Controle de Ponto britânico: Saiba o que é e como funciona!

Existem hoje no mercado, vários meios de fazer o levantamento dos relatórios gerenciais dentro do RH, que são fundamentais para empresa e colaboradores. Um deles é o controle de ponto britânico. 

Desse modo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o ponto britânico e como ele delimita o cumprimento efetivo dos horários estabelecidos pelos gestores.

Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o assunto! 

O que é Controle de Ponto Britânico? 

O controle de ponto britânico é uma expressão usada pela Justiça do trabalho e nada mais é que uma forma de registrar a jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa. A prática serve para monitorar os horários de cada funcionário, desde sua entrada até a saída, passando pelas pausas e intervalos.

Desde 2011 o Ministério do Trabalho possibilita controlar a jornada de trabalho através de modelos alternativos de registro dessa informação. A Portaria número 373, de 25 de fevereiro de 2011, permite a contratação de sistemas sem que seja necessário utilizar, para tanto, métodos antigos, como relógios ou folhas de ponto. 

Esse recurso é considerado crucial para manter a empresa dentro das exigências legais de jornada de trabalho, além de organizar os dados que são utilizados pelo setor de RH. O propósito de sua utilização é assegurar empregados e empregadores de que os horários acordados em contrato estão sendo cumpridos. 

Portanto, é válido ressaltar que a Justiça do Trabalho não aceita pontos com horários repetidos muitas vezes e por isso o ponto britânico é considerado uma alternativa apenas no caso de esquecimento do profissional de registrar o ponto dentro dos moldes comuns da empresa. É aconselhável evitá-lo. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ponto britânico, saiba abaixo como ele funciona. 

Como funciona o Controle de Ponto Britânico?

Como já dito anteriormente, o controle de ponto britânico possui uma marcação fixa. Através dele, o registro da jornada de trabalho se inicia todos os dias no mesmo horário, sem variações.

Para não se esquecer de como ele funciona, basta se lembrar da tão famosa \”pontualidade britânica\”. O efeito, afinal, é o mesmo: manter o início dos registros de forma pontual, para que o controle, por parte do RH, esteja cada vez mais organizado. 

Para evitar multas administrativas, ou o pagamento de horas extras, é recomendado utilizar um modelo de controle de ponto para o registro de trabalho dos colaboradores. O britânico é uma das opções.

O controle de ponto britânico pode ser prejudicial?

O primeiro ponto a destacar nesse caso são as possíveis ações que ex-colaboradores não satisfeitos com a empresa podem mover contra a mesma. Isso porque as Horas extras, é um dos principais passivos trabalhistas, o que de fato, registradas manualmente, geram mais problemas para a empresa em questão. 

Além disso, o gestor de RH não consegue analisar de forma estratégica os seus colaboradores quando o controle de ponto britânico é a principal marcação da empresa. Isso porque é muito difícil identificar os profissionais que estão saindo mais cedo ou mais tarde, e até mesmo faltando ou não ao serviço. 

É válido lembrar que a legislação trabalhista permite que apenas os ponto de entrada e saída sejam registrados, não sendo necessários os pontos de intervalo, sendo assim, somente uma indicação que ele ocorreu é o suficiente. 

Quais são as vantagens e desvantagens do Controle de Ponto Britânico?

Como ocorre em todas as demais escolhas administrativas, a opção pelo registro do controle de ponto britânico também tem vantagens e desvantagens. O ideal é fazer uma lista de prós e contras para entender quais são os benefícios desse sistema para a sua organização. 

As principais vantagens são: 

  • Gestão precisa de ponto;
  • Avaliação der os atrasos, faltas e as horas extras;
  • Diminuição das falhas operacionais e problemas na folha de pagamento, evitando pagamentos incorretos; 
  • Impedir processos trabalhistas, já que ter conhecimento das horas trabalhadas poupa a empresa de acusações futuras. 

Em contrapartida, é essencial levar em consideração as desvantagens caso o controle de ponto britânico seja ineficaz. Alguns exemplos são os riscos fiscais, devido às horas extras indevidas, e a invalidação dos registros, conforme define o Tribunal Superior do Trabalho. 

Segundo a Súmula 338, III, do TST,  

III – Os cartões de ponto que demonstram horários de entrada e saída uniformes são inválidos como meio de prova, invertendo-se o ônus da prova, relativo às horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele não se desincumbir. 

Portanto, é fundamental que o setor de RH seja envolvido na tomada de decisão sobre o controle de ponto a ser utilizado pela empresa. Afinal, um pequeno erro de escolha pode criar obstáculos administrativos e até sanções legais. 

\"controle

A legislação brasileira permite o uso do Controle de Ponto Britânico?  

A legislação trabalhista brasileira não permite o uso do ponto britânico. Isso porque esse tipo de controle é muito passível de fraudes dentro de uma organização. Desse modo, é indicado que esse sistema não seja utilizado. 

E é justamente por ele ser inconsistente, que a lei 13.874 legítima a falta de valor legal no caso de um processo trabalhista, por exemplo. Ou seja, caso a sua empresa registre os pontos dos colaboradores por ponto britânico e no futuro vier a sofrer algum tipo de processo trabalhista, eles não poderão ser usados como provas benéficas a empresa

Portanto, se você é gestor de RH ou empresário e ainda utiliza esse método no seu negócio, está na hora de rever essa prática. Veja abaixo algumas consequências que a empresa pode ter por utilizá-lo: 

Consequências para as empresas 

Uma das maiores desvantagens dessa prática é justamente os passivos trabalhistas, e de maneira geral, isso acontece por causa do não pagamento de horas extras e a frustração de ex-funcionários. 

Além disso, o controle feito pelo RH é muito mais complexo e trabalhoso quando é feito manualmente, como o ponto britânico funciona. E isso pode prejudicar muito no desenvolvimento estratégico da equipe gestora. 

Por fim, registrar o ponto dos colaboradores corretamente além de otimizar a rotina do RH, pode sinalizar a satisfação dos colaboradores por meio de indicadores precisos e aproximar a relação entre ele e a empresa. Isso porque a comunicação se torna mais transparente e acessível, contribuindo para uma maior produtividade. 

Agora que você já sabe tudo sobre controle de ponto britânico, para não ter problema em seus registros, adote o melhor controle de ponto online. Continue a leitura e conheça a QR POINT. 

Como o QR POINT pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe como funciona o controle de ponto britânico e além disso, sabe o motivo dele não ser uma boa opção para o seu negocio, está na hora de fazer a escolha certa!

A QR POINT chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR POINT cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR POINT. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR POINT como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR POINT funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema. Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR POINT na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu sobre Controle de Ponto Online? 

O software de controle de ponto é capaz de se conectar com outros dispositivos móveis, sendo eles, celulares, tablets, computadores e também o relógio de ponto

No caso, o colaborador tira uma foto do seu rosto para registrar o seu ponto e automaticamente a informação é dada ao sistema. Outro fator importante é que as as horas atuais são contabilizadas com as anteriores. 

Conheça as funcionalidades do sistema online: 

1- Maior segurança e precisão

Para que todos os arquivos sejam salvos confiavelmente, o sistema online utiliza a nuvem para fazer o armazenamento das informações. Além de eliminar atrasos, também reduz a possibilidade de erros e, consequentemente, aumenta a precisão do software

Outro fator importante, é que o colaborador se sente mais confiável para realizar as suas tarefas durante a jornada de trabalho, logo, a sua produtividade também aumenta. 

2- Praticidade e dinamismo nos processos 

Conforto e velocidade são duas palavras de muito valor para o controle de ponto online. Isso porque, o registro de ponto se torna mais simples e fácil, só precisando de um dispositivo móvel para fazer a ação. 

Contudo, a economia de tempo é bem maior e melhor para os empregados e empregadores, já que não precisa de filas enormes para registrar o ponto

3- Melhor custo-benefício

No meio desta vantagem, a única desvantagem é que no sistema de controle de ponto online não ocorre manutenções, diferente dos pontos tradicionais. Porém, em contrapartida, as manutenções geram muito custo para as empresas

4- Marcação Remota

Com o covid-19, houveram algumas mudanças no mercado de trabalho, juntamente o sistema home office foi aprimorado e se tornou a principal alternativa para as organizações.  

Com isso, houve a necessidade de registros de ponto a distância. Então, um controle de ponto online, permite que o colaborador marque o seu ponto em qualquer lugar. 

5- Registros e cálculos de forma automática

Uma das vantagens dos sistemas de ponto alternativos, é que eles oferecem dashboards indicadores, ou seja, cuidam e informam todo o processo. Devido a redução de processos para o empregado, o mesmo consegue dar mais atenção para os colaboradores. 

Aqui na QR POINT, por exemplo, focamos menos nos processos e mais nas pessoas e a sua empresa também pode seguir esse mesmo método utilizando o nosso sistema de controle de ponto. Com todas essas informações, podemos concluir que aderir um controle de ponto online é essencial para qualquer organização.  

Afinal, pode causar outros benefícios, como por exemplo:

  • flexibilidade;
  • transparência; 
  • autogestão.

Para ler o conteúdo completo, clique aqui!

Conheça outros artigos relacionados