5 principais tendências de tecnologia em gestão de recursos humanos para 2021

O uso de tecnologia em gestão de recursos humanos tem trazido facilidade e produtividade para dentro das organizações.

Com o contexto da pandemia de covid-19 o novo normal forçou ainda mais as empresas a acelerarem a adoção de processos usando a tecnologia.

Sendo assim muita coisa mudou com a tecnologia em gestão de recursos humanos: mercado de trabalho, processos seletivos, processos internos, entre outros.

Com tamanha necessidade de profissionais de RH que saibam implantar os recursos tecnológicos na gestão de pessoas, tecnologia em gestão de recursos humanos é um curso superior bastante buscado tanto por profissionais da área quanto contratantes.

Pensando na sua empresa e na necessidade de aderir aos novos modelos de trabalho dentro do RH, trazemos para você as 5 principais tendências da tecnologia em gestão de recursos humanos para 2021. Confira!

Adoção de processo seletivo online e com inteligência artificial

A primeira tendência de RH para o ano de 2021 é o aumento no uso de Inteligência Artificial por parte das organizações, principalmente para fazer processos seletivos, deixando-os mais precisos e rápidos.

Os processos seletivos feitos completamente em ambiente online são cada vez mais frequentes. Essa é uma tendência de tecnologia em gestão de recursos humanos, o que faz as empresas buscarem cada vez mais esse recurso.

O recurso começou a ser muito utilizado durante o período da pandemia de covid-19 e mostra que veio para ficar, com 48% das empresas que adotaram a tecnologia pretendendo manter a seleção dessa forma, é o que mostra pesquisa da Weesek.

Veja também, com a tecnologia em gestão de recursos humanos, o que é feito quanto à gestão de pessoas das organizações:

Gestão de pessoas feita com People Analytics

Na gestão de pessoas, uma tendência com a forte e crescente é o uso de People Analytics. Assim é possível ter uma gerência feita com base nos perfis comportamentais de cada colaborador.

Isso é feito com o uso de ferramentas, o que faz tecnologia em gestão de recursos humanos estar mais uma vez presente. É isso que mostra uma pesquisa divulgada pela Forbes, onde 69% das empresas americanas usam dados para gerir pessoas.

Assim, essa ferramenta funciona através de análise de informações a respeito da taxa de turnover, absenteísmo, satisfação dos colaboradores e clima organizacional, guiando os gestores.

Portanto, com todas essas mudanças, o ambiente de trabalho também se modificou, e drasticamente. Veja a seguir sobre os novos modelos de trabalho que vem surgindo com o uso da tecnologia:

Flexibilização do ambiente de trabalho

Em busca de melhorar a relação entre os colaboradores e a empresa deixando-os mais felizes, os espaços físicos nas organizações tem mudado muito.

Dessa forma, ao estudar psicologia organizacional, as empresas perceberam que os colaboradores da atualidade buscam muito mais por ambientes onde eles possam trabalhar confortavelmente. Isso se trata de um investimento em Employee Experience.

Portanto, um investimento que tem se tornado muito comum, tendo em vista que, como reporta o relatório feito pela IBM, empresas que oferecem boas experiências os colaboradores tem três vezes mais retorno sobre ativos (ROA).

Além disso, o ambiente também tem se flexibilizado de outras formas, leia agora sobre como o trabalho remoto tem tido impacto nas empresas.

Adoção permanente do home office e autogerenciamento

O anywhere office se tornou uma grande tendência durante o período da pandemia de coronavírus. Depender de espaços físicos está se tornando cada vez menos comum.

Assim, muitas empresas têm recorrido ao home office como forma de manter o distanciamento social e o fluxo de trabalho. Entretanto, nesse processo muitas perceberam as vantagens de se ter os colaboradores trabalhando de casa.

Para além de todas as economias que a empresa tem com o regime, 80% dos gestores que adotaram o home Office para lidar com o novo normal aprovaram a prática, como mostra pesquisa feita pela Fipe.

E as inovações não param por aí! Veja agora o que estuda tecnologia em gestão de recursos humanos em relação à automatização de processos:

Mudança nos processos de RH do passado para a atualidade

A automação de processos se tornou hoje grande parte do que é tecnologia em gestão de recursos humanos. A migração do uso de relógio de ponto para sistemas alternativos é uma amostra disso.

O âmbito de processos é um dos mais afetados pela tecnologia em gestão de recursos humanos: salário, benefícios, controle de horas, processos seletivos, tudo é automatizado hoje em dia!

No passado, todos esses processos eram feitos de forma manual, o que gastava muito tempo e esforço dos profissionais de Recursos Humanos, impedindo aplicação de um RH mais estratégico.

Veja abaixo uma forma de inserir a automatização na sua empresa:

Como o controle de ponto do QRPoint pode automatizar os processos de RH da sua empresa

Agora que você sabe as principais tendências e que, para ter um RH superior, tecnologia em gestão de recursos humanos é a escolha certa, nós do QRPoint podemos te ajudar a alcançar os melhores resultados.

Isso porque somos um sistema de controle da jornada de trabalho que faz toda a gestão de banco de horas, cálculo de horas extras e folha de ponto ser simplificada em poucos cliques.

Com diversas funcionalidades, o app permite que os colaboradores registrem o ponto de qualquer local onde estiverem, sendo perfeito para gerenciar equipes em home office de forma segura e precisa.

Por isso, se você quer um sistema de controle de ponto completamente online e integrado com as ERPs? Faça já um teste gratuito e coloque essa solução dentro da sua empresa hoje! Entre em contato e saiba mais sobre como automatizar seu RH com o QRPoint.

Conheça outros artigos relacionados