RH do Futuro: Descubra as novas tendências desse setor!

RH do Futuro: Se você é um gestor de RH, esse artigo foi feito pensando em sua evolução! Nele te contamos tudo sobre as novas tendências desse mercado.
Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Já faz um tempo que a tecnologia trás algumas mudanças para a área de recursos humanos das empresas. Isso torna o setor muito mais estratégico e preocupado em garantir o bem estar das pessoas.  O RH do futuro tem sido a maior aposta das organizações!

Isso porque todas as práticas dessa modalidade impactam diretamente na produtividade e desenvolvimento dos colaboradores. Com isso, o uso de softwares e ferramentas que otimizam as demandas desse setor, viraram uma realidade. 

Dessa forma, se você é um profissional que atua como gestor de RH, esse artigo foi feito pensando em sua evolução. Nele, te contamos tudo que as organizações buscam para acompanhar as novas tendências e exigências do mercado.  

A transformação do RH

O setor de recursos humanos é conhecido por ter uma rotina de cuidados burocráticos da empresa e de seus funcionários. Porém essa realidade vem mudando ao longo dos anos. Ou seja, ele deixou de ser apenas a área em que se resolvem questões relacionadas com folha de pagamento, controle de ponto e etc. 

Agora, o RH assume a responsabilidade de tomar decisões estratégicas dentro da organização. E assim ele conta com a ajuda de ferramentas e softwares para cumprir essas demandas da maneira mais assertiva possível. 

Isso quer dizer que enquanto os processos burocráticos estão sendo automatizados, o setor de RH terá mais tempo para cuidar do maior bem dentro de uma instituição: O capital humano! 

Portanto, o RH do Futuro trouxe um novo viés aos gestores onde a prioridade é cuidar do desenvolvimento de cada colaborador que compõe a equipe. Aumentar o engajamento dos profissionais e criar um clima organizacional agradável é uma delas. 

É importante dizer que independente de sua empresa ser de grande ou pequeno porte, essas mudanças precisam começar. Isso irá garantir além de uma equipe mais motivada, um bom posicionamento da organização no mercado. Ou seja, sua empresa deve sempre se preocupar em entender como as pessoas se sentem trabalhando nela. 

Outro ponto que vale ser ressaltado é a diversidade. No RH do Futuro, essa pauta é essencial para o desenvolvimento de pessoal. Dessa forma, é comum contar com a colaboração de todos os profissionais para sugerir ideias de iniciativas que abraçam as diferenças. 

E para que o seu RH consiga colocar as novas tendências em prática, é essencial contar com a inovação. Ela pode contribuir para o crescimento da instituição. 

O que esperar do RH do Futuro? 

Como já vimos anteriormente, o RH era o setor responsável apenas pelas questões burocráticas. O foco era nos processos e não nas pessoas, isso vem mudando ao longo do tempo. 

Desenvolver conhecimentos e habilidades dos colaboradores está entre as prioridades do RH do Futuro, e para você compreender melhor separamos algumas perspectivas imprescindíveis nesse processo. 

Gestão mais flexível

É importante que as empresas tenham seus valores alinhados e estejam interessados em exercer uma comunicação mais horizontal com seus funcionários. A relação de hierarquia dentro das organizações está se modificando e características como flexibilidade no trabalho vem sendo cada vez mais presente. 

A prioridade é tornar o ambiente de trabalho o mais sociável possível, garantindo uma boa comunicação entre as equipes e seus gestores. Características que antes não eram tratadas como necessidade, com o RH do futuro vão se tornando comuns nesse ambiente. Apoio e valorização dos profissionais são algumas delas.  

Processos baseados em dados

O clima organizacional nas empresas passarão a ser mensurados por dados, e não mais só pela intuição. Portanto, todas as decisões serão tomadas a partir de informações estratégicas. Isso para facilitar o entendimento sobre o desenvolvimento das equipes de trabalho e garantir a retenção de talentos dentro da organização. 

Os aspectos tecnológicos vieram para auxiliar os gestores nesse processo, as ferramentas de captação de dados podem auxiliar o RH em momentos de tomada de decisão mesmo que não substituam as pessoas.

Integração de softwares

Pensando em como o RH do futuro está desenvolvendo o conhecimento a partir da base de dados capturados pelos gestores, a integração de softwares é indispensável nesse setor. Isso porque ao usar boas ferramentas garante maior escalabilidade dos fatores apurados. 

E é claro que para resolver esse gap dentro da sua empresa você pode contar com o sistema de controle de ponto da QR Point, ele auxiliará os seus gestores nos processos para que eles ocupem o tempo pensando na gestão de pessoas dentro da organização. 

Transparência nas relações  

O comprometimento organizacional é umas das principais características para o novo formato de RH, isso porque contribui para um bom engajamento dos colaboradores, despertando neles o desejo de seguir um plano de carreira dentro da organização. 

Dessa forma, trabalhar com a motivação dos funcionários pode garantir um bom desempenho e auxiliar no comprometimento tanto da equipe quanto dos gestores. E é por isso que ser transparente nesse momento é fundamental para o crescimento da empresa. 

Boas práticas como procurar entender e atender as necessidades dos seus colaboradores são exemplos de que manter a motivação da equipe pode gerar bons resultados não só para a empresa, mas também para cada colaborador no seu individual. 

Maior engajamento dos colaboradores

Manter práticas como feedbacks constantes, recompensas por cumprimento de metas e colaboração entre as equipes de trabalho, são métodos que possibilitam o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador dentro de uma organização. 

Isso porque, responder as principais dificuldades de seus profissionais garante que eles se sintam seguros, facilitando o engajamento deles com as ações da empresa e garantindo que eles sintam vontade em permanecer nela. 

Aprimoração dos processos de recrutamento

Cada dia que passa o mercado de trabalho fica ainda mais competitivo e escolher os candidatos que mais se adequam tanto com as atividades da empresa quanto com a cultura organizacional não é uma tarefa fácil. 

O processo de recrutamento começa desde a implementação de práticas que servirão de suporte para os gestores e termina só quando os mesmos garantem a total adaptação dos novos colaboradores na organização. 

Dessa forma, mapear conhecimentos e traçar personalidades é algumas das responsabilidades desse processo. Além disso, criar anúncios de vagas atraentes e que descrevem a cultura da empresa também é um método bastante eficaz. 

Quais as novas tendências para o RH do Futuro? 

Pensando em tudo que conversamos até agora, existem algumas ferramentas que podem auxiliar ainda mais o RH nos novos processos. A otimização de tarefas já é uma realidade e abaixo iremos mostrar as principais tendências. 

Onboarding 

Em portugues, o “embarque” é uma prática usada pelo RH para situar os novos colaboradores dentro da organização, pode ser definido como os primeiros passos do profissional. 

Realizar a integração e o alinhamento são os principais objetivos dessa modalidade, além disso, é nele que o colaborador terá o primeiro contato com as atividades, a cultura, os propósitos e regras da empresa.

Big data

É a partir do big data que o gestor irá transformar os dados em informações, facilitando o maior entendimento de sua equipe de trabalho. Isso é fundamental para resolver qualquer ruído que vier a existir dentro de uma organização. 

Além disso, toda a captação de dados poderá ser armazenada num mesmo lugar, como por exemplo, triagem de currículos, identificação de candidatos em potencial, análise de possíveis promoções, além dos processos que também auxiliam na otimização do setor de RH

People analytics

O grande objetivo do RH do futuro é a capacidade de automatizar processos que antes levariam horas para serem realizados. Pensando nisso, contar com a ajuda de ferramentas e softwares para resolver tudo isso com mais agilidade é uma ótima saída. 

A utilização de alguns softwares de alta performance são exemplos de que sua empresa está no lugar certo para ir de encontro com as novas tendências do setor de RH. 

Como exemplo, são as ferramentas de controle de ponto online, elas auxiliam nos processos, para que todo o tempo seja direcionado às pessoas tornando o setor menos operacional e mais humano. 

Inteligência artificial 

Junto com a análise de dados, surge também a inteligência artificial. Ela pode auxiliar o seu RH em momentos de tomada de decisão. Desenvolver soluções com agilidade para melhorar a experiência dos funcionários é fundamental nesse novo modelo de RH. 

Ter informações em tempo real e poder se planejar de forma mais assertiva é uma grande vantagem dessa tendência, e com o uso de inteligências artificias isso é possível. 

Tornar estratégias mais eficientes, captar e reter talentos e automatizar as tarefas é um diferencial competitivo das empresas na atualidade e essa nova prática pode facilitar muito o desempenho do seu RH.  

RH do Futuro

O que o profissional de RH deve desenvolver? 

Depois de tantas mudanças que apresentamos ao longo desse artigo é um fato que os profissionais de RH precisam estar preparados para as novas tendências. Existem novas habilidades que essas pessoas precisam desenvolver para exercer o que, de fato, essa função exige agora. 

O RH do Futuro engloba mais do que nunca atividades como avaliação de currículo, análise de prováveis talentos, promoções, treinamentos, avaliação de desempenho e a compreensão de todos esses dados via big data e people analytics. 

Dessa forma, a característica mais presente nesse modelo é a compressão das dores de cada colaborador e o entendimento do comportamento de cada um dentro da organização. A atenção para as pessoas é primordial para melhorar o desenvolvimento dessa gestão dentro das empresas. 

Grandes líderes já entenderam que o engajamento da equipe de trabalho pode transformar e acelerar o crescimento das empresas que adotam essas práticas. E, por isso, é importante que o profissional de RH entenda que promover a diversidade e ações de encantamento do pessoal é fundamental para o seu negócio. 

Valendo ressaltar que além de focar em metas e resultados da empresa, os gestores também precisam apresentar ideias e projetos de inovação com foco no individual de cada colaborador. O RH do Futuro foca na valorização de pessoas e não só de resultados, fique ligado nisso! 

O RH do Futuro na era da globalização 

A globalização tem uma influência direta sobre a oferta de demanda tanto para os profissionais em busca de emprego quanto para as vagas disponíveis. E é por isso que a competitividade no mercado de trabalho tem sofrido uma crescente. 

Dessa forma, as organizações vêm se preocupando cada vez mais com as estratégias de contratação e retenção de talentos. Focar no comportamento das pessoas em relação a cultura organizacional passou a ser um grande diferencial. 

A inteligência artificial, como citamos acima, também é um importante aspecto para a democratização dos processos dentro do setor de RH. Além de garantir que a empresa selecionará o melhor candidato para a vaga disponível.

O teletrabalho é outra modalidade que vem se tornando muito comum na realidade das empresas, tornando cada vez mais possível contratar pessoas de diferentes localidades.

É normal que a pandemia causada pelo vírus da covid-19 tenha acelerado esse processo, mas, não podemos descartar a possibilidade de que isso já vinha acontecendo ao longo do tempo. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já está por dentro de todas as novas tendências do RH, não deixe de colocá-las em prática dentro da sua empresa. Dessa forma, pode contar com a gente! 

A QR Point chegou para garantir que você siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!