Gestão de Ponto: saiba como torná-la mais prática e eficiente!

Saiba o que é, para que serve, quais são as vantagens e entenda tudo sobre Gestão de Ponto! Afinal, uma gestão mal feita, pode prejudicar sua empresa!
Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Em primeiro lugar, é importante lembrar que as empresas com mais de 20 funcionários, são obrigadas por Lei a fazer a gestão de ponto dos colaboradores. No caso, a lei diz:

Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019).

No entanto, diversos setores de recursos humanos e departamento pessoal estão sofrendo com a gestão de ponto. Afinal, existem muitas empresas que ainda possuem sistemas arcaicos e burocráticos e, dessa forma, fazer o fechamento do ponto se torna uma tarefa estressante. 

Então, se o seu setor de recursos humanos ainda sofre com esse problema, saiba que existem soluções que podem otimizar a sua gestão de ponto, tornando-a mais estratégica. Aqui você terá as respostas para as suas principais dúvidas, por isso, continue a leitura!

O que significa Gestão de Ponto?

Antes de tudo, a gestão de ponto nada mais é do que o processo de controle de jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa. Nesse sentido, a gestão de ponto fornece as principais informações para a folha de pagamento mensal, gestão de benefícios, banco de horas, horas extras e outros indicadores importantíssimos.

Em outras palavras, a gestão de ponto é fazer o gerenciamento do controle de entrada e saída dos funcionários. Além de, claro, contar com os intervalos e descansos. Para finalizar, é a partir dessa coleta de dados que é possível entender como funciona a rotina e engajamento da equipe. 

Gestão de Ponto
Gestão de Ponto

Qual é a finalidade da Gestão de Ponto?

À primeira vista, o objetivo da gestão de ponto é conseguir mensurar os horários de trabalho dos colaboradores e, de forma estratégica, transformar essas informações em dados importantes para a empresa. 

Com isso, podemos entender como está a assiduidade dos colaboradores, se está havendo muito absenteísmo, se a jornada de trabalho está sendo cumprida de forma correta, entre outros. 

O que é preciso fazer em uma Gestão de Ponto?

Desde já, a gestão de ponto engloba tudo o que faz parte de um controle de ponto, ou seja, ela começa na definição de jornada e só termina no tratamento de todas as informações para analisar os apontamentos. 

Ah, então é rápido? Sim e não! A gestão de ponto é simples e rápida, mas dentro desses processos, existem os subprocessos que precisam ser feitos para tornar a gestão de ponto ainda mais eficiente. 

Mas afinal, quais são as etapas desse processo? 

Na verdade, não existe uma regra, pois cada empresa tem a sua forma de fazer a gestão de ponto. No entanto, existem algumas etapas em geral, que são possíveis serem encontradas em todas as empresas. Veja quais são:

  • Controle de Jornada;
  • Cálculo de Horas;
  • Tratamento de Ponto;
  • Apontamentos;
  • Fechamento da Folha de Ponto.

Que tal saber um pouco mais sobre as principais etapas? Vamos lá!

Controle de Jornada

Primordialmente, vamos começar falando sobre o que diz o Artigo 58 da CLT:

Art. 58 - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

§ 1o Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários. (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)

Dessa forma, essas informações são fundamentais, pois elas fazem parte do controle de jornada e saber sobre esses dados é essencial para uma boa gestão de ponto. 

Além disso, para que os limites não sejam ultrapassados, é necessário que os colaboradores registrem o seu ponto no sistema de controle de ponto durante o seu horário de trabalho. 

Após as anotações durante o mês, o setor de recursos humanos e departamento pessoal fazem o tratamento de todos os apontamentos e verificam se tudo está de acordo com o sistema, para então, fazer o pagamento. 

Tratamento de Ponto

O tratamento, por sua vez, é o processo em que os dados são coletados do sistema de controle de ponto, analisados e tratados. Ou seja, é nesta etapa que os profissionais de recursos humanos conseguem identificar se houve faltas, atrasos, atestados médicos, dispensas, horas extras, entre outras informações. 

Então, o tratamento é basicamente todos os dados que precisam ser interpretados para que a gestão de ponto seja feita corretamente e os profissionais recebam o seu salário de forma justa. 

Apontamentos

Então, após todo o tratamento das informações do controle de ponto, é hora de cuidar do apontamento! Deste modo, o apontamento nada mais é do que as informações concretas do controle de jornada, ou seja, as faltas, atrasos, horas extras, entre outras informações.  

Nesse sentido, o apontamento é conhecido como o fechamento da folha de ponto, onde todas as informações são encaminhadas de forma correta para que seja realizado o fechamento da folha de pagamento. 

Além dessas etapas, existem muito mais! No entanto, você só saberá no dia a dia de trabalho da sua empresa. 

Qual é a melhor maneira de fazer uma Gestão de Ponto?

Como já dissemos, existem diversas formas de fazer a gestão de ponto, pois cada empresa possui uma estratégia diferente, ou seja, as etapas são feitas de forma distinta. 

No entanto, separamos duas formas principais de você fazer a gestão de ponto de forma correta. Entenda!

Conheça as regras e orientações das Leis Trabalhistas

Não há dúvidas de que você precisa conhecer as leis trabalhistas para evitar falhas jurídicas na sua organização, não é mesmo? Então, você deve saber o mínimo, ou seja, tudo o que ela prevê, quais são as regras para cada tipo de colaborador, quais faltas podem ser justificadas pela lei, entre outras regras fundamentais que estão diretamente ligadas com o controle de jornada dos colaboradores. 

Crie políticas internas

Sobretudo, é muito importante que a sua empresa possua regras internas, mas é claro, sempre respeitando a lei. Quando as orientações são passadas para todos os funcionários, a empresa fica mais organizada e séria no mercado de trabalho. 

Além disso, quando as regras são expostas, os procedimentos feitos de forma correta, fica muito mais fácil de fazer uma gestão de ponto. 

Quais são as principais ferramentas para fazer uma gestão de ponto? 

De fato, a primeira etapa de uma gestão de ponto é o registro de ponto, não é verdade? Pois então, agora vamos ver as melhores ferramentas para fazer uma gestão de ponto. Veja só:

Ponto Manual

O ponto manual é o mais antigo e um dos mais utilizados. Pois bem, esse ponto consiste na anotação manual dos horários de entrada e saída dos colaboradores. No entanto, como não possui sistema e tudo é feito por literalmente na folha de ponto, o gestor responsável precisa recolher as folhas. 

Dessa forma, será possível fazer o cálculo das horas e tirar todos os apontamentos. Lembre-se, o ponto manual está sujeito a erros e falhas humanas. 

Ponto Mecânico

Ah, falando em antiguidade, o ponto mecânico também é um dos mais antigos, pois para batê-lo é necessário de um cartão de ponto. Então, todos os dias os colaboradores precisam pegar o seu cartão de ponto, colocar na máquina e bater o seu ponto. 

Dessa forma, os horários de entrada, intervalos e saída são carimbados pela máquina. No final do mês, todos os cartões são recolhidos para fazer o fechamento da folha de ponto e tirar todos os apontamentos. 

Relógio de Ponto Eletrônico

A princípio, nesse ponto as coisas começam a ficar um pouco melhor, já que o relógio de ponto eletrônico passa mais segurança a todos os colaboradores. Além de tudo, no relógio de ponto eletrônico não é necessário fazer anotações dos horários, pois o próprio relógio se encarrega de passar o resumo através de um comprovante.

Aplicativos de Ponto

De fato, os aplicativos de ponto ou softwares de controle de ponto são os melhores e mais atuais do mercado. Além de toda a segurança, o registro de ponto pode ser feito por um dispositivo móvel e ainda possui armazenamento em nuvem. 

Ou seja, todas as informações podem ser conferidas em tempo real. Aqui na QRPOINT, por exemplo, temos todas as funcionalidades que você precisa para modernizar o seu controle de ponto, com um preço justo e muita qualidade. 

Quais são as vantagens de fazer uma Gestão de Ponto?

Antes de mais nada, são muitas as vantagens de fazer uma boa gestão de ponto para a sua empresa, principalmente se a mesma contar com um sistema de controle de ponto online para auxiliar em todo o processo. 

Entretanto, quando você possui um bom sistema de gestão de ponto, você passa a dar mais espaço para outras atividades importantes, como por exemplo, cuidando mais das pessoas da empresa, pois o aplicativo de controle de ponto cuida de todos os processos. 

Mas, algumas das principais vantagens são:

  • Menor riscos de fraudes e processos trabalhistas;
  • Mais transparência, mobilidade e segurança;
  • Armazenamento de dados em nuvem;
  • Integração com os outros softwares;
  • Redução de custos para as empresas. 

Com a QRPOINT, você poderá deixar os seus processos menos burocráticos, livrando-se dos problemas e tornando tudo mais prático. Mantenha os seus processos bem definidos e centralizados em um único lugar.

Quais são os cinco erros mais comuns da Gestão de Ponto?

Acima de tudo, é muito comum errar, porém, os erros precisam ser consertados e jamais cometidos novamente. Por isso, veja algumas falhas no sistema de gestão de ponto, para que você não as cometa. Vamos lá?

Não ter um fornecedor confiável

À primeira vista, algumas empresas implantaram o Relógio de Ponto Eletrônico, certo? No entanto, para usá-lo, é preciso seguir algumas orientações. Na Portaria 1510 diz que:

Art. 2º O SREP deve registrar fielmente as marcações efetuadas, não sendo permitida qualquer ação que desvirtue os fins legais a que se destina, tais como:

I - restrições de horário à marcação do ponto;

II - marcação automática do ponto, utilizando-se horários predeterminados ou o horário contratual;

III - exigência, por parte do sistema, de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e

IV - existência de qualquer dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado.

No entanto, muitas empresas acabam contratando um relógio de ponto eletrônico de fornecedores que não conhecem e, nesse momento, acabam se prejudicando. Afinal, nem todo fornecedor cumpre a lei de forma correta. 

Por isso, ao contratar um relógio de ponto eletrônico é necessário pesquisar bem o fabricante e se atentar a qualidade de todos os produtos. 

Falta de atenção dos colaboradores

Como vimos, o ponto manual ainda é utilizado por diversas empresas. No entanto, esse método pode ser realizado tanto por uma folha de ponto ou por uma planilha. Mas, um dos motivos da insegurança deste ponto, é a falta de atenção dos funcionários ao fazer seus registros. 

Infelizmente, um funcionário pode chegar distraído e bater seu ponto no horário errado. Por essas razões o controle de ponto manual foi substituído por métodos eficazes. 

Falta de controle na verificação de horários

De fato, o fechamento da folha de pagamento é uma tarefa desafiadora para os profissionais de recursos humanos, afinal, são muitos detalhes. Então, se um sistema eficiente já é um desafio, quem dirá com um sistema cartográfico, não é mesmo?

Por isso, o termo “Bater Cartão” é muito utilizado, pois existe realmente uma forma de registrar o ponto com um cartão. No entanto, esses cartões são individuais, imagina se forem apurados?

Pois é, existem empresas grandes que possuem esse método e os prazos são muito apertados para ver os cartões de todos os funcionários. Além disso, esse tipo de gestão de ponto fica mais sujeito a erros e falhas humanas. 

Maior chance de fraudes

Sobretudo, quando falamos sobre as ferramentas, foi possível observar que o ponto com mais probabilidade de sofrer fraudes é o mecânico. Afinal, os funcionários podem registrar os pontos para os seus colegas de trabalho. 

Além disso, um funcionário consegue colocar que chegou na empresa no horário normal, quando na verdade, chegou atrasado. Ademais, os próprios profissionais responsáveis pela gestão do ponto podem se envolver nas fraudes. 

Falhas no Sistema

Existe uma tecnologia que foi implantada, no relógio de ponto eletrônico, que é a biometria. No entanto, muitos equipamentos falham na hora de reconhecer a biometria dos colaboradores. 

Ou seja, isso deixa o registro de ponto comprometido e as informações ficam incompletas. 

Como evitar os erros ao fazer uma Gestão de Ponto? 

De fato, para evitar erros é necessário ter um sistema de controle de ponto seguro, confiável  que atenda todas as necessidades da sua organização. Essas qualidades podem ser encontradas no ponto digital. 

Para que você entenda melhor, o ponto digital faz parte da ferramenta de ponto eletrônico. No entanto, o ponto pode ser registrado por qualquer dispositivo móvel, baixando o aplicativo da empresa escolhida. 

A QRPOINT terá o prazer de apresentar para você todas as nossas funcionalidades e qualidades. Quer entender melhor? Confira nos próximos tópicos!

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

A QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

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O que você perdeu: tudo sobre o Controle de Ponto Online!

Você não acha que está na hora de atualizar o seu controle de ponto? Pois é! O controle de ponto online seria uma ótima opção, mas… Antes de tudo, confira!

De fato, um sistema de controle de ponto é muito importante para uma organização e existem vários modelos e formas de controlar a gestão de jornada dos colaboradores. No entanto, alguns métodos podem estar ultrapassados e sujeitos a fraudes, prejudicando a empresa e seus funcionários

Apesar de ser um método antigo, o que ainda acontece em muitas empresas, é o controle ser feito de forma manual em livro de ponto ou pelo Excel. Mas, mesmo que as informações sejam alocadas em computadores, o sistema pode ficar lento e ficar mais aberto para alterações e modificações nos dados fornecidos, além de, claro, o retrabalho na hora de fazer a folha de pagamento.  

Por isso, um sistema de controle de ponto online é a solução que a sua empresa necessita e pode ajudar muito na gestão de jornada de todos os colaboradores. Clique aqui e veja o conteúdo completo!

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