Licença Óbito: Entenda como funciona e saiba quem tem direito!

A licença de óbito está presente em todas as empresas, e ela nada mais é que a licença concedida ao colaborador em momentos delicados para o mesmo.

A Licença óbito está prevista pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), portanto, toda empresa tem o dever de conhecê-la e entender como funcionam suas diretrizes. 

Por isso, nesse artigo vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a Licença óbito, tanto para trabalhadores em regime de CLT quanto para o funcionalismo público.  Veja a seguir: 

  • O que é licença óbito? 
  • Como funciona a licença óbito? 
  • Quando a licença óbito pode ser aplicada? 
  • Quem tem direito a licença óbito? 
  • Como solicitar a licença óbito? 
  • O que diz a legislação sobre licença óbito? 
  • Como o RH deve conduzir uma licença óbito? 

Tenha uma boa leitura! 

licença óbito
Licença Óbito

O que é licença óbito? 

Como dito anteriormente, a Licença óbito, nada mais é do que o direito de um colaborador se afastar da empresa diante de um falecimento, sem ter nenhum tipo de prejuízo no salário. 

Portanto, essa prática está prevista no art. 473 da CLT, e possui algumas variações que devem ser levadas em coordenação em cada caso apresentado. 

Dessa forma, a licença óbito permite que um colaborador que se encaixe nessas condições seja dispensado por dois dias consecutivos, sendo eles úteis ou não.  

Ou seja, a empresa precisa afastar o funcionário sem que ele sofra nenhum tipo de prejuízo no salário referente ao mês da falta. 

Nesse caso, é importante lembrar que além da empresa se atentar ao que diz a legislação, ela também pode considerar o que a convenção coletiva da categoria prevê. 

Além disso, é indispensável que o RH de uma empresa conheça tudo o que tange essa licença para conseguir ter a sensibilidade que o momento exige. 

Afinal de contas, a perda de um ente querido é um momento muito delicado na vida de qualquer pessoa.

Pensando nisso, vamos te contar a seguir como a licença óbito funciona. Confira. 

Como funciona a licença óbito? 

Como já sabemos, a licença óbito é o direito do colaborador de se ausentar durante um período determinado em decorrência de um falecimento. Mas como funciona na prática? 

É preciso que tanto a empresa quanto o funcionário estejam atentos ao que diz a legislação, no art.473 da CLT. Isso porque ela determina o prazo igual a dois dias corridos de afastamento remunerado. 

Dessa forma, o trabalhador nessa condição deve comunicar a empresa o mais rápido possível sobre o ocorrido, e depois disso, poderá se ausentar por até dois dias consecutivos. 

Entretanto, ao seu retorno para as atividades, o colaborador deve ter em mãos a comprovação do falecimento do ente querido. 

Podendo ser apresentado uma cópia da certidão de óbito ou outro documento que seja comprobatório. Além de comprovar o grau de parentesco. 

Desse modo, a licença óbito só é concedida em casos de falecimento de alguns familiares, veja a seguir: 

  • Descendentes (filhos, netos, bisnetos); 
  • Ascendente (pais, avós, bisavós);
  • Cônjuge;
  • Irmãos;
  • Declarados dependentes econômicos na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Sendo assim, qualquer outra condição não está resguardada pela legislação, portanto, não poderá ser prevista como licença óbito. 

Agora que você sabe como funciona, saiba a seguir como proceder no caso de ser um funcionário público. 

Quando a licença óbito pode ser aplicada? 

Todo colaborador deve solicitar a licença óbito em caso de falecimento de um ente querido, caso o grau de parentesco esteja dentro do que a lei estabelece. 

Essa prática também pode ser realizada em caso de parentesco distante. Mas também dentro do que a legislação estabelece, sendo assim a Lei n° 8 112/90 diz que a licença óbito também é considerada em caso de: 

  • Padrasto e madrasta; 
  • enteados;
  • cunhados;
  • Sogros. 

Na mesma lei, também é considerada os entres por ascendência e descendência , ou seja: 

  • Avós;
  • Pai e mãe;
  • Bisavós;
  • Netos;
  • Bisnetos;
  • Filhos (nesse caso, inclui-se natimortos) 

Desse modo, caso uma colaboradora sofra aborto ou tem como fatalidade a morte de um bebe, a licença-maternidade também se aplica como direito da mesma. 

Quer saber mais sobre a Licença Maternidade? Acesse o conteúdo completo aqui! 

Portanto, a colaboradora que se enquadrar nessa situação, terá direito aos 120 dias de licença maternidade, e todo o recebimento do salário maternidade. Essa norma está estabelecida no art. 343 da instrução normativa n°77. 

Ao que se aplica a licença óbito, é válido ressaltar que a regra básica é mais comum é o afastamento de dois dias corridos, mas esse período pode variar de acordo com cada situação. 

Quem tem direito a licença óbito? 

Essa prática é direito de qualquer colaborador no regime de CLT, ela também se aplica aos professores e funcionários públicos. Sendo assim, a única diferença em cada situação é o peido determinado para afastamento.

No caso dos colaboradores que são servidores públicos, cada estado e/ou município tem a liberdade de determinar como funcionará o próprio estatuto. 

Desse modo, os colaboradores de empresas privadas, quem é responsável por determinar o tempo de licença é a CLT ou convenções e acordos coletivos da categoria. 

Se você precisa solicitar uma licença óbito e ainda não sabe como, leia o tópico a seguir. 

Como solicitar a licença óbito? 

Para que o colaborador tenha direito a licença óbito, ele não precisa de uma notificação imediata à empresa, como é previsto na legislação

Entretanto, é fundamental que ele comunique o setor responsável da empresa o mais rápido possível, para que ele possa seguir com esse direito resguardado. 

Além disso, é importante que a empresa saiba do ocorrido para que evite fazer qualquer tipo de cobrança inadequada para o momento que o colaborador está passando. 

Dessa forma, o colaborador precisará apresentar alguns documentos ao RH como comprovação do ocorrido, e assim o gestor responsável registrará todas as informações de forma legal. 

As empresas, por sua vez, costumam cobrar apenas a cópia da certidão de óbito do ente querido. Em alguns casos, é necessário a apresentação de mais documentos, veja a seguir: 

  • Cópia de certidão de óbito;
  • Documento de comprovação de união (casamento, estável, extrato de conta conjunta) em casos de falecimento do cônjuge;
  • Certidão de nascimento ou adoção;
  • Comprovante de endereço

O RH nesse momento tem um papel de muita importância. Isso porque ele precisará se mostrar solícito e prestativo com o colaborador em questão. 

Para entender melhor o que diz a lei sobre licença óbito, siga a leitura. 

O que diz a legislação sobre licença óbito? 

A legislação trabalhista é clara, por meio do art. 473 da CLT ela informa o direito do trabalhador à licença óbito. Esse direito pode ser adquirido por qualquer trabalho dentro desse regime. 

Além disso, umas das regras básicas para garantir a licença óbito é que o ente querido tenha o grau de parentesco descrito pela lei. Ou seja, que seja o falecimento de uma parente direto.  

Para que você entenda melhor, confira a seguir: 

Art. 473 da CLT 

“Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967).”

Portanto, podemos concluir que qualquer trabalhador em regime de CLT tem o direito a dois dias consecutivos de afastamento das atividades, caso perca algum familiar direto. 

Para conferir o que mudou com a reforma trabalhista, confira o tópico a seguir. 

Licença óbito e Reforma Trabalhista: o que mudou? 

Com a reforma trabalhista de 2017, o art.473 não chegou a sofrer nenhuma alteração. Entretanto, os acordos individuais e convenções coletivas passaram a ser interpretados de formas diferentes. 

O que isso significa? 

Segundo a nova reforma trabalhista, os acordos e convenções se mantém como a legislação trabalhista estabelece. 

Ou seja, em caso de licença óbito, se o colaborador quiser negociar um período maior de afastamento ou até mesmo apresentar outros graus de parentesco, a empresa fica livre para aceitar essa proposta e não a regulamentação da CLT.  

A principal mudança que a reforma trabalhista trouxe para a licença óbito foi, justamente, uma maior liberdade para determinar o período de licença

Dessa forma, o colaborador se sente preparado para retomar suas atividades e a empresa colabora com o momento em questão. 

Como o RH deve conduzir uma licença óbito? 

Além de seguir tudo o que a lei estabelece para a licença óbito, o RH nesse momento precisa ter a iniciativa de pensar no colaborador como ser humano. 

Esse é um momento muito sensível para qualquer pessoa, e ter o apoio da empresa é fundamental para que o funcionário consiga retomar suas atividades tanto pessoais quanto profissionais da melhor forma possível. 

E, embora tenha a legislação para seguir nesse momento, cada empresa pode determinar internamente o que fazer caso algum colaborador passe por essa situação. Isso porque cada pessoa tem uma forma muito particular de lidar com esse tipo de  turbulência. 

Pensando nisso, separamos três práticas fundamentais para conduzir esse tipo de situação dentro do RH da sua empresa. 

Ter atenção ao estado emocional do colaborador 

O estado emocional de um colaborador deve ser prioridade dentro de uma organização. Principalmente após uma situação de falecimento próximo. 

Por isso, o RH de qualquer empresa deve se tornar responsável pelo bem estar do funcionário em questão. Como um gestor de pessoas pode fazer isso?  

  • Ouvir o colaborador; 
  • Se mostrar disponível para conversar;
  • Reduzir o estresse e outros gatilhos mentais; 
  • Receber feedbacks dos colaboradores. 

Essas são algumas das práticas que podem ser adotadas em momento de delicadeza, por exemplo. 

Trabalhar com a possibilidade de estender a licença óbito 

Nós vimos que a nova reforma trabalhista possibilita que as empresas estendam o prazo de licença óbito dos colaboradores caso julguem necessário. 

Dessa forma, essa é uma medida que o RH pode adotar se algum colaborador se encontrar nessa situação. 

Ou seja, o gestor de pessoas pode negociar um prazo maior de afastamento com o colaborador e usar, por exemplo, seu banco de horas, antecipação de férias, ou até mesmo a licença remunerada. 

Trabalhar com a empatia e solidariedade 

É fundamental que o retorno do colaborador às suas atividades no trabalho, a empresa se mostre disponível para ouvi-lo e apoiá-lo. 

É importante não só o RH, mas que os líderes e os demais colaboradores entendam o momento em questão e demonstrem sensibilidade e apoio ao profissional que ainda vive o luto. 

licença óbito
licença óbito

Como o QR POINT pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre licença óbito, saiba como a QR POINT pode colaborar com as questões burocráticas do seu RH, para que ele foque nas pessoas! 

Nós chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR POINT cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR POINT. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR POINT como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR POINT funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR POINT na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook

Tudo o que você perdeu sobre: Saúde Mental! 

A saúde mental é responsável por abranger a integridade emocional, social e psicológica do ser humano. Ou seja, ela está completamente relacionada aos nossos desejos, sentimentos, às nossas interações sociais e a satisfação com a vida. 

É importante dizer também que a nossa mente é um conjunto de situações que vivenciamos, e por isso, ela pode incluir a nossa capacidade de lidar com os desafios cotidianos e até mesmo com os acontecimentos repentinos. 

Podemos dizer então, que ter uma boa saúde mental é conseguir lidar com os estresses e sobrecarga do trabalho, ao mesmo tempo que lidar com perdas de pessoas queridas ou dificuldades financeiras, por exemplo.

Você se interessou pelo conteúdo e quer ter acesso a ele completo? Basta clicar aqui!

Conheça outros artigos relacionados