Motivação: o que é e qual a importância para sua empresa?

Saiba o que é, qual é a sua importância, quais são os tipos, como obter, como lidar e como manter a Motivação dos colaboradores no trabalho.
Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Em primeiro lugar, é inegável que a motivação no trabalho é uma das principais chaves para o sucesso profissional, você concorda? Pois bem, dissemos isso porque a motivação está aliada à produtividade e a satisfação profissional, o que impacta o negócio de uma forma holística. 

No entanto, manter a motivação no trabalho todos os dias, além de ser um esforço diário, com certeza é muito desafiador. Por isso, é muito importante que a empresa coloque o seu time de recursos humanos em ação e transforme o esforço em algo natural. 

Antigamente, a motivação dos trabalhadores era o salário depois de todo o esforço mensal. Entretanto, nos dias atuais, os colaboradores não estão apenas zelando pela sua saúde financeira, mas também pela sua saúde mental. Portanto, se você quer saber mais sobre a motivação e o quão ela afeta no ambiente de trabalho, continue a leitura deste artigo. 

O que é Motivação?

De fato, a motivação pode ser resumida de uma forma bem objetiva, pois basicamente ela é um conjunto de fatores individuais e contextuais que determinam uma ação ou até mesmo a tomada de uma decisão. Em resumo, a motivação é o sinônimo daquilo que nos move para querermos realizar nossas metas e objetivos. 

Dessa forma, fica mais fácil compreender que o ser humano precisa da motivação, pois é com ela que damos o ponto de partida para executar nossos planos. Mas, um exemplo básico disso é: se você sente sono, sua motivação é dormir, descansar.

O que é Motivação no Trabalho?

Antes de mais nada, a motivação no trabalho se dá pelo fato de o colaborador querer se manter no ambiente corporativo. Ou seja, é o sentimento que move as suas ações no trabalho. 

Basicamente, a motivação no trabalho é querer cumprir suas metas, ter bons resultados, produtividade, entre outros fatores que estimulam as questões externas e internas. No entanto, as ações para deixar os funcionários mais motivados não são tão utilizadas no ambiente de trabalho, pensando no fato de que esse tipo de dinâmica é muito importante. 

Em resumo, ela impacta diretamente com o comportamento do colaborador no trabalho, além de ser um dos fatores principais para que eles se comprometam com o trabalho. Então, um funcionário motivado é capaz de desempenhar melhor suas funções e aumentar sua produtividade. 

Motivação
Motivação

Motivação Organizacional x Motivação no Trabalho

A princípio, a motivação organizacional está mais ligada à empresa do que ao colaborador. Então, ela se preocupa em administrar o conjunto de responsabilidades da empresa para manter a motivação dos colaboradores alta e, consequentemente, gerar bons resultados. 

De fato, esse tipo de motivação é essencial em qualquer ambiente de trabalho, já que um profissional desmotivado tende a produzir menos, influenciando até os próprios colegas profissionais a reduzirem seu rendimento e, claro, isso pode ser extremamente prejudicial para a empresa. 

Por que a Motivação no Trabalho é importante?

Antes de tudo, se formos analisar pelo ponto de vista da empresa, os colaboradores com falta de motivação, tem baixa produtividade, tornando o trabalho mais hostil. No entanto, quando falamos sobre a falta de motivação no trabalho, é possível entender como uma baixa autoestima profissional, ou seja, não se sentem valorizados pela organização. 

Com isso, os colaboradores podem fazer suas demandas com menos atenção e procrastinar todas as tarefas durante semanas, ou seja, nesses casos é muito comum cometer erros. 

Por isso, é muito importante manter a motivação da equipe tanto individualmente quanto em grupo. Afinal, quanto mais motivado o profissional está, melhores são os resultados e ações executadas. 

Além disso, a motivação pode trazer alguns benefícios, tais como:

  • Melhorar a autoestima dos profissionais;
  • Otimizar o uso do tempo, ou seja, melhorar a gestão do tempo;
  • Aumentar o crescimento pessoal e profissional do colaborador;
  • Relacionamentos interpessoais positivos;
  • Maximizar o trabalho em equipe;
  • Aumentar a produtividade da empresa;
  • Melhorar os resultados da organização. 

Quais são os tipos de Motivação Profissional?

De forma geral, já foi possível observar o quão a motivação profissional é importante, não é verdade? No entanto, existem algumas formas de motivar os colaboradores, ou seja, não existe apenas um jeito. Por isso, nós separamos os dois principais tipos de motivação profissional. Confira!

Motivação Intrínseca 

Em primeiro lugar, a motivação intrínseca está diretamente relacionada com a força interior de cada profissional. Isso significa que, apenas o indivíduo é responsável pelo que move ele. Ou seja, essa motivação é muito particular. 

No entanto, embora seja uma motivação individual, a do tipo intrínseca pode afetar tanto os fatores internos quanto os externos. Com isso, entendemos que ela pode ser estimulada por objetivos, metas, interesses pessoais, sonhos, planos, entre outros. 

Por isso, mesmo focando mais no colaborador do que pela empresa, ela pode ser influenciada pelo ambiente corporativo, mas, para mantê-la, não precisa do coletivo. Além disso, ela é excelente para dar mais produtividade e trazer reflexos positivos tanto para a empresa, quanto para o colaborador. 

Motivação Extrínseca

Por outro lado, a motivação extrínseca, está diretamente ligada aos fatores externos. Ou seja, ela é de responsabilidade da empresa criar formas de motivar os seus trabalhadores de forma coletiva, para que eles entreguem um serviço de qualidade. 

Muitas empresas, por exemplo, possuem o hábito de dar premiações e bônus para aqueles colaboradores que se destacam no mês e isso é extremamente importante para aumentar a motivação dos funcionários. 

Ademais, a motivação também pode ser fomentada com treinamentos, atividades diversificadas e vantagens em geral para todos da equipe. Mas, é válido lembrar que as atividades não podem ser o único fator de motivação. 

Como saber se os funcionários estão motivados?

Como já dissemos, a motivação é um dos principais fatores para o bom funcionamento da empresa. Além de tornar as relações mais agradáveis, os resultados costumam ser melhores. 

No entanto, principalmente para uma empresa grande, é muito difícil avaliar se as ações de motivação estão sendo suficientes e constantes para todos os profissionais. Por isso, separamos algumas formas de avaliar a motivação dos colaboradores na empresa. Veja só!

A produtividade com constância

De fato, medir a produtividade constantemente e diariamente é essencial para aumentar o nível de motivação dos colaboradores na empresa. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com o conceito de produtividade, afinal, dar mais demandas não é sinônimo de produtividade e só aumenta a desmotivação. 

Portanto, uma boa forma de fazer a medição diária é dando uma meta diariamente ou anotar em um calendário as tarefas a serem cumpridas ao longo do dia. Dessa forma, você saberá se eles estão cumprindo. 

Net Promoter Score

Você com certeza já ouviu e respondeu a seguinte pergunta: “de 0 a 10, quanto você dá para isso?". Antes de tudo, esse método foi criado pelo Fred Reichheld, em 2003, além de muito famoso é um dos melhores para ser utilizado na medição da motivação. 

Entretanto, essas perguntas são feitas com um objetivo, por isso é importante fazê-las de forma que você receba a resposta correta e entenda se os funcionários estão felizes na empresa. 

Retenção de Funcionários

Outro métrica muito importante para medir a motivação dos colaboradores, é analisar a retenção deles. Isso porque, quando existe um nível alto de turnover, ou seja, índice de rotatividade na empresa, é sinal que ela não possui a motivação muito presente. 

Mas, isso é muito ruim, pois além de perder grandes funcionários, a empresa fica  desvalorizada no mercado de trabalho. 

Clima Organizacional 

A princípio, tem algo pior do que trabalhar em um lugar com um clima negativo? Acreditamos que não! Afinal, um clima desagradável é super desconfortável no ambiente de trabalho, ou seja, além de aumentar o nível de estresse, também gera insatisfação.  

Por isso, é muito importante ter um bom clima organizacional no ambiente de trabalho. Em nosso artigo sobre o clima organizacional você pode entender melhor como fazer uma pesquisa de clima. 

Como lidar com a falta de Motivação dos colaboradores?

Primeiramente, lidar com a falta de motivação no ambiente de trabalho é muito triste e desafiador para qualquer líder ou gestor. Além de os trabalhadores desmotivados serem improdutivos, eles podem deixar o clima da empresa bem negativo. 

Por isso, fique atento aos colaboradores para garantir que eles mantenham seu nível de motivação elevado. Afinal, quando todos os colaboradores estão motivados, eles ficam felizes e a empresa também ganha com isso. 

Uma maneira de motivar os funcionários é dando recompensas pelas tarefas cumpridas, além de se sentirem mais reconhecidos e valorizados, ficam mais encorajados para realizar as demandas. 

Além disso, às vezes um elogio sincero é muito importante para motivar o colaborador.  Por fim, para eliminar a desmotivação no ambiente de trabalho, comece colocando em prática a gratidão e pensamentos positivos todos os dias. 

A Produtividade necessita da Motivação

Não existe a possibilidade de falar sobre motivação e não citar a produtividade e isso vale ao contrário também. Isso porque, quando os funcionários de uma empresa estão motivados, eles tendem a fazer as tarefas de forma mais leve, concentrada e isso gera um aumento na produtividade. 

No entanto, muitas pessoas acreditam que a produtividade está ligada a quantidade de trabalho, mas nós entendemos que esse conceito fala mais sobre a qualidade no ambiente corporativo. 

Então, é fato, se não existe motivação, não existe produtividade!

Como melhorar a Motivação no ambiente de trabalho? 

De fato, a desmotivação é um tiro no pé para qualquer empresa, por isso, iremos mostrar algumas formas de aumentar a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho. Vamos lá?

Trate a motivação como algo coletivo e pessoal

Infelizmente, muitas pessoas tendem a acreditar que a motivação deve ser levada em conta se for coletiva e não! A motivação pessoal é fundamental para que o colaborador acredite nas suas próprias expectativas. 

Por isso, é muito importante que o colaborador entenda o que o motiva para continuar em busca das suas realizações pessoais e profissionais. Além disso, a vida pessoal do colaborador afeta diretamente a vida profissional dele. 

Além de tudo, a empresa precisa tratar os funcionários de forma igual, mas saber que cada ser humano é um indivíduo com questões diferentes e nem sempre irão reagir da mesma forma. 

Tenha objetivos claros

De fato, as metas e ações coletivas podem ser essenciais para a motivação dos colaboradores. Afinal, tendo em vista que eles se sentem mais motivados quando conseguem perceber que seu trabalho impactou positivamente a empresa. 

Pois então, quando for colocar as atividades para os seus colaboradores fazerem, lembre-se de falar o que espera deles e como eles podem elaborar tais atividades. 

Trabalhe com metas alcançáveis

Infelizmente, fazer metas que não podem ser realizadas, que são irreais e fazer só por achar que está inovando mais do que os outros colegas de trabalho, é um tanto frustrante. Afinal, metas que não são alcançáveis tendem a desgastar mais os colaboradores. 

Por isso, sempre tenha suas metas claras e com o pé no chão. 

Ofereça feedbacks constantes

De forma geral, o feedback é um dos maiores métodos para a motivação dos funcionários. Claro, não é sempre que eles são positivos, mas é muito bom quando as críticas, independentemente de serem negativas ou positivas, sejam em primeiro lugar construtivas. 

Crie planos de carreiras

De fato, um dos maiores problemas das empresas nos dias atuais, é a falta de um plano de carreira. Afinal, é muito importante que um colaborador entenda que ele pode crescer dentro da sua empresa e também de que forma ele pode fazer isso. 

Por isso, o plano de carreira é excelente tanto para o crescimento profissional do colaborador, quanto para o crescimento pessoal. 

Invista no bem-estar financeiro dos profissionais

Como já dissemos, antigamente, era muito comum o dinheiro ser uma das fontes principais de motivação. No entanto, hoje em dia a saúde mental é de extrema importância. 

Mas, é claro que receber coerentemente com a sua função é extremamente satisfatório e, principalmente, quando o bem-estar financeiro se alia com  mental. 

Certifique a definição de cargos

Hoje em dia, muitas empresas possuem funcionários com funções que não fazem sentido para eles. E claro, isso pode ser um grande incentivo para a falta de motivação no ambiente de trabalho. 

Afinal, é muito importante trabalhar não só com o que se gosta, mas também com o que faz sentido para o profissional, de acordo com suas habilidades, competências, experiências, entre outros fatores. 

Invista em treinamentos

A princípio, é muito motivador aprender algo novo, não é verdade? Além de ter mais conhecimento, é possível aumentar as chances do seu colaborador crescer no ambiente de trabalho e oferecer um serviço de melhor qualidade. 

Como manter a Motivação no ambiente de trabalho? 

De fato, a motivação pode ser até conquistada um dia ou outro, mas é difícil e desafiador mantê-la constantemente. Por isso, separamos algumas dicas para você manter a motivação no ambiente de trabalho. Entenda!

  • Tenha uma visão mais ampla e menos negativa no ambiente de trabalho;
  • Estabeleça as metas no ambiente corporativo, para que os funcionários tenham um incentivo de cumpri-las, ou seja, tenham a motivação para querer realizar as demandas
  • Faça a metodologia Smart, ou seja, crie essas metas com mais objetividade e elas devem ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
  •  Valorize a conquista dos seus colaboradores. Quando os profissionais são reconhecidos, eles tendem a fazer metas maiores do que as anteriores. 

Qual é o papel do gestor na Motivação do Trabalho? 

Antes de mais nada, apesar de a motivação não precisar ser vista como um fator coletivo, nem sempre é possível que um colaborador se mantenha motivado sozinho. No entanto, a motivação coletiva também é desafiadora, afinal, ela depende de muitos fatores. 

Dessa forma, existe uma figura muito importante para fazer com que a motivação da equipe seja clara, objetiva e coerente, que é o Líder ou Gestor. Pois bem! Juntamente com a sua equipe, o líder ou gestor precisa alinhar e elaborar métricas e estratégias para tirar a falta de motivação da rotina. 

Para isso, é necessário que o líder saiba lidar primeiramente com a motivação individual, ou seja, que ele entenda os objetivos pessoais e profissionais das pessoas como indivíduos. Além disso, é ele quem mantém o pensamento positivo dos colaboradores.  

E claro, os líderes também são humanos e podem sim estar em um dia mais para baixo e desmotivados. No entanto, eles precisam estar altamente preparados para não transparecer isso para a sua equipe, de forma que as influenciam a ficar da mesma forma que ele. 

Como o setor de Recursos Humanos pode ajudar na Motivação? 

Felizmente, existem alguns fatores essenciais para ajudar no aumento da motivação dos profissionais em um ambiente de trabalho. Alguns deles são:

  • Líderes que incentivam positivamente seus liderados;
  • Gestores que dão autonomia e espaço para os colaboradores darem novas ideias e opiniões;
  • Além disso, reconhecer a do trabalho da equipe e do indivíduo;
  • E também, ter um ambiente de trabalho e harmonioso;
  • Por fim, feedbacks constantes. 

Sendo assim, a partir desses pontos, a responsabilidade é do setor de recursos humanos de manter os profissionais motivados na empresa. Por consequência disso, tornando esses colaboradores mais produtivos e satisfeitos. 

Além de tudo, uma outra forma é contratar um sistema de controle de ponto online. Como assim? Pois é! Com o nosso sistema de controle de ponto, por exemplo, o setor de RH da sua empresa pode focar mais nas pessoas, já que o nosso softwares faz todos os processos de RH

Isso mesmo, além de inúmeras funcionalidades, todas as informações são armazenadas em tempo real, tornando a comunicação da empresa mais transparente. 

Então se você quer saber um pouco mais sobre o nosso controle de ponto, temos uma dica para você…

Conte com a QR Point!

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu: a importância da comunicação interpessoal!

A comunicação interpessoal é fundamental para a nossa espécie. Inclusive, esse é o principal fator que nos diferencia das demais. Desse modo, podemos afirmar que sem a comunicação não conseguiríamos viver em sociedade. Isso porque através dela é que conseguimos transmitir conhecimento e articular discussões sociais tão importantes. 

Mas mesmo que a capacidade de nos comunicar seja algo que faça parte da nossa natureza, é desafiador para muitas pessoas expressar-se com cuidado e maestria. Ou seja, a chance de comprometer relações tanto em ambientes formais quanto em informais é muito grande. 

Dessa forma, trabalhar a comunicação interpessoal em ambientes corporativos tem sido a chave de sucesso para muitas empresas. Afinal de contas, as pessoas que conseguem se comunicar de uma maneira mais assertiva, se relacionam mais harmoniosamente entre elas. Quer saber mais sobre a comunicação interpessoal? Leia o texto completo em Comunicação Interpessoal: Saiba tudo sobre o assunto!

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!