Fidelização de Clientes: Entenda como o uso dos OKRs pode te ajudar!

Você quer investir na fidelização de clientes e não sabe por onde começar? Acompanhe a leitura e entenda como o uso de OKR’s pode ajudar!
Tempo estimado de leitura: 9 minutos

A princípio, não é novidade para ninguém que investir na fidelização de clientes custa bem menos do que conquistar um novo lead. Segundo Philip Kotler, um grande nome no universo do marketing, manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.

E agora você deve estar se perguntando o porquê de ser vantajoso investir em estratégias para reter seus consumidores e melhorar os resultados da sua empresa, acertei? 

No conteúdo abaixo, vamos falar sobre uma modalidade que te ajuda a definir objetivos, mensurar os números importantes para o seu negócio e priorizar o que realmente é importante: Os OKRs! 

Então, acompanhe o conteúdo abaixo e descubra o porquê reter seus clientes é importante e em como os OKRs podem te ajudar nisso. Vamos lá? 

O que é fidelização de clientes? 

A fidelização de clientes nada mais é do que o processo de retenção de consumidores que já usaram o seu produto ou serviço. Como base estratégica, é importante que o seu cliente sinta confiança na empresa, e isso só é possível por meio de um atendimento personalizado e garantia de um bom produto final. 

Ou seja, Imagine que você tomou café em uma padaria e na hora de pagar, você descobre que uma parte do valor voltará para o seu bolso, em forma de cashback? Um máximo, né? Pois na sua próxima ida ao local, terá desconto na compra. Isso é a fidelização de clientes! Você oferece um benefício para o consumidor, e em consequência ele usará os seus produtos ou serviços novamente. 

Contudo, essa não é a única estratégia possível para manter seu cliente ativo. Selecionamos algumas formas, confira abaixo: 

  • Enviar e-mails sobre alguma novidade da sua marca;
  • Celebração de aniversários ou datas especiais para sua marca;
  • Oferecimento de brindes em épocas festivas; 

Essas são algumas maneiras de oficializar sua relação com o seu cliente, mas existem muitas maneiras disso acontecer, basta ser criativo e pôr a mão na massa! 

De forma resumida, a fidelização de clientes é uma estratégia que garante o retorno de seus clientes ao usar benefícios e meios de os manter engajados com sua empresa. Essa técnica é muito utilizada pois esse consumidor já conhece o seu trabalho, ou seja, é mais fácil convencê-lo a consumir mais uma vez o seu produto ou serviço. 

Qual a importância de fidelizar os seus clientes? 

Tanto quanto atrair novos clientes, a fidelização deles também é importante. Isso porque sem os consumidores que são fiéis a sua marca, a sua empresa perde a chance de aumentar os lucros e expandir as operações. 

Para entender melhor, vamos citar cinco motivos para você investir na fidelização do seu público: 

Recompra

Você sabe que um cliente satisfeito compra uma, duas ou até mais vezes né? Nesse caso, a sua marca já convenceu o consumidor que o seu produto ou serviço é bom, além de ter garantido a confiança no bom atendimento. 

Indicações da marca

Um cliente fidelizado não recomenda seus serviços pensando se vai receber algo em troca, ele faz isso espontaneamente, porque acredita que se ele ficou satisfeito, outras pessoas também podem ficar. 

Dessa forma, essas estratégias são incríveis para qualquer marca, pois além de indicações espontâneas, alcança ambientes que apenas com uma boa estratégia de comunicação não chegaria antes, como um churrasco de família, por exemplo. 

Valores de recompra maiores 

Além disso, o valor médio gasto por um cliente já fidelizado costuma ser mais alto. Isso porque ele acredita que a sua marca é a que melhor pode atendê-lo e por isso estará disposto a investir nela. 

Agora que você já entende a possibilidade de aumentar seu ticket médio, não pode deixar de aplicar essas dicas no seu negócio. Isso só acontece porque ele aumenta a lucratividade sem precisar conquistar novos clientes.  

Previsão de caixa 

Já falamos um pouco sobre a previsão de caixa, né? mas para você entender melhor a ideia, reforçamos esse grande benefício. 

Ter a possibilidade de se programar em relação a receita que seu negócio gira mensalmente é realmente algo surpreendente e a fidelização de clientes pode te ajudar nisso. 

Isso só é possível por meio do estudo da frequência que o seu cliente adquire seus produtos. Você calcula isso pelo seu ticket médio: A média de clientes que já estão e os que chegarão por meio de indicações, junto ao histórico de negócios fechados ao mês.

Práticas de Feedbacks

Para finalizar, nem todos os clientes estão dispostos a colaborar com as métricas da empresa. Mas aqueles que são fiéis com certeza vão compartilhar suas opiniões em relação aos produtos, serviços, atendimento, entregas e entre outras experiências que tiverem com a marca.

Sabe porque eles não encaram essa prática de forma que ocupem seu tempo de forma desnecessária? Justamente porque é algo que eles estão envolvidos e fazem questão de ver a evolução a cada dia. 

Além disso, o cuidado e carinho que esses clientes fiéis têm com a sua marca faz com que eles sejam precisos e honestos em relação aos feedbacks.

fidelização de clientes
Fidelização de Clientes

Quais as vantagens da fidelização de clientes?

Como vimos anteriormente, a principal vantagem de investir na fidelização de clientes é justamente, o custo ser muito menor do que atrair novos consumidores. 

Além disso, ela é uma ótima fonte de indicação. Isso porque clientes felizes recomendam um produto ou serviço mais vezes. Por exemplo, você já indicou marcas porque teve um ótimo atendimento e/ou gostou muito da compra que fez, não é mesmo? 

A previsibilidade de caixa é outra vantagem nesse caso. Dependendo do tipo de seu negócio, com a fidelização de clientes do seu produto ou serviço, você garante automaticamente a métrica de quanto entrará em determinados meses. 

Por fim, veja a seguir algumas ações que em conjunto podem funcionar bem na fidelização de clientes para o seu negócio: 

Criar experiências únicas 

Os consumidores tendem a voltar em empresas que prezam pela sua experiência com a marca, pois além de considerarem o produto, avaliam o comportamento da empresa em relação ao que está sendo oferecido. Confira abaixo exemplo de marcas que já trabalham dessa forma: 

  • Mc Donalds;
  • Starbucks;
  • Outback.

Essas são marcas reconhecidas por vender experiência aos clientes, e desse modo, acabam fidelizando eles.  

Construir valor 

É importante focar em produtos e serviços que passam segurança e conforto ao consumi-los. Atendimento diferenciado, soluções com rapidez, brindes em datas especiais , são exemplos de que nem sempre o cliente foca apenas no valor. Quando o produto ou serviço é diferenciado, o preço dele fica em segundo plano nas prioridades do consumidor.

Medir a satisfação do cliente

Existem muitas formas de medir a satisfação do cliente, uma delas é o método NPS. Ele nada mais é do que um portal de atendimento capaz de entender como o consumidor se sente durante sua jornada dentro da organização. 

Contudo, além de entender a satisfação do cliente é necessário acompanhá-lo durante todo o processo dentro da empresa. Dessa forma, caso exista falhas pontuais durante a entrega do seu serviço é possível medi-las e solucioná-las. 

Pós venda

Esteja certo de que conhecer o seu cliente e se fazer presente durante todo o processo dele com a sua marca, é algo importante. Isso porque quando a empresa está disposta a conhecê-lo, consegue através de uma régua de relacionamento, criar ações que o aproximem dela. Veja como: 

  • Lembras datas de aniversário;
  • Enviar brindes;
  • Contatá-los exclusivamente;
  • Comemorar datas pontuais entre o relacionamento de vocês. 

Desse modo, é sempre possível estar presente na vida de um cliente, mesmo depois dele concluir a compra de produtos ou serviços da sua marca. Fique de olho e cuide do seu consumidor! 

Agora que você já sabe algumas vantagens em fidelizar o seu consumidor, que tal continuar a leitura para entender o que os OKRs tem a oferecer e qual a importância deles para o seu negócio? 

O que são OKRs? 

Definir metas e objetivos é muito importante para qualquer organização, mas nem sempre é feito da melhor maneira. É comum que gestores escolham metas não realizáveis, não definam prazos ou optem por caminhos que não fazem tanto sentido no momento. Por isso, os OKRs são tão utilizados. 

O termo em inglês  Objective and Key Results (OKR), significa “Objetivos e Resultados-chave”. E ele é um método simples, ágil e versátil para engajar colaboradores, melhorar resultados e elevar índices de produtividade

Para facilitar o entendimento, nos OKRs são criados um conjunto de objetivos que se conectam e visam atingir as metas que estão no radar da organização. Dessa forma, todos os setores têm metas próprias que no final, ajudam a atingir um mesmo objetivo. 

Assim sendo, a equipe inteira fica conectada e olha para o mesmo local. É indispensável que os objetivos sejam claros e que todos entendam os motivos da escolha. 

Conheça alguns exemplos de OKRs

Acompanhe o exemplo de uma OKR em prática, abaixo: 

O objetivo principal de um time financeiro é reduzir a taxa de inadimplência em 12% no semestre. Para atingir esse objetivo, a equipe cria OKRs possíveis de atingir dentro de um prazo pré estabelecido, nesse caso: : 

  • Cadastrar 100% dos clientes com dados pessoais em 1 mês; 
  • Fazer análise de crédito de 90% dos cadastrados em 2 meses;
  • Contratar um funcionário responsável para fazer as devidas cobranças e treiná-lo em paralelo a essas atividades

Dessa forma, todos os integrantes da equipe podem acompanhar o processo e direcionar seus esforços. Sem contar que esse time específico ajuda a melhorar os valores que entrarão no fluxo de caixa da empresa

Agora que você já sabe como eles funcionam na prática, vamos te ensinar como os OKRs ajudam a melhorar o engajamento dos clientes já existentes! 

Como os OKRs podem aumentar as taxas de fidelização de clientes? 

Para dar início, só é possível bater uma meta se você estiver olhando para ela. Por isso, não adianta esperar que o número de pessoas comprando aumente, caso não esteja criando ações para isso, certo? 

Dito isto, para melhorar as taxas de fidelização de clientes, é preciso criar um OKR focando em motivar sua equipe para alcançá-lo. Vem que eu te mostro como isso pode ser feito! 

Essa tarefa pode ser do time de marketing ou comercial, por exemplo. Tudo depende de como os setores da sua empresa são subdivididos. Caso você ainda não tenha uma equipe para acompanhar, comece com ações menores que já podem trazer bons resultados.

Desse modo, separamos alguns exemplos de OKRs de fidelização de clientes para que você se inspire e aplique no seu negócio. Nesse caso, o objetivo principal pode ser melhorar a satisfação dos clientes. 

Para isso, os resultados-chave serão: 

  • Realizar uma pesquisa com 300 respondentes nos próximos três meses; 
  • Elaborar um plano de ação para o próximo semestre

Outras opções é colocar como objetivo principal ter 30% de quem já fez pelo menos uma compra, voltando a adquirir algum produto

Para isso, os resultados-chave podem ser: 

  • Enviar e-mails semanais para o público que tem pelo menos uma compra;
  • Oferecer 30% de desconto para quem comprou produtos mais caros;
  • Criar um benefício de cashback para possibilitar uma parte do valor investido, de volta

Saiba quem pode te ajudar!

Nós da QR Point esperamos ter contribuído para o sucesso da sua empresa. E aí, pronto para criar seu OKR de fidelização de clientes e ajudar sua empresa a render mais? 

Por aqui, temos uma dica para você: A Nummus! Eles disponibilizam um serviço incrível de cashback. Se você se interessou pelos serviços entre em contato pelo site, temos certeza que você não irá se arrepender! 

Eles estão à disposição para te explicar em detalhes como funcionam e começar agora sua parceria! 

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre a importância da fidelização de clientes e como os OKRs podem te ajudar nesse processo, saiba também que a QR Point pode contribuir na facilitação das demandas do departamento de recursos humanos da sua empresa, garantindo aos gestores mais tempo para focar no que realmente importa: As pessoas! 

E é por isso que ela chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Mais pessoas, menos processos!

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!