Cultura organizacional: sua empresa já tem uma?

Não é difícil ouvir dos gestores frases soltas que parecem fazer parte da cultura organizacional da companhia, mas que não foram estabelecidas em lugar algum. A grande questão é que, em muitos casos, ainda existe certa confusão sobre como esse pilar deve ser montado e o que não deve conter ali.

É comum que a direção confunda o termo com a missão, visão e valores do negócio, e não é bem por aí. Ou melhor, não é apenas isso. Isso porque, a cultura organizacional está relacionada ao modo como a estratégia de negócio é desenvolvida e apresentada ao mercado, tanto para os clientes quanto internamente.

A maneira como a empresa é conduzida, mantendo um padrão de ações, valores e crenças, é o que define a cultura organizacional. Assim como na sociedade, a cultura mostra particularidades de determinados grupos, como sotaques, hábitos e tudo o que pode ser moldado com a convivência em grupo.

O norte da companhia é criado justamente por esse caminho, como acontece ao seguirmos um manual que pré estabelece práticas, comportamentos, princípios e tudo o que envolve o estilo de trabalho desenvolvido naquele local.

Para que você entenda como desenvolver uma cultura organizacional na sua empresa, sugerimos que você acesse o nosso conteúdo completo sobre Cultura Organizacional. 

Aqui nós iremos abordar quais são as características de uma boa cultura organizacional e apresentar cases de sucesso. Podemos começar? Vem com a gente!

\"Cultura
Cultura Organizacional

Pilares da cultura organizacional

Antes de tudo, vamos relembrar um pouco sobre os princípios e pilares de uma cultura organizacional? Pois então, a base da cultura organizacional de uma empresa está em sua visão, missão e valores. E para garantir uma cultura forte, os pilares precisam ser muito bem estruturados.

A Missão na Cultura Organizacional

Essa é a razão pela qual a empresa foi criada e continua operando. A identidade da companhia é criada nesse momento, elencando os motivos pelos quais o negócio deve permanecer no mercado.

Todas as decisões da companhia estão ligadas à missão. Isso porque, as estratégias e decisões são determinadas com base no motivo de existência do negócio, como o suprimento das necessidades de uma fatia do mercado.

A Visão na Cultura Organizacional

Aqui, são definidos os objetivos da companhia, onde ela deseja chegar e patamares a alcançar. É preciso ser realista ao listar os planos futuros da empresa, tendo em mente que a meta deve ser alcançável e ter tempo determinado.

Os Valores na Cultura Organizacional

Já os valores, são definidos a partir dos princípios que o gestor espera observar nas ações e comportamento dos funcionários. Nesse sentido, as atitudes dentro da empresa ocorrem em acordo com o que a companhia estabeleceu como correto.

Quais são as características de uma Cultura Organizacional?

De fato, cada empresa possui missão, visão e valores diferentes, afinal, tudo aquilo que as diferem, as tornam únicas no mercado de trabalho. No entanto, é comum que existam algumas características que são essenciais para todas as empresas. 

Desta forma, nós iremos explicar cada uma delas, de forma simples e objetiva. Vamos lá?

Inovação

Antes de tudo, a empresa que busca a inovação está sempre atrelada ao sucesso do seu negócio, visando o crescimento da empresa. Implementar ideias. Usar a criatividade. Elaborar novas estratégias. Estar em busca de evolução. Todas essas características fazem parte de uma organização inovadora.

Além disso, a inovação incentiva a participação de todos os membros da empresa. Por isso, ela é muito falada nas companhias. 

Motivação 

Nesse sentido, a motivação e a cultura organizacional são como uma dupla, afinal, para se ter uma precisa da outra. Isso porque, a cultura organizacional está diretamente ligada a forma em que os colaboradores se sentem no ambiente de trabalho. 

Por isso, é muito importante que a empresa esteja alinhada com os profissionais que nela atuam. 

Competitividade

Felizmente, a cultura organizacional é vista como uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Afinal, a cultura da empresa faz com que ela possua destaque no mundo corporativo. 

Tolerância ao erro

Muitas pessoas possuem o medo de errar. Óbvio! Certos erros não devem, de forma alguma, serem cometidos nas empresas. No entanto, errar faz parte de todo o processo. 

Por isso que sempre digo, erre! Mas erre algo novo toda vez que for errar. Pois é! Aprenda com seus erros e não os repita. Afinal, errar é humano!

Cuidado com as pessoas

De fato, a cultura organizacional faz parte da identidade da empresa. No entanto, as que as formam são as pessoas que trabalham nela. Isso significa que, sem os colaboradores nada imposto na cultura organizacional da empresa faria sentido. 

Exemplos práticos de cultura organizacional

Netflix

A Netflix mostrou-se bastante eficiente quanto à criação de uma cultura organizacional forte e com foco na adesão dos funcionários ao documento, que recebeu o título de: “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”. Dentro da companhia, a ideia de autonomia profissional é bastante sólida, o que fortalece a ideia de uma empresa menos controladora.

Nubank

Outro exemplo de sucesso é a instituição financeira Nubank, um negócio relativamente jovem e diferente, que leva em sua cultura a inclusão, criatividade e descontração. Os colaboradores se veem à vontade para se vestir como desejarem ou até mesmo levar o animalzinho de estimação para o trabalho.

Natura

A empresa Natura também é um grande exemplo de case de sucesso para falar sobre cultura organizacional, já que ela é uma das organizações que mais prezam pelo bem estar dos funcionários e de todos que fazem parte da empresa. 

O lema da Natura é “bem estar bem” e a companhia realmente visa respeitar e valorizar todos os colaboradores e visa também sempre colocar as pessoas em primeiro lugar. 

Coca-Cola

Podemos começar dizendo que a  Coca-Cola, inclusive, possui uma das características mais fortes de uma cultura organizacional, que seria a inovação. Além disso, a Coca-Cola também adotou a inclusão e a diversidade para a organização e possui 4 pilares: criar, articular, regular e avaliar. 

Apple

Da garagem para o mundo! Pois é! A Apple, como tantas empresas, começou de uma forma inusitada, dentro de uma garagem. Hoje em dia, a marca se tornou uma das maiores e melhores quando trata-se de tecnologia, informática e inovação. 

A cultura organizacional da Apple, por exemplo, baseia-se em focar na personalidade dos talentos e não apenas no currículo. Então, a Apple preza por pessoas que gostam de ser diferentes, que entregam trabalhos diferentes e buscam se diferenciar no mercado. 

Não há regras nesse aspecto, sendo o mais importante a construção de uma cultura organizacional que seja a cara do negócio, dos funcionários e clientes. Entretanto, é inevitável notar nos exemplos anteriores que a liberdade é ponto chave no fortalecimento da confiança entre contratante e contratado, além de ser um ótimo estímulo à produtividade.

Mas isso não significa que o trabalho deixará de ser acompanhado, muito menos que o funcionário não terá de cumprir a carga horária determinada. 

Qual é a Cultura Organizacional da QRPoint?

Pois bem, assim como todas essas empresas, a QRPoint também possui a sua cultura organizacional e prezamos pelas pessoas, pela inclusão, diversidade, tecnologia, inovação, mas sempre pensando no bem estar dos colaboradores. 

O nosso principal lema é “menos foco nos processos e mais foco nas pessoas” e claro, o nosso sistema de controle de ponto online consegue fazer exatamente isso. Isso porque, o nosso controle de ponto possui funcionalidades completas que são capazes de cuidar de forma automatizada de todos os processos da sua empresa. 

Além disso, a sua empresa poderá focar mais na cultura das pessoas, dando mais oportunidades para as mesmas, focando em seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Por isso, temos uma dica para você:

Conte com a QRPoint!

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados