EVP: entenda quais são todos os benefícios para a sua empresa!

Entenda o que é, quais são os pilares, qual é a importância, vantagens e tire todas as suas principais dúvidas sobre EVP!
Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Sem dúvidas, a gestão de pessoas possui muitos valores para a sua empresa, afinal, existem muitas estratégias focadas no conforto, bem-estar e qualidade de vida de todos os colaboradores. Dessa forma, a organização possui retornos, como por exemplo, produtividade, engajamento, entre outros benefícios por parte dos funcionários. Por isso, é interessante utilizar o EVP em suas ações. 

Mas, agora você deve estar se perguntando, o que é EVP? No entanto, você vai descobrir daqui a pouco ao longo do texto. Embora você ainda não saiba o significado de EVP, você precisa entender que ao utilizá-lo, o setor de recursos humanos e a gestão podem criar experiências maravilhosas para os seus colaboradores. 

Então, para que você fique por dentro de tudo sobre EVP e consiga compreender quais estratégias podem ser utilizadas para a sua empresa, continue a leitura deste artigo!

O que significa EVP?

Em primeiro lugar, EVP é uma sigla para Employee Value Proposition, mas, podemos ir mais além. Em resumo,  EVP é uma simbolização de tudo o que a empresa faz para os seus colaboradores, de modo a compensar as horas de comprometimento do trabalho realizado.   

Então, basicamente a empresa busca um alinhamento perfeito com o perfil médio dos colaboradores por meio de vantagens. Com isso, os funcionários tendem a permanecer na empresa com motivação, dedicação e comprometimento.

O EVP, por sua vez, é caracterizado como uma forma de otimizar a satisfação dos empregados e, em troca, receber toda a dedicação com o trabalho. Além disso, os benefícios não incluem somente um aumento de salário, mas também outras coisas intangíveis que fazem parte das próprias características dos funcionários. 

EVP
EVP

Quais são os pilares do EVP?

Primeiramente, a sua empresa deseja construir um EVP? Se a resposta for sim, é válido você conhecer detalhadamente todos os pilares dessa ação estratégica. Vamos lá? 

Organização

De fato, toda empresa possui sua missão, visão e valores, não é verdade? Pois é, mas nem sempre essas características são levadas a sério. Então, muitas vezes a forma que a empresa se coloca diante ao mercado, não é a mesma que posiciona as mesmas ações todos os dias. 

Por isso, essa definição precisa ser feita com muita atenção e seriedade, pois é um compromisso. Com isso, quando relacionamos o EVP com esse pilar, é porque a forma que a empresa se posiciona diz sobre o que ela é. Ou seja, significa que as ações de uma empresa no dia a dia mostram o seu carácter. 

Trabalho

A princípio, sabemos que o EVP é uma forma de a empresa proporcionar benefícios aos funcionários em troca de comprometimento, dedicação, motivação, entre outros, certo? No entanto, para conseguir pensar nessas oportunidades e vantagens, é necessário estruturar o pilar do trabalho no EVP. 

Então, você precisa deixar explícito o que a organização espera que cada colaborador faça de acordo com as suas funções. Apesar de parecer uma simples ação, ela demanda muita atenção. 

Isso porque, essa decisão não é apenas para beneficiar as necessidades da empresa. Afinal, é preciso compreender o que cada função precisa, como o mercado emprega os trabalhadores de cada área e, neste caso, encontrar o profissional ideal para cada função. 

De fato, a inovação, os treinamentos aos colaboradores podem existir e devem! Mas, as atribuições de cada colaborador precisam, primeiramente, ser feitas de acordo com a realidade. 

Além disso, mesmo que o colaborador seja contratado já com alguma experiência, ele precisa atender a novas expectativas e as partes devem conversar sobre quais são os resultados esperados, para que o assunto não se torne desgastante. 

Pessoas

À primeira vista, as pessoas podem ser consideradas um dos pilares mais importantes do EVP. Afinal, já que os benefícios são dados a elas, tudo é focado estrategicamente para o bem-estar de cada uma, certo? 

No entanto, um dos principais pontos que determinam o bem-estar das pessoas, é o relacionamento interpessoal. Ou seja, é o relacionamento das pessoas com outros indivíduos da mesma empresa. 

Dessa forma, é possível fazer com que o EVP crie um clima e cultura organizacional que sejam favoráveis para todos os colaboradores. No caso, a ideia é que todos os funcionários, independente da hierarquia, possam dar suas opiniões e sugestões sem medo.

Além de tudo, o bem-estar aumenta a motivação e produtividade de todos os colaboradores. 

Recompensas

Antes de mais nada, é muito bom ser reconhecido por aquilo que você faz, não é verdade? Pois é! A recompensa, por sua vez, é o mínimo que todo funcionário espera depois de tantas horas de dedicação e comprometimento em um ambiente de trabalho. 

Então, não só bonificações extras, mas uma remuneração justa por aquilo que o seu funcionário faz, é muito importante! No entanto, o EVP está longe de ser apenas dinheiro. Afinal, existem outras formas de recompensar um funcionário. 

Por isso, é muito importante ter uma boa gestão de benefícios dentro da empresa. 

Oportunidades

De fato, a remuneração é uma das principais influências para um funcionário continuar trabalhando em uma empresa, no entanto, não é a única. Outro ponto a ser colocado é a oportunidade de crescimento na carreira. 

Embora os planos de carreiras não sejam traçados em uma linha perfeita, afinal, mudanças podem acontecer em todos os lugares, não deixa de ser uma oportunidade de crescimento. 

Além disso, o plano de carreira ajuda os funcionários a pensar em sua trajetória estrategicamente, para que eles possam traçar seus objetivos e metas sem tantos obstáculos. 

Uma boa dica é: aplique uma psicologia organizacional! É uma ótima forma de orientar os colaboradores. 

O que compõe um EVP?

Como podemos ver, agora você já conhece os pilares do EVP, certo? Mas, outra informação importante que vai ajudar você nessa construção, é sobre os componentes do EVP. Veja quais são:

  • Primeiramente, recompensas Contratuais: no caso, o EVP é feito de vantagens tangíveis e intangíveis. O primeiro grupo se enquadra em salários e benefícios, como já havíamos falado anteriormente. 

  • Recompensas Experienciais: de fato, tudo o que a empresa proporciona aos colaboradores, gera uma experiência para eles. Com isso, um bom exemplo são ações feitas para o desenvolvimento profissional dos colaboradores. 

  • Recompensas Emocionais: por fim, nós temos todos os benefícios intangíveis do EVP. Ou seja, são ações feitas com o objetivo de valorizar o funcionário e indicar, de forma estratégica, os melhores caminhos para fazer um trabalho com propósito. 

Quais são as vantagens do EVP para uma empresa?

De fato, o sucesso de um negócio depende das pessoas, você concorda? Acreditamos que sim! Por isso, uma boa gestão precisa focar nas pessoas. Dessa forma, é importante buscar um RH mais estratégico, focado em buscar os melhores resultados e soluções. 

Portanto, o EVP é uma ferramenta muito importante para melhorar a gestão de pessoas, além de ser uma grande chave para alcançar os objetivos do negócio. Então, fique com as vantagens, ou melhor, conjunto de práticas pensados para que o EVP possa ser benéfico para a sua organização. 

EVP e o Clima Organizacional

Em primeiro lugar, um ambiente de trabalho que busca solucionar todos os problemas dos colaboradores e escutar as queixas, geralmente possui um bom clima organizacional

Com isso, os colaboradores tendem a ser mais produtivos, motivados e satisfeitos de estarem trabalhando em tal organização. Então, a harmonia e a empatia são dois fatores essenciais para uma boa relação com os colegas de trabalho. 

Dessa forma, o EVP pode se envolver por meio de uma avaliação de desempenho, uma cultura de feedbacks, plano de carreiras e uma comunicação mais transparente de ambas as partes. 

EVP e a Cultura Organizacional 

Outra vantagem é que, o EVP é uma ferramenta muito importante para melhorar a cultura organizacional da sua empresa. A cultura organizacional, por sua vez, é a forma como os colaboradores e o mercado enxergam a sua marca, ou seja, é um índice de reputação. 

Por isso, uma boa cultura organizacional pode colocar a sua organização em evidência no mercado, além de atrair novos talentos e reter os profissionais que já estão trabalhando com comprometimento com a empresa. 

EVP e a Atração e Retenção de Talentos

Como já dissemos, os profissionais gostam de se sentir valorizados. Dessa forma, o EVP pode servir como uma forma de os profissionais procurarem uma oportunidade na sua empresa. 

Afinal, os profissionais saberão que ao trabalhar na sua empresa, que possui um EVP, os mesmos serão recompensados de alguma forma por seus esforços, dedicação, comprometimento e motivação. 

Daqui a pouco, falaremos mais sobre esse assunto. 

EVP e o Aumento do Engajamento

Muitos dizem que a felicidade é imensurável, certo? No entanto, para uma empresa, esse fator se tornou muito mensurável. Afinal, é fato que os trabalhadores que se sentem felizes e satisfeitos com seus trabalhos, produzem mais e se sentem mais motivados. 

Dessa forma, o EVP se torna um facilitador para o engajamento dos colaboradores em novos projetos. Além disso, o EVP garante uma troca saudável entre ambas as partes. 

Qual é a relação do EVP e do Employer Branding?

Antes de mais nada, é muito importante contextualizar sobre o Employer Branding. No caso, esse termo possui a finalidade de melhorar a visão externa da empresa, ou seja, fazer com que os profissionais e mercado otimizem a forma de enxergar a organização. 

Com isso, é possível atrair melhores talentos para o mercado de trabalho. Então, o EVP auxilia o employer brand, afinal, o fortalecimento da marca também diz respeito às ações que consideram o bem-estar dos colaboradores. 

Além disso, a ideia é que a empresa descubra o que deixa os seus colaboradores satisfeitos e valorizados e encontre a melhor forma de proporcionar o que for possível para eles se sentirem assim. 

O que relaciona o EVP e a Pesquisa de Clima?

Em primeiro lugar, ao construir um EVP é muito importante fazer uma pesquisa de clima. Afinal, não é interessante a empresa tirar suposições próprias para fazer essa construção. 

No entanto, sabemos que a proposta de valor é feita especialmente com foco nos profissionais. Então, é válido ouvir a opinião dos colaboradores já existentes para tomar as decisões. 

Geralmente, as pesquisas de clima precisam ser anônimas, afinal, isso dá mais liberdade para o colaborador ser transparente e dar a sua opinião sincera. Mas, para ajudar, o setor de recursos humanos pode fazer algumas perguntas. 

Com isso, as respostas irão dizer o nível de satisfação de todos os funcionários em relação a empresa. Além de tudo, a pesquisa de clima organizacional ajudará na tomada de decisões mais assertivas. 

Como criar e desenvolver um EVP?

De fato, a criação de um EVP exige muita atenção, principalmente, em relação a alguns aspectos que precisam ser desenvolvidos constantemente, como por exemplo:

  • Buscar o perfil ideal de um colaborador para a sua empresa; 
  • Definir o orçamento para ações e estratégias do EVP;
  • Saber quais são os meios de divulgação do seu EVP (devem ser pensados externamente e internamente);
  • Descobrir as ações que fazem mais sentido para o perfil dos seus colaboradores. 

Além disso, é muito importante que o EVP tenha informações verdadeiras de ambas as partes e precisa ser atrativo para os profissionais que se enquadram no perfil definido para a sua empresa. 

Para te ajudar e deixar tudo mais claro, separamos algumas dicas de planejamento e estudo que você pode se basear para construir o EVP na sua empresa. Entenda!

Diagnóstico Organizacional

Primeiramente, é necessário fazer o diagnóstico, para que a empresa possa avaliar quais são as ofertas feitas no momento. Para ajudar a montar este cenário, podem ser feitas pesquisas de clima e de satisfação. 

Avaliação de Perfis Profissionais 

Nesse sentido, é preciso buscar os perfis que mais fazem sentido para a sua empresa. Então, nessa avaliação é preciso considerar todas as qualificações dos profissionais, como por exemplo, fit cultural. 

Planejamento de Recompensas

O planejamento de recompensas, por sua vez, é feito para definir quais são os benefícios dados aos funcionários de acordo com a expectativa de cada um deles. 

Adequação de Clima e Cultura Organizacional

Neste cenário, é preciso fazer com que a sua empresa se torne um bom lugar para se trabalhar. Dessa forma, o EVP poderá existir na prática. 

Comunicação da Proposta de Valor

Chegou a hora de comunicar sobre o que a sua empresa tem a oferecer para todos os funcionários. Então, é pedir para o setor de recursos humanos ficar encarregado de dar esse comunicado. 

Revisões Periódicas

Como muitas coisas na vida, o EVP só dá certo quando feito com continuidade. Isso mesmo! Por isso, todas as propostas e ideias devem ser consideradas mutáveis, para que possam ser ajustadas ao longo do tempo. 

Quais são os resultados esperados do EVP?

Por fim, quando um EVP é criado, ele passa a fazer parte da rotina da empresa. Então, não é só para se preocupar em fazer um EVP quando tiver perto de contratações, pelo contrário, um EVP deve ser feito continuamente. 

Agora, para que você entenda melhor quais são os resultados esperados desta ação, vamos colar as principais expectativas:

  • maximização da produtividade;
  • otimização da vantagem competitiva da empresa;
  • melhoria de resultados;
  • aumento da lucratividade da organização;
  • fortalecimento da imagem da empresa em relação ao mercado;
  • redução de custos;
  • redução do absenteísmo;
  • aumento da inovação em relação a atração de talentos;
  • melhoria do clima organizacional;
  • redução de turnover, ou seja, índice de rotatividade

  EVP e o RH

Pois bem, chegando até aqui, já é possível perceber que o EVP tem muita relação com o setor de recursos humanos, certo? No entanto, quem dá o primeiro passo é o RH e no momento da execução é preciso do envolvimento de todos da empresa. 

Dessa forma, enquanto o EVP pode estar dentro de todos os ciclos da organização, o setor de recursos humanos precisa estar sempre em volta, pensando em novas estratégias, cativando os funcionários e sempre garantindo que o ambiente de trabalho seja leve e harmônico. 

Além disso, é claro que para garantir que o RH consiga focar nas pessoas e em todas as estratégias, é preciso melhorar a forma de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, você concorda? Se a resposta for sim, conheça um pouco mais sobre a QRPOINT e o seu controle de ponto que pode modernizar a sua empresa. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Por isso, a QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu: tudo sobre o Clima Organizacional! 

Já pensou em ter um ambiente de trabalho tranquilo e saudável? Pois então, antigamente era muito comum os colaboradores de uma empresa ficarem ansiosos e entusiasmados apenas para receber seu salário no fim ou começo do mês, não é verdade? No entanto, hoje em dia, é muito comum que os funcionários deem mais importância para o clima organizacional da empresa. 

E claro, ter um ambiente de trabalho agradável, também é importante para a saúde mental dos colaboradores, para aumentar a produtividade da empresa e atingir bons resultados. Além disso, o clima organizacional proporciona um equilíbrio interno. Se você quer saber como melhorar o clima organizacional da sua empresa e como mudar a visão que os seus colaboradores têm sobre ela, clique aqui!