O que é gestão de RH? Aprenda na prática!

Este é um guest post escrito pela Allya

Saber o que é gestão de RH é fundamental para uma gestão de sucesso. Afinal, uma das áreas mais importantes de uma empresa é o setor de Recursos Humanos. Isso porque, os profissionais são responsáveis por criar estratégias e ações para lidar com pessoas, os profissionais. 

Mas, além disso, essa área também precisa lidar com planos e ideias para fazer a empresa funcionar e progredir. 

Pensando nisso, nós da Allya fomos convidados pela QR Point para explicar e dar dicas sobre o que é Gestão de RH dentro das empresas. Confira a seguir!

O que é Gestão de RH?

Gestão de RH é um conceito criado para o ambiente corporativo, especificamente para o setor de Recursos Humanos, para organizar e facilitar a vida dos profissionais, tendo em vista também a cultura organizacional.

As ações realizadas por esse setor são essenciais para o sucesso profissional dos funcionários e, claro, das empresas. 

Desse modo, compreender o que é gestão de RH é fundamental e muito necessária em organizações de todos os portes e segmentos. 

Tendo dito isso, veja a seguir:

Quais são os pilares da Gestão de RH? 

Os pilares da Gestão de RH no ambiente de trabalho são: Motivação, Comunicação, Trabalho em equipe, Conhecimento e Competência, Treinamento e Desenvolvimento. Veja a seguir: 

  • 1º pilar (motivação): estímulos criados para motivar os funcionários: plano de carreira, aumento de salário, que aumente a eficiência do home office, benefícios corporativos, bônus e outros;
  • 2º pilar (comunicação): o diálogo entre todas as áreas precisa ser claro para evitar atritos. Dar feedbacks aos profissionais também é fundamental, para aumentar a comunicação no ambiente de trabalho;
  • 3º pilar (trabalho em equipe): o senso colaborativo precisa ser incentivado entre os funcionários para melhorar o clima e a psicologia organizacional da empresa;
  • 4º pilar (conhecimento e competência): oferecer conhecimento para melhorar as competências pode ser uma ótima maneira de aumentar a performance dos resultados, como a oferta de estudos, cursos, de modo a facilitar a gestão de desempenho;
  • 5º pilar (treinamento e desenvolvimento): identifique setores que precisam de treinamento e crie programas (presenciais ou virtuais) para desenvolver os profissionais de determinado setor.

    Agora que você já sabe o que é gestão de RH e seus pilares, confira:

Quais as ações para melhorar a gestão de RH na sua empresa?

Agora que você sabe o que é gestão de RH e quais são os pilares estratégicos, então vamos dar dicas de ações para colocar em prática na rotina de trabalho. 

Sem dúvida, tanto os colaboradores quanto a empresa irão se beneficiar com essas práticas que geram desenvolvimento, crescimento e resultados. Afinal, essa é a melhor forma de construir um planejamento estratégico de RH. Confira: 

Benefícios eficientes (1º pilar motivação)

Uma das tarefas para melhorar a gestão de RH é a oferta de benefícios eficientes que geram mais motivação e, consequentemente, mais produtividade

Nossa dica é o benefício corporativo da Allya que oferece descontos exclusivos para os funcionários economizarem em gastos no dia a dia e render o salário no final do mês. 

A plataforma de descontos da Allya tem mais 28 mil parceiros e estabelecimentos em diversas categorias, como saúde, estudos, compras, lazer, entretenimento, beleza e muito mais.

Comunicação interna (2º pilar – comunicação) 

A comunicação interna, ou o Endormarketing, possui uma grande ligação com o RH, já que ambas as áreas conversam com todos da empresa. 

Portanto, procure ferramentas de comunicação para não deixar nenhum ruído ou interfone sem fio na empresa! 

Existem diversos softwares, como a QR Point, que possui inúmeras funcionalidades que facilitam a comunicação interna dentro da empresa.

Assim, é possível deixar todos os colaboradores alinhados acerca dos acontecimentos importantes, como intranet, disparo de e-mails, TV Corporativa e outros. 

Ações de reconhecimento (3º pilar – trabalho em equipe)

O trabalho em equipe deve ser estimulado para melhorar o clima organizacional, índice fundamental para a área de RH. 

Portanto, pense em atitudes positivas para promover o trabalho em equipe, como ações motivacionais e reconhecimento do trabalho feito com colaboração de todos.

Instrua os líderes das equipes a criarem atividades que estimulem contribuições de cada colaborador para manter o espírito de equipe aceso. Você vai ver como isso vai contribuir com o exercício da visão sistêmica ou visão holística entre os colaboradores de cada time.

Desenvolvimento de talentos (4º pilar – conhecimento e competência)

Reconhecer talentos na empresa ou acreditar ser possível desenvolver ainda mais o profissional são motivos para oferecer estudos, por exemplo. 

Dessa forma, a empresa também recebe o conhecimento que o colaborador irá adquirir em um curso e irá produzir melhor. 

O benefício da Allya possui uma categoria “Cursos” com diversos parceiros que oferecem aulas de idiomas, escola de negócios e diversas faculdades.

Capacitação dentro da empresa (5º pilar – treinamento e desenvolvimento)

Uma prática que precisa ser disseminada dentro da empresa é o treinamento dos profissionais através das buscas das melhores práticas de gestão para serem desenvolvidas pela organização, chamado de Benchmarking. 

Então busque gerenciar as equipes que precisam de treinamentos, principalmente operacionais, para criarem apostilas, softwares, estudos, entre outros meios, para terem esses processos documentados. 

Lembre-se que o processo de treinamento e desenvolvimento dos profissionais na empresa é contínuo, então revisões e atualizações dos treinamentos devem ser constantes. 

Agora que você sabe o que é gestão de RH e como melhorá-la, então já sabe que pode contar com a Allya, né? Vem com a gente!

Dica BÔNUS: Conte com a gente!

A tecnologia no RH veio para simplificar processos e otimizar o tempo dos gestores. Assim,

QR Point e a Allya se uniram com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do setor de RH, para que seus gestores possam focar naquilo que realmente importa: AS PESSOAS!

Quer começar hoje a transformar a gestão de pessoas da sua empresa? Se inscreva no Clube de Benefícios e aproveite todas as vantagens que a tecnologia pode trazer para sua gestão.

Conheça outros artigos relacionados