e-leadership: Saiba tudo sobre essa prática!

O e-leadership é um modelo de liderança que foi desenvolvido pensando no avanço e potencialização de um empresa. Para saber mais, acompanhe o artigo!
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Não é de hoje que surgem novas práticas e ferramentas para facilitar o dia a dia de uma empresa, principalmente no departamento de recursos humanos e gestão de pessoas. Ou seja, se adaptar a essas mudanças é inevitável para sua empresa continuar evoluindo no mundo da tecnologia

Assim como o controle de ponto da QR point, existem práticas dentro de uma organização que também podem garantir um trabalho mais tranquilo para os gestores e suas equipes, o e-Leadership é uma dessas metodologias! 

Agora você deve estar se perguntando sobre do que se trata esse termo e como ele pode ser adotado pela sua empresa, né? Acompanhe este artigo que vamos te ensinar tudo sobre essa modalidade. 

O que é e-leadership? 

Esse modelo de liderança foi desenvolvido pensando no avanço e potencialização de uma marca. As propostas dessa modalidade são claras e te mostramos abaixo: 

Redução de hierarquias

Diferenciar chefia de liderança é algo muito presente nessa prática, visto que os colaboradores querem ser ouvidos, além de sentirem que são úteis para o desenvolvimento da organização. 

Desse modo, é importante que a redução de hierarquias seja uma rotina dentro da empresa e que cada vez mais, os colaboradores começam a sentir que estão incluídos nos planos daquela instituição. 

Priorizar a colaboração e participação dos funcionários

O e-leadership geralmente preza por uma liderança mais colaborativa por parte dos colaboradores, Além disso essa prática defende a inclusão da equipe em sua totalidade e dessa forma, pode garantir um maior engajamento dos funcionários. 

Isso porque, ao serem ouvidos, eles se sentem mais motivados para contribuir com o trabalho diário da organização. 

Maior flexibilização e autonomia 

Além disso, esse profissional propõe que a autonomia e flexibilidade de seus colaboradores sejam garantidas. Isso porque, o e-leadership entende que além de uma vida profissional, o funcionário requer de toda conciliação com sua vida pessoal também. 

Dessa forma, empresa e colaboradores conseguem conciliar as burocracias de uma vida profissional com as atividades da vida pessoal. E hoje em dia, o que não falta são ferramentas para a otimização de tempo durante a rotina. 

Além da flexibilização de horários, o líder também preza pela autonomia de seus funcionários. O home office é um exemplo contemporâneo muito claro, depois da última reforma trabalhista, cerca de 45% das empresas entrevistadas pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade, tinham adotado esse sistema. 

Desse modo, ao mesmo tempo que os líderes definem a direção da equipe aos resultados que a empresa precisa, eles usam algumas ferramentas capazes de desenvolver as habilidades das pessoas de maneira respeitosa e eficiente. 

A prática de e-leadership nasceu do modelo de liderança transformacional, proposta por James MacGregor e desenvolvida por Bernard Bass. Nele é questionado os processos de gestão e os passos para as mudanças comportamentais dentro das organizações. 

A liderança transformacional propõe que um bom líder, além de criar uma visão de futuro inspiradora, é também quem motiva as pessoas a surfarem na mesma onda. Desse modo, outras características desenvolvidas na metodologia de e-leadership são: 

  • Gerenciamento de entregas;
  • Treinamento da equipe;
  • Performance para alcance de resultados;
  • Trabalhar com as soft skills de cada funcionário com foco no bem estar do mesmo, e também no resultado da empresa. 
  • Para você que se interessou pela e-Leadership, leia também nosso artigo sobre Gestão de Pessoas

Quais são os desafios da e-leadership? 

Apesar de ser um modelo de liderança mais tranquilo, a dificuldade mais comum entre esses líderes é desempenhar as funções que são responsáveis. Além de focar em construir equipes sólidas e mantê-las motivadas, o líder  precisa se atentar aos resultados da empresa

Dessa forma, as práticas mais comuns que podem contribuir para uma boa liderança são os feedbacks regulares, estímulo por meio de celebrações ao cumprir metas, manter o desenvolvimento profissional de cada colaborador em dia e por aí vai. 

Saiba como diferenciar um líder de um chefe: 

Começo esse tópico dizendo que um líder pode ser um chefe mas um chefe pode não ser um líder. Você deve estar se perguntando o porquê, né? Continua a leitura que vamos te contar! 

Um chefe pode ser um profissional conhecido por comandar uma equipe, ou seja, impor ordens e centralizar o poder. Além disso, é muito característico que ele seja autoritário e foque somente nos bons resultados para a empresa. 

O líder, além de inspirar as pessoas, também valoriza o trabalho em equipe. Dessa forma, os colaboradores se sentem motivados a entregarem o seu máximo potencial e não só a empresa alcança bons resultados, como também cada um em sua individualidade. 

Fazendo um parâmetro geral entre as duas características, é notável que enquanto o chefe vê os seus funcionários como subordinados, somente impondo ordens ao invés de incentivá-los a entregar boas demandas. Os líderes estão preocupados com outros aspectos. 

Para ele, o interessante não é ser visto como alguém temido pelo restante da equipe, mas sim conquistar o respeito dos seus colaboradores, buscando ouvir, esclarecer mal entendidos e valorizar as habilidades e competências de cada funcionário. 

 Agora que você já entendeu como é importante ter bons líderes ao invés de chefes em sua empresa, venha conferir como a prática de e-leadership pode te ajudar! 

Como essa prática pode ajudar o seu negócio? 

Essa modalidade pode proporcionar uma série de benefícios para a sua empresa, a começar pela possibilidade de aumentar a motivação e engajamento de seus colaboradores. Isso porque eles terão ainda mais autonomia e consequentemente, se sentirão mais valorizados em suas habilidades e competências. 

Além de todos esses benefícios, essa prática de e-leadership pode contribuir para o aumento da produtividade de seus colaboradores, garantindo que o seu negócio alcance o sucesso e os seus clientes saiam satisfeitos. Confira abaixo algumas vantagens dessa modalidade: 

  • Geração de um bom clima organizacional;
  • Redução nos indicadores de absenteísmo;
  • Contribuição na resolução de problemas;
  • Criação de soluções assertivas.

Nesse caso, o atendimento que você entrega ao consumidor é diferenciado. O líder que adota essa prática como rotina, encontra uma maior flexibilidade na comunicação com seus clientes e até mesmo com seus colaboradores.

Por fim, o e- leadership é baseado em um modelo de liderança tecnológica que visa propiciar ao cliente a melhor experiência de compra que ele poderia ter. Portanto, isso resulta em muitas vantagens, velocidade nos processos produtivos da empresa é uma delas. 

e-leadership
Leadership

Como associar o e-leadership à tecnologia dentro da sua empresa?

Você deve estar se perguntando como pode começar a aplicar essa prática em seu negócio. Calma! Nós vamos de explicar, abaixo estão destacados alguns passos necessários para que essa implantação aconteça da maneira mais assertiva possível. 

Cultura voltada à transformação digital

Essa dica é muito importante para quem deseja se inserir no universo do e-leadership, pois é preciso criar uma cultura de transformação digital bem consciente dentro da organização.  

A princípio, a empresa deve focar um transformar digitalmente muitos dos seus processos, por exemplo: 

  • Automatização, 
  • Otimização;
  • Redução de custos;
  • Melhora da produtividade.

Nesse sentido, é claro que aplicar toda essa transformação dentro de uma organização não é um processo fácil, pelo contrário. Sendo assim, é importante que seja feito aos poucos e sem pressa. Saiba priorizar os processos que mais precisam de atenção no início dessa mudança. 

É válido afirmar ainda, que a cultura do e-leadership tornou possível que as empresas mais antigas ganhem espaço e referência no mercado. 

Flexibilização das estruturas

Outro ponto essencial para que a sua empresa adote de fato essa modalidade é a possibilidade de ser mais flexível. Até mesmo porque o conceito de e-leadership tem como principal objetivo criar uma rotina mais autônoma e participativa dos colaboradores para com a empresa. 

Dessa forma, para que isso aconteça da maneira mais natural possível, flexibilizar as estruturas de trabalho pode ser uma ótima alternativa. Além disso, esse comportamento da empresa pode gerar mais confiança e autogerenciamento de seus colaboradores.

Entendendo que é importante gerenciar suas próprias tarefas, os colaboradores irão se  comprometer a entregar bons resultados. Isso porque, se a empresa estiver disposta a confiar em cada um da equipe, as pessoas se sentirão mais motivadas a cumprir suas demandas diárias 

 Desenvolvimento tecnológico para os líderes

Além de todos os outros pontos levantados até agora, saber se os seus líderes estão adeptos ao uso de novas tecnologias também é algo a se destacar no e-leadership.

Isso porque, se um líder que não costuma usufruir de novas tecnologias, não colaborar com as transformações tecnológicas da empresa, consequentemente, o e-leadership não terá nenhuma eficiência ou retorno. 

Dessa forma, é necessário investir em líderes que saibam lidar com novas ferramentas. Além disso, você como gestor da sua própria empresa, pode incluir na rotina desses colaboradores, treinamentos especializados sobre liderança tecnológica

Comunicação empresarial

Por fim, mas não menos importante, é importante criar para a rotina da empresa em conjunto com essa prática, a comunicação empresarial. Uma vez que ela intensifica ainda mais o desenvolvimento e produtividade dos colaboradores, contribuindo para um trabalho em equipe mais eficiente.

Nós da QR Point estamos muito felizes em colaborar para o sucesso do seu negócio. Agora que você já sabe tudo sobre o e-leadership e como aplicar essa metodologia em seu negócio, não perca tempo. Corre lá, aplica e volta para nos contar como foi a experiência! 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

Se você acompanhou até aqui, sabe que essa nova tendência veio para ficar e é por isso que a sua empresa precisa se adaptar o mais rápido possível ao mercado. A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação! Para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas.

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Mais pessoas, menos processos!

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento facial biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!