Tudo sobre Processo Sucessório - Entenda como realizá-lo em sua empresa!

O processo sucessório é uma prática fundamental no desenvolvimento saudável de qualquer empresa. Leia o artigo e descubra as estratégias desse planejamento!
Tempo estimado de leitura: 9 minutos

O processo sucessório é uma prática muito importante para as estratégias de uma organização. Isso porque, quando um colaborador se desliga da empresa, as atividades não podem ser comprometidas e por isso, é usado um plano de sucessão muito bem estruturado. 

No Brasil, essa prática só tomou força a partir dos anos 90 e a cada vez vem se tornando mais essencial para as organizações. O objetivo é justamente, preparar e capacitar as pessoas da organização, para eventuais promoções que acontecer. 

Qualquer empregador compreende que contratar novos profissionais pode gerar um custo muito alto, pois além do próprio trabalho em si, existe toda uma demanda de treinamentos e desenvolvimento daquele novo integrante. 

É por isso que, nesses casos, os líderes e gestores já tenham em mente quem serão, dentro da empresa, os sucessores de alguns cargos. 

Se você ficou interessado neste tema, confira também nosso artigo sobre Gestão de Pessoas

O que é Processo Sucessório? 

A princípio, o plano de sucessão é uma prática que precisa ser muito bem estruturada, pois ela procura desenvolver os colaboradores a fim de que eles preencham possíveis vagas em aberto dentro da organização. 

Ou seja, é um processo que além de trabalhar um plano de carreira individual, também é capaz de identificar os cargos que seus colaboradores podem ocupar de forma estratégica, futuramente.

Dessa forma, o foco do processo sucessório é em vagas que são responsáveis por grandes responsabilidades e resultados de uma instituição. Portanto, podemos concluir que essa prática está totalmente alinhada com os interesses e propósitos da empresa. 

O que é Mapa de Sucessão? 

Junto às funções relacionadas à estratégias da empresa, é importante a elaboração de um processo sucessório para algumas posições e cargos. 

Isso porque, entendendo que as atividades de uma organização não podem deixar de caminhar, se houver qualquer contratempo os gestores estarão preparados para encará-los.  

Desse modo, é por isso que existe o mapa de sucessão. Ele é uma ferramenta capaz de contemplar todas as etapas e inter relações do colaborador dentro de uma empresa. 

Existem algumas características deste mapa, uma delas é a possibilidade de mostrar às pessoas que todas elas são importantes no alcance de resultados e objetivos da organização. 

É por isso que, além de gerenciar bem a comunicação entre todos os colaboradores, ele é essencial em identificar qual o momento ideal para as promoções. 

Existem alguns pilares importantes para a construção do mapa de sucessão, e vamos te mostrar os principais: 

Detalhar as Funções

É importante que tanto você quanto seu colaborador saibam exatamente o que cada função tem como tarefas e objetivos. Isso porque, é preciso entender se o perfil dele vai de encontro com as habilidades e conhecimentos da área.  

Identificar os vazios

O mapa sucessório é a principal ferramenta para reconhecer em cada colaborador o potencial e capacidade para assumir determinados cargos. E a partir disso, é feito o planejamento do processo sucessório. 

Alinhar as expectativas 

Por último, mas não menos importante, o alinhamento das expectativas deve ser feito entre empresa e colaborador, para que ambas as partes entendam as metas e critérios de avaliação. Além de determinar o tempo possível para contratação.

Agora você deve estar se perguntando o que fazer depois de estruturar o mapa de sucessão. Continue acompanhando o artigo para entender melhor como funciona! 

Como funciona um Processo Sucessório? 

O plano de sucessão é específico em cada empresa e para cada colaborador. Isso porque é importante que o planejamento seja feito de acordo com a estrutura organizacional e cultural de cada instituição. 

Desse modo, é válido levar alguns pontos em consideração para entender o cenário atual da organização. Quais são os colaboradores que se destacam e merecem possíveis promoções, por exemplo. 

É importante entender também, se as pessoas estão exercendo tarefas que realmente fazem sentido e vão de encontro com as habilidades e competências individuais. Além disso, é necessário avaliar quais delas precisam dos PDIs (Plano de desenvolvimento individual) personalizados. 

Apesar de não ter uma fórmula correta e depender muito de cada instituição, abaixo vamos te apresentar algumas boas práticas para realizar o plano de sucessão: 

  • Avaliação do contexto estratégico da organização e quais os cargos necessários para o alcance de resultados;
  • Definição dos critérios exigidos para cada um desses cargos;
  • Mapeamento de todos os cargos dentro da organização e estruturação dos mesmos;
  • Avaliação das competências técnicas e comportamentais necessárias para cada cargo;
  • Identificação de possíveis colaboradores para ocuparem esses cargos;
  • Estruturação de um plano de ação para garantir uma boa transição dos funcionários;
  • Atualização da gestão do plano de sucessão, para garantir um bom alinhamento entre empresa e colaboradores.  

Depois de avaliar esses e outros pontos, é preciso trazer transparência para a relação com os seus colaboradores. Só assim é possível que o planejamento seja feito da maneira mais assertiva possível. 

Quais os benefícios de um processo sucessório? 

O plano de sucessão visa contribuir com a produtividade de cada colaborador, e desse modo, mantê-lo dentro da instituição. Ao realizar essa prática, além de selecionar uma pessoa que já conhece a organização, é possível que esse profissional também seja o mais qualificado para assumir o cargo em questão. 

Mas agora você deve estar pensando sobre como escolher dentre todos os colaboradores, o mais qualificado, né? Nesse momento é necessário que você alinhe essa escolha de acordo com as metas e objetivos da empresa. 

Os benefícios são para ambos os lados, isso porque enquanto a empresa se organiza para possíveis imprevistos, como a falta de um profissional, por sua vez, os colaboradores que já estiverem dentro da instituição se sentirão valorizados pela perspectiva de crescimento.

Dessa forma, separamos algumas vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores, confira abaixo: 

Para a empresa

Aqueles cargos que são essenciais para garantir um bom funcionamento da empresa, não podem ser preenchidos por profissionais despreparados, é por isso que pensar em um plano de carreira para os seus colaboradores é importante para a estratégia do processo de sucessão. 

Muitas vezes, contratar alguém de fora da instituição sem que essa pessoa já conheça boa parte do funcionamento interno da empresa, custa bem mais caro, além de ser um processo seletivo que pode durar meses. Por isso, é muito mais viável que a empresa invista nos próprios funcionários.

Sendo assim, essa prática é capaz de garantir que as tarefas mais importantes de uma empresa não parem de rodar por falta de colaborador. Além disso, a organização contribui com a motivação e produtividade dos funcionários, proporcionando os treinamentos e capacitações necessários para cada profissional. 

Para os colaboradores

A garantia de que as oportunidades de promoção serão direcionadas aos colaboradores, faz com que eles se sintam mais motivados para entregar os resultados que a empresa deseja. Além disso, com um bom plano sucessório organizado é possível cumpri-lo de forma justa com os seus funcionários. 

O conceito de ter pessoas preparadas e motivadas nasce ainda em gestão de pessoas, mas é importante que o gestor responsável pelo plano sucessório de uma empresa também esteja alinhado com as demandas de quem cuida das pessoas dentro da organização. 

Isso porque é necessário entender cada colaborador em seu individual, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Além disso, é preciso que ambas as partes estejam cientes das expectativas e responsabilidades. Dessa forma, o profissional em questão se tornará muito mais produtivo e engajado com as ações da instituição. 

processo sucessório

Como colocá-lo em prática? 

Em um planejamento de sucessão é muito importante que a empresa trabalhe com antecedência para evitar possíveis imprevistos no futuro. Confira abaixo algumas características necessárias para colocá-lo em prática: 

Programe as sucessões

A princípio, uma boa prática adotada pela empresa pode ser o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), isso porque é através dele que o gestor conhecerá melhor as expectativas profissionais do seu colaborador

Dito isto, conhecer cada colaborador pode facilitar o planejamento do processo sucessório da empresa, visto que isso contribuirá com a oferta de vagas que realmente condizem com cada perfil dentro da equipe. Então, se você ainda não começou a pensar nisso, comece conhecendo os seus funcionários!

Crie estratégias de transição 

Depois de identificar os potenciais colaboradores para assumir os cargos do processo sucessório, é importante que você como gestor consiga identificar as falhas da empresa em relação a gestão de pessoas

Isso porque, relacionando os perfis dos colaboradores, a organização irá entender quais são os possíveis profissionais que irão se desenvolver. Além disso, é através dessa identificação que a empresa saberá os funcionários que ainda precisam ser contratados. 

Observe o desempenho dos colaboradores atuais 

Por fim, é importante que você observe o comportamento e desempenho de sua equipe. Para não se perder, sempre que um profissional se destacar em alguma demanda, anote bom desempenho dele. 

Esse tipo de prática é válida pois ao registrar as realizações de seus colaboradores em prol de um resultado coletivo, você terá as informações necessárias para desenvolver um bom plano sucessório dentro da instituição. 

Quais são os principais desafios do Processo Sucessório? 

Manter a prática de um planejamento sucessório dentro da instituição nem sempre é fácil. Isso porque a demanda e responsabilidade de cumprir com as atualizações é um dos maiores desafios dos gestores. 

Rever o plano de sucessão é uma prática rotineira, pois ele precisa de atenção ao destacar os funcionários e/ou as metas e características de cada área, que podem mudar com o tempo. 

Então, é necessário que este planejamento conquiste o respeito de toda a equipe, tornando-o um ponto relevante para o trabalho de gestão de pessoas. Esse alinhamento é fundamental para que todas as fases de implantação desse projeto sejam construídas da melhor forma possível.

Aspecto comportamental durante o Processo Sucessório

Nesse momento é muito importante que a empresa observe os aspectos comportamentais de seus colaboradores, isso porque é essencial que ambas as partes estejam preparadas para as possíveis situações futuras, como por exemplo, as responsabilidades que um profissional assume ao ser promovida para uma nova vaga. 

Desse modo, cabe ao gestor orientar cada colaborador que estiver passando por esse momento dentro da organização. Entender o contexto estratégico da empresa e conseguir responder todas as dúvidas que ficarem em aberto também é importante para garantir uma boa comunicação entre as partes. 

Além disso, é necessário preparar toda a organização para receber o profissional no novo cargo assumido por ele. Essa prática pode garantir uma boa comunicação interna, com características muito empáticas.Exemplo disso, é quando um gestor doa o seu tempo de forma generosa para ensinar as novas práticas de trabalho a um novo profissional.

Por fim, conclui-se que ter interlocutores da área de gestão de pessoas para comandar o preparo dos profissionais que estão inseridos no processo sucessório é fundamental para a construção pessoal de cada um. Isso para evitar possíveis desgastes nesse processo, tanto para os colaboradores quanto para os gestores.  

Como é o Processo Sucessório em empresas familiares?

No Brasil, é muito comum acontecer os processos sucessórios familiares, isso porque cerca de 90% das empresas de pequeno ou grande porte são gerenciadas por membros da mesma família.  

Seguindo esse contexto, as empresas familiares possuem um grande valor no mercado da economia global, isso porque elas representam a maioria não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ou seja, grande parte das organizações começam suas atividades ligadas a alguma história familiar. 

Contudo, mesmo que elas sejam consideradas predominantes no mercado brasileiro, também estão sujeitas a algumas ameaças que afetam diretamente a sua sobrevivência e acabam refletindo em âmbito familiar. 

Desse modo, o processo sucessório pode ser um grande sucesso, mas se não bem estruturado, pode se tornar um fracasso. O planejamento assertivo dessa prática é algo fundamental para o desenvolvimento saudável da empresa e de seus colaboradores, que por muitas vezes são da mesma família. 

E por isso, saber o momento de transferir as responsabilidades e as obrigações para os futuros herdeiros é muito importante, e nesse momento é muito comum haver algum tipo de resistência por parte dos fundadores. Abaixo listamos alguns dos conflitos mais comuns nesse processo: 

  • Dificuldade de separar o emocional/intuitivo do racional;
  • Decisões autoritárias;
  • Resistências à mudanças;
  • Atitudes de paternalismo 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora você já sabe tudo sobre processo sucessório e em como aplicá-lo na sua empresa da forma mais assertiva possível. Por isso, a QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas.

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento facial do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!