Departamento Pessoal: Qual a sua importância dentro de uma organização?

Existem uma série de regras e normas da legislação trabalhista que precisam ser cumpridas por uma empresa, o Departamento Pessoal é a área responsável por garantir que isso aconteça da melhor forma possível. 

Além de todas as atribuições legislativas do departamento pessoal, ele também é o encarregado de resolver toda e qualquer situação burocrática de um colaborador, garantindo que toda a documentação esteja correta.  

Para você entender melhor sobre esse setor, acompanhe o artigo abaixo que vamos esclarecer todas as suas dúvidas. 

O que é departamento pessoal? 

O Departamento Pessoal nada mais é do que o setor técnico responsável pela gestão dos colaboradores. Abaixo listamos algumas atribuições do profissional responsável por essa área. 

  • Gerenciamento da folha de pagamento;
  • Gerenciamento de admissões e demissões (e-social);
  • Férias e Benefícios; 
  • Atestados e Afastamentos; 
  • Gerenciamento do registro de ponto;
  • Entre outras.

Ou seja, esse setor é o principal responsável por cuidar das questões burocráticas e trabalhistas de todo o seu pessoal. Desse modo, ele garante, em um tempo ágil, que todos os colaboradores estarão resguardados pelos seus direitos. Essa área faz parte da estrutura organizacional de uma empresa e, por isso, deve ser gerenciada com muita responsabilidade. Caso contrário, a empresa poderá sofrer graves problemas jurídicos.

Você ainda não conhece o e-social? Vem aqui que eu te apresento! 

A título de informação, o e-social é um aplicativo que foi criado em 2014 mas só teve sua utilização obrigatória em 2019. O aplicativo é um programa do governo que exige a migração das informações e obrigações da folha de pagamento e da previdência para um formato tecnológico.

Ou seja, a partir do e-social será feita a integração de todas as informações do colaborador, que antes dele estavam espalhadas em vários órgãos. 

Dessa forma, o programa possibilitará a centralização e facilitará a localização de todos os dados do trabalhador. Abaixo, algumas melhorias que o E-social trouxe: 

  • Conferência Eletrônica;
  • Auditoria;
  • Atitude preventiva; 
  • Fiscalização Eletrônica;
  • Provas Eletrônicas.

Desse modo, quando a empresa cadastrar as informações sobre o trabalhador no E-social, não será necessário um novo preenchimento no aplicativo da carteira de trabalho digital. 

Isso é possível pois todos os dados serão automaticamente migrados de um aplicativo para o outro, facilitando todo o processo de admissão de um colaborador. 

Até aqui, nós já te contamos que o Departamento Pessoal de uma empresa é fundamental para garantir a qualidade em todos os processos, além disso, ele contribui com toda a organização dos registros de colaboradores. Confira abaixo como a necessidade desse setor surgiu.  

Como surgiu o departamento pessoal? 

O Departamento Pessoal surgiu ainda na época da escravidão, isso porque durante esse regime, alguns escravos eram os principais responsáveis por assegurar que todos os outros estavam cumprindo com maior eficiência o trabalho que lhes eram imposto. 

Desse modo, após o período escravagista essa prática continuou em alta, agora, eram os supervisores. Eles eram nomeados assim e tinham como principal demanda organizar os processos de todos os funcionários de uma organização.  

Com o tempo, essa modalidade foi se tornando cada vez mais importante para o gerenciamento do pessoal de uma empresa e os funcionários responsáveis por esse setor foram denominados “ Chefe de Pessoal”. 

Por fim, como esse modelo de trabalho veio se ajustando ao longo dos anos, surgiu o que chamamos hoje de Departamento Pessoal. E além de ainda cuidar das burocracias de cada colaborador, é ele quem garante que todas as leis e normas trabalhistas serão cumpridas de acordo com a CLT. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história dessa profissão, confira abaixo como ela funciona. 

Departamento Pessoal

Como funciona o departamento pessoal? 

O profissional responsável pelo Departamento Pessoal de uma empresa, garante que o meio de campo entre empregado e empregador estará em dia com as responsabilidades de ambos. 

Sendo assim, é ele quem executa todas as funções que dizem respeito a estadia de um colaborador dentro da empresa. Ou seja, é ele quem tem o controle do cumprimento de todas as legislações e regras trabalhistas. Confira abaixo como é a maneira mais segura de separar esses subsetores: 

Admissão de pessoal

Esse é o subsetor responsável pelo processo de admissão dos novos colaboradores e ele dá início após o processo de integração feito pelo Recursos Humanos. Esse é o departamento que cuidará do registro físico ou online da carteira de trabalho. 

Além disso, toda a parte burocrática, como a realização dos exames admissionais, é de responsabilidade desse subsetor também. Se essa área estiver bem alinhada, a empresa consegue garantir que o colaborador irá passar por um bom processo de contratação.

Compensação de pessoal

Nesse caso, o responsável pela compensação de pessoal é quem vai garantir o controle de cada colaborador no que diz respeito a frequências, remunerações, férias e benefícios. 

Desse modo, a atenção é imprescindível, pois é esse setor que cuidará de todos os cálculos e prazos de cada funcionário.

Demissão de pessoal

Já este subsetor, é o responsável por gerenciar todos os trâmites do desligamento de um funcionário. Confira abaixo tudo que esse profissional precisa avaliar: 

  • Valores de rescisão;
  • FGTS;
  • Férias e benefícios;
  • Exames demissionais. 

Além disso, no caso da demissão acontecer em alguma área remota, o Departamento Pessoal precisa lidar da melhor forma possível também e é por isso, que para essa modalidade existem algumas exigências além das mais comuns, que são: 

  • Envio da documentação online;
  • Assinatura virtual de toda a documentação;
  • Entrevista de desligamento online;
  • Offboarding virtual;

Até aqui você já conseguiu ter uma noção maior do que engloba o departamento pessoal? Continue com a gente para aprender quais são as funcionalidades desse setor. 

Quais são as funções do departamento pessoal? 

O departamento pessoal é responsável por uma série de processos burocráticos dentro de uma empresa, principalmente no que tange a documentação dos profissionais. Continue a leitura para entender melhor essas funções.

Atendimento aos profissionais

Esse setor está sempre de portas abertas aos colaboradores da empresa, ou seja, os profissionais que estão a frente do Departamento Pessoal, está disponível para atender e ouvir todos os outros funcionários. 

Além disso, estão preparados para tirar todas as dúvidas e orientá-los sempre que necessário. Mas é importante lembrar que todos os atendimentos estão voltados à burocracias trabalhistas. 

Documentação dos profissionais

Toda a documentação dos colaboradores de uma empresa, desde o momento de contratação até o desligamento, é organizada pelo departamento pessoal da mesma. 

É de responsabilidade desse setor cuidar e organizar os documentos de todos os funcionários. Ficando sempre em alerta para possíveis atualizações, garantindo que tudo estará dentro das regras e normas da lei,  

Controle de frequência

É de extrema importância acompanhar o controle de frequência dos funcionários e isso também é uma responsabilidade do departamento pessoal. 

É necessário ter um controle de ponto bem rigoroso, além do registro do banco de horas e escala de trabalho de cada funcionário.

Todos esses documentos devem estar associados à folha de pagamento, para que dessa forma, a gestão seja mais assertiva possível. 

Folha de pagamento

Essa é uma das tarefas mais complexas do departamento pessoal, pois é a responsável por gerenciar todos os cálculos do salário dos colaboradores. 

Desse modo, existem empresas que, para garantir um bom funcionamento deste setor, preferem contratar serviços de fora da organização para auxiliar na administração do departamento pessoal. 

Férias e Licenças

Tudo o que diz respeito às férias, licenças e atestados também é de competência desse setor, solucionar os possíveis problemas.

O “DP”, como é conhecido o Departamento Pessoal, é o responsável por organizar qualquer documentação relacionada aos itens citados no parágrafo anterior. 

É importante ressaltar que cabe ao DP, acompanhar e garantir o acompanhamento das férias de todos os colaboradores. 

Departamento Pessoal x Recursos Humanos 

É normal que haja uma confusão entre as duas áreas, mas aqui vamos esclarecer sobre as diferenças entre elas. 

Apesar de se correlacionarem, elas são distintas, isso porque o departamento pessoal cuida mais das partes burocráticas, como normas e legislações que precisam ser seguidas de acordo com a CLT. Segue alguns exemplos abaixo: 

  • Folha de pagamento;
  • Controle de frequência;
  • Cálculo de INSS e FGTS

Já no caso do Recursos Humanos, é um setor mais estratégico que cuida de partes como a captação de novos talentos, capacitação de colaboradores, trabalho em equipe e também das relações interpessoais dentro da organização.

Desse modo, as empresas de pequeno porte, em muitos casos, optam por integrar essas duas áreas em uma só, isso porque o quadro de funcionários sendo menor é possível que essas atividades sejam realizadas em um mesmo setor. O que fica inviável para empresas maiores. 

Qual a importância dessa área dentro da sua empresa? 

Se você chegou até aqui, já deve saber que esse setor precisa lidar com toda a parte burocrática da empresa no que diz respeito aos funcionários, e por isso, é tão importante. 

Tratar das relações de trabalho conforme o que estabelece a legislação trabalhista e organizar a comunicação entre gestores e colaboradores é sem dúvidas, sua principal função é o que faz desse setor ser tão importante e útil para qualquer organização. 

O departamento pessoal tem algumas funções que são rotineiras e caso não sejam cumpridas nos prazos certos podem deixar a empresa cumprir as atividades fora das concordância da lei. 

Auxiliar a direção e os gestores, acompanhar as equipes de trabalho e garantir que todos cumpriram as normas dentro dos prazos estabelecidos pela lei são funções de extrema responsabilidade para o profissional que estiver à frente desse setor.

Além de cuidar dos funcionários, esse profissional também é o responsável por manter a empresa dentro de todas as normas de regulamentação. Dessa forma, a pessoa à frente de DP precisa estar em contato, muitas vezes, com órgãos públicos e cuidando de toda a emissão de declarações fundamentais para o funcionamento da organização. 

Como dissemos anteriormente, quanto mais funcionários a empresa tiver, mais difícil é o controle total pelo departamento pessoal. Isso porque todo o serviço desenvolvido por esse setor precisa ser realizado com muita atenção. 

Desse modo, em alguns casos, as empresas optam por contratar produtos e serviços tecnológicos de fora da organização para auxiliar nesses processos, principalmente no controle de ponto de seus colaboradores.

Qual a média salarial dessa área?

Se a sua empresa está a procura de uma pessoa para assumir essa função, trouxemos abaixo a média salarial desse profissional. Confira: 

Profissional em formação: É aquele profissional que assume vagas de estágio e a média, nesse caso, é de R$960,00 segundo os sites mais tradicionais de busca por emprego

Profissional formado: Após concluir o ensino superior nessa área, o profissional tem várias oportunidades e cargos e segundo os mesmo sites de busca o salário varia entre R$1700,00 e R$5000,00. 

Curiosidade: Carteira de Trabalho Digital 

Antes de mais nada, a carteira de trabalho (CTPS) é um dos principais documentos do trabalhador brasileiro, seja ele nascido ou naturalizado. Ela é a responsável por registrar todos os dados de vínculo empregatício de uma pessoa física.

Ou seja, é nela que todo colaborador resguarda seus direitos trabalhistas como aposentadoria e FGTS. 

Nesse sentido, a carteira de trabalho digital é um aplicativo que poderá ser usado por smartphone ou computador. De acordo com o site do Ministério da Economia (MTE), ela chegou para facilitar o acesso ao histórico trabalhista e as anotações referentes a salário e registro de férias. Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

  • Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
  • Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
  • Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Além desses benefícios, por meio da carteira de trabalho digital, o colaborador também poderá solicitar seu seguro-desemprego, abono salarial e outros benefícios. Se você acompanhou esse conteúdo até aqui, conheça também o nosso artigo sobre a carteira de trabalho digital

Como a tecnologia pode auxiliar o Departamento pessoal da sua empresa? 

Como já vimos até aqui, o departamento pessoal é o responsável por todos os profissionais de uma empresa, seja ela de pequeno porte ou não. Contudo, quando a empresa tem um tamanho significativo e conta com um grande número de pessoal é necessário que o DP conte com uma ajuda extra. 

Para evitar que possíveis erros aconteçam e coloque a empresa em uma situação ruim, muitas vezes os gestores optam por sistemas que servirão de auxílio na compilação e otimização dos dados coletados pelo departamento pessoal. 

E é por isso que a sua empresa pode contar com os serviços da QR Point. O nosso sistema de controle de ponto está pronto para atender a sua empresa! 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora você já conhece um pouco mais sobre Departamento Pessoal, né? E nesse momento deve estar se perguntando como ainda não usou a tecnologia a favor do seu negócio. Por isso, a QR Point chegou!  

Nós vamos garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QRPoint. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QRPoint como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento facial biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados