5 Pilares de Gestão de pessoas e atendimento ao cliente

Pessoas são a essência de qualquer negócio, apesar disso muito empresário ainda tende a focar suas energias apenas para os clientes e esquecem de cuidar das pessoas dentro de sua organização.
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O que conhecemos como RH tem sido cada vez mais chamado de Gestão de Pessoas ou Gente & Gestão e nunca antes foi tão estratégico como tem sido nos últimos anos.

Assim, se observa uma tendência forte de valorização desta área nas empresas ela tem deixado de ser apenas responsável pelo fechamento da folha de pagamento.

Aqui conseguimos compreender a relação entre gestão de pessoas e atendimento ao cliente.

Na prática, a mudança do RH nas empresas acelerou nos últimos anos, principalmente devido o Covid-19. Assim, diante do Novo Normal em melhores benefícios que variam de acordo com leis trabalhistas.

Como manter as pessoas motivadas no ambiente corporativo?

Importante entender que existe muitas verticais e subdivisões quando falamos de Gestão de Pessoas e atendimento ao cliente em empresas, tendo em vista o recrutamento e retenção de talentos.

Elas passam por programa de estágio, integração com e-social e folha de pagamento até formação de líderes e motivação. Algumas dessas divisões que são mais operacionais e menos estratégicas podem ser entregues a terceiros como contabilidade e escritórios de advocacia, porém algumas subdivisões são mais estratégicas e devem ser geridas com dados, métricas e muito foco em desenvolvimento de pessoas e talentos.

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Primeiro passo é identificar o que é estratégico e o que é operacional e pode ser entregue a terceiros. Cultura organizacional, clima organizacional, ambiente de trabalho devem ser uma preocupação constante das lideranças das empresas.

Por isso, esse é um item essencial, inclusive, para manter os talentos. No final das contas, lembre-se sempre empresas e negócios são feitos por pessoas!

Não existe boas empresas e grandes negócios sem pessoas boas e eficientes trabalhando nele.

Afinal, pessoas que trabalham felizes e são bem tratadas entregam mais resultados e tratam melhor os clientes. Isso só é possível com um processo bem definido de gestão de pessoas.

O desenvolvimento do e de tecnologias de RH tem ganhado tanta importância e relevância que tem se tornado estratégico em empresas de todos os portes.

Nas empresas menores e com menos estrutura, os sócios devem ter essa responsabilidade de conduzir a gestão de RH e de desempenho da equipe.

Assim, para manter todas as rotinas de RH, eles contam com auxilio de um contador externo ou uma área administrativa a medida.

Por isso, é importante antecipar alguns problemas e se preocupar em estruturar o RH com foco em gestão de pessoas.

Dessa forma, vale destacar que os desafios de gestão e pessoas e atendimento ao cliente mudam muito rapidamente para uma empresa em crescimento. Assim, fica cada vez mais claro a necessidade das pessoas certas, no momento e local certo.

5 principais pilares para uma boa gestão e atendimento ao cliente:

  1. Motivação: transparência, alinhamento de expectativa e comunicação assertiva são crucias para que a sua empresa tenha uma equipe motivada, hoje o conceito mais falado é alto motivação, então é muito importante um forte alinhamento com o processo de recrutamento e seleção;
  2. Processo de comunicação: Uma comunicação integrada facilita para que as informações sempre estejam disponíveis quando for necessário, muito importante incentivar o dialogo e ter um trabalho intenso de difusão interna da cultura corporativa;
  3. Trabalho em equipe: As empresas modernas são organismo que evolui e se transforma com base em objetivos em comuns com todas as pessoas que participam dela, o trabalho em equipe deve inclusive ultrapassar as barreiras dos ‘’setores’’ e da hierarquia;
  4. Conhecimento e competência: Importante ter planejamento para que seja possível dimensionar necessidades de competências e habilidades especificas, além de nível de entrega e resultados para atingir metas;
  5. Treinamento: O treinamento e a busca pelo desenvolvimento devem ser constantes, partindo conjuntamente da empresa e de cada um dos trabalhadores.

A importância da gestão de pessoas tem sido cada vez mais percebida nos negócios.

Por isso, ela deve ser uma preocupação exclusiva para grandes executivos e grandes empresas, para ser de todas as pessoas devem ser geridas e bem tratadas, não importa seu cargo!

As pessoas são a essência de qualquer organização, é uma questão estratégica e crucial fazer com que elas sejam bem sucedidas e felizes em seu trabalho!

Assim, utilize todas as ferramentas a sua disposição, existe uma imensidão de software e profissionais que podem te ajudar nessa missão para que sua empresa evolua.

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