Psicologia Organizacional: o que é e quais são seus benefícios?

Entenda aqui o que é, para que serve, quais são as áreas de atuação, quais são as vantagens e tire todas as suas dúvidas sobre Psicologia Organizacional.
Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Você sabia que na gestão de pessoas, a psicologia organizacional é essencial? Pois é! Isso porque, a psicologia organizacional está diretamente ligada com os seres humanos. E claro, não apenas para fazer uma análise de suas habilidades técnicas, mas também para compreender o perfil comportamental de cada indivíduo. 

Muitas pessoas não sabem, ou talvez não entendam a importância da psicologia, afinal, ela é uma ciência que está conectada com os seres humanos e, por isso, ela precisa estar nas empresas. Afinal, os negócios são feitos por pessoas, não é verdade? 

Portanto, a psicologia no trabalho é utilizada para que a empresa possa entender melhor os seus colaboradores, a fim de obter um dia mais produtivo e um melhor funcionamento de todas as atividades.

Para saber mais sobre a psicologia organizacional, continue a leitura deste artigo!

Psicologia Organizacional
Psicologia Organizacional

O que é Psicologia Organizacional? 

A princípio, a psicologia organizacional é um método que foca os seus estudos em estruturar os perfis comportamentais dentro de uma organização. Basicamente, a psicologia organizacional é uma estrutura da gestão de pessoas, que possui preocupações com os seres humanos. 

No entanto, embora muitos pensem, as preocupações não são com as metas atingidas por cada funcionário e muito menos pelas suas competências, mas como já dissemos, trata-se da análise do perfil comportamental de cada pessoa. 

Mas como é feita essa análise? Para isso, as empresas contam com os psicólogos organizacionais que avaliam cada colaborador individualmente. Afinal, é muito importante entender quem são as pessoas que estão por trás de todo trabalho e dedicação com a empresa. 

A partir deste ponto, a psicologia organizacional serve para dar uma atenção personalizada aos empregados da empresa, de forma que eles fiquem bem direcionados. 

Para que você entenda melhor, o profissional da psicologia organizacional irá fazer uma avaliação no indivíduo e alocá-lo em departamentos similares com o seu perfil, tornando o trabalho mais otimizado e suas capacidades mais valorizadas. 

Além de tudo, a psicologia organizacional tem como objetivo alinhar as expectativas do funcionário com a empresa. Então, isso melhora o clima organizacional e ajuda os colaboradores com a sua satisfação pessoal. Com isso, os funcionários se sentirão mais valorizados. 

E claro, espera-se que essa satisfação, se transforme em motivação e com isso, aumente a produtividade. E para a sua empresa, alguns pontos podem ser melhorados, como:

  • retenção e atração de talentos;
  • resultados positivos;
  • redução de índice de turnover. 

Por fim, é a partir da psicologia organizacional que o seu negócio tem a oportunidade de crescer e se desenvolver de uma forma mais humanizada. Agora que você já sabe o que é psicologia organizacional, entenda para que ela serve. 

Para que serve a Psicologia Organizacional? 

Em primeiro lugar, a psicologia organizacional é focada em otimizar o setor de gestão de pessoas, deixando ele mais qualificado. Após isso, o profissional de psicologia organizacional colhe todas as informações e resultados positivos para o desenvolvimento da empresa. 

Por isso, a psicologia organizacional é tão importante e fundamental para as organizações. Afinal, com ela é possível melhorar tanto o desenvolvimento da empresa quanto de seus profissionais. 

Quais são as áreas de atuação da Psicologia Organizacional? 

De fato, um profissional de psicologia organizacional pode servir de diversas formas para a empresa, mas tudo depende do seu grau de conhecimento e especialização. Para que você entenda, vamos colocar algumas áreas de profissionais com experiências mais densas, veja só:

1- Recrutamento e Seleção

Nesse momento, os profissionais de recursos humanos fazem uma avaliação individual e também em grupo de todos os candidatos, a fim de ver quem se identifica mais com a vaga. 

Portanto, ter um profissional de psicologia organizacional é essencial neste momento, pois o psicólogo pode identificar os perfis ideais para todas as oportunidades identificadas na empresa. 

2- Cultura Organizacional

A cultura organizacional é crucial para determinar a produtividade e bem-estar dos colaboradores de uma empresa. Nesse sentido, torna-se essencial na profissão de psicologia organizacional.

Com isso, por meio de pesquisas de clima organizacional é possível que o profissional consiga identificar os problemas e propor as melhores soluções para se ter um ambiente tranquilo e saudável. 

3- Gestão de Conflitos

Não é novidade para ninguém que uma empresa possui pessoas diferentes, afinal, todo indivíduo se difere, em relação a pensamentos, características, jeitos de ser, entre outros. Justamente por isso, alguns conflitos podem ocorrer ao longo dessas relações. 

No caso, a psicologia organizacional entra para apaziguar os conflitos, ou melhor, para prevenir qualquer tipo de problema dentro das empresas.

4- Benefícios 

A falta de alguns benefícios podem prejudicar a saúde e bem-estar dos colaboradores. Mas não estamos falando apenas de benefícios como o vale-refeição, afinal, existem outras atividades que o profissional da psicologia organizacional precisa oferecer. 

Muitas empresas não dão tanta atenção e importância às pessoas da organização, ou seja, a saúde física e mental de seus colaboradores. Com isso, o profissional da psicologia organizacional poderá oferecer sessões com psicólogo, auxílio para atividades físicas, entre outros. 

Assim, os funcionários se sentem cada vez mais valorizados e motivados.

5- Treinamento e Desenvolvimento

Nessa área, os profissionais da psicologia organizacional focam nas necessidades da organização e também em todos os pontos que são favoráveis para  desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores. 

Os psicólogos organizacionais podem, por exemplo, direcionar os profissionais de forma mais assertiva, promover o autoconhecimento e apontar todos os caminhos que podem ser percorridos para alcançarem seus objetivos. 

6- Cargos e Salários

Elaborar um plano de cargos e salários também está dentro de uma das demandas dos profissionais de psicologia organizacional. Com isso, os profissionais se sentem mais reconhecidos.

Portanto, o psicólogo organizacional deve se responsabilizar por analisar o organograma da empresa e elaborar o plano de carreira dos seus colaboradores, incluindo benefícios, cargos e salários. 

Psicologia Organizacional e Coach: qual é a diferença? 

Infelizmente, muitas pessoas confundem a psicologia organizacional com o coach. Aliás, é muito comum porque apesar de serem diferentes, elas se complementam. Isso porque, geralmente o coaching conhece muito sobre a parte operacional da organização e, com isso, eles são capazes de ajudar os colaboradores. 

Para que fique ainda mais claro, o coach quem ajudará os profissionais da empresa a alcançarem suas metas e objetivos. 

Portanto, o conhecimento do coach ajudará o profissional da psicologia organizacional, o que é muito importante para o crescimento de todos os colaboradores de uma empresa. 

Afinal, qual é o papel de um profissional de Psicologia Organizacional?

Em resumo, o papel do profissional de psicologia organizacional está relacionado ao desenvolvimento. No entanto, todos os métodos aplicados da psicologia organizacional podem ser feitos individualmente e, posteriormente, no coletivo. 

Além disso, a psicologia organizacional dá mais valor ao capital humano da empresa  e faz com que a marca aumente a sua reputação no mercado de trabalho. E claro, os resultados passam a ser cada vez mais positivos. 

Quais são as vantagens da Psicologia Organizacional? 

Chegando até aqui, já é possível perceber o quanto a psicologia organizacional é fundamental para o ambiente de trabalho. No entanto, separamos mais alguns pontos positivos desta prática. Confira todos os benefícios:

Melhora a Comunicação Interna

De fato, a comunicação interna em uma empresa é crucial. Neste caso, o profissional de psicologia organizacional ajudará o setor de recursos humanos e gestão de pessoas a expandir todos os seus conhecimentos. 

Desta forma, a comunicação se tornará mais clara e objetiva, ou seja, fará mais sentido para os funcionários. O psicólogo organizacional alinhará desde o que será falado a como a mensagem será transmitida. 

Aumento da Produtividade

Com o psicólogo organizacional, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla sobre os perfis que estão trabalhando e claro, recebendo as orientações tudo passa a ser menos complexo. 

Com isso, o gestor conhecendo a sua equipe, ela passa a ser mais motivada e, consequentemente, aumentando a produtividade. Então, a psicologia organizacional é uma ótima forma de engajar os colaboradores. 

Melhora o Clima Organizacional

Uma das principais vantagens da psicologia organizacional é a possibilidade de conhecer melhor cada indivíduo da organização, pois a partir deste ponto é possível coletar dados como o que os motiva, quais são suas necessidades, frustrações, entre outros. 

Com os resultados dessa “pesquisa”, é possível elaborar estratégias de motivação, engajamento, produtividade, entre outros. Além disso, na psicologia organizacional não acontecem imprevistos, pois são situações conhecidas e que são trabalhadas de acordo com a rotina da empresa.

E claro, isso é fundamental para um bom clima organizacional

Retenção de Talentos

Antes de mais nada, é importante ressaltar que um bom clima organizacional é responsável pela motivação e engajamento dos colaboradores, não é verdade? No entanto, isso também é fundamental para quem está dentro da empresa. 

E claro, isso traz muitos benefícios para a organização, já que os talentos retidos podem alinhar todas as suas habilidades e competências com o DNA da sua própria empresa, descartando a possibilidade de levá-las para um concorrente. 

Com isso, entendemos que os talentos retidos visam crescer internamente na organização com um bom clima organizacional

Redução da Rotatividade dos Colaboradores

E claro, é impossível entrar nesse tema sem dizer que ele está relacionado com o anterior. Afinal, os funcionários motivados tendem a diminuir os pedidos de demissões. 

Consequentemente, com a minimização de pedidos de demissões, a empresa também possui uma redução de custos com:

  • demissões;
  • admissões;
  • processo de integração dos recém-contratados. 

Como a Psicologia Organizacional pode ser aplicada na Gestão de Pessoas? 

De fato, existem algumas formas de aplicar a psicologia organizacional na sua empresa, abaixo iremos colocar os principais:

  • Dinâmicas em grupo;
  • Testes psicológicos;
  • Estratégias de gamificação
  • Provas situacionais;
  • Entrevistas;
  • Avaliação de desempenho;
  • Cultura de feedback;
  • Treinamento e capacitação;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Diagnóstico organizacional. 

Além disso, o crescimento da organização pode ser visto a curto, médio ou longo prazo. A psicologia organizacional faz a empresa crescer de “dentro para fora”. Por isso, é de extrema importância entender que o investimento na gestão de pessoas não é para ser visto como uma despesa, pois ele trará retornos. 

Outro ponto importante é que as empresas passam a focar mais nas pessoas, assim como  a QRPoint, que possui o legado de “mais pessoas e menos processo”, afinal, as pessoas que constroem o negócio e se elas não vão bem, o empreendimento também não ficará bem. 

Inclusive, o nosso sistema de controle de ponto é essencial para a sua empresa, já que ele faz todos os processos de recursos humanos por você, tornando a relação com as pessoas mais saudáveis. Desta forma, os colaboradores se sentem até mais valorizados. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Como já falamos anteriormente, o nosso aplicativo de controle de ponto é capaz de desburocratizar os processos da sua empresa, portanto, a sua atenção com as pessoas ficará ainda melhor e claro, com o auxílio de um profissional de psicologia organizacional. 

Por isso, a QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Então, não se esqueça, sempre que precisar...

Conte com a QRPoint!

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu? 

Você quer saber por qual área a Gestão de Pessoas é responsável? Tá curioso para entender qual a diferença entre ela e o RH? E o porquê de ser uma função tão importante dentro de uma organização? 

Mais do que organizar o happy hour mensal e preparar aqueles snaks deliciosos para a equipe, a Gestão de Pessoas tem um importante papel na construção da rotina de trabalho em qualquer empresa. 

Garantir a motivação dos profissionais e cuidar do capital humano, são alguns dos objetivos dessa área que fazem total diferença nos resultados obtidos pela organização em questão, por exemplo. Quer saber mais? Aproveita que já tá aqui e desvende você mesmo todos os segredos de uma boa Gestão de pessoas.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!