Como mensurar a produtividade dos seus colaboradores?

Você já parou para pensar em quais fatores aceleram ou prejudicam a produtividade dos seus colaboradores? Caso a resposta seja \”não\”, esse é o momento para refletir sobre o assunto. A produtividade, relação entre a produção e a eficiência, é uma das principais ferramentas para analisar a performance da empresa. Por isso, é vital acompanhá-la. 

Quando a produtividade é medida, é possível alinhar, junto aos colaboradores, as maneiras de melhorar o desempenho, tanto individual quanto coletivo. Traçar novos objetivos, metas e estratégias para o potencial aumento de entregas – e, consequentemente, de receitas, também é um retorno esperado do acompanhamento. 

Mantendo contato com os colaboradores, e fornecendo feedbacks e treinamentos, eles serão capazes de identificar o avanço ou retrocesso em sua própria produtividade – e conseguem enxergar melhor seu propósito dentro da empresa. Isso os torna bem mais satisfeitos com as tarefas e, consequentemente, mais produtivos. 

Dessa importância, provavelmente, você já sabe muito bem. Então, deve estar se perguntando: como posso mensurar a produtividade dos colaboradores?

Estabeleça metas e expectativas 

Cada equipe deve ter metas, objetivos e expectativas devidamente estabelecidas para todos. Dessa forma, os propósitos dos funcionários ficam alinhados aos da empresa.

Nesse contexto, é importante atentar-se para que as metas sejam coerentes e relevantes para cada setor, já que cada área exige uma responsabilidade específica. 

Com a clareza do que cada um deve cumprir, fica mais fácil, ao colaborador, realizar suas atividades. Da mesma forma, também é possível mensurar os indicadores de empenho, pois sabe-se quem está alcançando as metas – e, em casos de falhas, pode-se investigar a razão do gargalo. 

Essa forma de mensurar a produtividade constitui em um gerenciamento por objetivo, em que os colaboradores devem se reunir com seus supervisores regularmente para expor e discutir seu progresso. Através dessa gestão, líderes e equipes podem procurar, juntos, soluções necessárias. 

Monitore a quantidade e a qualidade de trabalho

Monitorar a quantidade, em algumas áreas, pode ser um grande fator para mensurar a produtividade dos colaboradores. Na área de vendas, por exemplo, pode-se medir a quantidade de clientes atendidos por tempo.

Entretanto, na maioria das situações, não basta somente analisar a quantidade: é preciso ir mais longe e averiguar a qualidade do trabalho que está sendo feito.

Esse acompanhamento potencializa a identificação das habilidades que precisam ser aprimoradas por parte dos colaboradores – e, posteriormente, investir em treinamentos que auxiliem exatamente nesses pontos e desenvolvam a equipe. 

Controle a presença dos funcionários

Alguns indicadores da presença e falta dos funcionários também podem mensurar a produtividade do grupo. O indicador de absenteísmo, por exemplo, analisa as ausências no trabalho – seja por falta, atraso ou ausência de motivação. 

Esses dados podem ser obtidos a partir de uma boa ferramenta tecnológica que possibilite, aos gestores, acompanhamento remoto da produção. 

Além disso, também é possível dedicar parte da sua atenção aos colaboradores enfermos. Muitas vezes, alguns persistem em frequentar o trabalho, mesmo debilitados. 

A longo prazo, isso pode ser prejudicial, porque, enquanto doentes, o rendimento diminui consideravelmente – e, ainda, corre-se o risco de contaminação no ambiente de trabalho, gerando um ciclo de improdutividade. 

Gerencie o tempo para medir a produtividade dos colaboradores

Outra forma de mensurar a produtividade dos seus colaboradores é pelo gerenciamento de tempo. Nesse quesito é determinada a performance dos trabalhadores a partir do registro de como utilizam seu tempo para o trabalho. 

Isso pode ser feito, por exemplo, a partir da mensuração de quanto tempo é gasto na realização de uma tarefa ou perdido de forma desnecessária. 

Para mensurar a produtividade nesse nível você pode contar com a ajuda de softwares objetivados a medir as horas de trabalho. Determinados programas exigem que cada colaborador registre suas tarefas diariamente, revelando seu progresso. Isso, além de diminuir a procrastinação, gera relatórios que facilitam a análise de produtividade. 

Pensando nisso, a QRPOINT oferece diversos recursos para o controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Com nosso aplicativo é possível ter acesso a cálculo de horas adicionais, faltas, indicadores de produção e outras soluções. Tudo de maneira automatizada e prática!
A QRPOINT busca auxiliar gestores de RH com a criação de dados que potencializam o sucesso da empresa. E, agora que você já sabe como mensurar a produtividade dos colaboradores, que tal conferir nossas dicas para manter seu RH livre de processos trabalhistas? Acesse gratuitamente o material que fizemos especialmente para essa finalidade.


A QRPOINT busca auxiliar gestores de RH com a criação de dados que potencializam o sucesso da empresa. E, agora que você já sabe como mensurar a produtividade dos colaboradores, que tal conferir nossas dicas para manter seu RH livre de processos trabalhistas? Acesse gratuitamente o material que fizemos especialmente para essa finalidade.

Conheça outros artigos relacionados