Registro de jornada de trabalho com geolocalização: como funciona?

O registro da jornada de trabalho, ao longo do tempo, foi ficando cada vez mais tecnológico e prático. Nesse contexto de transformações, diversos recursos surgiram para auxiliar modelos alternativos de controle de horas. Um deles é o registro com geolocalização, que permite identificar a localização geográfica específica de um colaborador e, assim, confirmar precisamente sua jornada de trabalho. 

A geolocalização, bem como outros recursos disponíveis ao controle de ponto automatizado, permite que o registro seja feita de forma mais rápida e fácil a partir de dados instantâneos. Em outras palavras, a ferramenta garante ao RH a monitoria da jornada de trabalho remoto com mais eficiência e rapidez.

Se você ainda não adotou a tecnologia para essa modalidade, o funcionamento da geolocalização aliada ao registro da jornada de trabalho pode não estar plenamente esclarecido. Para que você compreenda todo o processo, vamos começar do início.

Registro online da jornada de trabalho

A jornada de trabalho é a carga horária a ser cumprida por cada um dos colaboradores, a partir do acordo firmado em contrato. Assim, o controle de ponto é uma das muitas maneiras de monitorar essa jornada, sendo fundamental para as pequenas, médias e grandes empresas

Apesar disso, registrar o trabalho remoto, em um primeiro momento, pode parecer algo difícil, principalmente se a organização não utiliza um aplicativo online, por exemplo, com o objetivo de fazer esse controle. Pode ser, ainda, que cada colaborador tenha um horário diferente, o que complica ainda mais as coisas para o RH. 

Vale lembrar que o gestor tem a responsabilidade de contabilizar as horas extras de cada um, bem como os intervalos, saldo de horas, período de férias e diversos outros detalhes.

Felizmente, as tecnologias disponíveis ajudam a registrar e controlar online a jornada de trabalho, de maneira fácil, prática e com menos burocracia. Exemplo disso é o aplicativo para controle de ponto, que torna o processo automatizado e, dentre os benefícios que oferece, funciona por geolocalização. 

Desse modo, é possível saber onde os colaboradores estão, em tempo real, à medida em que registram seu ponto pelo app. 

Detalhes da jornada de trabalho com geolocalização

A geolocalização é um processo que usa informações digitais processadas pela internet, ou por outros recursos, para identificar a localização geográfica de uma pessoa ou dispositivo. 

Isso é possível através do reconhecendo de IP, localizando o país e a cidade e a região. A localização mais precisa, possível funciona a partir do GPS, como no caso do aplicativo de registro de jornada de trabalho da QRPOINT.

O GPS funciona com três ou quatro satélites, presentes na órbita da Terra, que fornecem coordenadas (latitude e longitude) de um ponto específico do planeta. Com esse sistema integrado ao aplicativo, as informações exatas de localização do colaborador são enviadas ao gestor pelo ambiente online.

Assim, é possível saber onde os funcionários estão realizando o registro da jornada de trabalho em tempo real, bastando que o gestor se conecte ao seu aplicativo.

Esse recurso fornece segurança ao sistema, além de fidelidade das informações, de modo a evitar fraudes ou problemas com informações inconsistentes ou inverídicas. Para mais, a geolocalização com GPS pode marcar os registros de ponto mesmo com o dispositivo em modo offline.

Com tudo isso, pode-se configurar uma área limite que alerte os gestores sobre qualquer violação, como o caso de alguém bater o ponto para um colega sem autorização da gestão. 

A evolução da geolocalização 

Buscando melhorar ainda mais o registro da jornada de trabalho e as técnicas da geolocalização, o aplicativo da QRPOINT oferece o conceito de \”cerca digital\”. Esse recurso faz parte do sistema de controle de anomalias e tem, como função, configurar o sistema para mapear quaisquer inconsistências que o ocorram no registro de ponto.

Além disso, com a cerca digital, é possível delimitar uma área de, no mínimo, 50 metros de raio, que se trata de onde os colaboradores devem registrar os pontos. A partir disso, a empresa tem mais um processo de segurança – e a garantia de que os funcionários estão presentes no local de trabalho. 

Quando cada um faz o registro, os gestores são notificados por push, em tempo real, e, assim, ficam por dentro do controle de registro dos colaboradores. 
Que tal experimentar esses benefícios do controle automatizado e da geolocalização? Você pode experimentar gratuitamente o aplicativo de controle de ponto da QRPOINT clicando aqui!

Conheça outros artigos relacionados