Como um CRM auxilia na gestão de pessoas

Confira as principais funções do CRM que contribuem na gestão estratégica de pessoas dentro de um negócio. Preparado para se surpreender com o repertório de recursos dessa ferramenta?
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Você já parou para pensar em como um CRM auxilia na gestão de pessoas? Sim, é isso mesmo que você leu. É ainda muito comum atribuir uma ferramenta de CRM apenas para o processo de vendas e relacionamento entre empresa e clientes. Porém, é preciso destacar que um CRM proporciona muito mais do que isso.

Pensando nisso, a missão deste artigo é apresentar as principais funções do CRM que contribuem na gestão estratégica de pessoas dentro de um negócio. Preparado para se surpreender com o repertório de recursos dessa ferramenta?

O que é um CRM e quais as suas funções?

É bem provável que você já conheça o conceito do CRM, mas vamos dar uma rápida recordada. CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente em português.

Se formos analisar essa definição ao pé da letra, o CRM pode soar limitado, restrito apenas na esfera do relacionamento com o cliente e pouco ligado à cultura de uma empresa e seus processos de gestão de pessoas.

Mas quando pensamos além disso, chegamos à conclusão que o CRM só tem impacto verdadeiro na experiência do cliente quando a cultura organizacional do negócio está realmente envolvida e engajada na aplicação do seu conceito.

Isso significa que nenhuma empresa sobrevive sem clientes, certo? Mas com certeza não sobrevive também se não tiver uma ampla gestão de pessoas, com equipes motivadas que trarão resultados financeiros e pessoais para todos.

Sendo assim, um CRM possui uma atuação bem versátil, pois suas funções abrangem:

●     Coleta e armazenamento de dados do cliente disponibilizados na nuvem que torna a visualização do histórico de relacionamento mais fácil.

●     Gestão de leads que permite ainda a integração com ferramentas de automação de marketing para disparo de campanhas por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e até confirmação de consultas para melhorar o relacionamento com pacientes.

●     Gerenciamento e acompanhamento do funil de vendas.

●     Integração com aplicativos de mensagens instantâneas para facilitar o processo de vendas e relacionamento com clientes.

●     Integração e criação de chatbots próprios para agilizar nas respostas e atendimento ao consumidor.

●     Acesso a relatórios analíticos e em tempo real para decidir as próximas estratégias de negócios baseadas em dados concretos.

Em resumo, um CRM consegue oferecer inúmeras funcionalidades que estão inseridas em tipos de aplicações. De maneira geral, os tipos de aplicações são:

●     CRM Operacional: foco no atendimento ao cliente, pós-venda etc

●     CRM Analítico: gerenciamento de dados

●     CRM Colaborativo: plataforma integrada entre as equipes

●     CRM Estratégico: uma junção das aplicações anteriores na qual é possível agregar todas as frentes de processos para obter melhores resultados no negócio

Agora, no próximo tópico vamos compreender melhor como um CRM funciona também como um software de gestão de equipes.

O que é gestão de pessoas?

Como falamos acima, é difícil uma empresa sobreviver ao mercado sem atrair e fidelizar clientes. Mas também é praticamente impossível um negócio seguir adiante sem valorizar o capital humano, ou seja, os colaboradores e suas experiências, habilidades e competências.

Nesse ponto é que entra a importância da gestão de pessoas, que é um conjunto de estratégias que atravessa a cultura organizacional de uma empresa e que está pautada na captação, retenção, capacitação e desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo.

Quando uma companhia investe em processos transparentes na gestão estratégica de pessoas, ela consegue agregar mais valor econômico e se tornar, também, mais competitiva no mercado.

Por outro lado, uma ampla gestão de pessoas requer um setor de Recursos Humanos bem estruturado, com profissionais capacitados e preparados para lidar com o crescimento dos colaboradores.

Como um CRM auxilia na gestão de pessoas?

Diante de tudo que vimos até agora, chegou o momento de falar como você pode tirar proveito do CRM para a gestão de pessoas.

Comunicação interna alinhada para o bom funcionamento da empresa

Não importa se a sua equipe de colaboradores é grande ou pequena. Uma comunicação interna sem ruídos e atritos é essencial para manter o engajamento dos funcionários sobre questões da empresa, como metas, objetivos ou imprevistos.

Sendo assim, um software de CRM oferece a possibilidade de dar a toda sua equipe o acesso às informações que precisam, em um único lugar.

As equipes de vendas e de marketing podem visualizar, por exemplo, a jornada do consumidor e trocar mensagens rapidamente por uma interface sem a necessidade de trocar de aplicativo.

Assim, fica bem mais fácil integrar os setores, alinhar as estratégias, evitar falhas na comunicação e tornar os colaboradores mais ativos e participativos.

Atribuição de tarefas para as equipes

Um bom gestor sabe que precisa colocar a pessoa certa no lugar certo. Isso significa não só identificar as habilidades de cada colaborador, como atribuí-lo para as funções que irão contribuir da melhor maneira para a empresa.

Então, por exemplo: pelo CRM é possível delegar atividades para um vendedor que tem mais facilidade para prospectar clientes ou para aquele que fecha negócios sem muitos obstáculos.

Essa atribuição de responsabilidades pode ser feita também para outros setores, como no marketing ou atendimento. Com o acompanhamento do fluxo de trabalho de todas as equipes, o resultado é a otimização do tempo, o planejamento de prioridades e aumento da produtividade.

Análise do desempenho da equipe

Uma plataforma de CRM permite também ao gestor acompanhar o desempenho da equipe. Aqui vale destacar e até mesmo mostrar aos colaboradores que o sistema não foi feito para vigiar ou controlar a produtividade deles.

Acima de tudo, um CRM bem aplicado ajuda a construir um relacionamento forte com os clientes, mantendo ao mesmo tempo a equipe mais motivada e colaborativa.

Dessa maneira, mensurar os resultados é abrir o caminho para desenvolver os pontos fortes dos funcionários, identificando suas habilidades, metas cumpridas e problemas que podem ser solucionados.

Logo, incorporar um CRM na sua estratégia de gestão de pessoas é uma oportunidade de obter mais resultados nas vendas, gerar relacionamentos sólidos com clientes e, claro, atrair os melhores talentos do mercado para a sua empresa. 

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!