Metodologias Ágeis: conheça agora os sete principais tipos!

Saiba o que é, como funciona, quais são os tipos, quais são as vantagens, como implementar e conheça tudo sobre as Metodologias Ágeis.
Tempo estimado de leitura: 11 minutos

De antemão, as metodologias ágeis servem como um guia de ações para as empresas, ou seja, procura planejar as ações em busca de melhores resultados, a fim de aumentar a produtividade. Desse modo, podemos dizer que as empresas que buscam uma melhoria contínua em seus processos tendem a se interessar pela padronização deles. 

Nesse sentido, as metodologias ágeis surgem como uma oportunidade vantajosa para as empresas, principalmente para todas as organizações que estão diretamente ligadas com a tecnologia. Além disso, as metodologias ágeis possuem orientações e métodos diferentes que facilitam para que as equipes desenvolvam soluções mais eficientes e dinâmicas. 

Portanto, os projetos que são desenvolvidos através de metodologias ágeis costumam ser bem mais interessantes e bem-sucedidos do que as metodologias convencionais. Quer saber mais sobre as metodologias ágeis? Continue a leitura deste artigo!

Onde tudo começou? 

Antes de tudo, é muito importante contextualizarmos como surgiu esse conceito de metodologias ágeis, não é verdade? De fato, esse termo não apareceu de uma forma espontânea. Na realidade, podemos dizer que as metodologias ágeis foram feitas de forma minuciosa, em resposta às necessidades dos desenvolvedores de software. 

O primeiro boom da internet, aconteceu na década de 1990. Com isso, o desenvolvimento de softwares foi inspirado no modelo cascata ou “waterfall”, ou seja, de uma forma linear. 

No caso, as metodologias funcionavam de maneiras inflexíveis e não estavam sujeitas a quaisquer tipo de mudanças. E claro, sabendo como funciona o desenvolvimento de softwares, as mudanças fazem parte de todo o ciclo de criação de um produto. 

No entanto, esse cenário mudou. No início de 2001, um grupo de 17 desenvolvedores se reuniu em Utah, nos Estados Unidos, para discutirem sobre as possibilidades de criarem desenvolvedores mais leves, de acordo com as suas experiências. 

Então, eles assinaram um documento muito importante chamado “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software''. A partir deste ponto surgiram alguns princípios e fundamentos das Metodologias Ágeis.  

Metodologias Ágeis
Metodologias Ágeis

Afinal, o que são as Metodologias Ágeis?

A princípio, as metodologias ágeis buscam deixar os projetos mais rápidos e ágeis, mas contendo uma conclusão de tarefas eficientes. Além de, claro, as metodologias ágeis serem muito flexíveis, iterativas e quase sem nenhum obstáculo em todo o seu ciclo. 

Assim, as metodologias ágeis buscam melhorar o fluxo de trabalho, os tornando mais produtivos e, claro, elevando as perspectivas de sucesso do seu negócio. Desta forma, a sua empresa não se torna apenas mais eficiente, mas também entra em vantagem competitiva no mercado de inovação.

Quais são os quatro fundamentos-chave das Metodologias Ágeis? 

Há pouco, nós contextualizamos a história das metodologias ágeis e conseguimos compreender que nelas, existem alguns fundamentos, certo? Desta forma, iremos citá-los aqui para que você possa entender melhor. Vamos lá? 

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas: os processos e ferramentas com certeza são extremamente importantes, porém, eles devem ser úteis e leves. Afinal, a qualidade da interação entre as pessoas é essencial quando sabemos que o desenvolvimento de software faz parte de uma atividade humana. 

  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente: de fato, a sua só pode concretizar que criou algo, quando o software está funcionando. A documentação é importante e deve ser valorizada, porém simplificada. Afinal, os clientes querem resultados, ou seja, o software em funcionamento. 

  • Colaboração com o cliente mais que a negociação de contratos: a atuação deve ser feita em conjunto com o cliente, ou seja, ninguém contra ninguém. Isso significa que a colaboração é essencial nesse ciclo do processo. 

  • Responder a mudanças mais que seguir um plano: o desenvolvimento de produtos e softwares é uma ação cheia de incertezas e por isso não é legal colocar planos e metas inalcançáveis. Então, você pode apenas adaptar o seu plano de acordo com o momento e feedbacks ao longo do processo. 

Quais são os 12 princípios das Metodologias Ágeis? 

Não é novidade que as metodologias ágeis possuem alguns princípios, mais precisamente, 12. Esses princípios guiam toda a importância e finalidade das metodologias ágeis. Veja quais são:

  • Ter como prioridade a satisfação do cliente por meio de entregas de valor contínuas e rápidas;
  • Ser receptivo a alterações nos requisitos em qualquer fase do processo. Aliás, ambientes mutáveis são empregados em toda etapa do projeto para entregar ao cliente vantagem competitiva;
  • Realizar entregas frequentes (do produto ou serviço) no menor período de tempo possível;
  • Manter a colaboração das partes envolvidas em todo o projeto, diariamente;
  • Fornecer o ambiente, as ferramentas e o suporte necessários aos indivíduos do projeto, além de acreditar neles para realizar as atividades;
  • Estimular a comunicação pessoal, que transmite as informações necessárias ao time de colaboradores, sendo o meio mais eficiente. Nesse ponto, atenção especial para reuniões presenciais, consideradas mais eficazes para o sucesso do projeto;
  • Um produto final de trabalho corresponde à medida final do êxito. No caso da tecnologia, a medida primária de progresso consiste no software em funcionamento;
  • Os profissionais envolvidos no processo precisam manter um ritmo constante, de modo indefinido, pois fluxos ágeis estimulam um desenvolvimento sustentável. Da mesma maneira, o desenvolvimento sustentável é feito por intermédio de processos ágeis, por meio dos quais as partes interessadas conseguem manter um ritmo contínuo e cíclico;
  • Manter atenção frequente à excelência de design e técnica eleva ou aprimora a agilidade;
  • Eliminar o máximo de esforços que não geram valor ao produto, pois a simplicidade é fundamental;
  • Equipes auto-organizáveis propiciam os melhores designers e arquitetos, além de atenderem aos requisitos do projeto,
  • Por meio de intervalos regulares, o time de colaboradores do projeto reflete sobre como melhorar a sua eficiência e eficácia para otimizar o seu comportamento.

Qual é a finalidade das Metodologias Ágeis? 

Embora tenhamos visto que o objetivo das metodologias ágeis basicamente é agilizar os processos, não existe uma única finalidade. Isso porque, na medida que a sua empresa torna os processos mais ágeis, outras áreas dela também são influenciadas e, consequentemente, melhoram. 

Além disso, quando falamos sobre “rapidez” não significa sobre quem termina os processos mais rápido, mas sim sobre conseguir entregá-los com eficiência. Ou seja, quando são diminuídos atritos, obstáculos e trabalhos desnecessários, automaticamente os trabalhos se tornam mais rápidos. 

Outro ponto importante, é que as metodologias ágeis também são essenciais para desburocratizar quaisquer processos. Dessa forma, os processos tornam-se mais fluidos e aderentes às mudanças. 

Quais setores e equipes podem ser relacionados com as Metodologias Ágeis? 

De fato, quando falamos sobre metodologias ágeis, automaticamente vem a nossa mente as equipes de TI e de desenvolvedores, certo? Sim! No entanto, essas metodologias são extremamente adaptáveis, abrangentes e úteis para diversos setores, pois são utilizadas em várias áreas de gestão de projetos. 

De acordo com o 14th Annual State of Agile Report, 95% dos entrevistados disseram que suas empresas possuem metodologias ágeis, sendo elas:

  • 27% na área da Tecnologia;
  • 17% na área de Serviços Financeiros;
  • 7% na área de Prestação de Serviços;
  • 7% na área de Setor Público;
  • 6% na área de Seguros. 

Como funcionam as Metodologias Ágeis na Gestão de Projetos? 

Em primeiro lugar, para aplicar as metodologias ágeis na gestão de projetos é preciso ter muito cuidado, mas, o processo é simples. Isso porque, hoje em dia as ferramentas são mais otimizadas. 

Mas quando se trata de ter “cuidado”, é para que nenhuma peça se perca durante o caminho da construção, para isso, é necessário entender o conceito de metodologias ágeis:

  • Abrangente: é necessário abraçar os processos, as estratégias, estruturas, pessoas e tecnologias da organização. 
  • Iterativa: saber que imprevistos acontecem e por isso, é necessário ter flexibilidade. 

Mas como implementar essas metodologias de forma eficiente? 

Para implementar as metodologias ágeis, siga esses passos:

  • Identifique todos os pontos que criam um valor para o seu negócio;
  • Mapeie todos os processos, para que esses pontos sejam identificados com dinamismo e agilidade;
  • Crie fluxos de valor, com o objetivo de estruturar as entregas e reporte de resultados;
  • Identifique os times ágeis e suas missões, para melhorar a sua entrega de valor. Além de, claro, ser o ponto para definir as ferramentas e frameworks ágeis;
  • Busque pelas melhorias e avanços necessários para a tecnologia ou equipe, com a intenção de mudar a cultura organizacional e habilitar a aplicação das metodologias ágeis. Esse é o ponto do Backbone!;
  • Ao concluir todos os pontos, é o momento de fazer o roadmap de implementação. 

Por que as Metodologias Ágeis são tão importantes para as empresas? 

A princípio, as empresas utilizam as metodologias ágeis por diversos motivos e claro, isso é um dos principais motivos pelo qual ela se torna importante. Afinal, trata-se de uma transformação estrutural, operacional e estratégica nas organizações.

Segundo o 14th Annual State of Agile Report, existem 3 motivos para as empresas aplicarem as metodologias ágeis:

  • Maximizar a produtividade;
  • Acelerar a entrega dos produtos;
  • Aprimorar as habilidades de gerenciar as prioridades. 

E claro, isso gera diversos benefícios para as empresas. Mas isso, nós veremos daqui a pouco. 

Metodologias Ágeis x Metodologias Tradicionais: qual é a diferença? 

De fato, um dos principais pontos de desafios para os gestores das empresas que aplicam as metodologias ágeis em seu dia a dia é a forma que elas se encaixam nas empresas.

Como dissemos, a metodologia tradicional possui um padrão de gerenciamento de processos e pessoas, ou seja, essa metodologia é linear e não se encaixa mais na realidade das organizações. Afinal, essa metodologia foca mais no produto do que nos clientes e suas necessidades. 

Por outro lado, as metodologias ágeis são feitas para serem ágeis e se adaptarem a mudanças, pois é o mais ideal quando se trata de um ciclo de um projeto. 

Conheça as sete principais Metodologias Ágeis!

Veja quais são os principais tipos de metodologias ágeis:

Scrum

Em primeiro lugar, o Scrum consiste em uma metodologia para o planejamento e gerenciamento de projetos. Geralmente, essa metodologia é feita por ciclos, normalmente mensais e com prazos para que algumas atividades sejam realizadas.

Kanban 

Esse termo é de origem japonesa e pode ser traduzido como “cartão” ou “sinalização”. A metodologia utilizada é com o uso de cartões, post-its para sinalizar os fluxos de produção.

Lean

Essa metodologia é bem mais antiga do que o Manifesto Ágil, ela visa entender os processos mais enxutos e torná-los mais produtivos. 

ASD - Adaptive Software Development

O ASD é focado em resolver processos mais complexos. Então, o seu principal objetivo é entregar os resultados sem muito caos. Ele se baseia em alguns princípios, veja quais são:

  • Orientado a riscos;
  • Iterativo;
  • Prazos pré-fixados;
  • Orientado a missões;
  • Baseado em componentes;
  • Tolerância a mudanças. 

SAF - Scaled Agile Framework

Para que você compreenda melhor, o SAF é um grupo de padrões que guiam a empresa nas metodologias ágeis e lean. Essa metodologia tem como finalidade alinhar as equipes ágeis seguindo alguns princípios:

  • responsabilidades;
  • valores;
  • níveis de entrega.

DSDM - Dynamic Systems Development Method 

Em primeiro lugar, o DSDM é uma metodologia que possuía um outro nome, sendo ele: RAD - Rapid Application Development. Essa metodologia passa pelo planejamento, gerenciamento, execução e dimensionamento. Veja quais são os princípios dessa metodologia ágil:

  • valor;
  • entrega frequentes;
  • colaboração dos clientes;
  • equipes capacitadas;
  • envolvimento contínuo e ativo do usuário;
  • testes integrados.

FDD - Feature-driven Development

Essa metodologia é orientada a recursos. Afinal, o seu processo de iteração é bem mais curto. Para aplicar essa metodologia, ela baseia-se em 8 fatores:

  • Visibilidade de progresso e resultados;
  • Gerenciamento de Configurações;
  • Modelagem de objeto de domínio;
  • Equipe de recursos;
  • Modificações regulares;
  • Inspeções;
  • Propriedade de componente e classe;
  • Desenvolvimento de recursos.

Quais são as vantagens de utilizar as Metodologias ágeis? 

Desde já, a implementação das metodologias ágeis podem trazer uma série de benefícios para a sua organização. Nesse sentido, nós separamos as cinco principais vantagens de aplicar as metodologias ágeis na sua empresa. 

Aumento da Produtividade com as Metodologias Ágeis

Para começar, uma das principais finalidades das metodologias ágeis é deixar os processos mais rápidos e eficientes. Consequentemente, isso deixa os processos mais produtivos. 

Com as metodologias ágeis, os funcionários entendem melhor o que é de valor para os clientes. 

Melhorias na comunicação com as Metodologias Ágeis

É inegável que com as metodologias ágeis a comunicação das empresas fica mais transparente. Com essas metodologias, as relações ficam mais claras não só entre a equipe e os gestores, mas também entre a empresa e seus clientes.

Maior qualidade com as Metodologias Ágeis

Sendo assim, com uma boa comunicação, existem mais chances de o produto final ser entregue de uma forma bem mais sucedida, colocando no mercado as soluções para sanar as dores dos clientes. 

Integração entre pessoas com as Metodologias Ágeis

De forma geral, as metodologias ágeis são essenciais para o desenvolvimento de todas as pessoas que estão no projeto. Afinal, todas as partes interessadas costumam tornar os processos mais transparentes, visando entregar um resultado transparente aos clientes. 

Respostas rápidas para imprevistos e alterações com as Metodologias Ágeis

De fato, com as metodologias ágeis é possível fazer mudanças de forma mais flexível. Essas mudanças fazem parte do processo de desenvolvimento e podem impactar positivamente se forem feitas corretamente. 

Como implementar as metodologias ágeis na sua organização? 

A princípio, muitas pessoas acreditam que para aplicar as metodologias ágeis é preciso apenas virar a chave. No entanto,  trata-se de uma mudança cultural em sua empresa. 

Então, antes de tudo, é necessário entender o que precisa ter para implementar as metodologias ágeis. Nesse sentido, é necessário compreender as motivações que levaram você a considerar uma mudança.  Logo, depois, você pode começar a utilizar essas dicas:

Crie um Planejamento

O primeiro passo é criar um planejamento, afinal, sem se planejar você não consegue alcançar suas metas de forma simples e eficiente. Então, coloque no papel todas as coisas que são necessárias para realizar a mudança.

Alinhe todas as mudanças com a equipe

Não deixe de alinhar tudo que o será feito e modificado com o seu time. Afinal, eles serão essenciais para entender os novos processos, frameworks e métricas que precisam ser consideradas.

Treine todos os colaboradores

É muito importante que as empresas ofereçam um treinamento de tecnologias ágeis para os seus colaboradores, principalmente, para os gestores. 

Use um sistema de gestão

Utilizar um sistema de gestão é essencial para qualquer empresa, afinal, com esses softwares as entregas e mensuração de resultados passam a ser mais simples, ou seja, menores burocráticos. 

Aqui na QRPoint, por exemplo, nós temos um sistema de controle de ponto capaz de desburocratizar os processos de recursos humanos. Com isso, podemos dizer que a sua empresa pode focar mais nas pessoas e menos nos processos. Além disso, entendemos que também utilizamos metodologias ágeis em nosso dia a dia. 

Por fim, foi possível entender que as metodologias ágeis são fascinantes e podem trazer os melhores resultados para a sua empresa.  

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Em primeiro lugar, a QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Conte com a QRPoint!

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu?

Você não acha que está na hora de atualizar o seu controle de ponto? Pois é! O controle de ponto online seria uma ótima opção, mas… Antes de tudo, confira!

De fato, um sistema de controle de ponto é muito importante para uma organização e existem vários modelos e formas de controlar a gestão de jornada dos colaboradores. No entanto, alguns métodos podem estar ultrapassados e sujeitos a fraudes, prejudicando a empresa e seus funcionários

Apesar de ser um método antigo, o que ainda acontece em muitas empresas, é o controle ser feito de forma manual em livro de ponto ou pelo Excel. Mas, mesmo que as informações sejam alocadas em computadores, o sistema pode ficar lento e ficar mais aberto para alterações e modificações nos dados fornecidos, além de, claro, o retrabalho na hora de fazer a folha de pagamento.  

Por isso, um sistema de controle de ponto online é a solução que a sua empresa necessita e pode ajudar muito na gestão de jornada de todos os colaboradores.

Quer saber mais sobre o nosso sistema de controle de ponto online? Então clique aqui e veja como funciona a nossa metodologia ágil.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!