Você sabe qual a importância do RH Estratégico dentro das empresas?

Ter um RH estratégico é algo que impacta diretamente todas as áreas de qualquer empresa. Até se a empresa não tem um departamento de RH, a necessidade deste profissional será visível.

A função básica do RH é lidar com pessoas e a forma de desempenhar essa função se alterou com o passar do tempo.

Antigamente, o RH lidava com tarefas mais burocráticas, como legislação, contratação, carga horária dos funcionários etc. Porém, a cada dia que passa, este profissional tem ganhado papel central na estratégia das empresas.

O RH estratégico é um termo que vem sendo bastante difundido e exemplifica a transformação desta área de atuação, além da necessidade dos profissionais desta área estarem mais próximos à gestão das empresas.

Com o RH estratégico, existe a busca para que o funcionário consiga explorar melhor suas competências ou adquirir novas se necessário. 

Aplicando na sua empresa

Entender o RH estratégico e aplicá-lo de forma que realmente traga resultados demanda tempo e disposição a mudanças por parte dos colaboradores.

A aplicação de maior eficiência nas empresas tem sido bastante discutida, pois busca-se aumentar a produtividade sem necessariamente aumentar o custo da empresa. Este aspecto é fundamental para a sobrevivência das organizações. 

É inquestionável entender que um funcionário que possui as capacitações corretas e trabalha motivado em um ambiente organizado, gera um retorno maior.

Porém, na realidade, o RH estratégico deve mostrar que o investimento em treinamentos diversificados, se aproveitando inclusive de estratégias com plataformas gamificadas, não deve ser encarado como um gasto, mas um investimento.

E não deve ser uma ação pontual, mas algo que faça parte de um planejamento e com respaldo de dados. Afinal, é necessário propor ações que surtirão efeito prático.

Sendo assim, cabe ao RH estratégico mostrar, para a gestão da empresa, quais os pontos a serem desenvolvidos.

A primeira lição para o RH estratégico

A primeira ação para a implantação do RH estratégico é melhorar a comunicação da empresa. O funcionários devem entender claramente os objetivos da empresa e a gestão deve compreender a demanda dos funcionários. 

Só com uma comunicação clara entre as parte é que as ações serão realmente eficazes.

Fica implícito, assim, que os colaboradores trabalham para alcançar os objetivos da empresa e a organização deve cumprir com a legislação e os encargos estabelecidos em contrato. 

Cabe ressaltar também que a empresa deve mostrar o quanto os funcionários são importantes, para que possam se sentir motivados e engajados com a empresa.

Para que isso aconteça, a comunicação entre as duas partes deve ser bastante clara e sem ruídos.

O segundo passo é o RH conhecer amplamente como é a atuação da empresa e o mercado no qual está inserida, além de concorrentes e objetivo da empresa.

Estas informações formarão uma base para que seja possível uma tomada de decisão para correta, com menor chance de erro.

Construa as ações com dados e não achismo

Você sabe qual é o setor da sua empresa mais eficiente? E qual é o perfil comportamental dos seus funcionários?

Se você ainda não sabe, fique atento. Afinal, é impossível propor ações assertivas sem esses dados.

Atualmente, existem softwares capazes de auxiliar em praticamente todas as áreas (gestão de pessoas, perfil comportamental etc). Esse é o chamado RH digital, que é caracterizado por uma maior organização e melhor tomada de decisões.

Aplicar soluções e ferramentas que possam fazer relatórios para análise são fundamentais para que qualquer gestor possa tomar uma decisão. 

Neste sentido, é importante que a empresa defina quais são os resultados importantes a serem analisados. Afinal, atualmente, é possível adquirir uma infinidade de dados e isso pode causar confusão se não houver um objetivo traçado desde o início. 

Ao ter uma base de dados em suas mãos, você conseguirá estabelecer mais um procedimento do RH estratégico, acabando com a subjetividade e achismo nas decisões. Isso também auxiliará o setor a argumentar sobre investimentos do capital humano com a gerência da empresa.

Assim, com o RH estratégico, o setor passará a atuar mais na prevenção de crises e na melhoria dos procedimentos internos, deixando de ser um departamento reativo, que só é procurado em momentos de crise. 

Obter informação é o trabalho do RH estratégico

Com a implementação do RH estratégico, o setor não funcionará mais sozinho, mas será integrado à toda empresa. As informações geradas pelos procedimentos serão fundamentais na hora de contratar novos funcionários, criar integração dos colaboradores e o ponto de vista do RH será importante até em decisões institucionais. 

Por exemplo, ao conhecer o perfil comportamental dos líderes e quais são os procedimentos de cada função dentro da empresa, o setor de RH conseguirá selecionar um candidato com um perfil mais adequado à vaga, o que gerará menos turnover.

Além disso, com a base de dados, será possível mapear a empresa e identificar quais setores ou funcionários que precisam de treinamento.

Assim, a função do RH estratégico será municiar a gestão com informações relevantes sobre a empresa ou colaboradores para que medidas possam ser tomadas, antes mesmo de uma crise.

Mudanças são difíceis

Caso você esteja pensando em aplicar o RH estratégico em sua empresa, saiba esse não é um processo tão fácil e demandará tempo e muita determinação, ainda mais se a empresa não tiver uma cultura organizacional bem definida.

Como em toda mudança, a comunicação sobre as novas diretrizes precisam ser bem divulgadas aos colaboradores, para que eles possam seguir as novas normas do setor.

Ainda, é preciso encarar essa mudança com seriedade e projetar prazos, estimativa de custo e treinamento dos funcionários.

Por se tratar de uma mudança um pouco complexa, é preciso levar em consideração todos os detalhes, para que isso não se torne uma dor de cabeça.

Apesar dos desafios, vale a pena ressaltar que investir no capital humano pode transformar a empresa, tanto em resultados quanto na forma que ela é vista pelos colaboradores.

Propor o RH estratégico é fazer com que a empresa consiga aprimorar seus processos, ter mais organização e otimizar os custos, já que você terá um sistema que fará com que o retorno sobre o investimento seja praticamente garantido.

Conheça outros artigos relacionados