A cultura organizacional está relacionada ao modo como a estratégia de negócio é desenvolvida e apresentada ao mercado. Saiba mais neste artigo.
03 set 2020
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Não é difícil ouvir dos gestores frases soltas que parecem fazer parte da cultura organizacional da companhia, mas que não foram estabelecidas em lugar algum. A grande questão é que, em muitos casos, ainda existe certa confusão sobre como esse pilar deve ser montado e o que não deve conter ali.
É comum que a direção confunda o termo com a missão, visão e valores do negócio, e não é bem por aí. Ou melhor, não é apenas isso. A cultura organizacional está relacionada ao modo como a estratégia de negócio é desenvolvida e apresentada ao mercado, tanto para os clientes quanto internamente.
A maneira como a empresa é conduzida, mantendo um padrão de ações, valores e crenças, é o que define a cultura organizacional. Assim como na sociedade, a cultura mostra particularidades de determinados grupos, como sotaques, hábitos e tudo o que pode ser moldado com a convivência em grupo.
O norte da companhia é criado justamente por esse caminho, como acontece ao seguirmos um manual que pré estabelece práticas, comportamentos, princípios e tudo o que envolve o estilo de trabalho desenvolvido naquele local.
Como desenvolver a cultura organizacional da sua empresa
Antes de mais nada, é necessário entender que a cultura organizacional também, pode ser criada intencionalmente. Ou seja, mesmo que nada tenha sido discutido a respeito, o exemplo do gestor da companhia é naturalmente seguido pelos colaboradores. Além disso, quando algumas atitudes não são podadas ou incentivadas, fica subentendido que a prática deve ser interrompida ou continuada.
Nesse caso, ao construir de modo intencional a cultura organizacional da companhia, os colaboradores devem estar cientes de que existe um novo manual a ser seguido. Desse modo, as ações serão destinadas à construção de um ambiente agradável e seguro para o desenvolvimento profissional e crescimento do empreendimento.
Por ser a norteadora, é importante eleger a cultura organizacional junto ao proposito da organização sua visão e valores. Para isso, você precisa listar o cenário atual e o que deseja construir. Por exemplo:
- O negócio tem foco em aumento dos lucros ou no aumento da satisfação dos clientes?
- Quando um problema surge, é preferível pensar antes de agir ou tentar resolver e aprender com o resultado imprevisível que vier?
- Existe um escopo de trabalho definido ou cada profissional faz o que aparece no dia?
- É melhor delegar o trabalho ou assumir a responsabilidade da tarefa?
- O cumprimento dos prazos é fundamental ou não existe problema em fazer o cliente esperar um pouco mais?
- O cenário ideal é entregar dentro do prazo, mas com erros e atrasar a entrega ou realizar o trabalho com máxima qualidade?
- Trabalho em equipe é fundamental ou o importante são os destaques de certos talentos?
- Os colaboradores devem ser advertidos pessoalmente, longe da equipe, ou a direção não se importa em gerar ruídos sem uma conversa direta?
Não existe uma resposta certa ou errada. Afinal, essa é a cultura organizacional da sua empresa, com um perfil particular. Não é necessário agradar todos os colaboradores, mas criar uma estratégia que colabore para o alcance dos resultados esperados.
Outro detalhe importante é que o padrão pode ser alterado sempre que o gestor considerar oportuno. Nesse caso, o ideal é que a mudança não ocorra com alta frequência, o que pode confundir os funcionários que precisam vivenciar o processo de aprendizado.
Pilares da cultura organizacional
A base da cultura organizacional de um empresa está em sua visão, missão e valores. E para garantir uma cultura forte, os pilares precisam ser muito bem estruturados.
A Missão
Essa é a razão pela qual a empresa foi criada e continua operando. A identidade da companhia é criada nesse momento, elencando os motivos pelos quais o negócio deve permanecer no mercado.
Todas as decisões da companhia estão ligadas à missão. Isso porque, as estratégias e decisões são determinadas com base no motivo de existência do negócio, como o suprimento das necessidades de uma fatia do mercado.
A Visão
Aqui, são definidos os objetivos da companhia, onde ela deseja chegar e patamares a alcançar. É preciso ser realista ao listar os planos futuros da empresa, tendo em mente que a meta deve ser alcançável e ter tempo determinado.
Os Valores
Já os valores, são definidos a partir dos princípios que o gestor espera observar nas ações e comportamento dos funcionários. Nesse sentido, as atitudes dentro da empresa ocorrem em acordo com o que a companhia estabeleceu como correto.
Exemplos práticos de cultura organizacional
A Netflix mostrou-se bastante eficiente quanto à criação de uma cultura organizacional forte e com foco na adesão dos funcionários ao documento, que recebeu o título de: “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”. Dentro da companhia, a ideia de autonomia profissional é bastante sólida, o que fortalece a ideia de uma empresa menos controladora.
Outro exemplo de sucesso é a instituição financeira Nubank, um negócio relativamente jovem e diferente, que leva em sua cultura a inclusão, criatividade e descontração. Os colaboradores se veem à vontade para se vestirem como desejarem ou até mesmo levar o animalzinho de estimação para o trabalho.
Não há regras nesse aspecto, sendo o mais importante a construção de uma cultura organizacional que seja a cara do negócio, dos funcionários e clientes. Entretanto, é inevitável notar nos exemplos anteriores que a liberdade é ponto chave no fortalecimento da confiança entre contratante e contratado, além de ser um ótimo estímulo à produtividade.
Mas isso não significa que o trabalho deixará ser acompanhado, muito menos que o funcionário não terá de cumprir a carga horária determinada.
Existem meios para gerenciar esses processos. Quer ver só? No Blog da QRPOINT, disponibilizamos um texto que dá mais detalhes sobre como ter o controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Faça uma visita e aproveite a leitura!
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