Gestão de Tempo: como otimizar os resultados da sua empresa?

Quanto tempo você perde todos os dias sem saber o que fazer? E quanto tempo você poderia economizar se soubesse como gerenciar melhor o seu tempo? A Gestão de Tempo é um conjunto de práticas realizadas para executar as tarefas de forma organizada.

Sem dúvida, podemos dizer que nem todos os dias conseguimos realizar todas as nossas tarefas, não é verdade? Por isso, temos a sensação de que precisamos de muito mais tempo do que somente 24 horas por dia. 

Mas, será que se você tivesse mais tempo, conseguiria realizar todas as atividades da sua rotina? Provavelmente não! Afinal, se você tivesse mais tempo, provavelmente, teria mais atividades. 

Dessa forma, é muito importante que você saiba fazer uma boa gestão de tempo para priorizar as atividades do seu dia e não se sobrecarregar. 

Além disso, com a gestão de tempo você pode aumentar a produtividade do seu negócio, já que a rotina da sua empresa ficará bem mais organizada. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre como a Gestão de Tempo pode impactar positivamente nos seus negócios!

O que é a Gestão de Tempo?

Em primeiro lugar, a Gestão de tempo é a arte de administrar o tempo de forma eficiente e produtiva. 

Logo, isso significa que você aprende a identificar suas prioridades, estabelecer metas e criar um plano para alcançá-las. 

Além disso, você também aprende a gerenciar seu tempo de forma que você possa dar atenção às coisas que são realmente importantes para você.

Dessa forma, aqueles que aprendem a gestão de tempo de forma eficaz desfrutam de uma sensação maior de controle sobre suas vidas e geralmente são mais produtivos. 

Ademais, a gestão de tempo também pode ajudá-lo a reduzir o estresse, uma vez que você se sente menos sobrecarregado e mais capaz de lidar com as demandas da vida.

Mas, precisamos te contar uma coisa: para gerenciar o seu tempo é necessário mudar seu foco e até seu comportamento. 

Afinal, muitas pessoas acreditam que um funcionário produtivo é aquele que está muito ocupado. Porém, a ocupação não é sinônimo de eficiência. 

No entanto, mesmo que você dê o seu melhor, sabemos que com alguns acontecimentos do dia a dia é muito difícil terminar todas as tarefas. 

Por exemplo, quantas distrações você tem em um dia? E as interrupções? Pois é, esses são apenas alguns que impendem um profissional de se organizar e incentivam a procrastinação. 

Portanto, lembre-se: você pode usar o tempo a seu favor! E mais, sem precisar de mais horas no seu dia! Continue a leitura para saber como isso pode acontecer. 

GEstão do tempo

Como a Gestão de Tempo se relaciona com a Produtividade?

Antes de mais nada, precisamos dizer que, hoje em dia, a produtividade não é apenas vista como números. 

Ou seja, podemos dizer que ela está relacionada com o desempenho dos profissionais. Afinal, como dissemos anteriormente, a produtividade não é sinônimo de número de atividades em um dia. 

Mas, como a produtividade se relaciona com a Gestão de Tempo? 

Primeiramente, Gestão de Tempo e Produtividade são conceitos que estão intimamente relacionados. 

Por um lado, a Gestão de Tempo é o conjunto de técnicas e métodos que uma pessoa usa para organizar e controlar seu tempo. 

Por outro lado,  a produtividade é a capacidade de uma pessoa de realizar mais trabalho em menos tempo. 

Ou seja, Gestão de Tempo é a ferramenta que uma pessoa usa para ser produtiva. Sem um bom gerenciamento de seu tempo, fica muito mais difícil ser produtivo. 

Por isso, separamos algumas dicas para melhorar sua Gestão de Tempo, veja só: 

  • ter um bom planejamento; 
  • estabelecer metas realistas;
  • não procrastinar;
  • e aprender a delegar tarefas.

Além disso, com o tempo, você verá que será cada vez mais fácil alcançar seus objetivos e ser produtivo.

Qual é a importância da Gestão de Tempo para as organizações?

À primeira vista, a gestão do tempo é importante para as empresas por várias razões. 

Em primeiro lugar, pode ajudar a melhorar a eficiência e produtividade. Afinal, quando os empregados são capazes de gerir melhor o seu tempo, podem realizar mais trabalho em menos tempo. 

Dessa forma, isto pode liberar tempo para outras tarefas e projetos. Além disso, uma boa gestão do tempo pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e aumentar a satisfação no trabalho. 

Sem dúvida, empregados felizes são mais empenhados e mais produtivos, tendo em vista que é do maior interesse de uma empresa promover hábitos saudáveis de gestão do tempo. 

Finalmente, a gestão eficaz do tempo pode ajudar as empresas a poupar dinheiro. Afinal, quando os empregados são capazes de trabalhar de forma mais eficiente, conseguem reduzir o tempo e os recursos desperdiçados. 

No atual panorama empresarial competitivo, as empresas precisam ser tão eficientes quanto possível para se manterem à frente da concorrência. 

Por fim, podemos dizer que a  Gestão de Tempo é uma ferramenta importante que pode ajudar as empresas a atingir estes objetivos.

Quais são as vantagens da Gestão de Tempo no dia a dia? 

Como dissemos anteriormente, a Gestão de Tempo é um termo português que se refere ao gerenciamento do tempo. 

Então, isto inclui técnicas e estratégias que as pessoas utilizam para organizar, planear e priorizar o seu tempo. 

Dessa forma, a Gestão de Tempo pode ser benéfica tanto para os indivíduos como para empresas. 

Para os indivíduos, a Gestão de Tempo pode ajudar a aumentar a produtividade e a eficiência. Além disso, também ajuda a reduzir os níveis de estresse e a melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e familiar. 

Por outro lado, para as empresas, a Gestão de Tempo pode ajudar a otimizar recursos, reduzir custos, e melhorar a satisfação dos clientes.

No mundo atual de ritmo acelerado, a Gestão de Tempo é uma competência essencial tanto para os profissionais quanto para as organizações.

Portanto, para ajudar você a entender melhor as vantagens da gestão de tempo para a sua organização, separamos alguns benefícios. Veja só:

  • maximização da produtividade;
  • cumprimento dos prazos de entregas;
  • aumento da taxa de finalização de projetos;
  • setores mais organizados;
  • otimização de tempo;
  • aumento da satisfação das equipes. 

Quais são os principais métodos da Gestão de Tempo?

A princípio, já foi possível entender bastante o conceito de Gestão de Tempo, certo? Por isso, agora nós vamos te mostrar três métodos e estratégias que você precisa utilizar para gerenciar o seu tempo. 

Afinal, realmente é muito difícil criar um plano do zero, mas com esses métodos você vai conseguir criá-lo de forma rápida e eficiente. 

Além disso, é importante ressaltar que existem diversos métodos, no entanto, aqui nós separamos os que mais são utilizados pelas empresas. Vamos lá? 

Método – A Arte de fazer Acontecer (GTD)

Primeiramente, a Gestão de Tempo, ou GTD, é uma metodologia criada pelo consultor americano David Allen. 

A sigla GTD significa “Getting Things Done”, que pode ser traduzido para “fazer as coisas acontecerem”. 

No entanto, a metodologia foi criada com o objetivo de ajudar as pessoas a melhorarem sua produtividade e alcançarem seus objetivos. 

A Gestão de Tempo é baseada em cinco princípios básicos: 

  • capturar: em primeiro lugar, nesta etapa é necessário priorizar todas as atividades que merecem a sua atenção. Ou seja, é necessário listar todas as tarefas que você precisa realmente fazer.
  • esclarecer: esse é o momento de “tomar uma atitude” ou “não fazer nada”. Sendo assim, esse é o momento de analisar todas as informações coletadas na lista de atividades feitas por você. 
  • organizar: neste passo, é necessário que você separe cada tarefa por contexto ou projeto. 
  • revisar: após organizar tudo, faça uma revisão periódica de todas as suas tarefas, planos e projetos que foram organizados. 
  • executar: por fim, faça as tarefas! Isso mesmo, esse é o momento de colocar em prática tudo o que foi planejado. 

Dessa forma, estes princípios são aplicados através de um conjunto de técnicas e ferramentas que podem ser usadas para melhorar a produtividade. 

Assim, entendemos que a Gestão de Tempo é uma metodologia flexível que pode ser adaptada às necessidades individuais. 

Além disso, ele também pode ser usado em conjunto com outras metodologias.

Método – Pomodoro

A princípio, o método Pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. 

Entretanto, o método é baseado na ideia de que trabalhar em períodos de 25 minutos seguidos por breves intervalos de descanso ajuda a melhorar a produtividade. 

Durante um Pomodoro, o indivíduo concentra-se completamente em uma tarefa específica, sem distrações. 

Depois de 25 minutos, a pessoa toma um breve descanso de 5 minutos antes de iniciar o próximo Pomodoro. 

Dessa forma, o método Pomodoro pode ser adaptado para atender às necessidades individuais, mas o objetivo é sempre o mesmo: aumentar a eficiência e produtividade. 

Se você estiver procurando uma maneira nova e eficaz de gerenciar o seu tempo, esse método é um dos melhores e mais utilizados pelas empresas. Além disso, ele também é desenvolvido por etapas, que são elas:

  • Listar: primeiramente, é necessário criar uma lista com todas as tarefas;
  • Cronometrar: para que o Pomodoro dê certo, cronometre o tempo de 25 minutos no relógio;
  • Trabalhar sem pausas: selecione as atividades da sua lista que você precisa trabalhar sem intervalos e interrupções durante o tempo estipulado pelo método. 
  • Pausar: após isso, assim que o cronômetro der 25 minutos, faça a sua pausa de 5 minutos. 
  • Retomada: após o fim do intervalo, o profissional deve voltar imediatamente para as suas atividades;
  • Pausa longa: então, depois de realizar quatro períodos de 25 minutos de trabalho e 5 minutos de intervalo, é necessário que o indivíduo faça uma pausa de 30 minutos. 
  • Tarefa Concluída: por fim, só comece uma tarefa quando terminar a que você está fazendo. Além disso, incentive os colaboradores da sua empresa a fazerem o mesmo. 

Método Kanban

Em primeiro lugar, o método Kanban é uma técnica de gerenciamento de tempo que foi criada pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno. 

Ele desenvolveu o método como um meio para melhorar a eficiência da linha de montagem do Toyota. 

Dessa forma, o método Kanban visa aumentar a produtividade através da redução do tempo desperdiçado em atividades inúteis. 

Em vez disso, as pessoas são incentivadas a concentrar seus esforços nas tarefas que realmente agregam valor. 

Além disso, o método Kanban também promove a colaboração e o compartilhamento de informações, o que permite que as equipes trabalhem de forma mais eficiente. 

Sendo assim, a flexibilidade do método Kanban também o torna adaptável às mudanças nas demandas do mercado, tornando-se uma ferramenta muito poderosa para a Gestão de Tempo e também para a competitividade das empresas. 

Como fazer a Gestão de Tempo dos colaboradores?

De fato, quando se trata de gerir o tempo dos empregados, há uma série de estratégias eficazes que podem ser utilizadas. 

Por exemplo, uma abordagem importante é encorajar os trabalhadores a darem prioridade às tarefas com base na sua importância e urgência, em vez de simplesmente trabalharem no que quer que aconteça para estarem no topo da sua lista de afazeres. 

Então, isto envolve o desenvolvimento de objetivos e prazos claros, a fim de ajudar os trabalhadores a planejarem os seus dias de forma mais eficaz. 

Além disso, os gestores podem utilizar ferramentas organizacionais como calendários compartilhados e listas de tarefas, a fim de manter todos no bom caminho. 

Contudo, globalmente, ao concentrar-se num planeamento e organização eficazes, é possível maximizar a produtividade dos empregados e assegurar que o tempo de todos está a ser utilizado da forma mais eficiente possível.

Para ajudar você a gerenciar o tempo dos seus colaboradores de forma eficaz, separamos algumas dicas, confira!

Faça um bom planejamento!

Sem dúvida, a primeira coisa que você precisa fazer é se planejar! Afinal, sem planejamento, as suas atividades podem não sair como você esperava, causando frustrações. 

Por isso, é necessário fazer um bom planejamento das suas atividades e, de preferência, no começo da semana. 

Além disso, o planejamento é uma ótima forma para lidar com imprevistos, que sempre acontecem!

Use o seu tempo com inteligência!

Uma mulher utilizando a sua Gestão de Tempo com Inteligência
Gestão de Tempo com Inteligência

O segundo passo é classificar as suas tarefas por prioridades, ou seja, analise quais são as atividades mais importantes do seu dia e da sua semana. 

Dessa forma, quando você fizer a sua lista de atividades, classifique as suas tarefas da seguinte forma:

  • Tarefas Urgentes: em primeiro lugar, as tarefas que precisam ser feitas em um curto prazo de tempo.
  • Tarefas Importantes: no caso, essas são as atividades que precisam ser feitas com mais tempo, ou seja, demandam atenção e por isso, são importantes. 
  • Circunstâncias: são aquelas tarefas que não precisam de muito tempo para serem realizadas e possuem um período de tempo maior para serem entregues. 

Evite as distrações!

Antes de mais nada, uma das principais razões pelas quais as pessoas não conseguem manter o foco em um determinado projeto é porque permitem que as distrações interrompam o seu fluxo de trabalho. 

Então, se você estiver trabalhando em um projeto e receber uma notificação de um novo e-mail, por exemplo, é muito fácil se distrair e abrir o e-mail para ver o que é. 

No entanto, isso pode desperdiçar valiosos minutos ou até mesmo horas do seu tempo, principalmente se o e-mail for irrelevante. 

Dessa forma, a chave para evitar distrações é a gestão do tempo. 

Sendo assim, se você tiver um plano de trabalho e se comprometer a cumpri-lo, será mais fácil manter o foco no que realmente importa. 

Além disso, definir metas específicas para cada projeto é extremamente importante. 

Faça Pausas!

De fato, todos nós temos apenas 24 horas no dia, mas às vezes parece que não há tempo suficiente para fazer tudo o que precisamos fazer. 

Sem dúvida, a gestão do tempo é uma habilidade importante a desenvolver se você quer ter mais sucesso e produtividade no trabalho. Por isso, uma das melhores maneiras de gerenciar o seu tempo é saber quando fazer uma pausa.

Desse modo, é importante trabalhar com foco e dedicação, mas às vezes você precisa de um descanso para recarregar suas energias. 

Além disso, fazer uma pausa também pode ajudá-lo a ter uma nova perspectiva sobre o seu trabalho e os desafios que enfrenta. 

Ademais, se você estiver tendo um dia particularmente difícil, tirar alguns minutos para relaxar e refletir pode ser exatamente o que você precisa para ter bons resultados. 

Utilize aplicativos para gerenciar as tarefas!

De fato, muitos de nós levamos vidas ocupadas, cheias de coisas para fazer e de obrigações a cumprir. 

Por isso, fazer malabarismos com todas estas tarefas e atividades pode ser incrivelmente desafiante, e é fácil sentirmo-nos sobrecarregados e estressados por todas as exigências do nosso tempo. 

Felizmente, há uma variedade de aplicações móveis que nos podem ajudar a organizar e a gerir melhor os nossos horários. 

Por exemplo, algumas aplicações permitem-nos introduzir todas as diferentes tarefas que precisamos de completar, juntamente com os seus prazos, para que tenhamos sempre uma visão atualizada do que precisa de ser feito. 

Além disso, outras aplicações permitem-nos acompanhar quanto tempo gastamos em diferentes atividades, para que possamos gerir melhor o nosso tempo e utilizá-lo de forma mais eficaz. 

Sendo assim, se você está à procura de uma forma simples de se manter no topo das suas tarefas diárias ou de um sistema mais aprofundado para gerir o seu tempo como um todo, existem aplicativos que se adaptam perfeitamente às suas necessidades. 

Com a ajuda dessas ferramentas de organização,  você poderá assumir o controle da sua vida e tornar-se mais produtivo do que nunca!

Como manter a organização do ambiente corporativo?

No atual ambiente empresarial de ritmo acelerado, pode ser difícil permanecer organizado e no topo de suas tarefas. 

Por isso, melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo é essencial para o sucesso no local de trabalho, e há uma série de estratégias que você pode usar para organizar melhor seu dia. 

Por exemplo, uma técnica chave é decompor grandes projetos em componentes menores que sejam mais gerenciáveis. 

Com esta abordagem, você pode se concentrar em completar tarefas individuais passo a passo em vez de ficar sobrecarregado por uma longa e assustadora lista de prazos.

Além disso, você também deve fazer uso regular de ferramentas de programação, como calendários e listas de tarefas, para que você tenha sempre uma visão geral atualizada do que precisa ser feito e quando. 

Ademais, outros métodos úteis para gerenciar sua carga de trabalho incluem priorizar tarefas importantes sobre as menos urgentes e delegar a responsabilidade por determinadas tarefas a outros membros da equipe, conforme apropriado. 

Seguindo estas dicas, você pode assumir o controle de seu tempo e alcançar sucesso organizacional duradouro no local de trabalho.

Como funciona a Gestão de Tempo para o Home Office? 

Mulher em home office fazendo anotações para melhorar a sua Gestão de Tempo
Gestão de Tempo em Home Office

Ao trabalhar em casa, é essencial ter um sistema bem organizado para administrar seu tempo. 

Isto envolve estabelecer metas e prioridades claras, assim como agendar intervalos regulares e encontrar maneiras de minimizar as distrações. 

No entanto, ao se concentrar em suas tarefas e priorizar trabalhos importantes sobre atividades menos urgentes, você pode garantir que aproveite ao máximo seu tempo e permaneça produtivo durante todo o dia. 

Além disso, fazer pausas em intervalos regulares ajuda a mantê-lo concentrado e motivado, de modo que você possa continuar fazendo progressos constantes em seus projetos, mesmo quando as coisas ficarem difíceis. 

Ademais, mantendo-se organizado com ferramentas como calendários e listas de tarefas, você pode facilmente acompanhar todas as suas tarefas em andamento para que nada escorregue pelas rachaduras. 

Sendo assim, quer você seja um empresário ou um freelancer trabalhando em casa, a gestão eficaz do tempo é a chave para o sucesso em qualquer ambiente de trabalho!

Gestão de Tempo x Gestão de Ponto

Antigamente, os controles de ponto eram feitos pelos próprios funcionários, você sabia disso? 

No entanto, imagine no cenário atual das empresas, o que você acha que aconteceria se os próprios funcionários e gestores tivessem que controlar seus próprios pontos? 

Vamos lá, nós começamos! Em primeiro lugar, provavelmente iria causar uma desordem, dificultando seriamente o fechamento da folha de ponto no final do mês. 

Por outro lado, os funcionários poderiam colocar todas as anotações corretamente e a empresa poderia ter uma economia de tempo. Mas espera, como isso é possível? 

Pois bem, depende muito do ponto de vista e de qual forma essa gestão de ponto seria realizada. 

A autogestão pode ser muito benéfica para os funcionários, tornando-os mais responsáveis. Além disso, em nenhum momento falamos que o controle de ponto seria feito de forma manual. 

Pois é, para o segundo cenário que citamos, temos uma solução. Imagina que incrível ter um aplicativo de gestão de ponto, onde o colaborador pode fazer o seu registro com apenas um clique? 

Então, a QRPoint oferece um serviço de sistema de controle de ponto online que pode ser a solução para a sua empresa. Nós temos diversas funcionalidades, como por exemplo:

  • geolocalização;
  • informações em tempo real;
  • aplicativo do gestor;
  • comprovante de registro online;
  • entre outras diversas funcionalidades que você pode encontrar em nosso site!

Otimize o seu tempo com a QRPoint!

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Veja o que você perdeu!

Psicologia Organizacional: o que é e quais são os seus benefícios? 

Você sabia que na gestão de pessoas, a psicologia organizacional é essencial? Pois é! Isso porque, a psicologia organizacional está diretamente ligada com os seres humanos. 

E claro, não apenas para fazer uma análise de suas habilidades técnicas, mas também para compreender o perfil comportamental de cada indivíduo. 

Muitas pessoas não sabem, ou talvez não entendam a importância da psicologia, afinal, ela é uma ciência que está conectada com os seres humanos e, por isso, ela precisa estar nas empresas. Afinal, os negócios são feitos por pessoas, não é verdade? 

Portanto, a psicologia no trabalho é utilizada para que a empresa possa entender melhor os seus colaboradores, a fim de obter um dia mais produtivo e um melhor funcionamento de todas as atividades.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Clique aqui para ler o artigo completo!

Conheça outros artigos relacionados