RH 4.0: entenda o conceito por trás da tecnologia no RH

Ao logo da história diversas transformações tecnológicas aconteceram na indústria, com base nas inovações de cada momento.

Nos dias atuais não é diferente, e o RH 4.0 é a prova viva disso, chegando com tudo na atual quarta revolução industrial.

A indústria 4.0, como é chamada, é caracterizada pela produção feita junto com sistemas inteligentes, capazes de se integrar às empresas e à gestão de pessoas.

Nesse ponto, as novas descobertas tecnológicas caem como uma luva para o setor de Recursos Humanos, já que a tendência das organizações na atualidade é o desenvolvimento de um RH estratégico.

Isso gera mudanças. A presença cada vez maior do HR tech dentro das organizações tem sido um termômetro que evidencia isso.

Presença que, inclusive, aumentou muito durante o ano de 2020 devido aos impactos causados pela pandemia de coronavírus.

Devido a todos esses fatores, e também levando em conta a competitividade, 69% dos profissionais de RH afirmam que a área tem necessidade de se reinventar. É o que mostra pesquisa feita pela KPMG.

Dos 1.288 profissionais que responderam, 72% ainda dizem que desenvolver os colaboradores para as novas tecnologias e desafios do futuro é essencial.

Tendo em vista esse contexto de mudança iminente dentro do setor de RH, nós da QRPoint preparamos para você um guia com tudo sobre RH 4.0 e a revolução que a sua empresa precisa!

Veja abaixo nossos conteúdos:

  • O que é RH 4.0?;
  • Quais os pilares do RH 4.0?;
  • Quais os benefícios do RH 4.0?;
  • RH 4.0 tendências para 2021;
  • Como trazer o RH 4.0 pra dentro da sua empresa?

Confira!

O que é RH 4.0

RH 4.0 é a gestão de sistemas, processos e capital humano, feita dentro do setor de Recursos Humanos, focada no uso estratégico dos recursos tecnológicos disponibilizados com a chegada da quarta revolução industrial.

Essa mudança na indústria, conhecida como revolução 4.0 se utiliza da tecnologia da informação para trazer inteligência aos processos de produção.

Assim, o RH na era 4.0 não apenas implanta novas tecnologias, mas busca mudar o jeito como os processos são feitos dentro da organização e a função que cada colaborador cumpre em prol da mesma.

Entretanto, para fazer isso é preciso de bases firmes. Por isso, agora que você sabe o que é Recursos Humanos 4.0, veja a seguir seus principais pilares:

Quais os pilares do RH 4.0?

Os pilares do RH 4.0 são: a tecnologia, a estratégia, os processos e as pessoas. Assim, ele busca ter um plano de uso e melhoria para cada um desses setores.

Então, confira abaixo as propostas do RH 4.0 para cada pilar:

O RH 4.0 e a tecnologia

Dentro da revolução 4.0 a tecnologia cumpre o papel de ferramenta principal. Portanto, não aconteceria diferente com RH 4.0.

Sendo assim os recursos tecnológicos são usados para trazer facilidade e flexibilizar tanto os processos quanto as relações dentro da organização.

Sendo assim, o uso de ferramentas como: a computação em nuvem, uso de aplicativos, inserção de programas de gestão de projetos e softwares avançados de comunicação tem sido adotados e dado resultados gratificantes de produtividade.

O RH 4.0 e a estratégia

O uso da tecnologia no RH precisa ser feito de forma estratégica, para que se torne uma vantagem competitiva. Assim, o RH 4.0 tem em sua base um setor de recursos humanos que trabalhe juntamente à alta gestão da empresa, buscando amparar decisões.

É pensando nisso que diversas startups de tecnologia, as HR Techs, trabalham desenvolvendo soluções específicas tanto para gestores quando para colaboradores.

A busca aqui é por soluções personalizadas, que se encaixem exatamente dentro do perfil, cultura organizacional e necessidade da empresa, facilitando os processos.

O RH 4.0 e os processos

O foco do RH 4.0 é a otimização de processos burocráticos através da tecnologia. Essa melhoria busca torna-los mais rápidos, precisos e confiáveis, já que o foco do gestor de RH aqui é se dedicar às estratégias da empresa.

O ganho de tempo e produtividade vindo com a melhoria dos processos internos traz consigo um benefício de custo valioso para a organização.

O principal ganho fica então com a possibilidade de concentrar o capital humano em outras tarefas e atividades, foco esse que traz um melhor desempenho aos colaboradores.

O RH 4.0 e as pessoas

No que diz respeito às pessoas, o RH 4.0 busca fazer uma gestão com base nos perfis comportamentais se utilizando dos avanços científicos na psicologia.

Através da psicologia organizacional, há o entendimento amplo dos pontos fracos e fortes de cada colaborador e o jeito mais eficiente de lidar com cada um deles.

Sendo as pessoas o elemento central dos recursos humanos, o foco que o RH 4.0 dá a esse pilar através do uso de people analytics mapeia as competências humanas, organizacionais e emocionais de cada colaborador, auxiliando os gestores em suas decisões.

Agora que você conhece as competências do RH 4.0, confira as vantagens de ter ele operante na sua empresa:

Quais os benefícios do RH 4.0?

Os benefícios do RH 4.0 são: aumento da produtividade, melhora na comunicação, nos processos, na gestão de talentos, engajamento dos colaboradores, diminuição da burocracia e posicionamento mais estratégico da empresa.

Veja mais sobre algumas dessas vantagens do RH na indústria 4.0 a seguir:

Aumento no engajamento dos colaboradores

Os profissionais da organização começam a se sentir mais engajados, pois eles têm menos tempo de trabalho, entretanto são mais produtivos.

Por conta disso, eles estarão trabalhando bem descansados e terão tempo para resolver os problemas pessoais, se sentindo mais confortáveis para focar no trabalho.

Por último, tendo suas atividades bem elaboradas e sem risco de perda de dados importantes e/ou adulteração, eles ficarão mais confiantes nos processos que estão executando.

Aumento da produtividade

Sendo esse um dos focos principais do RH 4.0, usando a tecnologia para fazer mais em menos tempo, aumentando a qualidade do resultado, a produtividade aumenta de forma notável.

Isso porque com o RH 4.0 bem implantado dentro da organização, todos os processos da empresa sofrem aprimoramento e otimização.

Todos esses fatores contribuem para um alto desempenho dentro da empresa independentemente do setor.

Melhoria na comunicação

O RH 4.0 promove uma melhoria na comunicação pois com avanços tecnológicos todos os colaboradores ficam acessíveis durante a carga horária de trabalho.

Como o uso de softwares, informações podem ser repassadas de forma uniforme a todos os componentes da instituição, ao mesmo tempo, de forma rápida e segura.

Essa vantagem, além de dinamizar a comunicação interna, mitiga falhas e imprecisões no processo de designação de cargos e funções, evitando retrabalhos.

Melhoria nos processos

Como os processos são um dos pilares do RH 4.0 há o ganho de precisão, confiabilidade e rapidez dentro de todos os processos necessários, juntamente a uma remoção de todo e qualquer processo burocrático desnecessário.

Melhoria na gestão de talentos

Temos com o RH 4.0 o novo papel da gestão de pessoas. Isso se aplica também à gestão de talentos, já que a tecnologia é usada para identificar os perfis comportamentais desejados em cada colaborador a ser contratado.

Sendo assim, a organização executa um processo seletivo eficiente capaz de formar times de alta performance em cada setor.

Para além disso, uma gestão de benefícios focada no colaborador com o RH 4.0 se torna responsável por auxiliar a retenção de talentos dentro da empresa.

Posicionamento mais estratégico da empresa

Enfim, todo foco da automatização de processos feito através da tecnologia no RH 4.0 tem objetivo de tornar o setor de Recursos Humanos mais estratégico.

O ganho com isso é que uma gestão de pessoas estratégica colabora para toda equipe estar focada em alcançar os objetivos principais da empresa, tendo um caminho nitidamente traçado para isso.

Para além disso, um setor de recursos humanos estratégico contribui para uma visão panorâmica da organização e das decisões a serem tomadas pela alta gestão, através de dados conclusivos.

Sabendo todas essas vantagens do RH 4.0, conheça agora as tendências dentro do RH para o uso da tecnologia:

RH 4.0: tendências para 2021

As tendências do RH para 2021 são muito influenciadas pelo novo normal que está sendo vivenciado devido à pandemia de coronavírus.

Isso afetou muito as formas de trabalho, exigindo das empresas na flexibilidade e a adoção do anywhere office em massa.

Antes da pandemia, um estudo feito pela IWG mostrava que 70% das pessoas já trabalhavam em home office ao redor do mundo, número que aumentou drasticamente na pandemia.

Veja então 6 das principais tendências do RH 4.0 2021:

Uso de recursos online

A interação entre o ambiente físico e virtual é cada vez mais uma tendência dentro da gestão de pessoas feita pelo RH.

O fato de as pessoas estarem constantemente conectadas à internet contribuiu para facilitar a aceitação do uso de ferramentas facilitadoras na rotina dos colaboradores.

Assim, implantar o RH 4.0 dá aos profissionais mais flexibilidade de horários e locais, permitindo que resolvam problemas ou qualquer tipo de pendência via internet.

Redução da jornada de trabalho

Os gestores entenderam que diminuir o tempo para execução de tarefas faz com que os colaboradores se tornem mais produtivos, já que os trabalhos recebem um tom de urgência.

Com o RH 4.0, esse aumento da produtividade ocorre juntamente com processo de motivação dos profissionais, por terem mais tempo livre depois de fazerem o que precisam.

Sendo assim, a gestão de recursos humanos 4.0 facilita uma produção maior dentro de uma menor quantidade de tempo.

Gestão descentralizada

O RH 4.0 busca dar mais autonomia aos colaboradores, acelerando processos já que eles não precisarão estar constantemente buscando orientações e pedindo permissões.

Isso ocorre com cada profissional tendo completa responsabilidade sobre seus afazeres, recebendo penalizações ou gratificações com base em seus atos.

Atitude essa que dá margem para soluções diferenciadas e criativas para todo e qualquer problema que possa surgir, já que as decisões não vêm apenas de uma pessoa.

Busca da multidisciplinaridade dos profissionais

Tendo em vista a revolução 4.0 não apenas no setor de RH, as demandas relacionadas à adaptação a inovações e mudanças são constantes.

Devido a isso, as organizações têm buscado profissionais multidisciplinares, mais flexíveis e adaptáveis em seus processos seletivos online.

Justamente por conta disso a hierarquia tradicionalmente seguida não possui tanta eficácia, e a capacidade de aderir a ferramentas tecnológicas novas se torna um dos pontos principais para contratação.

Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura organizacional atualmente tem sido um dos principais recursos para atração de profissionais valiosos dentro do mercado.

Ela define como a empresa é vista dentro de seu ramo e é responsável por fortalecer os laços profissionais entre colaboradores de uma mesma organização.

Sendo assim, há um grande foco em fazer um bom endomarketing, que promova a sensação de pertencimento para quem é de dentro e passe uma boa imagem da empresa para quem de fora.

Agora que você já sabe tudo sobre RH 4.0, veja como implantá-lo na sua empresa e desfrutar das facilidades oferecidas:

Como trazer o RH 4.0 pra dentro da sua empresa?

Para trazer o RH 4.0 para dentro da sua empresa você irá precisar: ter uma liderança para mudanças digitais, trabalharam o mindset vigente do RH, investir na experiência deles e aprimorar a tecnologia utilizada atualmente.

Lembre-se sempre, esses processos são constantes. Então, por exemplo, você deve estar a todo tempo buscando melhorar as tecnologias e processos usados pela sua organização no dia a dia.

Leia mais sobre cada passo para transformar o seu setor de Recursos Humanos em RH 4.0, conceito por conceito:

Desenvolva líderes para guiar a transformação digital

Nós estamos falando do setor de recursos humanos, portanto a tecnologia não é a única coisa que importa aqui, afinal o foco são as pessoas.

Portanto, uma liderança focada na transformação da era digital, se valendo da empatia é extremamente necessária.

Com aumento da importância da cultura organizacional, os líderes dentro da empresa têm cada vez mais a função de direcionar os colaboradores para os objetivos organizacionais.

Sendo assim, transformar o seu RH em 4.0 é transformá-lo em uma peça fundamental para guiar o desenvolvimento da empresa tendo em vista a cultura organizacional, os propósitos e valores da mesma.

Mude o mindset do RH

Existe no meio do RH uma crença infrutífera de que a inovação é desnecessária e diminui a quantidade de empregos.

Por isso, como RH 4.0, o desenvolvimento tecnológico traz consigo oportunidade de novos empregos, servindo apenas para automatizar processos que tomam tempo, renovando as funções dos profissionais e direcionando-os para algo mais promissor.

Invista na experiência do profissional

Existe uma crescente preocupação das organizações com a experiência do colaborador, já que as novas gerações procuram empresas que tenham propósito significativo e de acordo com seus ideais.

Portanto, investir na experiência do profissional para que ele se sinta valorizado, criando um ambiente com diversidade e foco nos indivíduos é imprescindível.

Isso porque demonstrar que se importa com o bem-estar de cada colaborador têm como resultado equipes mais produtivas e com resultados financeiros maiores.

Aperfeiçoe as tecnologias

Inserir novas ferramentas tecnológicas por todos os setores da empresa, com softwares modernos, trará a inovação do RH 4.0 para dentro.

Portanto, um exemplo disso é o uso do controle de ponto alternativo para gestão da jornada de trabalho dos colaboradores, trazendo mais segurança e conforto para ambos, automatizando o processo e desatolando o RH.

Por isso, o uso de softwares de recrutamento e seleção com inteligência artificial e de gestão inteligente de benefícios e muitos outros também são válidos. Simplesmente entenda suas necessidades e busque soluções no HR Tech.

Conte com a gente!

Nós da QRPoint somos completamente integrados ao RH 4.0 e podemos trazer ele para sua empresa também, através de um sistema de controle de ponto inteligente e eficiente.

Nós acreditamos que a tecnologia está aqui para facilitar os processos do dia a dia, então agora que você entende de RH 4.0, o que é e como implantar, sabe que pode contar conosco para acelerar esse processo na sua empresa!

Assim, nosso software conta com diversas funcionalidades que não param de crescer! Dentre elas estão o cálculo automático de horas, adicionais e faltas, preenchimento da folha de ponto, gestão do banco de horas e muito mais!

Você pode fazer um teste grátis ainda hoje e ver o RH 4.0 em ação na sua empresa. Você vai se surpreender com a facilidade.Entre em contato e tire qualquer dúvida que você possa ter sobre como fazer o controle de ponto de forma rápida e fácil com o QRPoint.

Conheça outros artigos relacionados