Conheça a folha de pagamento e saiba como automatiza-la!

Entenda o que é a folha de pagamento, seus aspectos legais, assim como adicionais, descontos e aprenda aqui a melhor forma de automatizar todos esses processos
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Entenda o que é a folha de pagamento, seus aspectos legais, assim como adicionais, descontos e aprenda aqui a melhor forma de automatizar todos esses processos
Folha de Pagamento

O uso da folha de pagamento está presente na rotina de todo gestor de Recursos Humanos, porém nem sempre de uma forma simples.

Isso porque para calcular a folha são necessários conhecimentos técnicos interdisciplinares.

Digo interdisciplinares porque eles vão além de “apenas” Recursos Humanos, envolvendo conhecimento de leis trabalhistas e prática de contabilidade através de matemática financeira.

Entretanto, na atualidade, o papel do gestor de RH vem se tornando cada vez mais estratégico, junto à alta gestão da empresa.

Como consequência, a falta de tempo para lidar com tais questões têm levado cada vez mais as empresas à automatização de processos.

Portanto, entendendo essa crescente demanda, nós da QRPoint trazemos esse artigo para ajudar você a entender melhor sobre a folha de pagamento e sua automatização, confira:

O que é folha de pagamento?

A folha de pagamento é um documento que reúne todos os dados sobre o que é pago aos profissionais. Ademais, ela inclui também os descontos feitos.

Portanto, nesse documento constam todas as horas extras cumpridas pelos colaboradores, assim como os adicionais noturnos, atrasos e faltas.

Assim, a importância fica por conta das diversas informações, para além das citadas, que são obrigatórias para a empresa.

Dessa forma, esse trabalho requer muita atenção e precisão do profissional, para evitar possíveis processos trabalhistas.

Por sinal, falando nos aspectos legais, confira abaixo um pouco mais sobre a legislação.

Qual a lei da folha de pagamento?

A lei da folha de pagamento é o Artigo 225 do Decreto 3048/1999, que torna seu registro obrigatório dentro das empresas.

Porém, além de determinar isso, a lei também deixa nítido como a folha de pagamento deve ser feita, apesar de deixar seu formato livre.

Entretanto, mesmo com o modelo do documento sendo flexível, as informações que devem constar na folha não são.

Portanto essas informações seguem algumas determinações da lei. Veja a seguir quais são:

Quais informações são obrigatórias na folha de pagamento?

As informações obrigatórias na folha de pagamento são:

Portanto, devem constar todas, juntas, sem exceção na folha de pagamento, sob o risco de processos trabalhistas caso haja alguma imprecisão.

Sendo assim, as empresas têm deixado de optar pelo modelo impresso da folha para admitir o modelo de folha de pagamento online, inclusive por sua versatilidade.

Isso porque com ele vem a possibilidade de automatizar os processos para calcular a folha, tirando a sobrecarga do gestor de RH.

Para saber mais a fundo sobre esses dados, confira abaixo quais são os principais adicionais.

Quais são os adicionais da folha de pagamento?

Os adicionais são:

  • O adicional de insalubridade e periculosidade;
  • O adicional noturno;
  • Horas extras;
  • Horas extras noturnas;
  • Comissões e premiações;
  • Descanso Semanal Remunerado (DSR);
  • DSR sobre horas extras;
  • 13º salário;
  • Férias;
  • Salário-família.

Entretanto, eles não param por aí. As novas práticas de gestão de pessoas tem pensado cada vez mais em benefícios para os colaboradores.

Isso porque além de flexibilizar o pagamento, essa prática também melhora o desempenho dos profissionais no trabalho.

Portanto, sabendo dos adicionais veja a seguir os principais descontos que podem aparecer na folha.

Quais são os descontos da folha de pagamento?

Os descontos são:

  • Faltas e atrasos;
  • INSS;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Vale-transporte;
  • Vale-refeição;
  • Contribuição sindical (seja mensal ou anual);

Sendo esses os impostos e descontos mais comumente praticados, o que evidencia também a necessidade da sua presença na folha de pagamento.

Isso ocorre porque os benefícios legais (como vale-alimentação, transporte e etc.) são descontados do salário do colaborador.

Agora que você conhece os adicionais e descontos comuns, está na hora de ver como calcular a folha de pagamento.

Como calcular?

Para calcular a folha de pagamento, o primeiro passo é definir bem o quadro de funcionários e estar sempre atento, tendo total controle das admissões e demissões que ocorrem dentro da organização.

A seguir, defina as categorias de cada colaborador a receber remuneração e logo após isso você já poderá calcular as horas trabalhadas, o que pode dar muito trabalho sem um software como o QRPoint que controla essas informações.

O próximo passo é estar a par dos descontos e acréscimos a serem colocados na folha, considerando o FGTS por exemplo.

Por fim, você deve separar o salário líquido do salário bruto, em cima do qual irá trabalhar com todas essas informações.

Muita coisa, não é mesmo? São inúmeros processos que envolvem muitos detalhes e considerações de anotações passadas (como faltas ou horas extra).

Entretanto, esse processo não precisa ser tão trabalhoso. É possível automatizá-lo para agilizar toda essa parte e ainda garantir a segurança da empresa e do colaborador.

Veja abaixo como iniciar o processo de automatização na sua empresa.

Como automatizar o cálculo da folha de pagamento?

Para automatizar o cálculo é necessário recorrer a HR Techs, como o QRPoint. Elas são empresas de tecnologia que facilitam o dia a dia do setor de RH

A partir daí é possível utilizar sistemas de armazenamento em nuvem para manter as informações seguras e agregadas em um só local, facilitando seu manuseio.

Sendo assim, terceirizar a folha de pagamento tem sido uma estratégia adotada por muitas empresas. Conheça abaixo uma forma de acelerar esse processo na sua.

Conte com o QRPoint

Agora que você sabe como fazer o cálculo da planilha de folha de pagamento, sabe que pode contar com o QRPoint.

O QRPoint é um software de controle de ponto online capaz de automatizar todo o seu processo de registro de ponto.

Sendo assim, o cálculo de horas, adicionais e faltas é automatizado, evitando erros e imprecisões na hora que você for fazer a folha de pagamento.

Além disso, o software conta com diversas funcionalidades, com todo o controle estando num app na palma da sua mão.  Entre em contato ainda hoje e faça um teste gratuito de funcionalidades na sua empresa.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!