Reflexões sobre o Novo Normal: lições para 2021

Vamos falar sobre o Novo Normal

O ano de 2020 está acabando. Logo se avizinha, mais uma vez em nosso horizonte, a esperança para o novo ano que está começando. E, ainda assim, a sensação que temos é que este ano que se finda nem começou! 

Diante do Novo Normal pós-pandemia, muitos dizem que 2020 foi um ano perdido. E, de fato, dessa vez fica um pouco mais complicado fazer aquela tradicional reflexão de fim de ano e definir o que foi 2020.

Entre tantas palavras e termos novos que entraram em nosso vocabulário e cotidiano, sem sombra de dúvidas, o termo “Novo Normal” foi o mais propagado. 

Não por acaso, podemos perceber que esse conceito entrou no subconsciente de todos a ponto de se tornar até um clichê. 

Mas afinal de contas:

O que significa o Novo Normal?

O Novo Normal significa o montante de transformações que ocorrem na cultura, tecnologia, economia, dentre outros aspectos da humanidade diante de uma grave crise global, que visam a sobrevivência da população. O termo foi cunhado pelo economista americano Mohamed El-Erian, em 2009 e voltou à tona devido a pandemia do covid-19, desencadeada pelo coronavírus.

É possível sentir as mudanças em todos os âmbitos da sociedade. No mercado de trabalho, por exemplo, vemos o aumento de vagas abertas para home office ou até mesmo o conceito de anywhere office. Sobre isso, vamos nos aprofundar mais a frente.

Estamos presenciando também o desenvolvimento ainda mais acelerado de tecnologias ou serviços online. 

Como a QRPOINT está encarando o Novo Normal?

Aqui na QRPOINT o significado do Novo Normal nos permite repensar e redefinir o que foi esse ano de 2020. 

Com certeza, esse é um ano que deixará um legado de imensa tristeza em nossa geração. 

Temos consciência disso. Nos recusamos a pensar só em negócios e oportunidades enquanto tantas vidas foram e continuam sendo perdidas, tendo em vista o caos que está instalado à nossa volta.

Redefinir 2020, dentro desse novo normal, para nós é nos concentrar no que nos torna mais humanos, é ir além de uma lógica simples de negócios. 

E o que nos faz mais humanos é pensar no próximo, é priorizar as pessoas e fazer o melhor para elas e por elas. 

Para nós, esse é o caminho e nossa razão de existir.

Quais as lições que podemos tirar do Novo Normal?

O Novo Normal da pandemia trouxe inúmeras lições para todos nós. O microempreendedor brasileiro, por exemplo, exercitou mais do que nunca a persistência, gestão estratégica de recursos, não é verdade?

Se você empreende, sabe o quanto foi importante entender como reduzir os custos da sua empresa com energia, por exemplo. 

Já, o RH das empresas precisou se adaptar à nova realidade, de modo a compreender qual a melhor a gestão de tarefas, a fim de saber como aumentar a eficiência do home office.

Aqui na QRPOINT esse foi um ano ano que serviu para fortalecer o nosso propósito, dando ainda mais relevância para reforçar os valores que entendemos essenciais.

Isso tudo fizemos através de uma visão holística,  com o principal foco nas pessoas, no trabalho colaborativo e incentivando que cada um seja protagonista de sua própria história.

O que conseguimos colher de todo esse contexto do Novo Normal da pandemia é a buscar a balança entre: manter x mudar.  

1.Mantenha-se fiel aos seus valores e princípios

Seja você empreendedor ou gestor, nunca se esqueça dos seus valores e princípios.

No nosso caso, em um cenário extremamente desafiador, como foi o ano de 2020, tivemos ainda mais certeza que focar nas pessoas e buscar as nossas essências é extremamente importante!

Assim, lembrarmos o motivo de estarmos nessa jornada, fazendo o que fazemos, acreditando que o nosso negócio é capaz de impactar milhares de vidas todos os dias.

2. Adapte-se com inteligência   

O ano de 2020 está deixando como legado a redefinição de vários conceitos. O Novo Normal é a mudança das definições de inúmeras concepções que tínhamos antes de 2020.

Foi preciso mudar, e mais, estar disposto a aceitar as mudanças para “sobreviver” a este ano que está acabando.

A forma de consumir também foi fortemente impactada. São tantas mudanças que é impossível descrever todas.

Este período demonstrou como é bom e importante ser livre para realizar as mais diversas mudanças – das mais drásticas às mais simples.

3. Valorize as pequenas coisas 

No meio de tantas mudanças, foi preciso abrir mão de coisas que eram tão cotidianas em nossas vidas, que tornavam-se imperceptíveis ou invisíveis. 

Acabamos descobrindo a enorme importância de atos simples, como um aperto de mão, um cumprimento mais caloroso, o convívio diário com colegas de trabalho

Coisas que por termos ali todos os dias, esquecemos de dar o valor que de fato elas têm. 

O fato é que sendo clichê ou não, o Novo Normal é um fato, cabendo a nós extrairmos a melhor lição disso. 

O Novo Normal e o ambiente de trabalho

O Novo Normal nos ensinou a sermos resilientes e seguirmos em frente! 

Há um mundo novo pela frente que pode ser reconstruído, recomposto, aprimorado.

As relações de trabalho, talvez, tenham sido as mais impactadas com tudo que aconteceu no ano de 2020. 

Foi possível perceber que a produtividade e engajamento das pessoas nas suas funções, não necessariamente necessitam de micro gerenciamento e de estarem em um ambiente físico específico. 

Assim, o poder da comunicação interna se tornou ainda mais perceptível.

Dessa forma, é possível encontrar pessoas mais engajadas, comprometidas, convergindo seu propósito de vida com o propósito da organização, o que vai muito além de apenas o cumprimento da jornada comercial

A forma de trabalho, como em um piscar de olhos, precisou ser repensada, sendo um grande desafio para a maioria das empresas: 

Como seguir em frente e manter as operações vivas enquanto todo o cenário em volta estava sendo alterado?

O que esperar de 2021?

Como será o novo normal pós pandemia? Não por acaso, tantas mudanças rápidas e bruscas gerou um grande debate sobre os aspectos legais e condições dessa nova forma de relação.

Isso porque as premissas básicas foram sendo alteradas compulsoriamente, fazendo com que gestores, líderes e empreendedores tivessem que se adaptar e aprender ainda mais rápido a tomar as melhores decisões possíveis dentro de novas condições com uma complexidade acima do normal.

O processamento desse Novo Normal exigiu de todos rapidez e perspicácia, para que as adaptações necessárias fossem as mais assertivas possíveis. 

Analisar dados, sempre foi relevante e agora é essencial para qualquer pessoa e qualquer empresa. 

Por isso, caro gestor ou empreendedor, aqui no QRPOINT, o Novo Normal significa manter o foco no que importa para nós: as pessoas.

Com esse centro gravitacional conduzimos o ano e chegamos ao final dele com um enorme orgulho de ter passado por tudo isso sem fazer nenhum desligamento.

Conseguimos isso através de uma gestão dos talentos que temos dentro da casa e da vocação que cada um apresenta. 

Afinal, esse é o nosso foco.

Nosso foco

Hoje, somos um grupo de pessoas melhores, que conduzem um produto que agrega alto valor à gestão de RH das empresas.

Isso se reflete nos dados, no ano mais difícil da nossa história, mais do que dobramos de tamanho em clientes atendidos e faturamento.

Lançamos ou atualizamos mais de 93 features do sistema e do aplicativo. Aprimoramos mais de 158 itens ou partes do sistema e do aplicativo e contratamos.

Nada disso seria possível sem você!

Além disso, nossa equipe de QRPOINTIANOS aumentou em quase 50%, sem precisarmos fazer nenhum desligamento. 

Temos orgulho do que fizemos e do que nos transformamos. 

Em um ano tão desafiador é uma imensa satisfação vê que esses números são uma representação do nosso imenso esforço e da nossa resiliência em manter e aprofundar o nosso propósito.

Estamos aqui para transformar o RH das empresas para que, assim como a gente, possam focar mais em Pessoas e menos em processos. 

Vamos em frente! Rumo à 2021!

Ass: Eduardo Fiuza Lobo
CEO – QRPOINT

Conheça outros artigos relacionados