14 softwares de RH e suas vantagens: confira!

O uso de softwares de RH feitos por HR Techs tem ajudado a tornar os mais diferentes processos da gestão de pessoas mais velozes e eficientes.

Com a chegada da revolução 4.0, repleta de inovações tecnológicas para a indústria, o RH também tem se reinventado com o uso de recursos para facilitar o dia a dia dos gestores.

O simples ato de implantar esses recursos na sua empresa é capaz de estimular a produtividade e reduzir o tempo que o RH gasta com burocracias desnecessárias.

Pensando nisso, nós da QRPoint fizemos esse artigo com os melhores softwares de RH e as vantagens de ter uma sua empresa, mostrando como é possível usar esses recursos para poupar tempo e favorecer o RH estratégico dentro das organizações.

Confira então as vantagens de se implantar softwares de RH na sua empresa:

Quais são as vantagens de usar softwares de RH?

 As vantagens de usar softwares de RH vão desde a redução de custos ao aumento da produtividade, melhor organização dos documentos, armazenamento seguro de informações. Outra vantagem é a melhoria no processo seletivo e na comunicação da empresa. Veja abaixo mais sobre cada um desses benefícios:

Comunicação empresarial eficiente

O uso de softwares para gestão de RH é capaz de diminuir os problemas causados pelo desencontro de informações.

Isso porque eles promovem uma centralização e facilidade da transmissão de toda e qualquer informação importante, evitando ruídos na comunicação e retrabalhos.

Para além disso, há o ganho de eficácia ao transmitir ordens e delegar funções para toda empresa. Assim, o gestor fica sempre informado sobre a que passo andam as tarefas e evitando os colaboradores de se perderem no meio dos processos.

Processo seletivo eficaz

Também há o uso da tecnologia para conseguir aprimorar, através do software de RH, vagas, processos seletivos e gerência da carreira de todos os profissionais internos.

Para além de trazer a facilidade de execução, os processos seletivos online são mais rápidos e precisos, além de serem padronizados e levarem em conta os perfis comportamentais procurados pela empresa.

Os softwares, então, são responsáveis por reunir diversas informações e apresentar qual pretendente traz consigo as qualificações e competências necessárias e esperadas pela organização.

Segurança de informações

Uma das principais funcionalidades procurada pelos gestores de Recursos Humanos na hora de escolher o software de RH a ser implantado é o armazenamento em nuvem.

Com a chegada da LGPD, trazendo diversas regras e prevendo punições para as empresas que não tratarem os dados de pessoas com segurança, essa se tornou uma preocupação crescente e urgente dentro das organizações.

As vantagens dos softwares de RH nesse ponto são a migração de todos os dados para o ambiente digital, facilitando seu acesso, centralizando sua localização e agilizando a troca de informações.

Dados organizados

Para além da segurança na hora de lidar com as informações empresariais, todo o setor de Recursos Humanos se torna mais funcional por conta da organização de dados promovida pelos softwares de RH.

Esse recurso aumenta a produtividade e agiliza processos por, por exemplo, manter todo o registro da vida de um colaborador armazenado de uma forma simples de ser acessada quando necessário.

Maior produtividade

Como já foi mostrado, um software de RH eficaz consegue alavancar a capacidade de produção de todo o setor.

Isso ocorre pela falta de necessidade de desperdiçar horas e horas em processos burocráticos que apenas gastam tempo e energia do profissional de RH, mitigando também a possibilidade de retrabalhos.

Ao implantar uma ferramenta no lugar certo é possível conectar processos, fazendo com que os colaboradores gastem menos tempo e realizem uma produção maior.

Diminuição dos gastos

Com todos esses benefícios, há também uma redução nos custos da empresa, em processos como: o de recrutamento de colaboradores, a gestão de horas trabalhadas, a diminuição do turnover, evitando até mesmo gastos com processos trabalhistas.

Portanto, um dos recursos que se pode ter com um software de RH mais usados é a possibilidade do controle, gestão e aplicação do trabalho remoto.

Isso pode acarretar uma redução de custo em espaço físico, economizando em eletricidade, podendo até mesmo executar todos os processos virtualmente, como é o caso de muitas empresas.

Agora que você já sabe das vantagens que até mesmo um software de RH gratuito pode trazer para sua organização, confira a seguir os melhores softwares de RH, de acordo com cada funcionalidade:

Softwares de Recrutamento e seleção

Uma das atividades mais executadas pelo setor de Recursos Humanos que pode ser facilitada pelos softwares de RH é o processo de recrutamento e seleção.

Aqui, o software de gestão de RH auxilia o gestor a formar o melhor quadro de funcionários possível dentro da organização.

Assim, esse processo pode ser feito através do uso de Inteligência Artificial, reduzindo o prazo necessário para encontrar e contratar o colaborador com o melhor perfil.

Veja abaixo dois softwares de RH especializados em recrutamento e seleção:

Grupy

Com Grupy a sua empresa pode criar, divulgar e gerenciar vagas abertas, passando por todo o processo seletivo.

Dessa forma, o sistema se certifica de filtrar o perfil desejado, reduzindo a quantidade de tempo necessária para encontrar profissionais qualificados, classificando automaticamente os melhores currículos.

Recruta simples

O Recruta simples é um software para admissão digital que trabalha compartilhando a vaga de emprego necessária com mais de 100 sites de vagas.

Assim, esse processo economiza muito mais tempo do que se feito manualmente, além de filtrar inicialmente os perfis que não se encaixam no esperado pela empresa.

Softwares de Comunicação

A comunicação é um dos pilares da gestão de pessoas, portanto um RH estratégico deve focar em ter um bom software de comunicação dentro da empresa.

De fato, na atualidade, é de extrema importância que as informações sejam passadas de forma rápida e precisa, portanto o uso de softwares de RH que viabilizam isso se tornou indispensável.

Logo, veja a seguir dois softwares que servem tanto para criar grupos que facilitam a comunicação entre as equipes, quanto redes maiores de endomarketing empresarial.

Slack

Se trata de uma ferramenta de comunicação interna entre equipes, onde o profissional é capaz de criar grupos, salas divididas por temas e também fazer o envio individual de mensagens.

O Slack possui um sistema de ingresso nas conversas através de links personalizados e tem visual amigável e simples.

Workplace

Workplace é um software de RH online para comunicação corporativa, criado pelo Facebook em 2016, tendo visual parecido com a rede social, porém com foco exclusivo no ambiente de trabalho.

Portanto, ele traz como recursos: chat, feed de notícias, eventos e diversas maneiras de interagir com os colegas de trabalho, fortalecendo o endomarketing.

Softwares de Clima organizacional

O clima organizacional reflete diretamente a satisfação dos colaboradores, mostrando como o ambiente de trabalho é visto pelas equipes.

O setor de recursos humanos tem como missão manter esse ambiente positivo, para que os colaboradores possam ser mais produtivos.

Veja abaixo dois softwares de RH focados em gerar dados para que o gestor de RH possa entender o clima organizacional da organização e tomar atitudes com base nisso:

Surveymonkey

O Surveymonkey é uma plataforma de pesquisa empresarial utilizada para os gestores de RH receberem feedbacks dos colaboradores a respeito do clima organizacional.

Para além disso, ela possui muitas ferramentas de personalização dando bastante liberdade para a organização na hora de criar os questionários.

Typeform

É uma ferramenta que dá ao gestor de RH modelos de pesquisa empresariais com foco estético que visa engajar os colaboradores.

Assim, essa plataforma também se mostra muito versátil e útil na hora de criar pesquisas para os clientes.

Softwares de Processos internos

Os processos internos da empresa envolvem diversas atividades que devem ser feitas pelo RH, que se executadas manualmente gastam muito tempo e energia.

Um exemplo de processo interno feito pelo setor de recursos humanos é a concessão de benefícios.

Veja, então, abaixo dois softwares de RH que ajudam automatizar e acelerar os processos internos que devem ser feitos pelo RH:

Aevo Innovate

É uma plataforma que gerencia todas as fases de um programa de inovação para a sua organização.

Assim, ela possui ferramentas que lançam desafios, estimulando a participação dos profissionais da empresa, armazenando, gerenciando e aprovando ou não ideias.

Software Avaliação

De fato, esse é um software de avaliação de desempenho, RH nenhum deixa de gastar tempo com isso, vistoriando os colaboradores no dia a dia empresarial.

Possui um caráter adaptável, para que possa variar de acordo com os critérios da sua organização, produzindo ranques, relatórios e gráficos personalizáveis.

Softwares de Atividades burocráticas

Dentre os softwares de controle para RH, os mais buscados estão relacionados a resolver, através da automação, atividades burocráticas repetitivas, facilitando a vida do RH.

Ainda que o setor tenha a um profissional focado em trabalhar com as burocracias, erros de cálculo podem acontecer, gerando processos trabalhistas.

Portanto, veja a seguir softwares de RH que agilizam a rotina do departamento de pessoas, trazendo mais segurança à empresa e aos colaboradores:

QRPoint

O QRPoint se trata de um sistema de controle de ponto alternativo, que registra virtualmente através do reconhecimento biométrico e da cerca digital a presença do colaborador no local de trabalho.

Recheado com diversas funcionalidades, o software para controle de RH cuida de toda gestão relacionada ao gerenciamento de horas trabalhadas dos profissionais da sua empresa.

Ergon

É um sistema de gestão de pessoas para o setor público que trabalha gerando automaticamente folhas de pagamento.

Nesse sentido, o software se integra a sistemas do governo federal, atendendo até mesmo ao eSocial, gerando economia para os cofres públicos.

Softwares de gestão e produtividade

Outro desafio do setor de Recursos Humanos, muito importante dentro de uma empresa, é gerenciar as tarefas do dia a dia.

Para ajudar com isso existem softwares de gestão e produtividade dispostos a integrar todos os diferentes setores da empresa, para que cada um saiba o que o outro está fazendo.

Portanto Veja a seguir dois softwares de RH que contribuem gerenciando as atividades dos colaboradores:

Artia

O diferencial do software da Artia é que ele trabalha oferecendo kanban para auxiliar as equipes organizarem as tarefas do dia, facilitando o monitoramento de produtividade.

Portanto, através dele você pode acompanhar o progresso do processo de produção. Assim, é possível contribuir para unificar a organização ao deixar os colaboradores a par de tudo o que acontece.

Trello

O Trello é um software de RH que permite a criação de quadros listas e cartões personalizados com cada atividade que deve ser executada durante os dias.

Dessa forma, nele você pode fazer um agendamento de atividades posteriores. Além disso, ele é um sistema de checklist para segmentar as diversas etapas dos processos.

Softwares de desenvolvimento

Por último, os softwares de RH também servem para desenvolver os colaboradores e equipes.

Assim, vivemos em uma era de constante mudança, onde novos sistemas chegam o tempo inteiro e os colaboradores precisam se adaptar [FBC1] a eles.

Pensando nisso, confira a seguir dois exemplos de software de RH e gestão comportamental para capacitação de colaboradores da sua empresa:

Hondana Indica

O software para RH da Hondana Indica tem a meta de criar uma cultura de melhoramento constante dentro da organização através de um chatbot.

Portanto, o sistema funciona enviando diariamente dicas, quizzes e sugestões para os colaboradores, em busca de ajudá-los a melhorar seu desempenho.

Twygo

A plataforma do Twygo dá ao colaborador diversos cursos, customizáveis pela organização, com base nas necessidades da mesma.

Por isso, o diferencial dele é utilizar o sistema de gamificação, fazendo o processo de aprendizagem ser mais efetivo, de forma descontraída.

Conte com o QRPoint!

Agora que você conhece as vantagens dos softwares de RH e conhece todas as ferramentas que sua empresa pode precisar, sabe qual o melhor software de RH para controle de ponto.

Assim, nós da QRPoint estamos disponíveis sempre para atender e retirar qualquer dúvida que você possa ter sobre nossos serviços, então entre em contato!

Nosso software possui recursos integrados a todos os ERPs, permitindo seu uso juntamente a qualquer um dos outros softwares de RH.

Faça hoje mesmo um teste grátis e veja como o cálculo automático de horas, adicionais e faltas [FBC2] [FBC3] pode trazer economia de tempo para sua empresa!

Conheça outros artigos relacionados