A transformação do People Analytics e a segurança de dados

A transformação do People Analytics e a segurança de dados

As vantagens obtidas com a transformação do People Analytics, como ganhar agilidade nas decisões, tem sido responsáveis por diversas mudanças no ambiente de trabalho.

Principalmente quando o uso de people analytics no processo seletivo pode trazer para dentro da sua organização colaboradores mais correspondentes às necessidades da empresa.

Essa movimentação já demonstrou trazer um retorno sobre ativos 22% maior para as companhias, como é mostrado numa pesquisa da Viser sobre People Analytics.

Isso porque os sistemas de gestão de talentos têm se aprimorado juntamente às tecnologias.

Isso ocorre com o uso de Inteligências Artificiais (IA), captando e analisando dados sobre os profissionais.

Entretanto, esse processo de transformação na forma de gestão baseado no Big Data pode comprometer as informações dos indivíduos.

Consequentemente, dando a elas a necessidade de serem tratadas da forma correta.

Foi pensando em ajudar você a entender a transformação do People Analytics e a segurança de dados que isso exige, que nós do QRPoint preparamos este artigo, confira!

Introdução ao people analytics

O uso de analytics na gestão têm trazido respostas que levam empresas a tomarem decisões mais precisas, baseadas em dados.

Como resultado, o processo seletivo tem melhorado juntamente ao desenvolvimento das equipes e até mesmo o tratamento de clientes.

Entretanto, isso tudo se baseia na coleta de informações vinda de um ou mais públicos. Consequentemente, uma gestão inteligente pode trazer desafios relacionados à segurança.

Justamente por isso, o governo brasileiro seguiu as medidas tomadas por toda União Europeia para criar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Desde então, essa lei regulamenta todo processo de tratamento das informações.Portanto, existem regras rígidas que estabelecem como os dados devem ser tratados.

Essas normas regulam desde a coleta, passando pela seleção, análise até o armazenamento. Descumprir essas normas ocasiona multas altas e processos trabalhosos.

Logo, todas essas ressalvas levantam a questão:

People analitics

People Analytics vale a pena?

A resposta é sempre sim para a organização. Com o uso de People Analytics, gestão de pessoas e medição da produtividade se tornaram práticas, precisas e com um impacto maior sobre a organização.

Há como implementar o People Analytics e, por exemplo, gerar um endomarketing poderoso capaz aumentar o desempenho dos colaboradores.

Isso é possível porque o gestor tem a capacidade de tomar decisões baseadas no resultado de pesquisas de clima.

Entretanto, o gestor deve sempre ter em mente, ao se utilizar da ferramenta People Analytics, como aplicar as decisões.

Isso porque é importante considerar uma forma que traga benefícios aos colaboradores. Afinal, esse é o foco da gestão de pessoas.

Assim, entendendo People Analytics, o que é e suas vantagens, o próximo questionamento que surge é:

Como trabalhar com People Analytics da forma correta?

Para trabalhar com People Analytics da forma correta é preciso ir aos poucos, evoluindo as estratégias de gestão a serem tomadas. 

Portanto, é necessário implantar as novas alterações passo a passo, aumentando a cada vez o seu nível de análise.

Unir Análise de Pessoas, recrutamento e seleção, gestão de desempenho, de talentos, de treinamentos e todos os outros setores da sua empresa pode ser trabalhoso.

Por isso mesmo, grandes empresas só conseguem chegar ao perfeito equilíbrio através da prática constante.

Entretanto, existem algumas boas práticas que são, no geral, uma boa forma de aplicar tecnologia no RH e People Analytics. Veja a seguir algumas delas:

People Analytics, Inteligência Artificial e Big Data

No People Analytics, ferramentas são fundamentais para todo o processo, isso porque os serviços oferecidos por HR Techs são necessários em diversas etapas do processo.

Portanto, para obter todos os benefícios, a analítica de pessoas deve ser feito através do uso responsável do Big Data.

Para isso, é necessário fazer uma filtragem com o uso de Inteligência artificial, de acordo com seus objetivos organizacionais.

Por conta disso, visando servir à sua gestão como um guia, People Analytics deve ser sempre feito com base em fatos.

Isso porque o objetivo dessa prática é tomar decisões mais sóbrias e consistentes para o futuro da empresa.

People Analytics, ferramentas e consultoria

Se você quer uma atividade que depende de software, People Analytics é uma ótima pedida! 

Isso porque ferramentas vão sempre compor a sua gestão e cercar os campos de conhecimento para que você nunca fique perdido.

Entretanto, no caso de dúvida, também existem empresas de RH que oferecem o serviço de consultoria em People Analytics.

Trabalhar juntamente a essas HR Techs pode ajudar a sua organização a estruturar uma análise eficiente dos colaboradores e clientes.

Conte com o QRPoint

Agora que você já conhece o People Analytics, vantagens e como fazer, sabe que pode contar com o QRPoint para ajudar sua empresa a ter um suporte de dados consistente para fazer sua análise.

Isso porque nós somos um software de controle de ponto alternativo que está aqui para facilitar o registro de ponto da sua empresa e deixar todas as informações na palma da sua mão!

O principal motivo disso são as diversas funcionalidades oferecidas para o gestor como o aplicativo do gestor 

Entretanto, os benefícios também chegam no colaborador, através de sistemas simplificados de envio de atestados, por exemplo.

Uma ótima funcionalidade dentre elas, é que no app do gestor é possível conferir dashboards indicativos a respeito dos colaboradores da sua organização

Tais dashboards funcionam apresentando presentes, faltantes, profissionais em férias e muito mais!

Todas essas informações, compiladas em nuvem e passadas automaticamente para a folha de ponto, são uma mão na roda na hora de examinar e planejar estratégias para sua gestão com Análise de Pessoas.

Além disso, você também terá o conforto de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente com todos os dados sendo registrados no banco de horas da sua empresa.

Quer começar hoje mesmo a automatizar os processos da sua empresa e ainda ganhar uma base de dados para o seu PA? Faça hoje mesmo um teste gratuito e tenha toda essa facilidade dentro da sua empresa. Entre em contato e saiba mais sobre como fazer uma gestão com menos processos e mais pessoas!

Conheça outros artigos relacionados