Gerenciamento da folha de pagamento: Saiba como automatiza-la com a QRPoint!

O gerenciamento da folha de pagamento está presente na rotina de todo gestor de Recursos Humanos, porém nem sempre de uma forma simples. Isso porque para calcular a folha são necessários conhecimentos técnicos interdisciplinares.

Mas porque interdisciplinares? Porque eles vão além do setor de Recursos Humanos. Envolve conhecimento de leis trabalhistas e prática de contabilidade através de matemática financeira.

Entretanto, na atualidade, o papel do gestor de RH vem se tornando cada vez mais estratégico, junto à alta gestão da empresa. Como consequência, a falta de tempo para lidar com tais questões têm levado cada vez mais as empresas à automatização de processos.

Portanto, nós da QRPoint trazemos esse artigo para ajudar você a entender melhor sobre o gerenciamento da folha de pagamento e sua automatização, confira:

  • O que é folha de pagamento? 
  • Qual a lei da folha de pagamento?
  • Quais informações são obrigatórias na folha de pagamento?
  • Quais são os adicionais da folha de pagamento? 
  • Quais são os descontos da folha de pagamento? 
  • Como calcular a folha de pagamento? 
  • Como automatizar a folha de pagamento da QRPoint?

Vamos lá?

O que é folha de pagamento?

A folha de pagamento é um documento que reúne todos os dados sobre o que é pago aos profissionais. Ademais, ela inclui também os descontos feitos.

Portanto, nesse documento constam todas as horas extras cumpridas pelos colaboradores, assim como os adicionais noturnos, atrasos e faltas. Assim, a importância fica por conta das diversas informações, para além das citadas, que são obrigatórias para a empresa.

Dessa forma, esse trabalho requer muita atenção e precisão do profissional, para evitar possíveis processos trabalhistas. Por sinal, falando nos aspectos legais, confira abaixo um pouco mais sobre a legislação.

Qual a lei da folha de pagamento?

A lei da folha de pagamento é o Artigo 225 do Decreto 3048/1999, que torna seu registro obrigatório dentro das empresas.

Porém, além de determinar isso, a lei também deixa nítido como a folha de pagamento deve ser feita, apesar de deixar seu formato livre.

Entretanto, mesmo com o modelo do documento sendo flexível, as informações que devem constar na folha não são. Portanto essas informações seguem algumas determinações da lei. Veja a seguir quais são:

Quais informações são obrigatórias na folha de pagamento?

As informações obrigatórias no gerenciamento de folha de pagamento são:

Portanto, devem constar todas, juntas, sem exceção na folha de pagamento, sob o risco de processos trabalhistas caso haja alguma imprecisão.

Sendo assim, as empresas têm deixado de optar pelo modelo impresso da folha para admitir o modelo de folha de pagamento online, inclusive por sua versatilidade.

Isso porque com ele vem a possibilidade de automatizar os processos para calcular a folha, tirando a sobrecarga do gestor de RH.

Para saber mais a fundo sobre esses dados, confira abaixo quais são os principais adicionais.

Quais são os adicionais da folha de pagamento?

  • O adicional de insalubridade e periculosidade;
  • O adicional noturno;
  • Horas extras;
  • Horas extras noturnas;
  • Comissões e premiações;
  • Descanso Semanal Remunerado (DSR);
  • DSR sobre horas extras;
  • 13º salário;
  • Férias;
  • Salário-família.

Entretanto, eles não param por aí. As novas práticas de gestão de pessoas tem pensado cada vez mais em benefícios para os colaboradores.

Isso porque além de flexibilizar o pagamento, essa prática também melhora o desempenho dos profissionais no trabalho. Portanto, sabendo dos adicionais veja a seguir os principais descontos que podem aparecer na folha.

Quais são os descontos da folha de pagamento?

  • Faltas e atrasos;
  • INSS;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Vale-transporte;
  • Vale-refeição;
  • Contribuição sindical (seja mensal ou anual);

Sendo esses os impostos e descontos mais comumente praticados, o que evidencia também a necessidade da sua presença no gerenciamento da folha de pagamento.

Isso ocorre porque os benefícios legais (como vale-alimentação, transporte e etc.) são descontados do salário do colaborador.

Agora que você conhece os adicionais e descontos comuns, está na hora de ver como calcular a folha de pagamento.

Como calcular a folha de pagamento?

Para o gerenciamento da folha de pagamento, o primeiro passo é definir bem o quadro de funcionários e estar sempre atento, tendo total controle das admissões e demissões que ocorrem dentro da organização.

A seguir, defina as categorias de cada colaborador a receber remuneração e logo após isso você já poderá calcular as horas trabalhadas, o que pode dar muito trabalho sem um software como o QRPoint que controla essas informações.

O próximo passo é estar a par dos descontos e acréscimos a serem colocados na folha, considerando o FGTS por exemplo.

Por fim, você deve separar o salário líquido do salário bruto, em cima do qual irá trabalhar com todas essas informações.

Muita coisa, não é mesmo? São inúmeros processos que envolvem muitos detalhes e considerações de anotações passadas (como faltas ou horas extra).

Entretanto, esse processo não precisa ser tão trabalhoso. É possível automatizá-lo para agilizar toda essa parte e ainda garantir a segurança da empresa e do colaborador.

Veja abaixo como iniciar o processo de automatização na sua empresa.

Como automatizar a folha de pagamento com a QRPoint?

A QRPoint pode contribuir para o fechamento da folha de pagamento de uma empresa de diversas maneiras.

O sistema de registro de ponto da QRPoint permite que as informações de entrada e saída dos funcionários sejam registradas automaticamente. Isso facilita o processo de coleta de dados e ajuda a evitar erros e fraudes.

Além disso, na plataforma da QRPoint é possível  configurar regras para horas extras e banco de horas, de acordo com as políticas da empresa e as leis trabalhistas. Isso ajuda a garantir que as horas extras sejam pagas corretamente e que o banco de horas seja gerenciado de forma adequada.

E mais… a QRPoint oferece integração com diversos softwares de folha de pagamento do mercado. Isso permite que as informações de registro de ponto sejam enviadas automaticamente para o software de folha de pagamento.

Reduz o tempo gasto no processo de fechamento da folha e ajuda a garantir a precisão dos dados. Olha que economia de tempo para o seu RH? 

Por fim, a plataforma da QRPoint permite gerar relatórios de registro de ponto, horas trabalhadas, horas extras, faltas e atrasos de forma automática. Isso facilita a visualização dos dados e ajuda a identificar possíveis erros ou divergências.

Não perca mais tempo e venha conhecer o nosso software! 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

A QRPoint chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QRPoint cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QRPoint funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site! Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados