Ponto digital ou Ponto biométrico: Descubra qual é o melhor para a sua empresa!

Você sabia que ter um controle de ponto eficiente pode facilitar a vida do gestor de RH da sua empresa? Isso porque ele contribui na otimização de processos que antes eram feitos manualmente. 

Pensando nisso, o conteúdo de hoje vai te ensinar tudo sobre ponto biométrico e ponto digital, além de mostrar as principais diferenças entre os dois. 

Continue a leitura que nós vamos te contar tudo sobre essa evolução. 

  • O que é ponto digital? 
  • O que é ponto biométrico? 
  • Características do ponto digital 
  • Diferenças entre ponto biométrico e ponto digital 
  • O que diz a legislação sobre ponto digital? 

Vamos lá? 

O que é ponto digital? 

Mais do que você imagina, o ponto digital pode auxiliar muito o trabalho do RH, isso porque ele é muito mais prático e rápido. A automatização desse processo facilita tudo que envolve a marcação de ponto do seu colaborador. Além disso, trabalha de forma muito mais transparente, podendo evitar possíveis fraudes de informações.

É válido lembrar que o sistema de controle de ponto digital da QR Point funciona tanto no online quanto no off-line. 

Vamos te contar sobre o avanço de tecnologias para o setor de recursos humanos. Além de te mostrar como as empresas que aderem ao nosso software trabalham muito mais em prol das pessoas, ao invés de perder tempo com processos. 

Como ele funciona? 

É muito simples! O ponto digital te livre de qualquer burocracia, isso porque ele funciona através de um aparelho, pode ser pelo computador ou até mesmo pelo seu smartphone. Basta você acessá-lo com seu login e senha e registrar o seu ponto de qualquer lugar do mundo. Essa prática é ótima para trabalhadores que optam por home office, né? 

O ponto digital é uma ferramenta que veio para revolucionar a jornada do colaborador. Isso porque além de todos os pontos apresentados ela contribui para uma boa gestão de pessoas, ao registrar e armazenar todas as informações. 

E é por isso que ele é a ferramenta mais segura contra qualquer tipo de fraude, além de permitir que a rotina de trabalho do seu colaborador possa ser acompanhada de perto o mês inteiro. 

O que é ponto biométrico? 

É um sistema de registro eletrônico de ponto que utiliza tecnologia de reconhecimento biométrico para identificar o funcionário e registrar sua entrada e saída da empresa. 

O ponto biométrico substitui o tradicional livro de ponto ou cartão de ponto por um sistema eletrônico que utiliza um dispositivo de leitura biométrico para registrar a identidade dos colaboradores. Geralmente através das seguintes leituras: 

  • Impressões digitais;
  • Reconhecimento facial;
  • Reconhecimento de íris.

Como ele funciona? 

Ao utilizar a biometria, o sistema de ponto biométrico torna-se mais seguro em relação aos registros mais antigos. Isso porque, ele pode evitar fraudes como o registro de ponto por terceiros ou a falsificação de cartões de ponto. 

Além disso, o registro de ponto biométrico permite um controle preciso das horas trabalhadas pelos funcionários, facilitando a gestão de recursos humanos e garantindo a conformidade com as leis trabalhistas.

O uso de sistemas de ponto biométrico é cada vez mais comum em empresas de diversos setores, especialmente em grandes organizações com um grande número de funcionários. 

No entanto, é importante destacar que a escolha do sistema de registro de ponto deve ser feita de forma estratégica para a sua empresa. Por isso, vamos te contar todas as características tanto do ponto biométrico quanto do ponto digital. 

Características do ponto digital

Até aqui você já conseguiu perceber que o ponto digital é muito mais viável para a sua empresa, isso porque além de ser mais eficiente para o seu RH, ele oferece várias vantagens. Abaixo separamos algumas delas para te contar: 

Marcar ponto de onde quiser 

O ponto digital permite que o seu colaborador bata o ponto via web e aparelho smartphone de qualquer lugar que estiver, facilitando a rotina daqueles que optam pelo home office. É possível também que o registro aconteça de forma off-line pelo sistema de controle de ponto da QR Point. 

Além disso, é possível garantir a segurança de todos os funcionários por meio do software e retirar todos os relatórios necessários para o RH ser mais eficiente neste momento. Dessa forma, essa prática pode trazer mais conforto tanto para a empresa quanto para os profissionais.

Dados protegidos e dentro da lei 

O ponto digital da QR Point resguarda tudo o que tange a legislação trabalhista brasileira, e além disso, o software garante que todos os dados armazenados estarão protegidos com a mais moderna tecnologia de criptografia. 

Economia de capital

Normalmente os equipamentos de controle de ponto são bem mais caros do que um software da modalidade, além disso, não apresentam a mesma eficiência. Dessa forma, é importante que o RH da sua empresa pondere as vantagens de um produto mais moderno e eficaz  com um custo benefício que ele trará para as ações rotineiras do setor. 

Principais diferenças entre Ponto Digital e Ponto Biométrico

Antes de mais nada é importante lembrar que a legislação brasileira não determina nenhuma regra para a escolha do sistema que sua empresa deverá escolher. Neste caso, fica a critério de cada organização escolher a forma que atende da melhor forma possível as suas necessidades. 

É importante ressaltar que a medida que o tempo vai passando, o avanço tecnológico vai se tornando mais presente na vida das pessoas. Surgindo novas formas e práticas para auxiliar e automatizar processos que antes não eram tão rápidos assim. 

A modernização do trabalho e as novas formas de relacionamento entre empresa e colaborador também influenciam nessa escolha, além disso, do último ano pra cá a realidade do novo normal, criou uma imensa demanda do mercado remoto. 

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre as mudanças que vêm acontecendo, vamos te orientar sobre as principais diferenças entre o ponto digital e o relógio de ponto tradicional. 

Ponto biométrico

O ponto biométrico é uma mecanismo de registro feito em cartões por um processo de calibragem, e em cada um deles possui os dados individuais de cada colaborador. 

Essa forma de registo é a evolução do controle de ponto manual, entretanto, não está isenta de falhas e muito menos da operação manual. 

Nele, o RH tem a tarefa de recolher todos os cartões dos colaboradores e passar os horários registrados para um sistema ou planilha (como a do Excel citada), e esse exato processo abre a possibilidade para erros operacionais na passagem de informações.

Além disso, a possibilidade da perda dos cartões também é motivo para dor de cabeça dentro do sistema de controle de ponto mecânico, podendo acarretar até mesmo processos trabalhistas.

Ponto Digital 

O controle de ponto online é feito através de um sistema inteligente, confiável e de fácil uso, onde o colaborador registra rapidamente o ponto, de forma virtual, através de um smartphone, tablet ou computador, com uso de reconhecimento biométrico.

Entretanto, o software a ser usado deve ser bem escolhido, pois precisa apresentar funcionalidades valiosas, como é o caso do QRPoint. Outro recurso importante que um bom controle de ponto por aplicativo deve ter é o registro facial biométrico do colaborador. Esse método garante maior assertividade e praticidade, evitando fraudes.

No QR Point, por exemplo, caso não seja o colaborador a registrar o ponto, o sistema dispara um alerta ao gestor, anunciando a possibilidade de uma fraude, o que possibilita ações imediatas da empresa.

Isso ocorre porque o sistema é integrado através da internet e toda ação é registrada de forma imediata na nuvem, dando sempre a possibilidade de análises e ações instantâneas.

Além disso, outra boa característica do software é o cálculo automático de horas, adicionais e férias. Isso porque, é poupado dinheiro e tempo da equipe de gestores de RH, através de configurações para adição de informações simples e intuitivas.

Com isso, é possível criar regras de cálculo para horas extras, programar períodos de trabalho com adicional noturno. Assim como dias de folga e feriados, além de poder abonar faltas quando preciso.

No QR Point todo esse controle de dados e recursos ainda culmina no aplicativo do gestor, onde é possível consultar em tempo real todos esses dados, acompanhar o dashboard de absenteísmo do dia, além de monitorar as férias, os últimos registros de ponto da equipe, geolocalização e fotos.

O que diz a legislação sobre ponto digital? 

Antes de tudo, o Art. 74 da CLT, diz que:

Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico. Conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

O Ministério do Trabalho (MT), instaurou uma portaria em 2011, regulamentando o controle de ponto digital como uma forma de aumentar os modelos de controles de ponto já existentes. 

Com isso, os controles de ponto digitais foram aprovados pelo antigo Ministério do Trabalho, de acordo com a Portaria nº 373. E claro, com essa portaria, também foram criadas mais algumas orientações referentes ao sistema de controle de ponto online. 

Desta forma, as empresas que escolherem trabalhar com esse sistema deverão seguir todas as regras que estão adicionadas na portaria. Uma das principais é a necessidade de uma autorização de convenção coletiva. A forma dos trabalhadores terem voz para exigirem os seus direitos trabalhistas.

Art. 3º – Os sistemas alternativos eletrônicos não devem admitir:

I – restrições à marcação do ponto;

II – marcação automática do ponto;

III – exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e

IV – a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.

  • 1º – Para fins de fiscalização, os sistemas alternativos eletrônicos deverão:

I – estar disponíveis no local de trabalho;

II – permitir a identificação de empregador e empregado; e

III – possibilitar, através da central de dados, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado.

Isso significa que a sua empresa pode obter um controle de ponto online, basta seguir as orientações da legislação. 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação. Para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas. Pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas. Além das horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa. Garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados