Liderança: Como praticá-la de forma assertiva em sua empresa!

Praticar uma boa liderança no ambiente corporativo é fundamental para o desenvolvimento de uma rotina de trabalho tranquila. Por isso, é importante que as hierarquias sejam bem estabelecidas dentro das empresas, mas mais que isso, é importante que a liderança seja inspiração.

Nesse artigo vamos te contar a diferença entre ser líder e ser apenas chefe. Isso porque, enquanto um chefe exige, geralmente, apenas resultados de seus colaboradores, o líder está preocupado com o bem estar e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional dos seus subordinados. 

Até aqui você já conseguiu perceber os impactos que uma liderança inspiradora pode trazer para a sua empresa, né? Continue a leitura que vamos te contar tudo o que você precisa saber para colocá-la em prática! 

O que é liderança?

A liderança nada mais é do que uma habilidade pessoal de inspirar e motivar outras pessoas. Dessa forma, ela pode influenciar as ações, decisões e até mesmo, comportamentos. Uma liderança assertiva influencia de forma positiva.

Portanto, concluímos que um bom líder é aquele que além de atingir os objetivos da organização com leveza e eficiência, não compromete a saúde mental  de seus colaboradores. 

Além disso, ele se prepara constantemente para a posição que ocupa dentro da empresa, não hesitando em mudar os rumos de determinadas ações ao reconhecer que não obtiveram os resultados esperados. 

Liderança
Liderança

Principais características de uma boa liderança  

De modo geral, as empresas precisam ter bons líderes, capazes de desenvolver o melhor de cada um de sua equipe de trabalho. São eles os responsáveis por manter um local de trabalho harmônico e criativo e é por isso que existem algumas características importantes. Saiba abaixo quais são elas: 

Comunicação 

Um bom comunicador consegue, de forma clara e objetiva, compartilhar todas as informações e demandas que a equipe precisa ter acesso. E dessa forma, manter colaboradores motivados e dispostos a executar as tarefas da melhor maneira possível.

Relação interpessoal 

Um bom líder é aquele que consegue além de se comunicar bem, ser educado, respeitoso e agradável com os seus colaboradores. Considerando essa como uma boa característica, é desse modo que uma boa liderança consegue manter uma comunicação interpessoal assertiva com todos os profissionais. 

Quer saber mais sobre Comunicação Interpessoal? Clique aqui e leia o artigo! 

Conheça sua equipe 

Outro ponto fundamental para uma boa liderança é conhecer as principais características da sua equipe. Dessa forma, você consegue aprimorar todas as qualidades e diferenças individuais dos profissionais. 

Além de conseguir analisar e corrigir os pontos fracos para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível a cada dia.  

Transparência 

Além de todas as outras características, um bom líder precisa ser transparente com sua equipe de trabalho. É importante que esteja incluído na rotina desse gestor práticas como feedbacks, por exemplo. 

Isso porque é com essas iniciativas que um bom líder pode apresentar os erros e acertos para os profissionais e dessa forma, juntos encontrarem o melhor caminho possível para o sucesso da empresa. 

Saber ouvir 

Para conduzir de forma assertiva qualquer equipe de trabalho, uma boa liderança precisa saber delegar e dividir funções com os seus colaboradores. E para isso acontecer da melhor maneira é necessário que ele saiba ouvir todos os profissionais de forma horizontal, pensando sempre no sucesso das ações executadas pelas equipe.

Inspiração e Motivação 

E por último mas não menos importante, um bom líder precisa desenvolver sua equipe buscando sempre motivá-los através de boas práticas. É ele o responsável pela imagem que sua equipe vai passar para o restante da empresa. 

E por isso, existe a preocupação de mantê-los sempre motivados a entregarem os melhores resultados dentro do possível. 

O que um bom líder precisa ter como atribuição? 

Geralmente os cargos e liderança são os responsáveis por gerir todos os outros profissionais de uma empresa, e para isso acontecer da maneira mais correta, justa e humana possível é necessário que os líderes sigam algumas atribuições, são elas: 

Ser um bom representante 

Uma boa liderança precisa ser exemplo, dessa forma, é fundamental que ele siga todos os objetivos da empresa que vão de encontro com sua cultura também. Isso só é possível para aqueles que absorvem 100% os princípios e valores da empresa. Além de se atentar às estratégias que mais fazem sentido para ela também. 

Um líder nato consegue repassar todas essas informações para os profissionais pertencentes à sua equipe de trabalho. 

Desenvolver a equipe 

Uma liderança assertiva é capaz de ajudar no desenvolvimento e potencialização de todas as habilidades individuais de sua equipe. Além disso, ele contribui para que o RH da sua empresa escolha os profissionais mais adequados para a formação de seu time. 

Organizar e executar as ações 

É de responsabilidade de uma boa liderança ter a iniciativa de inspirar os demais colaboradores de sua equipe. Mas também é fundamental que ele a conduza de maneira correta para a realização dos planos. 

Dessa forma é ele quem organiza as estratégias essenciais no desenvolvimento de todas as demandas de seus profissionais. 

Criar demandas assertivas 

E claro, é ele também o responsável por criar as demandas que mais fazem sentido para o momento da empresa e repassá-las aos seus colaboradores. Isso ṕorque é ele quem tem o preparo e o conhecimento tanto dos objetivos da empresa quanto do potencial do seu time.

Dessa forma, ele as cria analisando o que de fato faz sentido para a organização e facilitando a execução das ações para seus profissionais, garantindo que as chances de bons resultados sejam maiores. 

Praticar feedbacks 

E como já citado anteriormente, é válido destacar como é fundamental a prática de feedbacks dentro de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

Uma boa liderança, faz dessa prática uma rotina dentro do seu time de trabalho. Desse modo, ela gerencia os resultados tanto coletivos quanto individuais de sua equipe e repassa para a equipe os resultados do desempenho geral e individual nas ações.

Garantindo assim, que os pontos positivos continuam sendo executados e que os negativos sejam analisados e corrigidos da melhor maneira. 

5 tipos de liderança 

É fundamental entender que não existe uma só maneira de exercer liderança. Existem as características necessárias que um bom líder precisa ter, existem também algumas atribuições primordiais para executar esse papel dentro de uma organização. 

E além disso existem alguns tipo de liderança, e vamos citar os principais abaixo: 

Compartilhada 

Nesse tipo de liderança, o poder de decisão não é apenas do gestor mas sim de toda a equipe. Desde as propostas de demandas e ações até as soluções de possíveis problemas que possam ocorrer nos andamentos delas. 

O papel do líder nesse momento é deixar todos os colaboradores confortáveis na participação de todas as estratégias e decisões dos projetos a serem executados. É justamente, deixá-los o mais livre possível para dividir as responsabilidades e os poderes. 

É válido lembrar que liderança compartilhada não é o mesmo que co-liderança. Na co-liderança, por exemplo, apenas uma pessoa ou um grupo de pessoas é designado para ter o mesmo poder de decisão. Já na liderança compartilhada essa prática é dividida com toda a equipe. 

Colaborativa 

Um líder colaborativo tem a habilidade de conversar de forma horizontal com os membros do seu time. Ele pode ensinar e aprender com os seus colaboradores, além de também executar as mesmas atividades se o fizer necessário. 

Dessa forma, esse tipo de liderança contribui para o desenvolvimento da empresa de forma horizontal e faz com que um gestor colabore com a execução das tarefas da mesma forma que os profissionais de sua equipe. 

Dito isto, ele consegue além de contribuir de forma justa com todas as demandas, conhecer os seus colaboradores e o potencial individual de cada um. Desse modo, ele consegue a partir disso, direcionar cada profissional para as ações e demandas que fazem mais sentido no seu individual, deixando-os cada vez mais motivados a entregar bons resultados. 

Criativa

A liderança criativa parte da premissa da inovação. Um líder criativo está o tempo todo buscando por novas tecnologias, novas práticas, novas formas de execução, e dessa forma, buscando deixar seu time sempre bem estimulado e motivado para cada vez mais sentir confiança em inovar e arriscar. 

Além disso, esse é o líder capaz de ouvir bem todos os colaboradores dispostos a contribuir com novas ideias e novidades para tirar a rotina de trabalho da mesmice. Ele é o líder que acredita que o movimento e a inovação são o principal caminho de uma empresa e/ou organização. 

Democrática

Esse tipo de liderança é conhecido também como liderança participativa. E é onde toda a equipe tem o poder de influenciar as tomadas de decisões do líder. Inclusive, ele conta com os palpites e sugestões de todos os colaboradores para tomar as decisões de forma mais assertiva possível para a empresa.  

Ele é líder que acredita que não é ele sozinho que pode mudar os rumos de uma empresa, além disso ele não acredita que é o dono da verdade absoluta e por isso, divide com toda a equipe os seus projetos, para que dessa forma, tome a melhor decisão tanto para o sucesso da empresa quanto para o bem estar do seu time. 

Liberal 

A liderança liberal é muito parecida com a democrática. Mas nela a principal característica é que além do líder contar com as sugestões da equipe, a mesma tem total liberdade para tomar as decisões que forem melhores para o desenvolvimento das demandas. 

Dessa forma, na liderança liberal os profissionais de um time tem uma maior autonomia e costumam se autogerenciar. É muito comum que esse tipo de liderança seja mais utilizado em equipes que possuem profissionais mais consolidados e que não precisam tanto de alguém para supervisionar o seu trabalho. 

\"liderança\"

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre liderança e as principais características para começar a praticá-la com seus profissionais. Saiba também como a QRPoint pode auxiliar o RH da sua empresa. 

Nós chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu? 

Gestão de pessoas: Entenda o conceito!

É claro que a Gestão de Pessoas é fundamental dentro de uma organização. O motivo, além de tudo que conversamos até aqui, também é a consolidação da empresa no mercado. 

Dessa forma, quando a produtividade e engajamento dos colaboradores vai de encontro com os valores comportamentais da instituição em questão, a consequência certamente é o sucesso! 

Dito isto, vale lembrar que ao não manter seus funcionários motivados, a empresa pode correr o risco de perder grandes talentos e ter alta rotatividade. Além disso, o ambiente se torna mais propício a gerar um clima organizacional ruim, afetando a performance da equipe como um todo e prejudicando a imagem da empresa.

Nesse sentido, os benefícios financeiros não são mais tão determinantes para um trabalhador optar ou não por permanecer em uma determinada organização. Hoje em dia, ele também busca avaliar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento, além de observar como está a valorização de suas entregas dentro da empresa em questão. 

Caso ele não se sinta à vontade para continuar contribuindo como colaborador, esse é sim um fator determinante para o seu desligamento. Por isso, existem as estratégias de Gestão de Pessoas e é através delas que o gestor identifica qual o grau de motivação dos seus funcionários e como extrair dali os melhores resultados. 

Leia o artigo completo aqui!

Conheça outros artigos relacionados