Relógio de ponto: Tudo o que você precisa saber sobre ele!

Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade e as vantagens para a sua empresa. Confira!
Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Todo mundo sabe que a jornada de trabalho de qualquer colaborador é acompanhada pelas marcações do relógio de ponto. Ele é o responsável por registrar a hora de entrada e saída e os intervalos dos profissionais. Por isso se tornou uma ferramenta importante para qualquer empresa. 

Dessa forma, ele também auxilia em outras demandas do RH de uma organização, como a folha de pagamento, que se tornou obrigatória com o decreto 3048/99. Ela, nada mais é do que o controle da jornada em horas de todos os funcionários num mês trabalhado.

Aqui, vamos te mostrar que o controle de ponto da sua empresa pode ser fácil e ter um custo muito mais acessível do que o convencional. Com um relógio de ponto online, seu RH terá muito mais tempo para cuidar das pessoas, ao invés de perder tempo com os processos que podem ser automatizados. 

Para você entender melhor a importância e em qual situação o relógio de ponto é obrigatório em sua empresa, acompanhe a leitura a seguir! 

O que é relógio de ponto? 

Como você já deve saber, o relógio de ponto é a forma mais eficaz de controlar a jornada do colaborador dentro de uma empresa. E, embora já faça parte da rotina de trabalho há muitos anos, é uma ferramenta que vem evoluindo ao longo deles. 

As mudanças em relação a legislação e a própria performance do relógio de ponto dentro de uma organização estão cada vez mais presentes. Além de conseguir controlar as horas trabalhadas e pausas dos trabalhadores, o relógio de ponto vem se aperfeiçoando para contribuir com um RH mais eficiente. 

Seja por identificar os colaboradores ou por possibilitar marcações em trabalhos remotos, o controle de ponto online possibilita que os processos referentes à jornada de trabalho do colaborador sejam automatizados. Dessa forma, tem a menor possibilidade de erros e um custo muito mais acessível para qualquer empresa. 

Se você ficou curioso para entender um pouco mais sobre o relógio de ponto, abaixo vamos te contar sobre os tipos que existem no mercado. Dessa forma, você poderá decidir qual melhor atenderá as necessidades do seu negócio. 

relógio de ponto

Tipos de relógio de ponto

Para você entender melhor cada uma das opções, separamos abaixo algumas características de cada modalidade. Confira! 

Registro de ponto manual ou livro de ponto

É o modelo mais antigo de registrar o ponto dos colaboradores e, por isso, a segurança não é o destaque nessa modalidade. E mesmo ele não sendo muito eficiente e podendo causar possíveis problemas para o RH, ainda é o método mais utilizado pelas empresas para registrar a jornada do colaborador.

Além disso, esse método é considerado um tipo de “relógio” de ponto barato, já que não é preciso ter o uso de qualquer equipamento. Em contrapartida, é o caso onde mais pode se ter relatos de fraudes, pois é possível que seja rasurado e até mesmo ser mais suscetível a erros humanos, já que o RH faz toda a parte de conferência. 

Relógio de ponto eletrônico

Essa é a modalidade que talvez seja mais utilizada até hoje pelas empresas de médio e grande porte. Isso porque quando se trata do acompanhamento da jornada de trabalho de muitos colaboradores, essa prática facilita a conferência. Dessa forma, ele pode funcionar de duas maneiras: por biometria ou por cartão individual. Saiba abaixo o que os diferenciam.

Ponto eletrônico por biometria:

No caso do uso biométrico, é necessário que a digital de todos os colaboradores sejam cadastradas e só assim é possível que o registro do ponto seja feito. Esse é um bom método para evitar possíveis fraudes em empresas de grande porte, pois a impressão digital é individual e intransferível. 

Ponto eletrônico por cartão individual:

Já com o cartão, é possível realizar por crachá ou cartão individual para cada colaborador. Dessa forma, é registrado o horário de entrada e saída ao passar o cartão na máquina de registro de ponto, ou seja, caso os colaboradores ajam de má fé pode acontecer fraudes se registrarem o ponto dos colegas. 

Nos dois casos acima é possível que dados dos funcionários sejam armazenados com confiança, pois são feitos de forma online. 

Ponto online 

O relógio de ponto online é uma ferramenta, que além de permitir que o departamento de recursos humanos trabalhe com muito mais clareza e confiança dos registros, ele pode ser uma boa saída para empresas que trabalham com muitos colaboradores em home office, por exemplo. 

Isso porque, esse modelo permite que a gestão do controle de ponto seja feito por um software, que funciona no computador ou dispositivo móvel de qualquer colaborador. Dessa forma, todos os profissionais conseguem registrar seus horários de onde estiver e quando quiser. A dúvida que fica é se a empresa consegue monitorar essas atividades, e a resposta é sim! 

Ficou interessado em conhecer as novas tecnologias para o relógio de ponto? Siga o artigo e entenda tudo sobre o assunto! 

Saiba o que é relógio de ponto online

Como já dissemos, o relógio de ponto online é uma ferramenta que pode auxiliar muito o trabalho do departamento de recursos humanos da sua empresa. Dessa forma, ele permite que o controle de frequência e horários dos colaboradores seja feito pela internet, além de ser funcional e prático para os profissionais. 

O uso dele é muito simples, e vamos te contar o porquê. Cada colaborador tem o próprio login, que é gerado pelo setor de RH da empresa. Após a criação desse login, é necessário que o profissional instale o aplicativo no seu computador de trabalho ou em seu dispositivo móvel, e dessa maneira, todos os pontos que ele registrar a partir desse momento, será pelo aplicativo. 

O registro de ponto é seguro, pois conta com uma série e mecanismos de proteção de dados, podendo o colaborador, registrá-lo até mesmo por biometria facial. 

Vantagens do relógio de ponto online 

Uma das mais novas inovações do RH é, sem dúvidas é a criação de softwares que auxiliam na gestão da jornada de trabalho dos colaboradores dentro de uma organização. O relógio de ponto online não poderia ficar para trás e é por isso que vamos te contar abaixo todas as vantagens para a sua empresa adquirir essa modalidade. Confira! 

Praticidade 

Conforto e velocidade são duas palavras de muito valor para o relógio de ponto online. Isso porque, o registro de ponto se torna mais simples e fácil, só precisando de um dispositivo móvel ou computador para fazer a ação. 

Dessa forma, a economia de tempo é bem maior e melhor tanto para o RH quanto para os colaboradores, já que não precisa nem de filas enormes para registrar o ponto e todo o mapeamento de informações serão realizados pelo próprio aplicativo. 

relógio de ponto

Menos processos 

Com todas as informações que você obteve aqui, podemos concluir que aderir um relógio de ponto online é indispensável para qualquer organização, afinal, pode trazer muitos benefícios. Flexibilidade, transparência e autogestão é um deles 

Aqui na QR Point, por exemplo, garantimos que o departamento pessoal da sua empresa cuide mais das pessoas e em como elas estão se sentindo dentro da organização e destine menos tempo para os processos burocráticos. Isso só é possível porque nosso software cuida dessa parte para você!  

Controle do banco de horas 

Além de oferecer dashboards indicadores, que garantem que o cuidado e a informação sejam estabelecidos durante todo o processo de registro de ponto, ele é capaz de registrar corretamente o banco de horas de cada colaborador. Facilitando esse processo para o RH e possibilitando mais confiança tanto da empresa quanto dos funcionários em relação aos dados armazenados. 

Mobilidade

Com a pandemia gerada pelo coronavírus, houveram algumas mudanças no mercado de trabalho, e o sistema home office ficou cada vez mais comum na rotina. Dessa forma, ele foi aprimorado e se tornou um grande aliado para as organizações, sejam elas de pequeno ou grande porte. 

Com isso, houve a necessidade de registros de ponto a distância. Ou seja, um relógio de ponto online resolveria os problemas de registro de ponto dessas empresas, né? Pois ele permite que o colaborador marque o seu ponto em qualquer lugar do mundo, e ainda assim, sendo monitorado pelos gestores. 

Redução de Custos

Ainda como vantagem o relógio de ponto online além de não gerar nenhum tipo de manutenção para a empresa, o que já reduz muito os custos. Ele também é muito acessível e conta com planos que atendem tanto as necessidades quanto o bolso das empresas. 

Se até aqui você ainda tem dúvidas se a legislação trabalhista permite o funcionamento desse método, te contamos isso a seguir. 

O que diz a legislação sobre a jornada de trabalho do colaborador? 

A lei 7.855 da CLT,  além de indicar que o relógio de ponto deve ser acessível para todos os colaboradores, também ressalta que existem algumas regras para o registro de ponto. Veja a seguir: 

  • Horário de início do trabalho;
  • Pausas para intervalos (almoço, por exemplo); 
  • Verificação de horas diárias trabalhadas;
  • Intitular o comprovante de registro do trabalhador; 
  • Identificação individual para cada colaborador;
  • Nome da empresa. 

Além disso, a lei também impõe que no caso da empresa ter 10 colaboradores ou mais, ela é obrigada a registrar o ponto dos mesmos. Sendo por livro, biometria, cartão ou relógio de ponto online, obedecendo todas normas, a empresa pode escolher a que melhor lhe atende. 

Mas depois de conhecer todas as vantagens do registro de ponto online, você não vai querer sua empresa fora dessa tendência, né? 

Como implantar o relógio online em sua empresa? 

Não há dúvidas, que o melhor relógio de ponto é o que atende melhor às necessidades da sua empresa. Sendo assim, escolha o sistema alternativo que possui as melhores e maiores funcionalidades, para que a sua organização tenha uma gestão automatizada completa. 

Aqui na QR Point, além de ter todas as funcionalidades e vantagens, disponibilizamos um período de teste, para que você possa ver como o nosso sistema funciona na prática. Assim, ficará muito mais fácil para você explorar o nosso software

Dessa forma, nosso sistema permite que de maneira simples e rápida, o gestor de RH insira novos colaboradores e acompanhe a jornada de trabalho de cada um deles de forma automatizada, evitando possíveis erros humanos. Além disso, o acesso para registro de pontos diários para os funcionários também é muito fácil e intuitivo. 

Comece a testar agora e entenda que sua empresa nunca mais dependerá do passado! 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora que te contamos tudo sobre o relógio de ponto e te mostramos que a forma online dele pode ser muito mais eficaz para a sua empresa, entenda como nosso software pode solucionar os problemas do seu negócio! 

A QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!