Entenda o RH digital e a importância dele para sua empresa

 

O RH digital, conceito surgido na atualidade para se referir ao setor de Recursos Humanos da era 4.0, tem facilitado e trazido eficiência ao dia a dia de muitos gestores.

Isso porque, ao implementar um RH digital, toda a cultura da empresa começa a girar em torno de trabalhar em prol da produtividade.

Foi pensando em tornar o setor de Recursos Humanos da sua organização mais otimizado e tecnológico que nós da QRPoint fizemos esse artigo sobre o RH digital e a importância dele para sua empresa. Confira!

O que é RH digital?

RH digital é a nova face que o setor de Recursos Humanos adquire com a revolução 4.0. 

Portanto, trata-se de uma renovação do setor com o uso da tecnologia como principal aliada do gestor.

Assim, o RH na era digital busca transformar a forma de se fazer gestão de pessoas dentro da sua empresa. 

Em virtude disso as relações dentro das organizações têm mudado, favorecendo o colaborador e aumentando sua produtividade.

Confira a seguir o funcionamento desse processo de aliar RH, transformação digital e gestão de pessoas:

RH digital: como funciona?

O RH Digital funciona através da substituição de processos manuais repetitivos pela automatização. 

Dessa forma, o mindset desse novo RH foca em transformar toda a empresa.

Ele se propõe a fazer isso com o investimento em performance, deixando de lado a prática do setor burocrático para alavancar a empresa com uma atuação mais estratégica.

Ademais, o uso de ferramentas, sistemas e softwares é feito de forma a mudar a cultura organizacional como um todo

Consequentemente isso traz inovação como principal forma de ganhar competitividade.

Veja então as vantagens de assumir esse processo de mudança do RH, acesso digital e automatização:

Quais as vantagens do RH digital?

As vantagens do RH digital são o ganho de tempo e eficiência no dia a dia da organização, além também trazer uma nova prática estratégica para a empresa, tanto em gestão de pessoas quanto de recursos.

RH digital
RH digital

Redução de custos

Com menor uso do papel, além da centralização de dados e informações, a organização se beneficia de uma redução nos custos gerais.

Para além disso, tempo é dinheiro, e um dos principais conceitos que o RH digital protege é da economia de tempo feita em funções repetitivas

Consequentemente os colaboradores ganham mais espaço para atuar efetivamente dentro da organização.

Comprometimento dos colaboradores

Com o uso de softwares e inteligência artificial o profissional com MBA RH digital é capaz de monitorar os profissionais e garantir que os panos de ação feitos sejam cumpridos.

Com um monitoramento eficiente, juntamente ao ganho de tempo que os gestores tem, os colaboradores ganham mais atenção e são mais engajados no trabalho.

Isso ocorre em virtude de verem que a organização se preocupa com eles, vemos então o RH digital conectando pessoas.

Organização, segurança e facilidade de acesso a dados

Existe algo indispensável para o RH digital: conceito de organização como parte da Cultura da empresa. Isso mostra o compromisso que o setor tem com facilitar e agilizar os processos.

Sendo assim um dos maiores trunfos para o RH digital é o uso de dados de forma estratégica.

Consequentemente, faz parte dessa estratégia poder tratá-los com segurança, agilidade e centralidade, principalmente com as normas da LGPD em vigor.

Otimização de processos

No RH digital os processos são automatizados, e aqueles que não são ganham uma otimização de impacto.

Isso é feito com o uso de softwares para coordenar os passos que serão tomados, de forma que todos na organização saibam do andamento dos processos

Além disso, ele alinha os processos para que todos entendam seu papel e o impacto dele nas metas empresariais.

Melhoria na rotina do DP

O departamento encarregado de lidar com a gestão de benefícios, folhas de pagamento, controle de férias, emissão de holerites entre tantos outros ganha muita agilidade com as HR Techs.

A contratação e parceria com empresas capazes de agilizar, automatizar ou até mesmo lidar completamente com essas demandas têm dado uma rotina muito mais eficiente para o Departamento Pessoal.

Otimização da comunicação interna

A comunicação entre os colaboradores está sempre alinhada dentro do RH digital, isso porque o uso de softwares engloba também a comunicação.

É necessário que o fluxo de trabalho seja fluido e para isso ter ferramentas que esquematizam ele e permitam que os colaboradores conversem entre si é fundamental.

Obtenção de dados sólidos

Ainda com o auxílio de HR Techs munidas de inteligências artificiais e métodos eficientes de coleta de dados, os resultados interpretativos dessa coleta costumam ser mais sólidos.

Isso permite uma tomada de decisão por parte da alta gestão da empresa muito mais precisa e efetiva, com resultados muito mais controlados e mensuráveis.

Recrutamento mais efetivo

Aqui entra um uso muito interessante de App: RH digital no processo seletivo da sua empresa.

Além de proporcionar a facilidade e redução de custos com o recrutamento online, os dados dos candidatos são analisados de forma a entregar ao empregador o profissional que melhor se encaixa nas necessidades da empresa.

Medicina e segurança do trabalho

A atenção à saúde psicológica e física dos colaboradores tem sido uma grande tendência, já que influencia diretamente a produtividade da organização.

A atuação de psicólogos em gestão de pessoas é potencializada com a implantação do RH digital.

Isso ocorre por meio de softwares que analisam e apontam possíveis riscos no ambiente de trabalho, além de realizarem pesquisa de clima e satisfação.

Com todas essas vantagens, veja a seguir alguns passos para implantar o RH digital, conceito inovador e produtivo:

RH digital na prática

Agora que você já viu que a capacidade do RH digital, revolução ou evolução podem ser feitos na sua empresa hoje mesmo.

Veja a seguir como trazer toda essa facilidade e modernidade para dentro da sua organização:

Faça uma pesquisa interna

Primeiro, consulte seus superiores e colegas de trabalho, colete suas opiniões sobre a modernização do setor e entenda suas demandas. 

Sobretudo é importante saber onde as soluções são necessárias antes de buscá-las.

Se utilize do Business Intelligence

Ao analisar as opções de tecnologia a serem implantadas, leve em conta as tendências do mercado e o que está sendo mais usado estrategicamente.

Consequentemente isso vai te permitir conhecer o seu ramo a fundo e tomar decisões que aumentem sua competitividade.

Envolva todo o time

Como as mudanças irão atingir toda a empresa, é preciso que todos estejam envolvidos no processo, para que entendam a necessidade dele e possam se adaptar mais facilmente.

Crie uma cultura digital

Crie dentro da organização uma cultura de usar a tecnologia para resolver as atividades repetitivas e que não precisam de um cérebro humano trabalhando.

Grande parte de implementar o RH digital está em abandonar os modos de produção antigos e contraproducentes.

Ao invés disso o RH digital busca trocá-los por um mindset focado nas inovações digitais facilitadoras.

Invista em automatização

O ato de automatizar as funções repetitivas (tanto as burocráticas do RH quanto as demais da organização) tem sido responsável pelo ganho de muito tempo e eficiência para as empresas.

Portanto, busque sistemas como o QRPoint, que automatiza o cálculo de horas, adicionais e faltas, para complementar a sua organização.

Utilize soluções mobile

Uma tendência que tem sido muito utilizada, inclusive para softwares de controle de ponto como o QRPoint, é o uso de soluções que atuem pelo celular dos colaboradores.

Existem até mesmo programas de desenvolvimento de colaboradores que funcionam através de chatbots diretamente no celular dos profissionais. As possibilidades estão sempre numa crescente!

Conte com o QRPoint

Agora que você sabe o que é RH digital e suas vantagens, saiba que pode contar com o QRPoint para trazer essa tecnologia para dentro da sua empresa.

Somos um software de controle de ponto alternativo com diversas funcionalidades para agilizar a gestão da folha de ponto da sua empresa.

Entre elas estão o uso de geolocalização e reconhecimento facial. Isso impede fraudes por conta do nosso sistema de cerca digital. Entre em contato e saiba mais sobre como essa facilidade pode estar na palma da mão da sua empresa. Para experimentar, faça um teste gratuito e comprove a eficiência!

Conheça outros artigos relacionados