Indicadores de RH: Como deixar o seu RH mais estratégico?

Os Indicadores de RH são fundamentais para traçar estratégias dentro de uma empresa, e você já deve ter ouvido falar neles, né? 

Isso porque cada vez mais o capital humano se torna a ferramenta mais preciosa das empresas, e para administrá-lo bem é necessário se atentar aos índices e métricas que os indicadores de RH proporcionam. 

Dito isto, para o sucesso estratégico de uma corporação  é fundamental que índices como satisfação, motivação e produtividade sejam supervisionados por uma boa gestão, desse modo tal ferramenta surgiu como forma facilitadora desse trabalho. 

No conteúdo a seguir vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto para entender a importância deles dentro da organização. 

  • O que são Indicadores de RH? 
  • Qual a importância dos Indicadores de RH?
  • Quais os benefícios dos Indicadores de RH? 
  • Os principais modelos de Indicadores de RH
  • Quais as medidas um gestor deve tomar se os Indicadores de RH estiverem ruins?

Vamos lá? 

O que são Indicadores de RH? 

Como dito brevemente acima, os Indicadores de RH nada mais são do que as métricas que auxiliam o gestor na conferência do desempenho de uma instituição. 

Ou seja, eles são os responsáveis por mensurar todos os índices necessários de forma efetiva. É possível mensurar valores numéricos e percentuais, além de medir ações e fornecer as respostas necessárias para ajustar os processos de uma organização. 

Os Indicadores de RH também podem ser reconhecidos como KPIs (Key Performance Indicators). Então pode-se dizer que ele contribui com o alcance das metas de uma empresa. 

É válido lembrar que nem toda meta dentro de uma equipe é um KPI, isso porque são considerados indicadores somente resultados que forem utilizados em decisões com viés estratégico

Ou seja, indicadores que são definidos com base nos dados relevantes da meta geral de uma organização. 

Desse modo, vamos te contar possíveis dados que são confundidos com Indicadores de RH, e na verdade, não são: 

  • Dados sobre treinamentos de funcionários;
  • Dados relacionados a tempo médio de serviço;
  • Mensuração de valores médios de entrevistas

Você ficou na dúvida sobre o motivo deles não serem considerados Indicadores de RH? Vamos te explicar a seguir. 

Os exemplos acima trazem índices referentes a eficiência de um setor de RH, para ser considerado um Indicador de RH ou KPI é necessário que esses índices mensurem a eficácia. 

Para ficar mais claro, nenhum dos índices acima contribuem efetivamente para o sucesso estratégico da empresa, e por isso não são considerados Indicadores de RH. 

indicadores de rh

Qual a importância dos Indicadores de RH?

Os indicadores de RH são fundamentais para melhorar o desempenho do setor de gestão de pessoas de uma empresa. Isso porque com ele, é possível otimizar processos, reduzir custos e, por isso, aumentar a produtividade dos colaboradores. 

Sendo assim, apenas contratar e pagar salários dos profissionais não são ações suficientes para cuidar do capital humano da empresa. 

É fundamental que o setor de gestão de pessoas sempre fique atento ao desempenho, motivação e engajamento dos funcionários, e por isso é necessário trabalhar com ferramentas como os Indicadores de RH. 

Desse modo, o uso dessas ferramentas pode contribuir muito com práticas que são realmente efetivas quando se trata de planejamentos estratégicos para a empresa, isso porque, analisando os indicadores corretamente é possível saber, por exemplo: 

  • Quais setores precisam de ajustes;
  • Quais são as falhas nos planejamentos;
  • Os níveis de satisfação e comprometimentos das equipes;
  • Entre outros movimentos. 

Portanto é válido lembrar que é imprescindível que os gestores de RH façam escolhas de Indicadores que serão efetivos dentro de uma organização 

 Quais os benefícios dos Indicadores de RH? 

Como vimos anteriormente, os Indicadores de RH são essenciais para aprimorar a gestão de pessoas de uma organização, isso porque eles são capazes de otimizar os processos dentro do setor. 

Desse modo, é normal que esses indicadores mudem conforme o número de colaboradores ou unidades, conforme o nível de entrega das atividades, entre outros. E por que isso acontece? vamos te contar. 

Só é possível ter resultados através dos indicadores de RH se os objetivos do setor estiverem bem definidos, só aí eles irão mensurar a situação de cada estratégica fiel ao que está em prática. 

Ou seja, cada indicador é direcionado de forma estratégica para cada setor de uma empresa, usados estrategicamente e de forma que atenda completamente o setor em questão. 

Sendo assim, vamos te mostrar os indicadores de RH que são fundamentais dentro de uma empresa. Sendo eles direcionados aos setores financeiros e de cuidados com os profissionais. Confira: 

Setor financeiro

Os indicadores de RH focados nos resultados financeiros da empresa, são fundamentais para ponderar as condições relacionadas às finanças da mesma. 

Além de permitir que os gestores consigam observar quais medidas devem ser aplicadas para traçar e alcançar objetivos positivos. Para entender um pouco melhor, vamos mencionar alguns indicadores a seguir. 

Produtividade 

Além de considerar o quanto uma empresa consegue adquirir de receita por cada profissional em um determinado período, também auxilia na otimização de processos. 

Isso porque os indicadores de produtividade podem se adaptar para cada tipo de negócio, sendo comparados dentro do segmento dos mesmos. 

No mais, os Indicadores de produtividade também contribuem para avaliar a eficácia e a capacidade do cumprimento das demandas de cada equipe. 

Além disso, eles permitem que a organização compare os resultados com outras empresas do mesmo ramo, mesmo que a receita e quantidade de profissionais sejam diferentes. 

Custo de colaborador sobre a receita bruta da empresa

Para início de conversa, é importante que você entenda sobre receita bruta e receita líquida. Ele é o faturamento de uma empresa sem os descontos de imposto e outras despesas fixas, já a líquida é o faturamento sem todos os encargos extras e de impostos. 

O objetivo de um Indicador aplicado nesse sentido, é mapear se os custos de profissionais estão dentro do que a empresa estabelece sobre o que é o faturamento total da mesma. 

Ou seja, é esse indicador que pode trazer um panorama do peso que a receita gasta com o colaborador em relação ao total faturado. 

Horas Extras 

Os Indicadores de RH também podem mensurar os cálculos de horas extras. Dessa forma, é possível que seja realizado o cálculo pela razão entre a quantidade de horas extras e o total de horas trabalhadas pelo mesmo colaborador. 

Nele é considerado, por exemplo, quais são as horas extras pagas e as horas acumuladas no banco de horas de cada funcionário. Desse modo, eles são fundamentais para o RH ter um parâmetro sobre a capacidade e sobrecarga de trabalho de seus colaboradores. 

Além desses indicadores de RH focados no financeiro da empresa, é possível trabalhar com outros indicadores também, isso irá depender do ponto de vista estratégico de cada Organização. Confira a seguir possíveis Indicadores de RH:

  • Rescisões;
  • Custo de horas improdutivas;
  • Adicionais noturnos;
  • benefícios extras;
  • entre outros. 

Além dos Indicadores de RH citados acima, é possível mensurar aqueles que cuidam diretamente dos funcionários e sanar possíveis riscos trabalhistas que eles podem sofrer pela empresa. Confira a seguir. 

Riscos Trabalhistas 

A partir de Indicadores que mensuram os riscos trabalhistas, é possível avaliar as condições de trabalho que a empresa oferece aos seus colaboradores, além da qualidade de vida e responsabilidade social da organização. 

Dessa forma, é fundamental que a empresa, dentro de suas estratégias, usem o indicador de rh que mais faz sentindo em seu contexto para observar os desempenhos do pontos ressaltados acima. 

Sendo assim, ao observar esses pontos, é possível que a organização consiga compreender onde estão os erros, e construa ações estratégicas para solucionar possíveis problemas. Abaixo vamos te mostrar alguns indicadores importantes nesse sentido: 

Jornada de Trabalho 

É importante que cada empresa esteja atenta ao que diz a legislação trabalhista do país. Por exemplo, atualmente, ela determina algumas regras fundamentais para resguardar a saúde física e mental de todos os profissionais de uma organização. 

Abaixo é possível conferir o que o seu RH não pode, de maneira alguma, deixar que aconteça dentro da organização. 

  • Permitir que o trabalhador cumpra mais de 6 horas consecutivas sem intervalo; 
  • Permitir que o colaborador trabalhe mais de 10h no dia de trabalho, sem folga, sem descanso ou intervalo; 
  • Permita que um colaborador trabalhe com menos de 11h de interjornada, ou seja, que retorne ao trabalho com menos de 11h de descanso. 
  • Permita que um profissional tenha menos de uma hora para o almoço. 

Cota para menor aprendiz 

Segundo a legislação trabalhista brasileira, toda empresa de médio e grande porte, deve ter uma cota mínima para menor aprendiz e esse valor pode variar entre 5% e 15% do total de pessoal. 

Desse modo, para calcular o índice em sua empresa, é preciso dividir o número de jovens aprendizes pelo total de colaboradores. Lembrando que cargos específicos não entram nesse cálculo, são respectivamente? 

  • Cargos de direção;
  • Colaboradores temporários;
  • Jovens Aprendizes que já pertencem ao quadro da empresa;
  • entre outros. 

Essa cota, pode ser um bom indicador mas é fundamental que tenham colaboradores capazes de supervisionar e apoiar esses jovens. Além de contribuir para um olhar de investimento no futuro tanto da empresa quanto desses jovens profissionais. 

Isso porque, a empresa que adota esse programa, contribui para a preparação deles no mercado de trabalho, além de terem a chance de firmar parcerias quando os mesmos saírem do programa de jovem aprendiz. 

Além dos modelos citados acima, existem mais indicadores de RH que contribuem para o desenvolvimento tanto do seu pessoal quanto do direcionamento estratégico da organização. Confira o próximo tópico!

Os principais modelos de Indicadores de RH

Além dos modelos que citamos acima, separamos os principais Indicadores de RH que contribuem efetivamente para o desenvolvimento do setor. Veja abaixo:

Rotatividade ou Turnover 

Esse indicador considera que quanto menor o índice de rotatividade de profissionais em uma empresa, melhor é o ambiente de trabalho para as equipes e melhor é o desempenho delas nos processos diários.

Além de considerar eficientes os processos de recrutamento e seleção. Desse modo, ele é fundamental para mensurar o nível de rescisão e gastos gerados por elas. Nesse caso, é ideal que a taxa de turnover se mantenha abaixo de 5%. 

Isso porque, um valor acima dessa porcentagem quer dizer que a empresa precisa prestar mais atenção e tomar algumas medidas no que diz respeito a políticas internas de retenção de talentos. 

Absenteísmo 

Nesse Indicador de RH o que vale é a representação dos funcionários que necessitam se ausentar por algum motivo. sejam eles: 

  • Afastamento;
  • Atrasos;
  • Faltas pontuais;
  • entre outros motivos. 

Isso porque ele é o responsável por medir o nível de satisfação de cada colaborador em suas respectivas funções. 

Além disso, é necessário que a empresa entenda se existem problemas recorrentes de engajamento de seus funcionários, isso porque em um ambiente de trabalho que existe comunicação e acolhimento o nível de absenteísmo costuma ser menor. 

Desempenho

É fundamental que em uma organização o nível de desempenho de seus colaboradores também seja medido. E é necessário contar com três princípios: o custo, o tempo e a qualidade do serviço. 

Nesse caso, o indicador de desempenho trabalha juntamente com os resultados do indicador de produtividade, e com isso, é possível alcançar um retorno melhor de cada equipe e por fim, definir quais os setores que precisam de atenção. 

Mas vale ressaltar que, para cada empresa e a depender do ramo de cada uma, o que considerado pelos indicadores podem sofrer alterações e se adequarem na realidade e necessidade de cada organização. 

Headcount

Nesse indicador, o principal objetivo é representar a quantidade de colaboradores dentro de uma empresa e estudar se esse índice tem aumentado ou diminuído ao longo de um período estipulado. 

Além disso, ele contribui para que o setor de RH  seja mais eficaz no auxílio de uma gestão estratégica, e desse modo, contribuir para o alcance dos objetivos e metas da organização. 

Se interessou pelo assunto? Clique aqui e leia o artigo sobre Headcount!

Retorno sobre Investimentos (ROI) 

Para começar, o que significa ROI? É uma sigla em inglês (Return on investment), que considera se a empresa tem retorno sobre aquilo que ela investe. 

Desse modo, esse indicador possibilita a identificação de resultados de treinamentos aplicados, por exemplo. Ou seja, ele entende se determinado treinamento foi importante para o crescimento das equipes de trabalho e se aquele investimento valeu a pena. 

Dessa forma, é possível eliminar gastos desnecessários e focar nos investimentos que realmente são fundamentais para a organização 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os Indicadores de RH e sabe o motivo deles serem aplicados, saiba a seguir como um gestor deve agir se os indicadores mostrarem resultados indesejáveis pela empresa

indicadores de rh

Quais as medidas um gestor deve tomar se os Indicadores de RH estiverem ruins?

No caso dos Indicadores de RH apresentarem um cenário ruim para a empresa é necessário que a gestão comece atividades de monitoramento e tomadas de decisões estratégicas para mudar o cenário atual. 

E é justamente para isso que servem os indicadores, para avaliar as estratégias em prática e mensurar o desempenho delas. Por isso, dentro de uma organização, é quase impossível que os indicadores estejam 100% bons em todos os sentidos. 

Dessa forma existem ações preventivas que são a análises de resultados e históricos da empresa, onde permitem que os gestores se atentem aos problemas que podem surgir em médio e longo prazo. 

E existem também ações de correção, que é justamente a atuação da empresa depois do surgimento de problemas. Neste caso, é fundamental que os gestores a frente tenham experiência e criatividade, além de contar com a produtividade de cada colaborador. 

Portanto, contar com ferramentas que podem auxiliar o seu RH e deixá-lo o mais tecnológico possível, é fundamental para que possa, dessa maneira, voltar a atenção para os indicadores e ações estratégicas da empresa

Como o QR POINT pode contribuir para a sua empresa?

É justamente por isso que você pode contar com QR POINT e automatizar todos os processos de registros de pontos que são muito burocráticos!  

Dessa forma, você deixa os gestores de RH livres para cuidar de forma estratégica, dos resultados e das pessoas da sua organização, melhorando cada vez mais o desempenho do seu negócio. 

Chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR POINT cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR POINT. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR POINT como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR POINT funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR POINT na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados