Empresárias Mulheres: as líderes do empreendedorismo feminino!

De fato, ainda existem muitos preconceitos e desequilíbrios no mundo empresarial em relação às mulheres. No entanto, é muito importante ressaltar que muitas empresárias mulheres servem como grande exemplo no mercado de trabalho. 

Nesse sentido, além de servirem como uma grande inspiração para todas as mulheres que estão entrando no mundo da gestão empresarial, também quebram barreiras e conquistam espaço no universo corporativo. 

O movimento do empreendedorismo feminino no Brasil tem sido de grandes transformações para o mercado brasileiro, não só agregando novas ideias, mas também dando espaço para a diversidade. 

Uma das grandes personalidades do nosso país é a Luiza Helena Trajano, nada mais e nada menos do que a Presidente e Proprietária do Magazine Luiza. 

Sem dúvida, Luiza é uma das mulheres mais inspiradoras para o mundo dos negócios. 

Embora a luta seja grande, o empreendedorismo feminino vem crescendo aos poucos e neste post vamos mostrar as principais mulheres que contribuem para esse crescimento diário. 

Podemos começar? Vamos lá!

Mulhres empreendedoras
Empresárias Mulheres

A data que marcou as lutas das Empresárias Mulheres

Em primeiro lugar, em 19 de novembro de 2014 foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Dia do Empreendedorismo Feminino. 

Inclusive, no seu ano de criação, a data foi celebrada na Semana Global do Empreendedorismo. 

Nesse sentido, o objetivo principal do estabelecimento da data é reforçar os impactos sociais e econômicos que o empreendedorismo pode trazer para o país, dando protagonismo às mulheres.

Dessa forma, o Dia do Empreendedorismo Feminino é coordenado pela ONU Mulheres, com a finalidade de diminuir a igualdade de gênero no país e no mundo. 

Além disso, veja quais são as principais áreas que a ONU Mulheres é responsável:

  • Liderança e participação política das mulheres;
  • Empoderamento econômico;
  • Fim da violência contra as mulheres;
  • Paz, segurança e emergências humanitárias;
  • Governança e planejamento;
  • Normas globais e regionais. 

A história por trás das Empresárias Mulheres

Antes de mais nada, a luta das empresárias mulheres ou o movimento do empreendedorismo feminino surgiu através das limitações que a sociedade estabelecia e até hoje estabelece para as mulheres. 

Por uma vida e por uma história, as mulheres foram discriminadas e diminuídas perante a sociedade por serem “fracas”. Mas, tudo começou com a consciência delas em relação às suas capacidades e habilidades. 

Dessa forma, o feminismo, a liderança feminina, o empoderamento feminino, a luta contra a desigualdade de gênero, entre outros fatores e movimentos são extremamente importantes para a ampliação da ocupação feminina no mercado de trabalho. 

Afinal, nós sabemos que a capacidade de homens e mulheres são fortes e efetivas, mas, por questões históricas, costumes e paradigmas, as mulheres ainda sofrem muito preconceito. 

No entanto, após tantas lutas históricas de séculos e décadas, o desenvolvimento das mulheres empresárias só foi garantido em 1988 pela Constituição Federal. 

Entretanto, este foi o ano em que as mulheres receberam a oportunidade de possuir a mesma capacidade (perante a lei) que os homens, para trabalhar, empreender e crescer com suas ideias e objetivos. 

Sendo assim, é possível notar que as conquistas ainda são bem recentes e, por isso, é muito importante lutar a cada dia para ampliar os espaços de liderança e empreendedorismo feminino em nosso país. 

Onde estão as Empresárias Mulheres?

Sem dúvida, as empresárias mulheres são promissoras e inspiradoras para o mercado de trabalho. 

Para que você entenda melhor, segundo a plataforma mundial Crunchbase, todas as startups criadas por mulheres nos últimos 10 anos tiveram um crescimento de investimento 8 vezes maior. 

Além disso, na mesma pesquisa, o número de startups criadas por mulheres cresceu 10% de 2009 até 2019. 

Entretanto, é válido dizer que os negócios criados e fundados por mulheres possuem uma visibilidade melhor. Com base em um estudo desenvolvido pela Boston consulting Group:

Startups de mulheres são mais rentáveis a longo prazo.”.

Mas, como nem todas as informações são positivas, os negócios fundados por mulheres ainda não são os campeões de investimentos

Algumas pesquisas afirmam que o número chega apenas entre 2% e 3%. 

A importância das Empresárias Mulheres

Primeiramente, as empresárias mulheres são importantes para o crescimento econômico de uma nação. 

Afinal, elas são responsáveis por gerar empregos, criar riqueza e promover o desenvolvimento. 

Além disso, elas também estão envolvidas na promoção da igualdade de gênero e na luta contra a discriminação. 

Outro ponto importante é que, as empresárias mulheres representam um grupo diversificado e talentoso que está contribuindo de maneira significativa para o crescimento econômico do país. 

São empreendedoras, inovadoras e líderes visionárias que estão transformando o mercado e impulsionando o desenvolvimento do país. 

Ademais, as empresárias mulheres são um exemplo de sucesso para as mulheres de todo o mundo e representam uma esperança para o futuro.

Fique agora com as maiores inspirações de empresárias mulheres em nosso país!

Afinal, quais são as principais Empresárias Mulheres no Brasil?

Sem dúvida, existem algumas mulheres que servem de muita inspiração quando o assunto é empreendedorismo e liderança feminina

Por isso, separamos as mulheres mais inspiradoras do Brasil. 

Luiza Trajano

Imagina transformar uma rede de lojas pequenas em uma das maiores marcas do mercado? Pois é, a Luiza Trajano é um exemplo de mulher e profissional. Ela está há mais de 25 anos liderando a Magazine Luiza no mercado e sendo um exemplo de empreendedorismo de sucesso. 

A Luiza ganhou muito destaque, justamente pela sua inovação e proximidade não só com os clientes, mas também com os colaboradores.

No entanto, vamos conhecer um pouco mais sobre a Luiza. A empreendedora nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Franca. 

De acordo com Luiza, uma das suas maiores inspirações para encarar o mundo do empreendedorismo, foi a sua tia que, por sinal, possuía o mesmo nome e sua mãe. 

Além disso, a empresária começou a trabalhar ainda quando criança, com apenas 12 anos de idade e, para ela, trabalhar como vendedora é um orgulho.

Antigamente, o Magazine Luiza era apenas uma pequena loja em sua cidade Natal e, foi a Luiza Trajano quem transformou o Magazine Luiza em uma das maiores redes so nosso país. 

Desde 1990, Luiza está na presidência do Magazine, contando com mais de 700 lojas pelo país por 16 estados. Ademais, a empresa também conseguiu obter um sucesso bilionário. 

Por fim, o objetivo da Luiza Helena Trajano é empoderar as mulheres e por isso, ela se tornou uma grande referência no empreendedorismo e inspira tantas mulheres para encarar o mundo empresarial. 

Cristina Junqueira

Em primeiro lugar, ela é Co-Fundadora e Vice-Presidente de Branding e de Desenvolvimento de Negócios da Nubank. Cristina, por sua vez, possui diversas ideias inovadoras. 

A profissional faz questão de mostrar a necessidade da diversidade dentro das organizações e a luta por igualdade. Junto a mais dois responsáveis, Cristina transformou uma das maiores Startups Brasileiras.

Mas, falando um pouco sobre a história da Cristina Junqueira, ela é formada em Engenharia de Produção pela USP e também fez Mestrado e MBA com ênfase em Negócios, na Kellogg School of Management. 

Além disso, a empresária também foi analista do Banco Itaú e foi aos 24 anos que conseguiu o cargo de liderança na Unibanco.  

Por fim, recentemente Cristina Junqueira foi a primeira mulher a aparecer grávida na capa de uma Revista de Negócios (Forbes), o que foi uma experiência muito grandiosa para todas as mulheres.

Ana Fontes

Antes de mais nada, Ana Fontes nasceu na cidade de Alagoas. No entanto, quando ela tinha apenas 4 anos, seus pais se mudaram para Diadema, São Paulo, com o objetivo de buscar novas oportunidades. 

Entretanto, apesar de não ter as melhores condições, Ana estudou sempre em escola pública, mas se formou em Publicidade e Propaganda, em uma universidade particular. 

Dessa forma, ela conseguiu terminar seus estudos vendendo bolos e também com a ajuda de vizinhos e amigos. 

Nos anos 90, Ana Fontes conseguiu um emprego em uma multinacional. Mas, logo após, ela também fez pós-graduação em Marketing e em Relações Públicas.

Então, com todas as formações, Ana esperava conseguir ter alguma promoção na empresa, pois mesmo com seus estudos, ela não tinha uma carreira sólida.

Inclusive, um dos supervisores de Ana falou que não a contrataria em outro cargo por ela simplesmente ser mulher. 

Felizmente, essas situações só apoderaram mais Ana, principalmente após ela ter sido mãe.

Nesse sentido, em 2009, ana participou de um programa chamado “10.000 Mulheres”, que foi criado pela FGV e pelo grupo Goldman Sachs, uma oportunidade para aprimorar sobre a gestão de negócios e se capacitar para o empreendedorismo feminino. 

Desse modo, com o objetivo de utilizar a sua experiência para ajudar outras pessoas com a educação empresarial, ela criou a Rede Mulher Empreendedora.

Hoje em dia, o seu programa se tornou a maior rede de empreendedorismo feminino do Brasil e já foi capaz de ajudar mais de 270 mil empreendedores a alcançarem o sucesso.

Danyelle Van Straten

Sem dúvida, Danyelle é uma das maiores empresárias do nosso país. Em primeiro lugar, ela é fundadora de uma rede de franquias de depilação muito famosa, chamada Depyl Action. 

No entanto, a história da marca começou com a sua mãe, que criou uma cera com própolis e mel, onde a depilação era feita de forma mais suave.

Dessa forma, a mãe de Danyelle vendia as ceras em todos os salões de beleza de Balneário Camboriú -SC. 

Entretanto, Danyelle e sua mãe ficaram 10 anos vendendo o produtos, mas, acreditavam que era necessário inovar e então decidiram oferecer o serviço de depilação. 

Contudo, a primeira loja nasceu em Brasília e hoje em dia, possui mais de 100 franquias espalhadas por diversos estados do Brasil. 

Alcione Albanesi

A princípio, Alcione é fundadora de dois grandes projetos, o primeiro é a ONG Amigos do Bem, que tem o objetivo de combater a fome e a miséria no Brasil e também é dona de uma importadora de lâmpadas FLC. 

Alcione conseguiu um trabalho como modelo aos 14 anos, mas, o seu sonho era ser dona de uma confecção de roupas.

Então, a empresária preferiu ficar nos bastidores como costureira e aos 17 anos montou seu próprio negócio gerenciando 100 costureiras. 

No entanto, foi em 1992 que Alcione encontrou uma lâmpada fluorescente que era vendida nos EUA bem mais barato do que no Brasil.

Entretanto, na lâmpada estava escrito “Made in China”, sendo assim, Alcione foi até a China para observar de perto como eram feitas as lâmpadas. 

Desde então, foram mais de 70 viagens para a China, o que contribuiu muito para a criação e crescimento da FLC.

Caso você queira ver mais mulheres inspiradoras como essas e entender melhor sobre a Liderança Feminina, veja só o que você perdeu!

Liderança Feminina: o impacto das mulheres no mundo corporativo!

De fato, a liderança feminina é um tema muito contestável quando se trata da forma que as organizações contribuem para a igualdade de gênero. No entanto, ainda existem muitos preconceitos em relação às mulheres na liderança, impedindo que as mulheres talentosas ocupem cargos mais relevantes em uma empresa. 

Entretanto, as empresas que investem em liderança feminina tendem a ter uma enorme vantagem competitiva, afinal, as mulheres têm alguns pontos fortes, tais como:

  • comunicação;
  • flexibilidade;
  • colaboração;
  • criatividade;
  • inovação;
  • entre outros. 

Dessa forma, é possível dizer que as mulheres possuem fatores fundamentais para uma empresa se manter competitiva no mercado de trabalho. 

Pois é, mas infelizmente as mulheres executivas, empresárias e gerentes ainda enfrentam muitos obstáculos para chegar em uma posição estratégica. 

Você quer continuar lendo este artigo? Sim? Você não vai se arrepender, então, para acessá-lo basta clicar aqui! 

Além disso, caso você queira ver outros assuntos relacionados a esses, acesse o nosso Blog da QRPoint!

Ademais, quer saber como a QRPoint pode ajudar você e o RH da sua empresa? Fique de olho!

Porque a QR POINT pode contribuir com o seu RH?  

Em primeiro lugar, se a sua empresa gosta de modernizar e entrar nas novas tendências do mercado, a QR POINT é a solução para a sua organização. Afinal, eles possuem o melhor sistema de controle de ponto alternativo, com funcionalidades completas para sanar todos os seus problemas. 

Além disso, o sistema possui um bom custo-benefício e garante muita segurança para todos os profissionais. Ademais, os colaboradores podem registrar o ponto apenas usando um dispositivo móvel, como por exemplo, tablets ou celulares. 

Em conclusão, o sistema de controle de ponto alternativo possui um armazenamento em nuvem, ou seja, os dados ficam armazenados com 100% de confiança, o que é muito importante para os casos de processos trabalhistas.

Conheça outros artigos relacionados