Controle de ponto para terceirizados: Como funciona?

Uma forma bastante utilizada pelas empresas para reduzir custos com vínculos empregatícios, treinamentos e outras despesas trabalhistas, a longo prazo, é a terceirização dos serviços. 

Mas, ainda que essa escolha facilite bastante a rotina das organizações, o controle de ponto para terceirizados ainda é uma dúvida que, se não for sanada rapidamente, pode se tornar um problema para os empregadores.

A relação entre contratante e o colaborador terceirizado é estabelecida através de um acordo entre ambas as partes. No contrato de trabalho, a organização contrata um funcionário de outra empresa para prestar os serviços requeridos.

O vínculo empregatício, nesse caso, se dá apenas entre funcionário e a empresa que disponibiliza seus serviços, quando esse modelo se aplica. Assim, as responsabilidades trabalhistas de um regime CLT padrão não se aplicam ao contratante. 

Para entender melhor sobre como funciona o controle de ponto para terceirizados, acompanhe o conteúdo abaixo: 

  • O que é Controle de Ponto? 
  • O que são colaboradores terceirizados? 
  • Quais são as vantagens de contratação de terceirizados?
  • Porque o controle de ponto para terceirizados é essencial? 
  • Quais são as responsabilidades da empresa terceirizadora? 
  • Porque o controle de ponto digital pode ser a melhor opção? 

Vamos lá? 

\"controle

O que é Controle de ponto? 

O controle de ponto é o processo de gestão de jornada de uma organização. Em resumo, ele documenta a entrada e saída dos colaboradores de uma empresa

Então, por meio deste sistema, é possível fazer a gestão de todos os funcionários, contabilizar as horas trabalhadas e as escalas da equipe. 

É fato que a criação do controle de ponto foi essencial para as empresas, afinal, como seria hoje em dia sem esse controle, para uma empresa grande controlar toda a jornada dos seus colaboradores? Não dá nem para imaginar, né? 

Mas quando foi criado esse sistema? Pois bem, o surgimento do controle de ponto foi por volta de 1930 e 1940. Tudo começou, quando um funcionário de uma empresa ficava de olho no relógio de ponto e na movimentação da organização, analisando de que horas a que horas os funcionários trabalhavam na empresa. Então, ele anotava todas as informações em um papel. 

No caso, com o passar dos anos, as companhias começaram a adotar um novo método, o qual os próprios colaboradores anotavam em um caderno, seus horários de entrada e saída. 

Apesar desta forma ser totalmente aberta para qualquer tipo de fraude, infelizmente, ainda é utilizada até hoje por empresas antigas e conservadoras, que não dão espaço para novas tecnologias

Além disso, apenas nos anos 80 que o controle de ponto se tornou obrigatório, segundo o Art. 74, § 2 Consolidação das Leis do Trabalho – Decreto Lei 5452/43, que por sua vez, definiu todas as regras para o uso do sistema no mundo corporativo. 

Controle de ponto digital

O controle de ponto digital é realizado por um software. Ele é capaz de se conectar com outros dispositivos móveis, sendo eles, celulares, tablets, computadores e também ao relógio de ponto

No caso, o colaborador tira uma foto do seu rosto para registrar o seu ponto e automaticamente a informação é dada ao sistema. Outro fator importante é que as as horas atuais são contabilizadas com as anteriores. 

Em nosso sistema QR POINT,  por exemplo, além da foto, o funcionário também informa a sua geolocalização. Isso porque o registro de ponto fica ainda mais assertivo e confiável, evitando que o colaborador cometa fraudes. 

Mas se as informações estiverem erradas? Caso o empregado tente burlar as regras, o sistema enviará uma mensagem para o gestor, comunicando sobre o acontecido, tornando a comunicação mais eficaz. 

O que são colaboradores terceirizados?

Como dito anteriormente, os colaboradores terceirizados são aqueles profissionais contratados de uma empresa para outra, para realizar os serviços sem vínculo empregatício direto. 

Desse modo, vale ressaltar que antes da reforma trabalhista apenas algumas funções podiam funcionar nesse regime, por exemplo, os profissionais de limpeza, segurança, manutenção de equipamentos ou até mesmo recepção. 

Após a reforma trabalhista esse tipo de contratação ficou mais abrangente. Por exemplo, uma empresa de tecnologia tem a permissão de contratar uma equipe inteira de programação de softwares. 

Sendo assim, é bem simples o funcionamento dessa prática. Temos duas empresas, a terceirizada e a tercerizadora. Uma contrata a outra, respectivamente e portanto, as responsabilidades de INSS, salário e benefícios ficam à cargo da terceirizadora. 

Mas mais adiante explicaremos isso com mais clareza. Entenda abaixo quais são as vantagens de uma contratação terceirizada. 

Quais são as vantagens da contratação de terceirizados?

Antigamente, na maioria das vezes, os funcionários terceirizados faziam parte de atividades-meio da corporação. Os serviços mais comuns eram os de limpeza, recepção ou qualquer exercício que não estivesse ligado ao funcionamento final do lugar.

Contudo, em julho de 2017, foi sancionada a Lei n° 13.467, que autoriza a participação da terceirização em atividades-fim da organização. Ou seja, a empresa pode contratar terceirizados para atuar nas funções que direcionam seu ramo de atividades.

Para a empresa que contratou o serviço, tem muitas grandes vantagens nessa escolha, são as principais delas: 

  • Redução de custos na admissão de funcionários;
  • Redução de responsabilidade direta com o colaborador;
  • Para o profissional, mobilidade para desempenhar tarefas periódicas;
  • Fornecer força de trabalho a mais de uma empresa por vez.
  • Entre outras. 

Mas se você ainda está com dúvidas sobre o controle de ponto para terceirizados, vamos te explicar tudo sobre o assunto agora. 

Por que o controle de ponto para terceirizados é essencial? 

O monitoramento do controle de ponto para funcionários terceirizados deve ser feito pela empresa que foi contratada para realizar as atividades. Ou seja, não é da contratante o ônus da prova das horas trabalhadas.

A prestadora dos serviços que atua com terceirização faz, obrigatoriamente, a fiscalização das horas, já que é ela quem se encarrega dos gastos com horas extras, pagamentos de benefícios e descontos por faltas. Por isso, fazer o controle de ponto, registrando a jornada dos terceirizados, é tão importante.

E como fazer isso?

As empresas com mais de 20 colaboradores podem utilizar o controle de ponto digital para facilitar a gestão de todos os funcionários. 

É válido lembrar que o controle de ponto para terceirizados deve ser separado do controle dos funcionários da empresa contratante dos serviços. 

Realizar esse controle garante que o contrato será cumprido, principalmente em relação às horas trabalhadas no ambiente empresarial. 

Além disso, o contratante consegue os dados reais para fazer análises e concluir se a terceirização oferece vantagens para o negócio.

Quais são as responsabilidades da empresa terceirizadora? 

A empresa terceirizadora tem uma série de responsabilidades a serem cumpridas e é fundamental que todas as partes envolvidas nesse tipo de contratação saibam bem quais são. 

Desse modo, todas as questões ligadas a manutenção de trabalhadores terceirizados são de responsabilidade da empresa terceirizadora. Confira: 

  • Pagamento de salário;
  • Depósito de verbas trabalhistas;
  • FGTS; 
  • Férias e 13°;
  • Recolhimento de INSS;
  • Concessão e pagamento de benefícios;
  • Entre outras responsabilidades. 

Portanto, a prestadora de serviços deve ficar atenta e fiscalizar a empresa contratante e certificar de que tudo está em conformidade com a legislação. Além de garantir que o profissional trabalhe apenas em demandas que foi contratado para cumprir. 

Como dissemos anteriormente, a melhor forma de manter o controle de ponto para terceirizados em dia e em concordância com a lei, é a utilização de controle de ponto digital, e agora vamos te contar o porquê. Confira. 

Porque o controle de ponto digital pode ser a melhor opção? 

Optar por um controle de ponto digital significa ter acesso aos pontos dos funcionários em tempo real, fazer solicitações de serviço de forma imediata e até constatar se um terceirizado não está no local correto dentro de seu horário de trabalho.

A utilização de um bom sistema reduz as chances de processos trabalhistas e garante não haver pagamentos a mais ou a menos, ou atividades indevidas. Além disso, deve-se levar em consideração a possibilidade de os funcionários terceirizados prestarem serviços externos. 

Investir em um software eletrônico é uma ferramenta que auxilia na organização e manutenção de horários de uma empresa

O sistema da QR POINT oferece diversos benefícios. Veja, abaixo, os principais. 

Mobilidade

Em caso de terceirização para trabalho externo, ou atividades que não necessitam de presença física do funcionário na empresa, os terceirizados não precisam se deslocar até a sede para fazer o registro de ponto. Ele pode ser feito de forma online, tanto no início quanto no final do expediente.

Essa funcionalidade pode aumentar a economia de tempo e dinheiro, já que é permitido marcar o ponto digital a partir de qualquer dispositivo móvel.

Marcação offline

A ausência de uma conexão com a internet não é um empecilho para não ter o registro de ponto digital.

O aplicativo da QR POINT, por exemplo, permite que a marcação seja feita offline e, quando houver uma conexão, as informações já estarão presentes no programa.

Sistema de segurança

O sistema impede qualquer tipo de tentativa de fraude ou atividade suspeita. Um dos mecanismos apresentados é o de reconhecimento facial, para garantir que quem está atualizando o sistema é o colaborador responsável por ele.

A ferramenta de reconhecimento facial substitui a biometria com assertividade e praticidade. É uma garantia de que é o colaborador da empresa que está registrando o ponto, assegurando as informações e dados, possibilitando a ação da empresa em qualquer tentativa de fraude. 

Vale lembrar que o aplicativo da QR POINT atesta ao terceirizado que todas as suas horas vão estar registradas e contabilizadas no final de cada período de trabalho. Como consequência, a folha de pagamentos irá apresentar dados consistentes e trará benefícios a todos.

Além disso, a QR POINT possui a tecnologia indispensável para o controle de ponto para funcionários terceirizados. Esse software foi desenvolvido como uma forma de poupar tempo, dinheiro e evitar possíveis reclamações trabalhistas.

Quer saber mais sobre o melhor controle de ponto digital? Continue a leitura 

\"Controle

Como o QR POINT pode contribuir para a sua empresa?

Nós chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR POINT cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR POINT. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR POINT como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR POINT funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR POINT na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu sobre ERP? 

Esse tipo de software, possui recursos modernos para contribuir com a gestão de uma empresa, desde sistemas operacionais até ações mais estratégicas da organização. Desse modo, ele pode ser dividido em três processos:

  • Operacionais;
  • Gerenciais;
  • Estratégicos. 

Dessa forma, as empresas podem usar o ERP em um só processo, ou entregá-los aos poucos. Mas é sempre válido reforçar que ao agrupá-los, a organização pode garantir uma gestão muito mais ágil e eficaz.

Seguindo o exemplo de uma empresa onde a movimentação de itens, tanto para vendas quanto para estoque, é muito intensa, a utilidade de um ERP é fundamental para administrar os níveis de estoque de acordo com os níveis de vendas. 

Dessa forma, ele é capaz de monitorar todas as movimentações de um mesmo item. 

Essa ação permite que o ERP controle o cálculo de venda, e através dele, emita um relatório de compras para o estoque de itens que estão perto de se esgotarem, por exemplo. 

Por isso, é muito comum que esse tipo de organização defina o seu “ponto de pedido”. 

O ponto de pedido nada mais é que a sinalização da quantidade de itens de um mesmo produto, quando o mesmo está chegando ao fim e precisa de reposição. 

Desse modo, é por meio de um ERP que o cálculo dessa ação será realizado, e deixa todo o sistema da empresa mais otimizado e com maior assertividade.           

Então podemos concluir que o ERP fará automaticamente todos os processos que seriam mecânicos, e entrega para os gestores tudo prontamente calculado. Ele pode realizar as seguintes tarefas: 

  • Fluxo de caixa;
  • administração de vendas;
  • planejamento orçamentário;
  • acompanhamento de metas. 
Quer saber mais sobre ERP e como ele pode contribuir com o seu negócio? Clique aqui!

Conheça outros artigos relacionados