Conheça o RH inovador e veja o futuro da gestão de pessoas

RH inovador: saiba o que é, o que ele faz dentro da empresa, quais as características, quais os benefícios, quais as práticas e muito mais!
Tempo estimado de leitura: 10 minutos

O futuro está batendo à nossa porta e as ondas de novidades tecnológicas que ele traz pavimentam a chegada de um RH inovador.

Isso porque, cada vez mais, projetos de RH inovadores são propostos por startups, com a intenção de facilitar o dia a dia do gestor de RH.

Consequentemente, surge uma nova forma de gerir pessoas, pautada na reformulação da forma de tratar os colaboradores, buscando gerar o máximo de produtividade, de maneira orgânica.

Foi pensando ajudar sua empresa a entrar de vez nesse processo que nós, do QRPoint, fizemos esse artigo com tudo que você precisa saber para ter um RH inovador operando dentro da sua organização hoje mesmo!

O que é um setor de RH inovador?

Um setor de RH inovador é uma célula estratégica fundamental da empresa, usada para manter a competitividade da organização. A equipe se responsabiliza então por fazer uma gestão de pessoas com esse compromisso.

O mindset por trás de um RH inovador é aberto a ideias, planos e estratégias novas. Essa valorização vem da forma como o setor encara as mudanças, buscando sempre executá-las caso tragam vantagens.

Não se amedrontar com mudanças é fundamental para o RH inovador, justamente porque ele busca melhorar gradualmente a qualidade de vida e de trabalho do colaborador.

Isso porque, através da tecnologia, os processos burocráticos são automatizados e os profissionais ganham mais tempo para criar estratégias que gerem produtividade.

Incentivar a criatividade e autonomia dos colaboradores também é uma preocupação do RH inovador na gestão de pessoas. Por isso, ele busca constantemente fazer um bom plano de cargos e salários, que democratiza a cadeia hierárquica.

Sabendo disso, veja agora como se comporta o RH inovador dentro da organização e quais são seus focos:

O que um RH inovador busca dentro da empresa?

Um RH inovador busca, dentro da empresa, priorizar o bem estar do colaborador, estando atento à produtividade e adotando práticas e processos que elevam a cultura organizacional.

Para além desses, também existem outros compromissos que o RH inovador assume dentro da sua organização. Confira detalhadamente a seguir:

Dar atenção máxima ao bem-estar do colaborador

Na atualidade as organizações tem se preocupado muito mais com capital humano já que esse é o ativo mais valioso da empresa.

Portanto, a gestão de pessoas feitas pelo setor de RH inovador busca melhorar o clima organizacional no ambiente de trabalho e a relação entre os profissionais no dia a dia.

Uma ambientação onde as equipes sofrem muita pressão e cobranças abusivas retira a qualidade de trabalho dos colaboradores, que executam suas atividades sem entusiasmo. Portanto, esse fator é crucial para o estímulo dos profissionais.

Ambientes sem cobrança rígida continuam demonstrando resultados dentro do RH inovador, já que parte do trabalho é estabelecer de forma clara os objetivos, metas e recompensas por alcança-las.

Buscar constantemente inovar os processos

O RH inovador assume o compromisso de desenvolver formas de aumentar o engajamento geral dos colaboradores, juntamente com sua produtividade, dando espaço para que sejam criativos.

A mudança faz parte do dia a dia do RH inovador, já que o setor vive numa busca constante por aprimorar os processos tanto dentro da própria equipe, quanto em todas da organização.

Estabelecer um mindset geral de mudança significa fazer alterações na cultura da organização, o que não é uma atividade fácil.  Entretanto, essa forma de pensar traz recompensas, ao manter a empresa com nível competitivo alto dentro do mercado.

Trazer modelos plurais de trabalho

Trabalhar sob um único regime engessado deixou de ser uma boa prática, por não gerar tanto conforto, flexibilidade e eficiência quanto as empresas têm precisado.

Sendo assim, novos modelos de trabalho têm surgido, e alguns como o teletrabalho, feito em home office, tem ganhado muita força, principalmente no cenário pós pandemia de covid-19

Na pandemia, a prática do anywhere office se tornou mais comum e 80% dos empresários que implantaram o regime em suas organizações aprovaram.

Com esse panorama, o home office já mostrou que veio para ficar, então vai ser necessário para o RH inovador saber como coordenar as equipes remotas e fazer o controle da sua carga horária.

Estabelecer a cultura de aprendizado da empresa

A cultura de mudanças constantes trazida pelo RH inovador traz consigo a necessidade de uma cultura de aprendizado, já que muitas tecnologias novas irão ir e vir a todo momento.

Portanto, é crucial para a empresa que saiba como manter todos os colaboradores dentro de um sistema onde possam estar constantemente aprendendo. Muitas HR Techs trabalham justamente com formas de aprimorar os colaboradores.

Entretanto, essas startups fazem isso de maneira inovadora, com o uso da tecnologia. Assim, práticas de gamificação e diversas outras são inseridas no processo de aprendizado, deixando-o mais interessante e intuitivo, despertando o interesse do colaborador.

Com isso, os colaboradores também poderão ser avaliados e receber incentivos e recompensas por buscarem o próprio desenvolvimento. Essa atitude gera trabalhadores constantemente especializados e motivados.

Deixar os colaboradores felizes e engajados

A motivação do colaborador é um dos pontos principais da gestão de pessoas, justamente por influenciar diretamente no comprometimento que ele vai ter tanto com a empresa quanto com suas atividades diárias.

Portanto, um RH inovador se preocupa em manter o engajamento dos colaboradores sempre alto, extraindo dele o melhor tanto nos quesitos de eficiência e produtividade quanto de criatividade e iniciativa.

Para isso, é preciso que haja uma boa estruturação das lideranças que irão guiar as equipes, trazendo gestores que carreguem consigo os valores da organização e liderem através do exemplo.

Com boas lideranças, o ganho de produtividade aumenta ainda mais por esses lideres serem capazes de fazer um trabalho de perto com os melhores talentos da empresa, usando de todo seu potencial e engajando os demais profissionais.

Fiscalizar a produtividade dos colaboradores

Os pontos relativos à produtividade são um dos maiores focos do RH inovador, portanto a comunicação entre os colaboradores e equipes deve estar sempre alinhada, favorecendo a fluidez no fluxo de troca de informações.

Existem HR Techs que trabalham com a avaliação de colaboradores e ela é extremamente importante. Existem KPIs que mostram o quanto os colaboradores tem feito entregas eficientes dentro das horas trabalhadas.

A fluidez dentro do ambiente de trabalho é essencial, portanto, é preciso que o RH inovador mitigue todo e qualquer processo que deixe a produção dentro da empresa engessada.

Aprimorar a relação entre os colaboradores e a organização

Uma das principais características do RH inovador é a planificação das relações dentro da organização, o que se reflete também na forma como os profissionais enxergam a empresa.

Portanto, para fazer isso, é preciso que o setor de RH inovador do futuro seja uma conexão entre o colaborador e a empresa, mantendo essa relação aberta a entender as necessidades do colaborador.

Cada profissional terá demandas diferentes em sua vida, assim como expectativas e ambições também, portanto, a gestão de pessoas feita por um RH inovador nas empresas leva em consideração o perfil comportamental de cada pessoa da empresa.

Assim, com toda essa atenção, o RH inovador se dispõe a se preocupar com a saúde física e psicológica dos profissionais da empresa, levando sempre em conta a diversidade.

Recursos humano inovador

Agora que você conhece a que se propõe o RH inovador, saiba quais são suas características abaixo:

Quais as características de um RH inovador?

As características de um RH inovador são aquelas que giram em torno de usar a tecnologia para desenvolver os colaboradores ao máximo, trazendo a eles bem estar e realização profissional, ao mesmo tempo que gera lucro para a organização.

Veja então a seguir as principais características de um RH inovador:

Ter sempre uma perspectiva para o futuro

O RH inovador pensa no futuro e capacita seus colaboradores para as ferramentas que eles irão precisar dominar.

Portanto, estrategicamente um RH inovador procura aprimorar seus talentos antes mesmo da empresa estar em falta com aquele conhecimento.

Atrelar a cultura de aprendizado à cultura organizacional

É importante que o RH inovador constantemente incentive os colaboradores a buscarem novos conhecimentos e técnicas, premiando-os por isso.

Ter profissionais capazes de desenvolver soluções criativas para os novos desafios que surgem no dia a dia é um diferencial competitivo valioso.

Observar a empresa sob perspectiva panorâmica

Ter uma boa visão sistêmica é fundamental para um RH inovador, que entende a complexidade da empresa, seus setores e como eles se conversam.

Sendo assim, a equipe de RH deve ter visão e pensar nas consequências das decisões como algo que alcança a todos.

Trabalhar com metas claras em vista

Todas as atitudes tomadas pelo RH inovador, em qualquer momento, têm como meta alcançar os objetivos da organização.

Portanto, é muito importante que o setor de RH deixe bastante esclarecido para todos da empresa quais são os objetivos e qual caminho será traçado para chegar até ele.

Se manter constantemente atualizado

Para o RH inovador, tendências de tecnologia, comportamento e gestão de pessoas devem estar sempre alinhadas.

Portanto, é importante que o setor seja composto de profissionais que constantemente busquem conhecimento em cursos, palestras e eventos, estando sempre atualizados.

Construir autonomia nos colaboradores

A valorização das características individuais de cada profissional é marca de um RH inovador, que dá autonomia para os colaboradores dentro de seu exercício.

Ainda que supervisionada, a atuação autônoma cria profissionais melhores, fortalecendo seu time.

Valorizar a criatividade de cada indivíduo

No modelo de gestão de pessoas que o RH inovador se propõe a fazer, todos os colaboradores tem voz ativa nas decisões da empresa. Portanto, soluções ótimas e inesperadas podem vir dos talentos internos.

Processos criativos acontecem melhor quando feitos em grupo, levando a soluções menos usuais e mais originais dos problemas.

Usar a tecnologia como facilitadora

O RH inovador se utiliza de diversas ferramentas para facilitar o dia a dia dos profissionais. Uma das principais características desse tipo de RH é o uso da tecnologia para encontrar soluções.

A internet também tem um papel importante, principalmente nos softwares de comunicação e troca de informações e dados.

Gerir os diferentes setores e equipes de forma personalizada

A atuação de um RH inovador tem a tendência de personalizar o atendimento que será dado a cada célula da empresa, tendo em vista que cada uma tem suas singularidades.

Embora a integração de setores seja parte das ideias inovadoras, RH inovador não deve ser feito com o uso de regras gerais engessadas.

Fazer uma gestão de benefícios para os colaboradores

Quando a organização demonstra preocupação com o bem-estar dos profissionais, eles trabalham de forma mais engajada.

Portanto, fornecer auxílio tanto para saúde mental quanto física é uma das preocupações do RH inovador. Assim, o clima organizacional se mantém positivo e a produtividade aumenta.

Agora que você sabe as características de um RH inovador, as vantagens podem ser observadas mais de perto. Portanto, conheça a seguir:

Quais os benefícios do RH inovador

Os benefícios do RH inovador são o employer branding, que fortalece a marca da organização, assim como melhoria do engajamento e na motivação dos profissionais.

Entretanto, os benefícios não param por aí. Veja agora detalhadamente as vantagens de ter um RH tecnológico na sua empresa:

Aumentar a produtividade

O RH inovador se utiliza da posição estratégica que assume para poder observar as possíveis falhas nos fluxos de trabalho e propor mudanças tecnológicas, para que o fluxo seja efetivo novamente.

Conseguir ideias novas

Pelo RH inovador dar ouvidos a todos os colaboradores de forma igual, eles são incentivados a serem criativos e inovadores, além de se expressar.

Essa liberdade traz como consequência positiva a formação de equipes cada vez mais criativas e capazes de gerar ideias fora do padrão, com soluções inovadoras.

Aumentar o engajamento

Profissionais que se sentem valorizados, que percebem que são ouvidos, que a empresa cuida deles e que seus resultados positivos são recompensados tem a tendência de vestir a camisa e ser mais engajados, devido a esse RH inovador.

Aumentar a interação entre os times

Como a comunicação é um ponto chave do RH inovador, todos os setores da organização devem se conversar e estar a par do andamento e fluxo de trabalho um do outro.

O trabalho em equipe é fortalecido pelo sentimento de pertencimento a um todo, assim como o de parceria.

Alinhar os aspectos competitivos

Com todas essas vantagens e a assimilação de um modus operandi onde o avanço é constantemente buscado, a empresa tem um claro ganho competitivo dentro do mercado.

O RH inovador trabalha favorecendo o endomarketing, o que favorece a organização na disputa por talentos.

Sabendo dos benefícios do RH inovador, tendências serão o próximo tópico, confira e saiba mais sobre:

Quais as práticas de RH inovadoras

As práticas de RH inovadoras são o feedback, o autoatendimento, a seleção digital, o offboarding, o onboarding tecnológico, os treinamentos online, a cultura de home office, a gamificação, entre outras.

Veja a seguir algumas das práticas que tem sido tendências dentro de um setor de RH inovador:

Processo de seleção online

O RH inovador traz uma forma diferente e eficiente de fazer os processos seletivos. Primeiro, eles são realizados online, sem a necessidade de comparecimento físico.

Segundo, os perfis são avaliados por uma inteligência artificial capaz de selecionar os melhores candidatos, que mais se encaixam dentro da cultura organizacional, e com o melhor leque de habilidades para o que a empresa precisa no momento.

Na terceira parte do processo, onde ocorrem entrevistas, a economia gerada pela possibilidade de um encontro remoto é notável. Todos esses passos agilizam e aceleram o processo de recrutamento.

Onboarding tecnológico

Logo após o recrutamento, a fase de adaptação tem sido uma grande preocupação das organizações, principalmente no que diz respeito à employee experience.

O RH inovador se utiliza de softwares para facilitar essa fase inicial para o colaborador, diminuindo as taxas de turnover, e acelerando o início das atividades efetivas do profissional.

Desenvolvimento por meio virtual

Os treinamentos são uma parte muito importante da gestão de pessoas para o RH inovador, e eles não poderiam deixar de ter o aspecto tecnológico em si.

O ensino a distância tem se mostrado bastante eficaz na hora de desenvolver habilidades nos colaboradores, facilitando a rotina tanto do treinador quanto do treinado.

Soluções de benefício para bem-estar

Atitudes que visam a humanização do setor e do colaborador são sempre bem quistas pelo RH inovador. O bem-estar de todos é uma prioridade para o setor de RH.

Para melhorar o ambiente e favorecer a produtividade, organizações têm feito salas de descanso, leitura, gaming, e muitas outras soluções (envolvendo até mesmo as cores do escritório) para fomentar uma ambientação positiva.

Cultura de home office

O home office se mostra como uma opção bastante confortável para os colaboradores, sendo até preferida de muitos.

Portanto, o RH inovador favorece uma cultura de home office dentro da empresa, tendo em vista as economias que podem ser feitas com isso.

Armazenamento de dados em nuvem

Pelo alinhamento do RH inovador com os recursos tecnológicos, o armazenamento de informações e dados é feito de maneira mais segura, organizada e centralizada com o investimento em sistemas de armazenamento em nuvem.

Gamificação do dia a dia de trabalho

A inserção da gamificação na rotina empresarial tem dado resultados, deixando os profissionais mais engajados e ajudando nos processos de desenvolvimento.

Apesar de em alguns casos isso gerar competitividade entre os colaboradores, o setor de RH inovador trabalha para manter ela saudável. Assim, oferecer prêmios dentro de um sistema de pontos que funciona como um game é uma tendência mundial.

Cultura de feedback constante

Uma das melhores formas de manter o desempenho dos colaboradores alinhado às expectativas da organização é através de um sistema onde os gestores acompanham de perto e podem dar feedback constante aos colaboradores.

O RH inovador faz esse processo ser fluido, orgânico e feito em tempo real, através do uso da tecnologia.

Autoatendimento para colaboradores

Com a automatização de processos burocráticos, os profissionais deixam de precisar consultar um profissional do setor de RH para ter determinadas informações, dados ou documentos.

Isso facilita o dia a dia dentro da empresa, tornando os processos mais fluidos e ligeiros. Isso reduz custos e poupa o tempo dos profissionais do departamento de RH.

Uso de sistemas de Ponto alternativos

Com as empresas e os trabalhadores cada vez mais adeptos ao anywhere office, o uso sistemas de controle de ponto alternativos como o QRPoint tem sido cada vez mais comum nas empresas.

Isso porque o registro pode ser feito de qualquer local, assim como o acesso aos dados dos colaboradores, facilitando para o gestor saber quem está na empresa e quem está faltando.

Veja agora mais sobre como ser um RH inovador com o controle de ponto do QRPoint:

Como o QRPoint pode favorecer o RH inovador da sua empresa

Agora que você sabe como tornar o RH inovador, pode contar com o QRPoint nesse processo. Nós fornecemos um software de controle de ponto com diversas funcionalidades para sua empresa.

Para começar, nós temos um sistema de registro rápido para não complicar na hora de trazer o QRPoint para dentro da sua organização. Além disso, o software também é integrado a todos os ERPs.

Entretanto, sua maior vantagem vai ser o app do gestor, de onde você pode ver dashboards indicadores, receber pedidos de atestado ou de abono de falta e responder em tempo real.

E pode deixar que nós damos conta do cálculo de horas, adicionais e faltas, armazenar tudinho no nosso banco de horas e transferir para a folha de ponto. Simples e rápido.

Além disso, nós também nos preocupamos muito com a sua segurança e dos seus colaboradores, portanto utilizamos reconhecimento facial e também o recurso de cerca digital para evitar qualquer tipo de atitude fraudulenta. Ficou interessado? Você pode fazer um teste gratuito e ter todas essas facilidades na palma da sua mão. Entre em contato hoje mesmo e se surpreenda!

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!