Veja os benefícios do RH tecnológico e como começar já!

O setor de Recursos Humanos, com o passar do tempo, tem se reinventado através do uso de novas tecnologias. A troca do relógio de ponto por softwares de controle de ponto é um exemplo disso.

Isso acontece porque o RH é um setor que lida diariamente com diversos processos burocráticos repetitivos, que podem tomar muito tempo do profissional caso não haja automatização.

Então, a decisão de adotar um RH tecnológico inteligente tem sido um diferencial capaz de colocar empresas à frente por aumentar a produtividade interna como um todo.

Isso ocorre principalmente porque os avanços tecnológicos no RH permitem que a organização adote um RH estratégico, que ajuda a empresa em suas decisões, trabalhando ao lado da alta gestão.

Entretanto, a adoção dessas inovações ainda sofre muita resistência por parte de instituições mais tradicionais, que não estão acostumadas ao uso da tecnologia nos processos do dia a dia.

Isso pode ser mostrado pela pesquisa de Kenoby que, ao consultar profissionais de RH juntamente a gestores e CEOs, constatou que somente 19% dos especialistas acredita que o setor pode ser chamado de “tecnológico”.

Esse resultado mostra que a inovação tecnológica no RH ainda precisa de vencer muitas barreiras, veja a seguir como combater esse paradigma dentro da sua empresa:

Como vencer as barreiras contra os avanços tecnológicos no setor de RH na sua empresa?

Para vencer as barreiras contra os avanços tecnológicos no setor de RH da sua empresa é preciso apresentar um planejamento para implantar os recursos tecnológicos aos CEOs.

Convencê-los de que as medidas são visionárias é fundamental. Para isso, o uso de metas de produtividade, por exemplo, é uma ótima forma de mostrar através de dados, embora existam muitos cases de sucesso no mercado para servir de exemplo.

Veja agora o passo a passo para te ajudar a preparar a mentalidade da sua empresa para as novas tecnologias para Recursos Humanos:

Instigue os CEOs

O primeiro passo para qualquer tecnólogo de RH que queira trazer os recursos para dentro de sua instituição é trabalhar a mentalidade dos líderes, de forma que eles fiquem animados com as inovações.

Todos devem entender a fundo seus propósitos com cada recurso, afinal, sua ideia não irá a lugar algum sem esse apoio, ainda que seja muito boa.

Desenvolva o time de RH

Assim que a direção da empresa estiver favorável a adotar as tecnologias de RH, o próximo passo é preparar o time de RH da sua empresa, através do treinamento.

Para isso você pode se aproveitar de cursos, criar debates dentro da empresa sobre as soluções que seus colegas mais achem necessárias, discutir tendências, enfim, faça com que todos entendam o RH tecnológico, como fazer e os benefícios.

Planeje as inovações

Quando todos da equipe de RH da sua empresa já estiverem preparados para as novas tecnologias, vem o momento onde o planejamento deve realmente ir para o papel.

Aqui você deve:

  • planejar quais ações serão tomadas;
  • reunir as ideias que você recebeu dos colegas de trabalho;
  • selecionar as ferramentas a serem usadas durante o processo;
  • estabelecer os objetivos;
  • alinhar eles às metas da empresa.

Agora que você entende dos passos para ajustar a mentalidade da organização, veja a seguir vantagens de ter o RH tecnológico que podem ser usadas como argumento nesse processo:

Quais os benefícios do RH tecnológico?

Os benefícios do RH tecnológico passam pela redução de custos, aumento da produtividade, automatização de processos, melhor gestão de pessoas, entre diversos outros.

Ao se falar em RH tecnológico, vantagens são todo o motivo para adotar as mudanças, veja então a seguir uma lista com algumas delas para ter sempre em mente:

1. Reduzir custos

Uma das principais metas do RH tecnológico é reduzir os custos que a empresa tem com seus processos diários. Diminuir despesas é fundamenta e é para isso que a tecnologia está aqui.

A tecnologia pode ajudar a controlar as finanças, mostrando quais áreas mais gastam, quais precisam de mais investimento e quais precisam diminuir os excessos, por exemplo.

2. Aumentar a produtividade

Um dos principais benefícios de trazer o RH tecnológico para sua empresa está no aumento da produtividade.

Isso ocorre porque os gestores ganham mais tempo para dar atenção às pessoas e aos planejamentos internos da empresa. Isso ocorre porque o ganho de tempo vem juntamente com a mudança da atuação dos profissionais.

A tecnologia aqui cumpre o papel de possibilitar que uma produção maior seja feita com a mesma quantidade de recursos que se fazia antes ou até menos.

3. Automatizar processos

O setor de Recursos Humanos lida com muitos processos burocráticos repetitivos no dia a dia. Automatizá-los economiza muito tempo e força de trabalho.

Uma das principais vantagens do RH tecnológico é a automatização de tarefas que gastam muito tempo. Com isso, os profissionais ganham liberdade para dar mais atenção às necessidades de cada colaborador.

Além disso, as atenções do profissional podem ser focadas nas estratégias empresariais. Portanto, as soluções podem ser encontradas com mais rapidez e eficiência.

4. Contratar melhor

Um dos principais desejos das empresas atualmente é a contratação de bons profissionais. Juntamente a isso, as organizações também tem estado preocupadas em como mantê-los.

O RH tecnológico usa análise de dados de profissionais em larga escala. Isso ajuda a selecionar o candidato que mais se encaixa no perfil comportamental que a empresa está buscando.

Isso poupa muito tempo do setor de RH, com processos seletivos online, além de fazer uma seleção que gera um número menor de turnover.

Sabendo: como superar a resistência ao RH tecnológico, benefícios, veja agora como implementá-lo na sua empresa:

Como trazer as vantagens do RH tecnológico para sua empresa?

Para trazer as vantagens do RH tecnológico para sua empresa você vai precisar estabelecer o setor como estratégico, otimizar os processos e usar métricas de desempenho.

Veja detalhadamente como funciona esse passo a passo a seguir:

1. Como estabelecer um RH estratégico?

Para estabelecer uma regra estratégico é preciso, primeiramente, mudar a visão que se tem sobre os profissionais que trabalham para empresa.

Nele, é necessário ver os colaboradores como indivíduos, com pontos fortes e fracos, assim como considerar seus desejos e aspirações. A gestão de equipes deve ser feita pensando em cada componente delas.

O resultado dessa visão é conseguir colaboradores mais engajados comprometidos. Para além disso, ainda é possível ter um proveito melhor dos recursos que eles trazem que podem contribuir para o crescimento da organização.

2. Como otimizar os processos do RH com tecnologia?

Para otimizar os processos do RH com tecnologia você vai precisar recorrer às HR Techs. Elas são empresas que se utilizam dos recursos tecnológicos para desenvolver soluções específicas para o setor de Recursos Humanos.

Com a ajuda especializada dessas empresas, você deve trocar as tarefas operacionais por estratégicas. O objetivo é que as operações burocráticas repetitivas não sejam mais feitas pela equipe de RH e sim por sistemas de automatização.

O melhor nesse momento é unir o útil ao agradável e encontrar soluções que ajudem tanto no operacional quanto nas estratégias desenvolvidas para a empresa.

3. Como medir o desempenho do seu RH tecnológico?

Para medir o desempenho do seu RH tecnológico o melhor a se fazer é estar atento a KPIs que podem ser retidos com o uso dessas tecnologias.

Com eles, você vai conseguir acompanhar evolução do setor e ter uma visão panorâmica que te ajudará a encontrar estratégias de aumento de desempenho.

Para isso você precisará de softwares de gestão de pessoas que tragam dashboards de indicadores. Quer conhecer um? Então se liga na dica a seguir:

Como o QRPoint pode ajudar você a otimizar os processos de RH da sua empresa

O QRPoint pode ajudar você a otimizar os processos de RH da sua empresa oferecendo um serviço completo de controle de ponto online.

O controle de ponto é uma das tarefas que mais toma tempo e energia dos gestores. Nós podemos te ajudar facilitando o processo de registro de ponto para poucos cliques na tela do seu smartphone.

E melhor, tudo pode ser feito remotamente, sendo perfeito para o anywhere office da sua empresa!

Nosso software conta com diversas funcionalidades que facilitam o dia a dia de qualquer gestor. O principal deles é o app do Gestor, onde você poderá acompanhar em tempo real os colaboradores da sua empresa.

Além disso, é possível receber atestados e pedidos de abono nele. O próprio software se encarrega de solucionar todas as questões envolvendo banco de horas.

Além disso, nós oferecemos suporte 24h, com equipes de prontidão para resolver toda e qualquer dúvida que possa surgir. Entre em contato hoje mesmo e conheça melhor.

Nós também te damos um período gratuito para testar os recursos dentro da sua empresa. Nosso registro rápido faz a implantação deles ser veloz e precisa.

Nosso lema é: menos processos, mais pessoas! Portanto, venha conhecer nossas soluções e otimize o tempo do seu RH para dar atenção ao que mais importa: as pessoas.Agora que você entende como implantar o RH tecnológico na sua empresa e também as vantagens, sabe que pode contar com o QRPoint para facilitar o dia a dia dos seus colaboradores!

Conheça outros artigos relacionados