O que é o HR Tech e por que deve estar na sua empresa em 2021

Seja em busca de simplificar processos, promover a colaboração interna ou melhorar a experiência dos colaboradores, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada do setor de RH na hora de buscar produtividade.

É aí que entram as HR Tech, empresas totalmente focadas em buscar, através dos recursos tecnológicos da atualidade, soluções de gestão, qualidade e eficiência para o setor. E seu número aumenta a cada dia!

No Brasil, já existem mais de 370 startups com foco em RH, das quais cerca de 85% surgiram a menos de 10 anos, mostrando um mercado extremamente novo.

Entretanto, essas startups se mostram muito lucrativas e requisitadas, concentrando 11,6% dos investimentos feitos em startups em 2019, ficando no top 3 de áreas mais investidas.

Durante a pandemia, o uso de tecnologia se tornou essencial para a maioria das empresas, por conta da busca de plataformas mais adaptáveis para flexibilizar o trabalho.

Um levantamento feito com 1.000 empresas brasileiras pela Weseek mostrou que o HR tech proporcionou confiança e inovação para 65% das organizações na migração para o novo normal.

Por isso, nós da QRPoint montamos para você este artigo do que é o HR Tech e Por que deve estar na sua empresa em 2021.

Confira nossos conteúdos!

  • O que é HR Tech?;
  • Quais os principais tipos de HR Tech?;
  • Quais as vantagens de HR Techs?;
  • Inovações no mercado de HR Tech internacional;
  • Inovações no mercado brasileiro de HR Tech;
  • 3 Exemplos de HR Tech;
  • 3 Cases de sucesso de HR Techs em 2020;
  • Como implantar o HR Tech na sua empresa?

O que é HR Tech?

HR Tech é o nome dado a empresas que produzem soluções para o setor de Recursos Humanos através do uso de novas tecnologias.

O termo é uma abreviação para Human Resources Technology, de tradução “Tecnologia para Recursos Humanos”

O foco dessas empresas é fazer os processos de RH mais produtivos, reduzindo custos e aumentando a eficiência, potencializando a inteligência do setor.

As HR Techs são um ramo que tem se multiplicado ao agilizar a gestão de pessoas, fazendo do recurso humano a maior vantagem competitiva da empresa, através da tecnologia.

Pelas funções do setor de RH [FBC1] [FBC2] [FBC3] serem muito amplas, as HR Techs brasileiras atuam nas mais diversas áreas de processos.

Por isso, conheça os tipos de HR Tech:

Quais os principais tipos de HR Tech?

Os tipos de HR Techs mais comuns são relacionadas a 6 áreas: Recrutamento e seleção, HR Core, Desenvolvimento e Gerenciamento de Talentos, HRMS (Sistema de gerenciamento de recursos humanos), Office Services e Offboarding

Cada uma dessas áreas usa da tecnologia em recursos humanos, o que faz a jornada de busca pré-emprego, gerência durante e procedimentos pós passagem do colaborador na organização sejam mais eficientes.

Veja mais sobre cada uma delas:  

HR Tech de Recrutamento e seleção

São negócios de serviço B2B que trabalham encontrando soluções para processos de mapeamento de candidatos, entrevistas para contratação, análise de habilidades através do perfil comportamental dos colaboradores afim de selecionar talentos para cada vaga.

HR Tech de HR Core

São HR Techs como o QRPoint, que trabalham juntamente à administração de RH, fazendo operações como admissão de colaboradores, gestão de folha de ponto, realização de pagamentos e oferta de benefícios.

HR Tech de Desenvolvimento e Gerenciamento de Talentos

São HR Techs que trabalham desenvolvendo e gerenciando os talentos da empresa, na busca de fazer uma gestão de cargos e salários que traga bem estar e aumente a produtividade.

HR Tech de HRMS

São as HR Techs que desenvolvem softwares para unir os múltiplos sistemas e processos, na busca de dar uma visão panorâmica à empresa. Isso traz um gerenciamento fácil, acessível e rápido dos recursos humanos, processos de negócios e dados.

HR Tech de Office Services

São HR Techs que auxiliam as organizações com o desenvolvimento de escritórios, facilitando a instalação física, se atentando a soluções de ergonomia superior e usabilidade do espaço coletivo.

HR Tech de Offboarding

São startups que apoiam as organizações com o processo de desligamento de colaboradores, fazendo gestão de comunidade de ex-colaboradores.

As diversas empresas de cada uma dessas categorias de HR Tech podem trazer diferentes vantagens para uma organização, veja quais:

Quais as vantagens de HR Techs?

As vantagens de HR Techs trabalhando dentro da sua organização são relacionadas à eficiência de administração, simplificação da coordenação de informações e dados e também aumento da capacidade de gestão de tarefas.

Outros exemplos de benefícios que as HR Techs podem trazer são:

  • Otimização do desempenho dos colaboradores;
  • Melhora do clima organizacional, evitando conflitos no ambiente de trabalho;
  • Diminuição das chances de processos trabalhistas;
  • Contratações precisas e otimizadas de talentos, independentemente da vaga;
  • Diminuição nas taxas de turnover;
  • Boa gestão da inclusão e diversidade dentro da organização;
  • Otimização dos sistemas de gestão de desempenho.

Como consequência da boa gestão, há uma redução nos gastos com eficiência e produtividade, tendo ainda um aumento nos resultados!

Confira mais a fundo os maiores trunfos da tecnologia em recursos humanos:

Diminuição dos erros de gestão

As HR techs dão esse suporte às empresas através do fornecimento de tecnologias que facilitam, por exemplo, a escolha de qual colaborador desligar, ou onde investir no RH.

A tecnologia em RH faz isso através de sistemas que fornecem análises preditivas, capazes de dar embasamento para decisões de Recursos Humanos mais precisas e com maiores chances de acerto.

Melhor análise e acompanhamento de resultados

Dessa forma, há um ganho tremendo de controle do acompanhamento de resultados devido à tecnologia, o que facilita a avaliação dos indicadores de resultado, contribuindo para a estratégia no setor de RH.

Com o uso dos recursos de HR Techs, fica muito mais fácil ter números indicativos claros, como os que o recurso de Dashboards Indicativas do QRPoint faz.

Automatização de processos burocráticos repetitivos

Um grande problema que as startups de HR Tech se predispõem a resolver são, principalmente, os relacionados ao tempo e energia gastos diariamente pelos profissionais em tarefas burocráticas repetitivas.

O uso do sistema de controle de ponto alternativo do QRPoint ao invés do uso do Excel, por exemplo, tem poupado uma quantidade absurda de tempo e facilitando os processos do RH.

Alinhamento às tecnologias mais recentes e eficientes

Dessa forma, operar as empresas tem mudado rapidamente no mundo inteiro e não se adequar às tecnologias digitais pode ser um erro que leve a organização a perder muita competitividade.

Assim, se aproveitar do que é tecnologia dos Recursos Humanos tem sido fundamental. Principalmente após a transição digital intensa ocorrida por conta do cenário pandêmico.

Portanto, um RH avançado e modernizado desenvolve toda a organização, principalmente por que gera uma gestão de pessoas produtiva e de resultado.

Dentro desse cenário de inovação, veja como anda avançando o mercado externo:

Inovações no mercado de HR Tech internacional

Por isso, as startups de HR Tech estão aqui para trazer inovação e resolver problemas, isso já é claro. Então, uma forma de entender como está o mercado de inovações externo é ver primeiro como andam as demandas lá fora.

Por isso, veja a seguir quais os 6 principais problemas que tem guiado as decisões a respeito da tecnologia no RH de acordo com a pesquisa da PwC com 600 empresas líderes de HR Tech em seis continentes, feita em 2020:

O que o HR tech se propõe a resolver

Das 600 empresas, 58% tem problemas em achar, atrair, e reter talentos. 43% também afirmaram que procuram soluções para conseguir desenvolver os colaboradores ao máximo.

Além disso, 42% diz buscar melhorar as experiências do colaborador, e na mesma linha 40% delas procura criar ambientes colaborativos de trabalho eficientes.

Finalmente, 38% querem otimizar o planejamento da força de trabalho e 34% das empresas relacionadas a tecnologia em gestão de RH no exterior enfrentam problemas com garantir o bem estar, diversidade e inclusão.

O foco que as empresas internacionais buscam ter até 2022

Assim, tendo como uma das maiores preocupações atrair as pessoas mais talentosas e mantê-las, 48% das empresas pesquisadas quer melhorar as ferramentas para a aquisição de talentos.

Por isso, com o mesmo pensamento e com a vontade de desenvolver todos os colaboradores para garantir seu potencial completo, 48% das empresas afirmam que irão investir na experiência do colaborador.

Por último, 45% das empresas, preocupadas com melhorar a experiência de trabalho, a começar com a automação de tarefas, dizem que irão investir em inteligência em automação de processos.

Portanto, existem algumas tendências de investimento na área de tecnologia para RH a serem adotadas no ano de 2021, veja quais:

As 3 maiores tendências internacionais de tecnologia para RH em 2021

1.  Uma pesquisa feita pela IWC já mostrava em 2018 que 70% dos profissionais ao redor do mundo praticavam home office. Com a pandemia de Covid-19 o Novo Normal levou muitas empresas a aderirem permanentemente ao home office.

Sendo assim, a principal tendência das empresas no panorama internacional é o uso contínuo da tecnologia para a criação de times remotos. Espaço de trabalho híbrido (como anywhere office) também se mostra promissor em 2021.

2. A segunda maior tendência de investimento em tecnologia de RH internacional se encontra no bem-estar do colaborador. Um estudo reportado no Wall Steet Journal mostrou que profissionais mais saudáveis são mais produtivos.

A saúde mental dos colaboradores se mostrou uma grande preocupação, principalmente após o início da pandemia em 2020. Portanto, as organizações estão visando dar bastante atenção a isso em 2021.

3. O terceiro no pódio das tendências empresariais para 2021 é a reinvenção da experiência do colaborador, com foco no employer branding e endomarketing.

Essa medida visa ter impacto na atração e contratação de talentos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Linkedin, 72% dos recrutadores dizem que a imagem de uma organização tem muito impacto no processo de recrutamento.

O panorama brasileiro não se mostra muito diferente do internacional, quando se trata de investimento em tecnologia de RH. Confira!

Inovações no mercado brasileiro

Dentro do Brasil, um dos principais problemas enfrentados pelos empreendedores tem sido encontrar mão de obra qualificada, que nem sempre está sendo formada nas universidades.

Devido a isso, o maior número de HR Techs se concentra em desenvolver e gerenciar talentos dentro das organizações (42,9%), seguido pelas startups de recrutamento e seleção de candidatos (28,2%), completando o pódio com as HR Techs de soluções administrativas (25,5%), como controle de ponto.

É aí que se encontra as inovações que o mercado de tecnologia para Recursos Humanos mais tem tido, baseadas nos problemas mais comuns enfrentados pelos gestores.

Com isso em mente, confira as para onde o mercado deve se encaminhar em 2021 no Brasil:

As 3 tendências nacionais de tecnologia para RH em 2021

1. O que mais se espera dentro do mercado brasileiro é o crescimento no uso do RH estratégico dentro das organizações. Uma pesquisa da Korn Ferry demonstra que o papel executado pelo Chief of Human Resources Officer (CHRO) tem mudado muito.

Desse modo, as organizações tem dado ao RH cada vez mais posições de liderança na gestão executiva. Portanto, as HR Techs têm vindo com força para dar suporte a esse cenário.

2. A integração de ferramentas para automatizar processos burocráticos (Como o controle de ponto digital do QRPoint) se mostra como sendo uma das principais buscas para 2021.

Como já mostramos, houve muito investimento em soluções administrativas e automatização em 2020. Portanto, o ano consequente promete continuar com a busca das organizações de integrar ferramentas eficientes ao fluxo de trabalho dos colaboradores.

3. Seguindo o cenário internacional, as empresas brasileiras demonstram grande preocupação em melhorar a experiência do colaborador na organização, afim de diminuir evitar vivências prejudiciais física ou psicologicamente.

Aqui, o Employer Branding tem feito sucesso e as práticas de gerenciamento do colaborador pós desligamento (Offboarding) também tem sido uma tendência entre as empresas.

Portanto, com essas tendências principais em vista, veja alguns exemplos de HR Tech que podem agregar valor à sua empresa:

3 Exemplos de HR Tech

Para ilustrar melhor empresas que se utilizam da tecnologia em gestão de Recursos Humanos, temos como exemplo o QRPoint, a Allya e a Catho. Veja a seguir mais sobre cada uma delas:

Quem é o QRPoint?

O QRPoint é o principal negócio da empresa Facile de soluções para RH. A empresa tem foco principal no uso da tecnologia em Recursos Humanos, o que faz suas soluções serem direcionadas a software.

O app do QRPoint traz diversas funcionalidades para sua empresa, através da gestão completa do controle de ponto da organização. A plataforma, integrada a todos os ERPs, faz todo o cálculo de horas, adicionais e faltas, além de apresentar dashboards indicadores com os dados.

Quem é a Allya?

A Allya é uma empresa que trabalha com soluções tecnológicas para uma das maiores buscas do mercado: o bem estar do colaborador.

Por isso, através de um programa de benefícios completamente virtual, a Allya oferece facilidade às organizações, tratando de todo o processo de gestão de parcerias.

Quem é a Catho?

Catho é uma HR Tech de recrutamento online, oferecendo inteligência na gestão do processo de busca e contratação de talentos para as organizações.

Portanto, para além de trabalhar ajudando empresas a encontrar profissionais, a Catho também tem um sistema completo para os colaboradores encontrarem as empresas à procura de força de trabalho.

Tendo visto essas HR Techs, conheça a seguir mais algumas, que demonstram sucesso dentro do mercado de tecnologia no RH:

3 Cases de sucesso de HR Techs em 2020

Veja agora 3 HR Tech startups valiosas que fizeram sucesso no ano de 2020. Mesmo com o cenário do Novo Normal, elas conseguiram se manter e mostrar que esse é um mercado crescente, ainda em meio a crises.

1. QRPoint

Mesmo no meio da pandemia de Covid-19, o QRPoint atualizou 93 features do sistema e do app e aprimorou outras 158 funções! Isso levou a empresa dobrar em tamanho de clientes atendidos e faturamento!

Sendo uma das HR Techs brasileiras de função mais requisitada, a organização forneceu suporte a muitas outras, além de contribuir para o mercado com contratações e passar por todo período de crise sem nenhum desligamento!

2. Gympass

Após ter se tornado um unicórnio em 2019 com investimento do Softbank de US$ 300 milhões, a empresa se mostrou extremamente responsável em 2020 empregando 1.300 colaboradores, sendo a HR Tech com maior número de profissionais trabalhando no Brasil.

3. Vagas.com

A Vagas.com se destaca como empresa com grande visibilidade, a maior entre as startups brasileiras. Tendo 9 milhões de acessos em março de 2020, a empresa mostra que não precisa ser apenas B2B para mostrar resultados surpreendentes.

Com tanto dinheiro sendo investido no mercado e tantos colaboradores e empreendedores sendo beneficiados, fica difícil não querer as soluções de uma HR Tech pra si. Confira agora como se relacionar com uma:

Como implantar o HR Tech na sua empresa?

Para implantar o HR Tech na sua empresa é necessário conhecer suas necessidades e, pesquisar bem as soluções e empresas que as oferecem, e, por último, fechar negócio, buscando a melhor interação com as organizações.

Portanto, com tantas startups assim e resultados muito evidentes sendo apresentados por elas e pelas empresas associadas, a vontade de correr pra uma HR Tech para que ela facilite sua vida é muito grande.

E de fato, a economia e acessibilidade que elas oferecem é um ponto a se considerar ao investir.

Porém, o primeiro passo a se tomar é entender suas próprias dores e se aquela empresa realmente oferece soluções adequadas ao seu setor.

A busca é por um RH estratégico, então a implementação de novas tecnologias deve ser bem pensada, considerando até mesmo testar as funcionalidades por algum tempo antes de fechar negócio.

Por isso, o segundo ponto importante de se ter em mente é o suporte que a startup oferece a seus clientes. Isso tem que ser levado em conta desde ajuda com o serviço até o treinamento dos colaboradores para uso dos recursos.

Ao passar por todas as etapas de: entender seu problema, pesquisar a startup que possa te ajudar, e testá-la, implementar uma HR Tech só irá trazer benefícios e avanços tecnológicos para sua empresa.

Confira agora como o QRPoint pode ajudar sua empresa, tendo todos esses recursos:

Conte com o QRPoint

Nós do QRPoint nos preocupamos muito com as pessoas, nosso lema é: mais pessoas, menos processos. Então estamos aqui para facilitar o dia a dia da sua empresa através do controle de ponto eficiente e estratégico.

Somos uma HR Tech, o que é sinônimo de operarmos através da tecnologia. Acreditamos que ela esteja aqui para dinamizar as tarefas do RH e deixar o gestor com tempo para o que mais importa: As pessoas.

Assim, dentro do HR Tech Brasil, nosso foco está no HR Core, numa busca incessante por aprimorar nossas soluções para oferecer para você e sua empresa recursos impactantes para os processos do dia a dia.

Nós estamos dispostos a fornecer um registro rápido para implantar o sistema da forma mais veloz e eficiente possível.

Além disso, possuímos recursos anti-fraude, com análise biométrica do colaborador que estiver registrando ponto.

Entretanto, nossa principal funcionalidade está no app do gestor, que dará a você todo o controle que precisa de todos os colaboradores presentes, ausentes, de férias. O app também permite a gerência de pedidos de atestados e muito mais!

Clique aqui caso você queira fazer um teste gratuito dessas e outra funcionalidades eficientes como nossa cerca digital, que garante a presença do colaborador no local de trabalho.

E para sanar todas as suas dúvidas, temos um time de suporte disposto a te atender hoje mesmo. 

Entre em contato agora e comece a fazer parte das empresas que usam a tecnologia a favor da sua evolução!

Conheça outros artigos relacionados