biométrico implantados por muitas empresas.

Inclusive, outro uso de IA acontece com a presença de bots, que podem realizar um processo seletivo online e além disso ser programados de forma específica para lidar com problemas exclusivos da organização.

Big Data Analytics

O uso desse recurso trata os dados coletados pela organização para identificar e mitigar possíveis erros. A partir disso, muitas soluções podem surgir.

Essa análise, geralmente feita por IA, dá aos gestores dados preciosos sobre o desempenho de seus colaboradores. Entretanto, ela vai além disso.

Juntamente, ela também é útil para cruzar dados que indiquem quais inovações são necessárias na empresa, assim como competências para serem trabalhadas e as áreas que mais precisam de atenção.

People Analytics

People Analytics é uma forma de integrar o uso do Big data com a IA para traçar os perfis comportamentais dos colaboradores e dos clientes.

Portanto, trata-se de uma estratégia de Business Intelligence capaz de traçar padrões que podem prever gostos e até mesmo ajudar na escolha de líderes.

E-learning

É uma tecnologia para RH voltada ao treinamento e desenvolvimento de talentos dentro da organização. Nela, os materiais são disponibilizados online, o que gera economia.

Para além disso, existem empresas focadas completamente em desenvolver sistemas para treinar os colaboradores em seus próprios smartphones.

Gamificação

A gamificação é um uso da tecnologia no rh capaz de aumentar o desempenho no dia a dia dos colaboradores naturalmente.

Ela consiste em usar estratégias de games, transformando alguns dos processos em literais “fases de um jogo”. Isso deixa os profissionais mais envolvidos e motivados.

Virtualização do trabalho

Recursos como o controle de ponto online dado por HR Techs como o QRPoint ajudaram a possibilitar o aumento do home office, que traz muitas economias.

O teletrabalho foi muito recorrido na pandemia de covid-19, mostrando a importância da tecnologia no RH, sendo aprovado por 80% dos líderes que adotaram.

Plataformas colaborativas

As plataformas, conhecidas também como crowdsourcing aumentam a interatividade entre colaboradores internos e externos trabalhando em um mesmo projeto.

Da mesma forma, essas plataformas também integram toda a organização, facilitando a comunicação entre os diferentes setores da empresa.

Redes sociais corporativas

São formas de interação ótimas para promover o entrosamento entre os colaboradores, de forma controlada e produtiva.

Além disso, essas redes servem também para compartilhar informações e criar chats e fluxos de trabalho dentro da empresa.

Agora que você conhece algumas das ferramentas de tecnologia no RH, veja como transformá-las em resultado:

Como potencializar o RH a partir da tecnologia?

Para potencializar o RH da sua empresa a partir da tecnologia é preciso promover a integração, produtividade, aproveitar a análise de dados, com isso fazer uma boa gestão de talentos e usufruir dos benefícios da automatização.

Muita coisa, não? Isso ocorre simplesmente porque não existe uma fórmula mágica para fazer uma gestão inteligente da tecnologia na sua empresa.

Esses são apenas alguns dos passos, que também incluem buscar pelos softwares certos para cada uma dessas necessidades.

Portanto, veja abaixo um pouco melhor de cada uma delas:

Busque sempre integração

A tecnologia no RH tem a importante função de deixar a empresa mais unida, devido a isso conectividade aqui é palavra de lei.

Portanto, é necessário buscar softwares que favoreçam a integração, como:

Os de comunicação através de apps;

Redes sociais corporativas;

Sistema de armazenamento em nuvem;

Sistemas integrados de gestão empresarial (ERPs);

Sendo assim, busque deixar todos os departamentos com acesso integrado aos dados e informações da forma mais simples e direta possível.

Encontre boas práticas para ter produtividade

Existem diversas formas de aumentar a produtividade usando a tecnologia no RH. Por exemplo, um endomarketing eficiente pode ser feito através de redes sociais corporativas.

Ademais, o uso de coleta de dados e IA possibilitam o gestor a traçar o perfil de seus colaboradores e oferecer o treinamento mais cabível para ganho de produtividade.

Para além disso, HR Techs de gestão de benefícios para os profissionais também tem se mostrado ótimas na missão de manter um alto nível de desempenho.

Dê uma atenção especial à análise dos dados

A evolução da tecnologia no RH está em como é feito o tratamento dos dados dentro da empresa.

Isso porque são eles que vão fornecer uma visão para que as lideranças decidam os próximos passos.

Portanto, invista nas informações que esses dados podem te proporcionar e por fim se mantenha sempre atento ao mapeamento de perfis psicológicos.

Aprimore o gerenciamento de talentos

Com o uso da análise de dados e as boas práticas para produtividade, você consequentemente deve conseguir reter melhor os talentos na sua organização.

Manter um olho aberto para a gestão de talentos, usando ferramentas para fazer pesquisa de clima é essencial.

Aqui, a tecnologia no RH deve sempre agir em prol de manter um ambiente convidativo para profissionais de fora, além de cativante para os de dentro.

Invista na automatização do setor

A automatização de processos burocráticos feitos pelo RH é um dos principais recursos, talvez o mais buscado, quando falamos no uso de tecnologia no RH.

Portanto, sua postura deve ser sempre de disposição para automatizar tarefas que consomem tempo dos profissionais de RH.

Assim, algumas das funções que podem ser automatizadas são:

O controle de ponto;

O Recrutamento e seleção;

O Processo de desligamento;

O onboarding de profissionais;

Todas elas poupando enfim muito tempo e força de trabalho.

Conte com o QRPoint

Agora que você entende sobre como usar a tecnologia no RH, sabe que pode contar com o QRPoint!

Você terá na sua empresa um software de controle de ponto online com funcionalidades como o app do gestor.

Através dele, você recebe notificações sobre qualquer pedido de abono na folha de ponto com a facilidade de gerir tudo com simples toques no seu smartphone.

Além disso, o software tem implantação fácil, com registro rápido dos colaboradores e integração com ERPs. Ficou interessado? Entre em contato e faça ainda hoje um teste grátis dessas e muitas outras funcionalidades para sua empresa.

Conheça outros artigos relacionados