Entenda a importância do RH para o sucesso da sua empresa!

Podemos concordar que uma empresa precisa de alguém para gerir a produtividade dos colaboradores. É justamente aí que começa a importância do RH.

O nível de produtividade da sua empresa está diretamente ligado ao quanto cada um que trabalha nela está motivado e bem desenvolvido.

Isso porque colaboradores felizes são de 10 a 12% mais produtivos, como mostra um estudo feito com mais de 700 profissionais pela Universidade de Warwick.

Portanto, a importância do RH na empresa está nessa gestão de pessoas que o setor faz, alavancando os resultados da organização.

Com a chegada do dia do profissional de RH, nós do QRPoint preparamos para você esse artigo sobre a importância do RH nas empresas. Confira!

Qual a importância do RH para as organizações?

A importância do RH para as organizações está no papel indispensável e constante de manutenção e desenvolvimento delas através do cuidado com o profissional.

Além disso, o setor de Recursos Humanos também é responsável por regular questões burocráticas da empresa.

Entretanto, suas funções vão bem mais além, organizando processos internos, promovendo treinamentos, favorecendo o endomarketing, gerindo talentos e muito mais!

Dessa forma, cumprindo com a função de guiar a gestão da empresa, há uma grande importância do RH estratégico para as organizações.

Ademais, as tarefas desempenhadas pelo RH trazem vantagens não só à empresa, mas também ao colaborador.

Um exemplo disso foi a importância do RH na pandemia para direcionar, treinar e lidar com as transições decorridas da implementação do home office.

Sabendo disso, veja a seguir mais sobre as diversas funções desempenhadas pelo profissional de RH dentro da empresa.

Como o RH colabora para a empresa?

A importância do RH nas empresas modernas tem estado atrelada principalmente a sua atuação estratégica na gestão de pessoas.

Entretanto, as funções desempenhadas pelo setor são diversas. Portanto, elas passam pela gestão de cargos, desenvolvimento, processo seletivo, remuneração, saúde, segurança, direitos do profissional, entre tantas outras.

RH nos cargos e salários

Na gestão de cargos e salários, por exemplo, o profissional de RH será responsável por desenvolver planos de carreira para os colaboradores.

Para tanto, ele precisará ter um contato direto com aqueles que trabalham dentro da empresa.

Dessa forma, eles criam canais de diálogo sobre as metas, objetivos pessoais e perspectivas de crescimento do profissional.

RH no recrutamento e seleção

Em primeiro lugar, o setor de RH se preocupa em traçar e colocar em prática o processo seletivo pelo qual profissional deverá para passar.

Além disso, ele também será quem ver a lidar com a demissão dos colaboradores, sendo assim responsável por controlar o turnover.

RH no desenvolvimento do capital humano

O profissional de RH, devido a seu papel no recrutamento da empresa, trabalha buscando e identificando os maiores potenciais dentro da organização.

Além disso, ele será o responsável por cultivar os talentos da corporação, buscando mantê-los dentro da companhia.

Além disso, o RH é quem toma as medidas que envolvem a valorização do profissional, reconhecendo seu trabalho.

RH e os Benefícios

Sendo responsáveis por valorizar os profissionais, o RH também será quem vai lidar com os benefícios para o colaborador.

Além de controlar a folha de pagamento e o salário, o setor é o responsável pela concessão do vale transporte, plano de saúde e afins.

RH e a saúde e segurança

A importância do RH também está atrelada ao bem estar dos profissionais, o setor de RH também faz planejamentos para evitar acidentes de trabalho.

Sendo assim, será o setor também será quem determina os equipamentos de segurança adequados de acordo com as normas estabelecidas para cada trabalhador.

RH e o departamento pessoal

Por último, muita da importância do RH é sempre relacionada aos serviços que garantem os direitos dos profissionais e da empresa.

Sendo assim, o setor também fiscaliza as responsabilidades de ambos, estando sempre atento às normas trabalhistas.

Ufa! Só por esse tanto de funções já dá pra ver qual a importância do RH na atualidade.

Portanto, confira a seguir boas práticas que sua empresa pode implementar através do RH que podem levar sua organização para o próximo nível, independentemente do tamanho dela!

Faça sempre uma análise da sua empresa

Tenha a prática de fazer sempre um diagnóstico do que sua empresa anda precisando. Ter a ajuda do RH para construir essa visão é fundamental.

A importância do RH nessa situação é de estar a par do funcionamento e organização da empresa. Saiba onde o RH se encaixa no seu planejamento.

Conheça o perfil dos seus colaboradores

Busque entender cada profissional de acordo com seu perfil comportamental. Isso fará a gestão de pessoas mais precisa.

Ofereça um plano de carreira

Ter um plano de carreira auxilia os colaboradores a se sentirem motivados, favorecendo a retenção de talentos na organização.

Além de tudo, essa prática mantém pessoas experientes no funcionamento da organização preparadas para promoções

Faça avaliações de desempenho constantes

Sempre busque avaliar como cada medida implementada está tendo defeito dentro da sua organização.

De nada adianta implementar diversas mudanças caso elas não sejam efetivas. Pequenas alterações podem ser capazes de alcançar grandes coisas!

E o mais importante: mantenha-se alinhado à cultura organizacional da sua empresa. Agora, veja uma dica de ouro para trazer melhoria para o RH da sua organização:

Conte com o QRPoint!

Um sistema eficiente de controle de ponto online é capaz de trazer economia para sua empresa e produtividade para os colaboradores.

Por conta disso, implementar um sistema de controle de ponto tecnológico e eficiente, que traz facilidade pro dia a dia é imprescindível.

Ter o software de controle de ponto do QRPoint, com suas diversas funcionalidades traz essa facilidade para a palma da sua mão.

Com ele, o RH da sua empresa vai ter tempo para o que importa, com menos processos e mais pessoas.

Através do Aplicativo do gestor, você consegue ter um panorama de todos os funcionários presentes, ausentes, de férias. Tudo a um clique!Entre em contato ainda hoje e ganhe um período de teste gratuito para sua empresa!

Conheça outros artigos relacionados