Gestão de Ponto: simplifique todas as etapas com a QRPoint!

Muitas empresas ainda acreditam que a gestão de ponto é apenas fazer o controle de entrada e saída dos colaboradores. No entanto, não é apenas isso! Ter uma rotina de processos de gestão de ponto organizada é fundamental para acompanhar a jornada do colaborador. 

Atualmente, a maioria das empresas possuem mais de 20 colaboradores e, isso significa que a obrigatoriedade do registro de ponto se destaca, por isso, uma boa gestão é muito importante para o negócio. 

Nesse sentido, quando se trata de uma rotina de RH bem organizada, com informações e indicadores precisos sobre os trabalhadores, o sistema QRPoint é a resposta para os problemas, pois se torna um aliado das empresas. 

Isso porque, quando a gestão de ponto é feita manualmente, além de muito trabalho para as empresas, é muito mais fácil de encontrar erros humanos e isso pode afetar qualquer organização. 

Com a QRPoint a sua gestão de ponto fica menos estressante e menos burocrática e nós vamos te comprovar isso ao longo deste artigo. Com isso, se você quer saber como descomplicar a gestão de ponto na sua empresa, continue a leitura deste conteúdo. 

Mas antes, veja o que preparamos para você:
  • O que é Gestão de Ponto e para que serve?
  • Quais processos devem ser realizados na Gestão de Ponto?
  • Qual a melhor forma de fazer a Gestão de Ponto?
  • Por que a QRPoint é a melhor ferramenta para você fazer a Gestão de Ponto?
  • Como evitar erros na Gestão de Ponto da sua empresa? 
  • Quais são os benefícios de fazer a Gestão de Ponto com o sistema QRPoint? 

O que é Gestão de Ponto e para que serve?

Gestão de Ponto: simplifique todas as etapas com a QRPoint!
Gestão de Ponto

Em primeiro lugar, a gestão de ponto é o processo de controle de jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa. No entanto, é imprescindível uma boa administração, pois extrai diversas informações, tais como:

  •  dados da folha de ponto;
  • gestão de benefícios;
  • informações do banco de horas;
  • horas extras;
  • absenteísmo;
  • entre outros. 

Por isso, é muito importante que as empresas adotem práticas que facilitem a gestão de ponto, como por exemplo, o sistema de controle de ponto que possui muitas funcionalidades. 

Com o nosso sistema de gestão de ponto, é possível monitorar o engajamento dos colaboradores na organização. Além disso, o processo de fechamento de folha de ponto é muito mais simples. 

Ou seja, de uma forma mais completa a gestão de ponto serve para mensurar a produtividade e assiduidade dos funcionários de uma empresa. Deixa a QRPoint ajudar a sua? 

TESTE GRÁTIS

Quais processos devem ser realizados na Gestão de Ponto?

Sem dúvida, cada empresa tem uma forma de se organizar para fazer a gestão de ponto, pois não é uma regra. No entanto, existem algumas etapas básicas que precisam ser cumpridas em qualquer departamento pessoal ou setor de recursos humanos:

  • Controle de ponto;
  • Cálculos de horas;
  • Fechamento da folha de ponto;
  • Tratamento de ponto.

Vamos entender cada uma delas? Vem com a gente!

Controle de ponto

Como dissemos anteriormente, o controle de ponto é obrigatório para as empresas que possuem mais de 20 colaboradores e, isso está previsto no Artigo 74 da CLT:

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)”

Outra informação muito importante quando se trata de controle de ponto, está prevista no Artigo 58 da CLT, que diz:

Art. 58 – A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Além disso, ainda segundo o artigo, as horas podem exceder apenas duas horas diárias. Por isso, estar por dentro da lei, é muito importante para que os seus colaboradores não ultrapassem os limites estipulados. 

Com isso, investir em tecnologia para facilitar a sua gestão de ponto é essencial, por exemplo, o sistema QRPoint não só controla o horário e saída, mas também:

  • organizar as escalas de trabalho;
  • faz cálculos automáticos;
  • possui dashboards indicadores;
  • gerencia o banco de horas e horas extras;
  • desburocratiza o fechamento da folha de ponto. 

Como você já sabe, o controle de ponto dá para ser feito de várias formas, como por exemplo:

  • manual;
  • mecânico;
  • por planilha;
  • ponto eletrônico;
  • e o melhor, o ponto digital. 

Afinal, é a solução mais moderna e segura da atualidade. Mas nada como escolher um sistema completo e altamente capacitado para focar nos seus processos. Quer conhecer melhor a QRPoint, não exite, teste grátis!

QUERO TESTAR GRÁTIS

Cálculo de Horas Automáticas

Antes de mais nada, é muito importante falar sobre os relatórios gerenciais que a QRPoint oferece, inclusive, temos um artigo muito especial sobre ele. Veja em nosso Blog!

Os relatórios gerenciais, por sua vez, emitem diversos indicadores e números precisos para os gestores terem uma visão mais clara sobre o que está acontecendo dentro da empresa. 

Nesse sentido, esses relatórios já possuem informações em tempo real,  que permite a coleta de dados rápida e precisa. No entanto, é válido falar sobre o cálculo de horas automáticas.

Além de ser um processo muito importante para a gestão de ponto, o cálculo de horas precisa ser feito com bastante atenção. Mas, se você tiver um sistema de gestão de ponto digital como o da QRPoint, tenho certeza que as contas ficam mais simples.

Isso porque, com o software da QRPoint os cálculos de horas extras, banco de horas, horários noturnos, são feitos de formas automáticas, facilitando o tratamento de informações. 

Tratamento de ponto

De fato, para os setores de departamento pessoal e recursos humanos, esta etapa é crucial para a gestão de ponto, pois é onde os gestores identificam erros na marcação de ponto. 

Ou seja, se falta algum atestado que não foi lançado, alguma solicitação em aberto, faltas, atrasos e outras inconsistências. Mas, com os relatórios gerenciais da QRPoint, tudo fica mais simples, pois com apenas poucos cliques esses erros podem ser emitidos em PDF. 

Além disso, no tratamento de ponto é possível perceber os comportamentos dos consumidores na empresa, analisando a produtividade e o comprometimento dos funcionários.

Fechamento da folha de ponto

A princípio, todos os dados coletados durante as etapas principais são justamente para que o fechamento da folha de ponto seja simples. Por isso, é muito importante ter um sistema para facilitar os processos. 

Nesta etapa é muito importante ter o total de todos os cálculos e dados precisos coletados nas etapas anteriores. 

Com a QRPoint,  fechamento de folha de ponto deixa de ser uma “dor de cabeça” ou algo que não parece ter fim, pois as informações são coletadas com poucos cliques, sem trabalho ou retrabalhos. 

Qual a melhor forma de fazer a Gestão de Ponto?

Sem dúvida, existem diversas formas de cuidar e organizar a gestão de ponto, certo? No entanto, vamos te dar algumas dicas para você alinhar os processos na sua empresa. Veja só:

Conheça as regras trabalhistas

Em primeiro lugar, é muito importante prevenir a sua empresa de processos trabalhistas, por isso, identifique todas as possíveis causas jurídicas antes de tomar qualquer decisão na sua empresa. 

Para isso, estude todas as regras trabalhistas, tudo sobre o os deveres e benefícios dos funcionários e até mesmo regras que você nem imagina que possam existir. Afinal, qualquer mínimo detalhe deixado para trás, pode te trazer um custo muito alto no futuro. 

Tenha políticas internas

De fato, é muito importante, que mesmo que a empresa seja flexível, criar regras e políticas internas para que sejam respeitadas por todos os colaboradores. Ou seja, sobre os horários, reuniões, banco de horas, horas extras e qualquer outra pendência. 

Sem dúvida, com essas questões alinhadas, a sua gestão de ponto será muito mais fácil. 

Por que a QRPoint é a melhor ferramenta para você fazer a Gestão de Ponto?

Em primeiro lugar, o nosso aplicativo de controle de ponto permite que os seus colaboradores registrem o ponto de forma independente e de qualquer lugar do mundo. Basta ter um dispositivo móvel e não precisa ter internet, pois o ponto pode ser registrado offline. 

Além disso, os colaboradores também podem fazer solicitações de atestado e esquecimento de registro pelo próprio aplicativo. As informações de registro e comprovantes estão dentro da própria plataforma e podem ser consultadas a qualquer momento. 

Mas, para você, gestor, o nosso sistema de gestão de ponto permite uma rotina de RH bem mais otimizada e automatizada, tendo em vista que a maioria dos dados são gerados de forma automática e para emiti-los, basta alguns cliques. 

Nós cuidamos de todos os processos e você tem mais tempo para solucionar os problemas, praticidade para fazer os processos e simplicidade para cuidar dos colaboradores.  

Além disso, somos zero taxa, não precisa fazer manutenção e não temos fidelidade, ou seja, se você não gostar (missão impossível), poderá cancelar a qualquer momento. 

Nesse sentido, todos os dados são armazenados em nuvem, ou seja, são 100% seguros e claro, você economiza tempo, já que precisa de no máximo três cliques para fazer os processos dentro do aplicativo. 

Para finalizar, estamos totalmente por dentro da lei, seguindo fielmente a Portaria 671 e contamos com diversas funcionalidades capazes de ser a solução que a sua empresa precisa. 

A QRPoint se adapta à realidade do seu negócio. Venha saber mais sobre nossa ferramenta fazendo um teste gratuito durante 10 dias. 

QUERO TESTAR AGORA E GRÁTIS

Como evitar erros na Gestão de Ponto da sua empresa?

Infelizmente, existem muitas falhas e erros nesse processo, mas é muito importante evitá-los sempre que possível. Vamos lá? 

Em primeiro lugar, a escolha do sistema que você vai utilizar é crucial neste momento. Por isso, implante um sistema confiável, seguro e prático. Muitas empresas estão adotando a tecnologia ao longo dos anos e por que a sua precisa ficar para trás? 

Então, escolhendo um sistema que tem configurações antifraude, que possui um armazenamento de dados em nuvem, que tem relatórios gerenciais com informações em tempo real, você terá uma gestão de ponto muito mais assertiva. 

Já são mais de 50.000.000 de pontos registrados em nossa plataforma, o que você está esperando para fazer esse número crescer cada vez mais? Vem pra QR!

Quais são os benefícios de fazer a Gestão de Ponto com o sistema QRPoint? 

Confira os principais benefícios de fazer a gestão de ponto com o sistema de gestão de ponto da QRPoint!

Reduz erros e falhas humanas

A princípio, como os registros de ponto ficam armazenados em nuvem, não existe a possibilidade da perda de dados para o tratamento de ponto, ou seja, o fechamento da folha de ponto é muito mais preciso. 

Isso é muito importante para que a sua empresa não saia no prejuízo, tendo que pagar valores por conta de erros nos cálculos. Aqui o processo é totalmente automatizado. 

Facilidade para as equipes de RH na Gestão de Ponto

Falando em automatização, muitos profissionais de RH sabem que o fechamento da folha de ponto é muito estressante no final do mês. Mas, com o ponto digital da QRPoint tudo fica diferente e mais simples. 

O nosso sistema de controle de ponto já entrega um relatório com todas as informações necessárias para o fechamento da folha de ponto. Dessa forma, os profissionais ficam disponíveis para fazer outras demandas da empresa. 

Dificuldade de cometer fraudes 

Você que trabalha com RH, com certeza já viu ou ouviu alguma história de que um funcionário bateu o cartão para o outro, certo? Pois bem, no sistema de controle de ponto da QRPoint, além de ter a geolocalização, também possui identificação por foto. 

No entanto, caso o funcionário ainda queira testar o sistema, burlando qualquer regra, o gestor recebe uma notificação no mesmo momento da tentativa de fraude em seu aplicativo. 

Por dentro da Lei

De fato, quem acompanha a QRPoint sabe que sempre estamos dentro da legislação e agora já aderimos a Portaria 671, que deixa a sua e a nossa empresa em conformidade com as normas legais do ponto digital. 

Simples, prático, fácil, eficiente e dentro da lei, você só encontra o sistema QRPoint. Você precisa mais do que nunca cuidar da melhor parte da sua organização: as pessoas. Deixa que cuidamos de todo o processo. 

Quer conhecer melhor a QRPoint? Teste agora mesmo, é grátis!

QUERO TESTAR GRÁTIS

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu?

Relatórios Gerenciais da QRPoint: como utilizar em nosso sistema?

A princípio, os relatórios gerenciais são como um guia para que uma empresa possa tomar as melhores decisões. Isso porque, com os números apresentados por esses relatórios, a organização consegue juntar dados importantes de diferentes áreas, projetos e atividades.  

Por isso, é muito importante que todo gestor que busca o crescimento da sua empresa, precisa tomar decisões com base nos relatórios gerenciais, principalmente quando eles são integrados com softwares de gestão que oferecem informações em tempo real. 

Na QRPoint, por exemplo, oferecem vários tipos de relatórios para os nossos clientes, mas você só entenderá como funciona e como utilizar, fazendo a leitura completa do artigo. 

QUERO LER O ARTIGO COMPLETO

Conheça outros artigos relacionados