Futuro do RH: Quais suas tendências e o que esperar dele?

Confira aqui tudo sobre o futuro do RH para sua empresa!

O setor de recursos humanos vem mudando e se reinventando através do tempo. Quanto mais isso acontece, mais o foco do RH se direciona para as estratégias de condução da empresa, automatizando a parte burocrática.

Sabendo do passado cheio de processos burocráticos dentro do setor de RH, e tendo em vista o presente onde o panorama das empresas mostra uma fase transitória, qual seria o futuro do RH?

É pensando em aprimorar sua perspectiva de inovação que nós, do QRPoint, fizemos para você gestor esse artigo onde você pode descobrir mais sobre as tendências para o futuro do RH, que está sendo construído agora!

Veja a seguir nossos conteúdos:

Qual o futuro do RH?;

O futuro do RH na era da globalização;

O futuro do RH está no Big Data?;

Quais as tendências para o futuro do RH?;

Uso das ferramentas no futuro do RH;

Quais vantagens e mudanças o futuro do RH traz?;

Como o QRPoint pode ajudar sua empresa a caminhar para o futuro do RH.

Confira!

Qual o futuro do RH?

O futuro do RH é construído com foco na transformação do setor em um campo estratégico, juntamente a novas tecnologias facilitadoras, no caminho da automatização.

As mudanças do RH acontecem dessa forma porque o setor tem uma tendência, desde seu início, a se ocupar de diversas tarefas burocráticas empresariais.

O futuro do RH se constrói pegando funções, que antes gastariam muito tempo e atenção de gestores e analistas para serem feitas, e automatizando. Isso facilita o dia a dia dos profissionais e disponibiliza tempo para que eles executem outras atividades.

É justamente essa liberdade para cumprimento de outras tarefas que tem transformado o RH num setor estratégico.

Portanto, o futuro do RH se encontra no uso das mais diversas tecnologias direcionadas à gestão de pessoas, desde a contratação, a gestão de cargos e salários, desenvolvimento pessoal e avaliação de desempenho.

Para cada setor, existe um tipo de HR Tech, como o QRPoint, que é uma startup focada em trazer soluções para o RH através do uso da tecnologia. Isso gera um dinamismo na área e traz lucro para as organizações.

Sabendo disso, veja a seguir como fica o futuro do RH com a intensa globalização que vem ocorrendo nas últimas décadas:

O futuro do RH na era da globalização

O processo de globalização é criticado por alguns dentro do RH, sob a ameaça de diminuição de empregos. Entretanto, o que é afetado não é a quantidade, mas sim o tipo de emprego que o profissional terá.

A globalização tem influência sobre a oferta e demanda tanto na quantidade de profissionais quanto na de vagas disponíveis para serem ocupadas.

Com a crescente competitividade dentro do mercado, as organizações globais tem se preocupado com a contratação de colaboradores capazes de trazer para dentro da empresa o diferencial que é preciso para garantir sua competitividade.

Assim, o RH adquire a necessidade de selecionar os colaboradores mais bem qualificados e alinhados com a cultura organizacional da empresa.

O uso de inteligência artificial para fazer essa seleção, além de democratizar o processo, ajuda a ter em mãos o candidato que melhor se encaixa no que o setor necessita.

Um dos benefícios da globalização para o futuro do RH está justamente na capacidade de trazer talentos para uma localidade onde existem poucos. Isso porque tem se tornado cada vez mais viável conseguir um colaborador em outra cidade ou país.

A crescente na adoção do teletrabalho, principalmente após a pandemia de covid-19, acelerou ainda mais esse processo. Isso favoreceu a conquista de profissionais qualificados fora de sua região para as empresas.

Portanto, o futuro do RH nas organizações na era da globalização aponta para uma disputa intensa por talentos de forma global.

Ao mesmo tempo, ele cria ferramentas de busca eficientes para que as empresas possam encontrar profissionais de qualidade, mesmo que “desconhecidos”.

Isso mostra o quanto a captação e o uso de dados são importantes para o futuro do RH. Com isso em mente, confira como fica o setor em relação à onda de uso do Big Data que vem ocorrendo nos últimos anos:

O futuro do RH está no Big Data?

O futuro do RH está no Big Data sim! Um estudo feito pela MicroStrategy mostrou que 60% das empresas brasileiras já usam recursos de Data e Analytics no dia a dia do RH para definir suas estratégias.

A captação de dados se tornou um must para o futuro do RH. Entretanto, a prática de lidar com quantidades massivas de informações e trata-las de acordo com sua vontade acabou para as empresas.

Isso ocorre por conta do surgimento de diversos sistemas de regulação e controle de como os dados podem ser tratados ao redor do mundo. A União Europeia, por exemplo, tem o RGPD. Aqui no Brasil é a LGPD que regula essas questões.

O futuro do RH nas empresas já demonstra estar direcionado para a análise de dados. Dos 500 profissionais pesquisados ao redor do mundo, 94% dizem que esse é um recurso importante para o crescimento empresarial e para a transformação digital.

Para além disso, os benefícios do uso de dados para as empresas são diversos, veja abaixo alguns deles:

Produtividade e eficiência dentro da empresa melhoram;

Tomada de decisões fica mais rápida e eficaz;

A performance financeira geral melhora;

Auxiliam na identificação de novos produtos e serviços que gerem receita;

Também há melhoria na aquisição e retenção de clientes, assim como na experiência dos mesmos.

Com tantos benefícios e novidades, fica difícil saber exatamente o que esperar do RH do futuro. Portanto, acompanhe a seguir algumas tendências para o setor:

Quais as tendências para o futuro do RH?

As tendências para o futuro do RH são relacionadas à tecnologia, como o Big Data, People Analytics, Employer Branding, Inteligência artificial, ferramentas de automatização, Business Inteligence e diversas outras.

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Entretanto, com tantas atualizações e novidades é preciso estar por dentro de todos esses termos e atividades para estar de olho no futuro do RH. Portanto, veja detalhadamente a seguir sobre algumas tendências para o futuro do RH:

1. People Analytics

Se trata do processo onde todo dado coletado (big data) é organizado e analisado, com a intenção de entender as atitudes dos colaboradores, assim como suas expectativas quanto à organização.

Sendo assim, essa ferramenta é usada para cruzar dados. Ela extrai informações importantes que serão posteriormente usadas para a tomada de iniciativas estratégicas dentro da empresa.

Através desse processo, o gestor pode usar os dados coletados para entender e avaliar seus colaboradores, determinando o nível de motivação de cada um.

Essa movimentação resulta na criação de estratégias específicas de gestão de pessoas, com base no perfil comportamental de cada profissional, sendo assim mais efetivas e contribuindo para o desenvolvimento de talentos dentro da organização.

2. Employer Branding

A imagem da empresa é um fator determinante dentro da gestão de talentos. Portanto, organizações com comportamentos e cultura que são bem vistos pelos profissionais têm um diferencial competitivo nítido.

Portanto, uma das tendências para o futuro do RH é o Employer Branding. Essa tática consiste em usar estratégias de endomarketing, visando criar nos colaboradores que já trabalham na empresa uma visão melhor sobre a mesma e, consequentemente, espalhar essa visão.

Sendo assim na busca de passar uma imagem de boas empregadoras, as organizações tem se preocupado bastante com a experiência do colaborador. Elas fazem isso pensando desde aprimorar o processo de seleção até adotar boas práticas de desligamento (como o outplacement).

3. Inteligência Artificial

Um recurso que tem se tornado de uso frequente para o setor de RH marcando uma presença forte no futuro do RH é a inteligência artificial.

Através do uso de recursos de Machine Learning, as organizações podem ensinar seus “bots” a avaliar dados e reconhecerem padrões, o que pode contribuir muito nos processos de tomada de decisão.

Assim, o setor de RH do futuro usa a inteligência artificial para ter insights sobre as métricas da força de trabalho dentro da empresa de forma ágil e precisa.

A inteligência artificial pode ser empregada então nos mais diversos setores. assim como auxiliando em múltiplas atividades do gestor de RH. Alguns exemplos são: melhorar o clima, alinhar a Cultura Organizacional, diagnosticar quais setores e colaboradores necessitam de capacitação, etc.

4. Teletrabalho

Com a demanda crescente por mão de obra qualificada, e os processos de globalização se tornando cada vez mais intensos, o teletrabalho tem se mostrado como uma opção rentável para que empresas possam ter acesso aos profissionais desejados.

Para além disso, o cenário do novo normal também trouxe a necessidade de distanciamento social, o que levou muitas organizações a acelerarem o processo de implementação do anywhere office.

Portanto, com a aprovação de 80% dos executivos, fica bastante claro que o futuro do RH está intimamente ligado ao Home Office e à montagem de times remotos para execução de atividades.

5. Automatização de processos

O RH do futuro demonstra ser um setor que deixou de ocupar seus profissionais com tarefas burocráticas repetitivas, através do sistema de automatização para executá-las.

Ferramentas como o QR point, que faz o controle de ponto online, são uma ótima forma de reduzir o trabalho burocrático dos gestores, dando espaço para que foquem na gestão de pessoas.

Automatização de processos torna possível então que os profissionais de RH usem seu tempo e recursos em atividades estratégicas, de forma focada, gerando maior produtividade.

Dá pra ver então que serão necessárias diversas ferramentas para apoiar o futuro do RH. Sendo assim, veja abaixo algumas ferramentas indispensáveis ao setor num cenário modernizado:

Uso das ferramentas no futuro do RH

Com todas essas novas tecnologias que tem chegado para auxiliar o setor de RH, aprender a usar novas ferramentas se tornou indispensável para os profissionais da área.

A todo momento surgem novas e melhores versões de softwares para complementar a rotina do gestor. Portanto, o futuro do RH exige profissionais flexíveis, que estejam sob o mindset de aprendizado constante.

Sabendo disso, confira abaixo algumas das ferramentas que compõem o panorama atual do futuro do RH e saiba para que serve cada uma delas:

A psicologia no mapeamento de perfis comportamentais

O uso de recursos da psicologia tem ajudado o setor de recursos humanos muito no que diz respeito à gestão de pessoas.

Portanto, o ato de mapear o perfil comportamental de cada colaborador vai se tornar cada vez mais comum no futuro do RH, já que isso permite um aproveitamento melhor dos pontos fortes e fracos de cada profissional.

Para além disso, essa análise traz uma diminuição do turnover da organização, o que tende a diminuir custos. O benefício principal desse mapeamento é alocar no lugar certo a pessoa que mais tem soft e hard skills condizentes com o necessário para o trabalho.

O armazenamento em nuvem dos dados do Departamento Pessoal

O futuro do RH mostra uma tendência muito grande à centralização de informação, afinal, ter os dados concentrados em um só local seguro dinamiza muito o fluxo de trabalho.

Outro fator do armazenamento em nuvem que contribui para seu aspecto dinâmico é a acessibilidade das informações via internet, permitindo uma gestão remota e informatizada do departamento pessoal.

Com isso, o monitoramento do andamento das atividades e das informações também se torna mais rápido. Também há a vantagem de manter um backup na nuvem, fornecendo ainda mais segurança quanto à perda de dados.

O uso da internet, big data e inteligência artificial para gerir talentos

O advento da internet tem se mostrado como uma ferramenta poderosíssima na gestão de talentos. Principalmente no momento inicial de recrutamento, o processo seletivo online tem sido cada vez mais comum e eficaz na hora de encontrar um bom profissional.

Para além disso, existem plataformas específicas para ajudar os gestores a gerenciar os talentos da empresa após já terem sido contratados. Elas funcionam dando uma estrutura analítica para basear as decisões a serem tomadas.

Esse processo pode ocorrer, por exemplo, através da aplicação de algumas autoavaliações. Então, através dessa coleta de dados, a inteligência artificial é capaz de identificar talentos que merecem ser investidos, de acordo com seu desempenho pessoal e suas competências.

O controle automático da carga horária e folha de pagamento

Os processos burocráticos continuam sob a responsabilidade do setor de Recursos Humanos. Entretanto, o futuro do RH mostra uma mudança na forma de lidar com essas responsabilidades.

Ao usar uma ferramenta como o QRPoint, diversos processos burocráticos simplesmente desaparecem da mesa dos gestores de RH, devido ao leque de funcionalidades que uma ferramenta dessas pode trazer.

O próprio QRPoint, por exemplo, faz o preenchimento automático da folha de pagamento, permitindo alterações de forma simples, organizando os dados de forma a integra-los dentro de um armazenamento em nuvem, podendo atuar juntamente a outros softwares de gestão.

Agora que você conhece alguns dos tipos de ferramentas que o mercado de HR Techs pode fornecer, veja as mudanças vantajosas que sua empresa pode ter ao usá-las:

Quais vantagens e mudanças o futuro do RH traz?

As vantagens e mudanças que o futuro do RH traz são a flexibilização da carga horária, a mudança no protagonismo do setor, o foco nas pessoas, a valorização da criatividade e autonomia, assim como a melhoria no trabalho colaborativo.

Todos esses fatores sofrem influência positiva das tecnologias empregadas dentro do setor. Portanto, acelerar o processo de trazer a tecnologia para dentro da sua empresa é sempre vantajoso.

Para entender melhor os recursos citados, acompanhe abaixo como se dá cada um deles:

1. Flexibilização da carga horária

Uso de cargas horárias flexíveis ao invés dos períodos tradicionais tem feito bastante sucesso entre as organizações e os colaboradores, sendo um grande indicativo de como será o futuro do RH.

Para estabelecer esse tipo de comportamento dentro da empresa, o gestor deve estabelecer quais são as tarefas, seus prazos e as metas a serem cumpridas. Isso garante que todas as atividades sejam feitas, sem tanta rigidez quanto às horas.

Com esses pontos bem definidos, o colaborador terá mais liberdade para definir sua própria carga horária, o que, quando feito de forma organizada, gera satisfação e produtividade no mesmo.

2. Mudança no protagonismo do RH

O futuro do RH traz uma mudança no protagonismo do profissional, onde sua contribuição para a empresa é muito maior e decisiva. Isso leva a resultados importantes, deixando de lado as horas gastas com processos burocráticos.

Nesse futuro, a função do profissional de RH é direcionada exclusivamente para a gestão de pessoas, atuando juntamente à alta gestão da empresa, buscando sempre trazer lucro através das práticas de aumento de produtividade.

3. Foco nos colaboradores

Assim como o nosso lema é menos processos, mais pessoas, o do futuro do RH também é. Portanto, o setor tende a evoluir para um tipo de jornada diferente para o colaborador.

Com o foco no bem estar e na experiência que o profissional vai vivenciar, o uso de startups de tecnologia para RH que forneçam benefícios, juntamente à gestão descentralizada, que dá autonomia ao colaborador, tem sido formas de cuidar do capital humano das empresas.

Colaboradores felizes e satisfeitos são mais produtivos, portanto, dar atenção a eles é investir no maior ativo da sua empresa: as pessoas!

4. Valorização da criatividade

Com o ganho de autonomia dos colaboradores, soluções criativas são mais susceptíveis de surgirem. Entretanto, isso não ocorre apenas nos setores operacionais, mas também nos estratégicos.

A criatividade é valorizada no futuro do RH por exigir do gestor que tenha uma capacidade de analisar, decidir, e criar soluções bastante refinadas.

Assim, o desenvolvimento pessoal recebe destaque por ser uma realidade onde constantemente todos os colaboradores precisarão estar desenvolvendo competências para lidar com as novas tecnologias.

5. Mudança na forma de trabalhar em grupo

A comunicação é um dos pilares da gestão de pessoas e, justamente por isso, tem recebido uma atenção muito grande das HR Techs que têm desenvolvido softwares cada vez mais completos para favorecer o fluxo de trabalho.

Coordenar times remotamente se tornou uma função fácil com o uso das ferramentas certas, que trazem maior liberdade de comunicação e interação entre os colaboradores.

Nesse sentido, o futuro do RH tem apontado para a formação de equipes de profissionais extremamente bem qualificados e alinhados, que trabalham de forma remota, e conseguem trazer rendimento máximo, mesmo estando distantes.

Como o QRPoint pode ajudar sua empresa a caminhar para o futuro do RH

Agora que você já conhece tudo sobre o futuro do RH, as tendências, vantagens e ferramentas, sabe que pode contar com o QRPoint para trazer o futuro para dentro das portas da sua empresa.

Somos um software de controle de ponto alternativo que vai muito além de permitir que seus colaboradores registrem o ponto de qualquer localização e com poucos cliques.

Nós dispomos de diversas funcionalidades para facilitar o dia a dia do setor de recursos humanos da sua organização, automatizando processos e trazendo o que tem de melhor na tecnologia para registro de ponto em cada atualização!

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema. Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, os pontos são registrados através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.Entre em contato para tirar qualquer dúvida com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

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