Headcount: Entenda sua importância para o RH

Acompanhe a leitura e entenda porque o headcount auxilia a sua empresa a cumprir as metas e objetivos de forma estratégica!
Tempo estimado de leitura: 9 minutos

É essencial que toda empresa tenha como uma de suas atividades, um planejamento estratégico definido por todas as equipes em conjunto, para cada etapa do ano. E um dos indicadores que auxilia o gestor nesse momento é o headcount. 

Ele se trata de uma métrica que deve ser acompanhada periodicamente, já que cuida diretamente do quadro de funcionários e o mesmo pode sofrer alterações. 

Dito isto, é necessário que ele seja muito eficaz e é por isso que estamos aqui para te contar tudo sobre headcount! Acompanhe a leitura e fique por dentro de todas as informações. 

headcount

O que é headcount? 

O termo que traduzido para o português, significa "número de funcionários” é um dos indicadores mais importantes dentro da gestão de pessoas. Ele contribui com as métricas de planejamento de uma empresa e dessa forma, facilita o alcance de objetivos da mesma. 

Isso porque ele é capaz de mensurar o número de pessoas que trabalham dentro de uma equipe ou de uma empresa em geral. Dessa forma, a gestão de pessoas consegue ter um maior entendimento sobre as possíveis estratégias para cada ambiente de trabalho. 

Dentro de qualquer organização esse é um procedimento muito importante, isso porque além de permitir análises mais estratégicas como dissemos anteriormente, ele também auxilia no planejamento de ações de investimentos. 

Para você ainda não deve estar muito claro sobre a importância do headcount dentro uma empresa, mas a seguir vamos de contar tudo isso detalhadamente. 

Porque o headcount é importante para o RH? 

Um indicador capaz de medir e analisar de maneira estratégica todos os passos da empresa é essencial para a construção saudável da mesma. Sendo assim, existem alguns motivos para o headcount, que é a mensuração de pessoal, ser tão importante dentro de uma organização. Veja a seguir: 

Previsão de gastos

Saber a quantidade de funcionários e o quanto a empresa precisa desembolsar com cada um deles é fundamental para o gestor mensurar qual será aproximadamente o montante gasto em um ano fiscal. Dessa forma, é necessário que a empresa some toda a remuneração de cada funcionário, incluindo salário, benefícios, impostos e entre outras despesas. 

Com a mensuração de gastos de pessoal é fácil que a empresa entenda quais serão os investimentos necessários e possíveis a serem providenciados, agindo de forma estratégica para que toda a equipe atinja os objetivos. Portanto, é fundamental saber qual o custo de cada profissional dentro de uma organização. 

Antecipação de riscos

Depois de saber os custos de pessoal, é necessário que a organização se programe para trabalhar com uma margem de erro, tanto para ganhos mensais quanto para perdas. Dessa forma, ela conseguirá conduzir de forma assertiva todos os planejamento estratégicos mensurados ainda no momento de previsão de gastos. 

Além disso, ela pode evitar grandes riscos, isso porque ao mensurar os futuros gastos e/ou problemas, ela pode se  antecipar a eles, gerando uma segurança maior ao negócio.  

Conhecimento do negócio

Agora, depois de cuidar da previsão de gastos e de antecipar os possíveis riscos de um não planejamento, é o momento de tomar as melhores decisões baseadas nas métricas e no conhecimento do negócio. 

Dessa forma, além de saber exatamente quanto irá custar e qual será o impacto de cada ação, será possível também fazer todas as projeções o mais coerente possível com o que a empresa precisa para ter chance de sucesso. 

Sendo assim, a prática de headcount é imprescindível para a gestão de pessoas de uma organização, afinal de contas é o indicador responsável pelo desempenho pessoal e técnico dos profissionais.

Isso porque com a análise de dados é possível ter o entendimento do desenvolvimento de cada colaborador e medir a eficiência das equipes de trabalho. E por isso, é possível averiguar a necessidade de ter novas contratações ou demissões.

Além disso, é possível entender como está o ritmo de produção da equipe, ao alinhar o custo de um colaborador e o desenvolvimento dele nas tarefas. Essa mesma tática serve para mensurar os resultados da equipe como um todo. 

Quando uma boa equipe de gestão de pessoas está atenta ao headcount, é possível que além de se resguardar financeiramente para eventuais surpresas, a empresa tem como averiguar quanto cada membro de uma equipe de trabalho custa. 

Por fim, podemos concluir que um bom planejamento e embasamento, os resultados podem auxiliar nas futuras mudanças e adequações necessárias para a organização.

Quais os caminhos para uma boa equipe de Gestão de Pessoas? 

Confira abaixo alguns pilares fundamentais para a realização do trabalho do gestor de pessoas em sua empresa.

Manter a equipe motivada

Através dela é possível atingir a melhor performance do seu colaborador, por isso, quando não existe esse fator estimulante, é preciso analisar e entender onde o empregador está errando e reverter a situação

Dessa forma, ainda é possível reverter a situação e estudar, junto ao colaborador, a melhor forma dele construir uma carreira de sucesso dentro da empresa. 

Boa comunicação

É preciso que a gestão de pessoas tenha uma boa comunicação com os demais funcionários. Dessa forma, a comunicação horizontal faz toda a diferença para que o colaborador entenda a posição da organização.

Manter a transparência e não focar nas hierarquias organizacionais é indispensável para que essa comunicação aconteça da melhor forma possível. 

Trabalho em equipe

Entre as práticas de gestão de pessoas, encorajar o espírito colaborativo pode ajudar a minimizar os conflitos e engajar os profissionais para que todos se desenvolvam dentro de um único propósito.

Por fim, as ações mais assertivas neste caso são os momentos de integração, como por exemplo, as organizações de happy hours e outros tipos de comemorações, as dinâmicas em grupos e todas as outras oportunidades de descontração.

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Competência dos colaboradores

O seu funcionário não está pronto! É importante que a organização cuide do desenvolvimento técnico do colaborador. Promover rodas de conversa, cursos de capacitação entre outras ações, podem colaborar para o amadurecimento das competências de cada profissional. 

Desenvolvimento dos colaboradores

É a equipe de Gestão de Pessoas quem irá coordenar ações de capacitação e desenvolvimento para os profissionais da instituição. Dessa forma, ambas as partes saem ganhando. Você sabe porque? 

Por que é através dessas ações que o funcionário tem a oportunidade de buscar por um conhecimento mais aprofundado sobre sua área de atuação e em contrapartida, a empresa ganha a oportunidade daquele profissional aplicar tudo o que aprendeu de novo dentro do ambiente de trabalho. 

Como planejar o headcount? 

Para um bom planejamento de headcount é necessário ter em mão o plano de orçamento da empresa também, só assim as métricas serão as mais assertivas possíveis. Dessa forma, com os dois estudos feitos a empresa conseguirá mensurar e planejar os salários, os benefícios e até mesmo os eventos preparados para os colaboradores.

A seguir vamos te contar passo a passo de um headcount mais efetivo possível. 

Desafios e Objetivos 

Junto a mensuração de funcionários, a empresa precisa saber quais os desafios que a levaram a implementar essa prática. Caso contrário, sem um objetivo, qualquer indicador analisado será ineficaz. 

Desse modo, para que o headcount seja o mais eficaz possível, é necessário entender quando aplicá-lo e o porque disso,  

Indicadores

A necessidade de mensurar a quantidade de funcionários só será uma informação relevante, se fizer sentido e ir de encontro com os objetivos que a empresa busca. Por isso, nesse momento é necessário considerar todos os indicadores, quanto o funcionários recebe de remuneração, como é o escopo de cada time dentro da empresa, os fluxos de atividades entre outros indicadores.  

Headcount

Esse é o momento de colocar o headcount em ação, depois de ter entendido quais eram todos os desafios e metas da empresa e acompanhar todos os indicadores necessários para planejar um headcount assertivo. 

Periodicidade

Depois de todas essas etapas realizadas, e a hora de você como gestor, definir um período para traçar todas as estratégias necessárias que auxiliarão no desenvolvimento da empresa e das equipes de trabalho. 

É importante que a gestão de pessoas trace estratégias periódicas, sejam elas bimestrais, semestrais ou anuais. Ou seja, é essencial que além de não pular as etapas de planejamento, cada estratégia tenha tempo determinado para recolher os indicadores e assim, elas farão sentido e apontarão futuros resultados dentro da organização. 

Você sabe o que são OKRs? 

O termo em inglês  Objective and Key Results (OKR), significa “Objetivos e Resultados-chave”. E ele é um método simples, ágil e versátil para engajar colaboradores, melhorar resultados e elevar índices de produtividade

Para facilitar o entendimento, nos OKRs são criados um conjunto de objetivos que se conectam e visam atingir as metas que estão no radar da organização. Dessa forma, todos os setores têm metas próprias que no final, ajudam a atingir um mesmo objetivo. 

Assim sendo, a equipe inteira fica conectada e olha para o mesmo local. É indispensável que os objetivos sejam claros e que todos entendam os motivos da escolha. 

Veja abaixo alguns exemplos de OKRs que você pode inserir em sua empresa.

  • Cadastrar 100% dos clientes com dados pessoais em 1 mês; 
  • Fazer análise de crédito de 90% dos cadastrados em 2 meses;
  • Contratar um funcionário responsável para fazer as devidas cobranças e treiná-lo em paralelo a essas atividades.

Como planejar o headcount de sua empresa? 

Em primeiro lugar, para planejar o headcount da sua empresa, é necessário fazer um plano de orçamento. Isso porque, para criar ambos os planos, é necessário envolver dinheiro. Por isso, é de extrema importância a todos os gastos previstos, para que as condições da empresa não saiam do eixo.  

A partir deste ponto, com os estudos mais aprofundados sobre os dois tipos de planejamento, é o momento ideal para a empresa começar a planejar a inclusão de benefícios, aumento de salários, eventos, treinamentos para os colaboradores, promoções, desligamentos e até novas contratações. 

Desta forma, é possível basear o headcount da sua empresa em dados sólidos, ou seja, as ações passam a ser mais assertivas, reduzindo erros e dando menos espaço para ações mal planejadas. 

Agora, fique com as melhores dicas para você otimizar e potencializar o seu headcount de forma efetiva. Vem com a gente!

Traçar desafios 

Saber quantos funcionários uma empresa possui, é de extrema importância, certo? Sim! No entanto, existe algo maior por trás dessas informações. Pois é! Antes de tudo, é necessário compreender todos os desafios que a sua organização enfrenta e onde a sua empresa pretende estar no futuro. 

Na verdade, essa contextualização é para ter uma visão melhor sobre os riscos e objetivos da empresa. Então, quando não se avalia esses fatores, o planejamento torna-se ineficaz. Com isso, para tornar um headcount efetivo, é necessário fazer algumas perguntinhas, que são:

  • Como aplicá-lo?
  • Onde aplicá-lo?
  • Quando aplicá-lo?
  • Por que aplicá-lo? 

Portanto, é apenas dessa forma que o planejamento do headcount fará mais sentido.

Levantar indicadores

De fato, é importante ressaltar que o número de colaboradores da sua empresa, só será uma informação útil se encaixada em um contexto, ou seja, quando colocada ao lado de índices importantes que ajudam na extração de outros dados relevantes.

Por isso, é importante considerar alguns fatores ao fazer o levantamento de indicadores, que são:

  • Custo de cada funcionário;
  • O Job Description de cada um;
  • Escopo de cada time;
  • Qual é o tempo que cada atividade leva para ser finalizada;
  • O fluxo de cada tarefa;
  • O valor de cada trabalho realizado;
  • Taxas de absenteísmo;
  • Por fim, o índice de turnover.

Lembre-se que ao considerar essas informações, o seu plano se tornará mais eficaz.

Executar o headcount 

Chegou a hora! Pois é, depois de ter traçado todos os pontos do planejamento, como os desafios e objetivos, chegou o momento ideal para executar de uma vez por todas o headcount da sua empresa!

Planejar o período

A princípio, você já possui todos os números em mãos, não é verdade? Além de, claro, os mesmos estarem alinhados a informações extremamente relevantes. Então, agora é o momento de traçar estratégias para determinados períodos da empresa, como por exemplo, bimestre, semestre ou ano. 

Além disso, é fundamental que todas as dicas sejam seguidas de forma correta. Afinal, só desta maneira o seu planejamento de headcount será eficaz e claro, ajudará o seu negócio estrategicamente. Portanto, não faça o seu negócio solto, pois ele pode ficar incompreensível, ou seja, sem fundamento. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Em primeiro lugar, o headcount é uma das ferramentas mais importantes para uma empresa. O fato é que com dados e informações relevantes que este indicador pode oferecer, o setor de gestão de pessoas começa a utilizar a ferramenta de forma mais eficiente.

Outro fator importante, é que o RH direciona os gestores da empresa de forma mais correta, ou seja, essa ferramenta é capaz de auxiliar os gestores a tomarem decisões mais assertivas, com evidências e previsões de crescimentos. 

Por isso, a QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

Mais pessoas, menos processos!

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa?

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