Gestão Estratégica de Pessoas: desenvolva os melhores colaboradores!

Você sabia que a gestão estratégica de pessoas pode ser muito vantajosa para a sua empresa? Pois é! Isso porque, com uma gestão estratégica é possível obter resultados mais assertivos, ajudando no desenvolvimento de equipes e resolvendo problemas futuros. 

Então, podemos entender a gestão estratégica de pessoas como uma forma de compreender os colaboradores de uma empresa. Além de fazer com que os mesmos alinhem os seus objetivos com os da organização. 

No entanto, sabemos que a gestão de pessoas está cada vez mais desafiadora para as empresas, afinal, muitas mudanças vem acontecendo ao longo dos anos, como por exemplo, avanço tecnológico, transformações socioeconômicas e até situações globais. 

Desta forma, esses casos citados acima exigem que a gestão de pessoas se torne mais estratégica, para que possam gerir seus colaboradores de forma mais sensata. Mas é claro, as empresas possuem muito mais coisas para se preocupar do que antigamente, principalmente sobre a estabilidade dos funcionários na empresa, salário, benefícios, entre outros. 

Isso porque, os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho também estão mais exigentes e querem encontrar empresas que além destas oportunidades citadas, também garantam o seu desenvolvimento profissional.

Portanto, é muito importante que as empresas que querem se manter no mercado de trabalho, tenham uma gestão estratégica de pessoas. A sua empresa já possui uma gestão estratégica de pessoas? Para saber mais tudo sobre essa gestão, continue a leitura do nosso post. 

Gestão de pessoas

O que é a Gestão Estratégica de Pessoas? 

Em primeiro lugar, a gestão estratégica de pessoas faz parte de um processo de recursos humanos, em que os líderes e gestores precisam avaliar alguns pontos, ou melhor, algumas dificuldades nos colaboradores, que são elas:

  • Conhecimentos;
  • Habilidades;
  • Competências.

Afinal, são essas características que podem prejudicar a produtividade de um time, se não forem bem avaliadas. Ao fazer esta análise, algumas ações estratégicas são definidas para que os funcionários possam contribuir de forma mais eficiente e assertiva com os objetivos da organização. 

Portanto, é possível entender que a gestão estratégica de pessoas possui a capacidade de rastrear todos os pontos fracos da organização, ajudando na medição do desenvolvimento e da produtividade da equipe. 

Além disso, para resolver esta situação, é importante fazer um planejamento estratégico e fortalecer todos os pontos que foram encontrados, visando o crescimento da empresa. Com isso, será possível melhorar simultaneamente os resultados da equipe e da organização. 

Gestão Estratégica de Pessoas x Gestão de Pessoas

Você sabe o que difere o modelo tradicional de gestão de pessoas do modelo estratégico? Pois bem, a gestão de pessoas é feita de muitos paradigmas e hierarquias, logo, a gestão estratégica de pessoas chegou para quebrar essas circunstâncias. 

Isso significa que a gestão de pessoas passou a ser algo muito distante para os novos membros do mercado de trabalho, esses mesmos que gostam de desafios, inovações, entre outros. Então, a gestão estratégica de pessoas quebrou todos os padrões e trouxe uma nova forma e mais eficiente de melhorar tanto os profissionais, quanto as organizações. 

Nesse sentido, para aprimorar a gestão de pessoas e atender às novas demandas, foi necessário criar um modelo mais estratégico, que fosse possível ter uma comunicação mais eficiente e flexível. 

Além disso, a gestão estratégica de pessoas também serve para melhorar a relação entre a empresa e seus colaboradores e evitar essa ideia de que existe um líder e um subordinado. 

Por que a Gestão Estratégica de Pessoas é importante?

Você sabia? A gestão estratégica de pessoas é vista no mercado de trabalho como uma vantagem competitiva, pois ela aumenta a satisfação dos colaboradores. Isso porque, a gestão estratégica de pessoas visa fazer com que os funcionários entendam melhor suas atividades e aprimorem a sua relação com todo o time.  

Além disso, quando uma empresa possui uma gestão estratégica de pessoas, ela reduz os riscos de colaboradores sobrecarregados, o que pode gerar também uma baixa produtividade e, consequentemente, pode virar uma Síndrome de Burnout. Por isso, é muito importante ter uma gestão estratégica de pessoas na sua organização. 

Quais são os Pilares da Gestão Estratégica de Pessoas?

Antes de tudo, é importante falar que para a gestão estratégica de pessoas funcionar, é preciso ter estrutura, organização e uma base de aplicação, pois sem esses padrões bem definidos e alinhados, a gestão estratégica de pessoas pode trazer resultados negativos, surtindo o efeito contrário do esperado. 

Então, analisando que uma boa gestão estratégica de pessoas serve também para melhorar as relações das equipes enquanto time, mas também o colaborador quanto indivíduo, é válido dizer que para elaborar uma boa gestão, são necessários alguns pilares. 

Agora, veja só os pilares que separamos para que você faça uma boa gestão estratégica de pessoas:

Engajamento e Retenção

Dois dos principais pilares de uma boa gestão estratégica de pessoas, são engajamento e retenção. Isso porque, quando você busca por um novo funcionário para a sua organização, é importante levar em consideração que você precisa manter esse colaborador na sua empresa. 

Para isso, a empresa pode fazer algumas ações para motivar os funcionários, dando oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal dentro das empresas. Deste modo, o engajamento e a retenção permitem uma construção mais eficaz de relações saudáveis na organização, refletindo as ambições e os valores da empresa. 

Aquisição e Desenvolvimento de Competências

De fato, independente de todo processo de integração de uma organização, é válido que todos os colaboradores tenham algum tipo de treinamento. Isso porque, cada empresa funciona de uma forma diferente e por mais que possuam pessoas que se diferem em todos os âmbitos, é necessário que as mesmas tenham um objetivo em comum. E claro, esse objetivo precisa estar alinhado com as metas futuras da empresa. 

Desta forma, os profissionais devem ter uma adaptação e fornecer todas as suas habilidades de maneira que consiga apoiar toda a cultura organizacional da empresa, além de claro, junto aos objetivos. 

Gestão de Desempenho

É muito importante utilizar o pilar de gestão de desempenho para analisar com mais eficiência, as habilidades dos profissionais e esclarecer como eles estão contribuindo para as ambições e objetivos da organização.  

Além disso, a gestão de desempenho permite oportunidades de melhores e uma análise eficiente de alguns problemas eventuais. 

Comunicação Efetiva

Não há dúvidas de que em qualquer organização é necessário ter uma comunicação efetiva, ou seja, de forma clara e transparente, além de, claro, bilateral. Isso porque, uma comunicação mais objetiva pode deixar todos os setores em sintonia, fazendo com que os mesmos estejam de comum acordo. 

Além disso, a comunicação efetiva é um pilar usado para estimular a troca de feedbacks entre os colaboradores e gestores. 

Liderança 

A princípio, a liderança é um dos pilares mais importantes para uma gestão estratégica de pessoas. Isso porque, ela possui um papel magnífico de motivar, engajar e desenvolver parte dela.

Além disso, ela deve ser orientada do início ao fim de todos os processos da organização, como por exemplo, fim de etapas, fluxos e pessoas. 

Trabalho em Equipe

Aqui na QRPoint, um dos nossos valores é “mais foco nas pessoas e menos foco nos processos”. Isso porque, o nosso controle de ponto alternativo já faz todos os processos da nossa empresa e, com isso, é possível dar mais atenção para a equipe. 

Então, sempre estamos em sintonia e temos muita capacidade para entregar bons resultados e cumprir os objetivos da nossa organização. Quando este pilar é estabelecido, a sua estratégia tem mais chances de dar certo. 

Por isso, se você quer ter uma empresa que foque no desenvolvimento das equipes, contrate o nosso controle de ponto online e tenha as melhores funcionalidades para ajudar em todos os processos de recursos humanos da sua empresa. Assim, você , assim como nós, poderá focar mais nas pessoas e menos nos processos. 

Gestão de Cargos e Salários

Este pilar é de extrema importância para elaborar um programa de remuneração variável bem estruturado. Então, além dos salários fixos, com este pilar, as empresas passam a fazer programas de recompensas, dando estímulos às equipes, com bônus e diversos benefícios que fazem uma enorme diferença na vida dos colaboradores. 

Além disso, também aumenta a motivação do funcionário, pois ele se sente mais valorizado e, consequentemente, aumenta a sua produtividade. 

Benefícios da Gestão Estratégica de Pessoas

Para começar, existem diversos benefícios ao elaborar uma gestão estratégica de pessoas. No entanto, é de se pensar que a gestão estratégica de pessoas pode causar um grande impacto em todos os setores de uma organização, por isso, é de extrema importância que ela seja bem feita. 

Então, é válido colocar que ela precisa ser bem estruturada e focada nos pontos fracos e necessidades de uma equipe, com o objetivo de melhorar a produção da empresa e também o desenvolvimento profissional do colaborador.

Agora, analise todas as vantagens de aplicar uma gestão estratégica de pessoas na sua empresa. 

Redução de Turnover 

Em primeiro lugar, o turnover é um índice de produtividade de uma empresa, ou seja, por quanto tempo um colaborador permanece na empresa, por qual motivo saí, porque precisou contratar novos, entre outros motivos. Nesse sentido, a gestão estratégica de pessoas é capaz de reduzir o turnover. 

No entanto, quando uma empresa tem seus objetivos alinhados, ela consegue proporcionar feedbacks mais assertivos aos seus colaboradores, que trazem melhorias para a motivação e desenvolvimento profissional dos mesmos. 

Outro ponto importante, é que com uma boa gestão estratégica de pessoas, as empresas passam a aplicar treinamentos, palestras, workshops, que são fatores indispensáveis para a retenção de talentos. Isso faz com que os profissionais se encontrem dentro da empresa, reduzindo o turnover negativo.  

Melhor Alinhamento

De fato, com uma comunicação clara e transparente proporcionada pela gestão estratégica de pessoas desde a seleção dos candidatos, a empresa passa a ter um melhor alinhamento com todas as suas obrigações enquanto organização. Além disso, as metas para as empresas tornam-se mais alcançáveis. 

Visão do RH facilitada

É inegável que quando uma empresa tem suas metas definidas, é muito mais fácil que o RH possua uma visão mais ampla sobre as necessidades e objetivos da equipe. Além de, claro, todos os problemas que a empresa pode enfrentar ou evitar para que eles aconteçam através da gestão estratégica de pessoas. 

Como fazer uma Gestão Estratégica de Pessoas na sua empresa? 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o resultado positivo de uma gestão estratégica de pessoas é referente a um conjunto de ações que são feitas para tal. Por isso, é necessário traçar um planejamento, para que tudo fique mais alinhado. 

Separamos o passo a passo para você traçar as estratégias de forma eficaz:

1- Desenvolva uma compreensão completa dos objetivos da empresa

Não é novidade que o sucesso da gestão estratégica de pessoas depende de quão alinhada ela está com as metas e objetivos das empresas. Pois então, você necessita saber a missão, visão e valores da empresa. 

Por isso, é muito importante que os líderes e gestores responsáveis pela gestão estratégica sejam capazes de articular os planos para o crescimento da empresa de curto e longo prazo, deixando a comunicação mais efetiva de todos os objetivos da organização. 

2- Avaliar os Recursos Atuais do setor de Recursos Humanos

Nesta fase, é possível compreender todos os colaboradores da organização e saber como eles estão contribuindo para os objetivos e crescimento da empresa. Um ótimo momento para avaliar tudo sobre os colaboradores é na etapa de avaliação de desempenho. Afinal, ela é um dos pilares mais importantes da gestão estratégica de pessoas. 

Além disso, é necessário entender quais são os desafios e oportunidades e quais ações serão feitas para melhorar os pontos fortes da gestão de recursos humanos

3- Avaliar os Futuros Requisitos da Empresa

Chegou a hora de prever todas as necessidades organizacionais da empresa, por isso, os termos considerados são:

  • Demanda: a previsão entre o número de funcionários com todas as suas habilidades, para que sejam consideradas nas necessidades futuras das empresas;
  • Oferta: saber quais são os colaboradores disponíveis para ajudar a sua empresa nas estratégias de crescimento. 

4- Escolher as ferramentas para automatizar e auxiliar na gestão estratégica

De fato, fazer a auditoria de ferramentas utilizadas é de extrema importância para identificar barreiras que podem dificultar um trabalho mais organizado. Além disso, é importante entender quais ferramentas servem como melhorias para a organização. 

Isso porque, existem ferramentas que auxiliam na desburocratização dos processos, como é o caso do nosso sistema de controle de ponto online

5- Realizar Avaliações e Ações Corretivas

Por fim, elabore um cronograma para avaliar a gestão estratégica de pessoas. Isso porque, ela vai fazer o acompanhamento do progresso feito e identificar quais pontos precisam ser melhorados. 

Qual é o papel da liderança e do RH na Gestão Estratégica de Pessoas?

Em primeiro lugar, a liderança deve facilitar o caminho para que a empresa possa conseguir alcançar todas as suas metas e objetivos. Isso porque, um líder precisa sempre estar por perto, acompanhando a evolução de todos os colaboradores da organização. Além de, claro, ficar atento a qualquer desafio que possa atrapalhar este desenvolvimento. 

Além disso, um líder também é responsável pelo clima organizacional da empresa, que é um dos principais fatores para este tipo de gestão estratégica. Portanto, é de suma importância que os líderes façam a gestão estratégica de pessoas com muita atenção, sendo imparcial nas suas escolhas ao delegar atividades. 

No entanto, ainda temos o papel do RH, que funciona como a chave principal desta gestão estratégica. Com isso, a gestão estratégica de pessoas é conduzida pelo setor de recursos humanos. Por isso, também é muito importante ter um RH estratégico, veja os benefícios:

  • Rentabilidade financeira;
  • Aceleramento de crescimento da instituição;
  • Vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Por fim, para ter um RH estratégico você precisa de uma ferramenta de automação. Então, nada melhor do que o nosso software de controle de ponto para ajudar você nesse processo da sua empresa, não é verdade? Conte com funcionalidades completas e deixe que o nosso controle de ponto trabalhe no RH por você. 

Além disso, como já dissemos, com o nosso sistema de controle de ponto você poderá focar ainda mais nas pessoas da organização. E claro, um dos principais objetivos de uma gestão estratégica de pessoas. 

Então, não se esqueça que sempre que quiser e precisar…

Conte com a QRPoint!

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados