Controle de Ponto para Colaboradores: qual é a importância?

Quem é gestor de empresa sabe que o controle de ponto para colaboradores é um dos grandes desafios do empreendimento, Afinal, esse recurso administra a jornada de trabalho de cada funcionário.

No entanto, além do simples registro, ele é mais importante do que muitas empresas imaginam. Isso porque, o mecanismo regulariza a relação entre empregador e empregado, aumentando a transparência no vínculo de trabalho e fornecendo credenciais jurídicas às duas partes.

Portanto, é através do controle de ponto para colaboradores que se registra o horário de entrada e saída do empregado, computando as horas extras não pagas e identificando atrasos, faltas, intervalos não realizados e tudo o que diz respeito à jornada de trabalho de cada funcionário.

Então, se você quer entender mais sobre as questões do controle de ponto para colaboradores, continue a leitura deste artigo!

Podemos começar? 

O que é Controle de Ponto para Colaboradores?

Em primeiro lugar, o controle de ponto para colaboradores nada mais é do que um sistema que registra a jornada de trabalho dos funcionários, ou seja, é uma ferramenta de gestão de jornada. No entanto, apesar de sua função principal ser registrar os horários de almoço, pausa e saída, existem outras funcionalidades. 

Para que você entenda melhor, o sistema de controle de ponto se tornou revolucionário para diversas empresas, afinal, antigamente o controle de ponto era feito manualmente. 

Mas, imagina só que loucura colocar “a mão” todos os horários de entrada e saída dos colaboradores e ainda ter que fazer o cálculo para pagar todos os funcionários? Hoje em dia, é inimaginável, não é verdade? Afinal, é quase humanamente impossível fazer o gerenciamento de jornada desta maneira. 

Por isso, o surgimento do controle de ponto para colaboradores, além de ser um sistema moderno, facilitou muito a rotina das empresas, pois desburocratiza diversos processos do departamento de recursos humanos

Além de tudo, os sistemas atuais já conseguem fazer o cálculo de horas da jornada de trabalho dos colaboradores e as falhas para fazer o fechamento da folha de ponto reduziram. 

Com isso, você deve estar se perguntando, como funciona esse sistema de controle de ponto? Entenda… 

Para que serve o sistema de Controle de Ponto para Colaboradores?

Primeiramente, o controle de ponto serve para monitorar a jornada dos colaboradores de empresas com no mínimo 20 funcionários, segundo a legislação trabalhista. Então, ele é capaz de assegurar que o profissional vai receber o seu pagamento, conforme as horas trabalhadas e que o empregador está cumprindo as normas da CLT.

No entanto, a ferramenta resguarda não só o colaborador, mas também a empresa de possíveis processos trabalhistas. Isso porque, a maioria dos processos vem da alegação de jornada abusiva de trabalho, em que o colaborador declara ter ficado além do horário proposto em contrato, exigindo o pagamento das horas extras.

Para se  ter uma ideia, horas extras e intervalo intrajornada foram os processos mais frequentes no Tribunal Superior do Trabalho no primeiro trimestre de 2017. Então, isso quer dizer que um controle de ponto pouco efetivo pode gerar muitos processos e dores de cabeça para o empregador.

Por outro lado, com o controle de ponto, não existe espaço para uma alegação infundada. Com isso, quanto mais rigoroso e eficiente for o controle de ponto para os colaboradores, melhor será a gestão de recursos humanos da empresa. 

Portanto, contar com a tecnologia no registro das horas, além de ser obrigatório por lei, diminui o índice de erros e, consequentemente, de processos judiciais.

\"Controle
Controle de Ponto para Colaboradores

O que diz a Lei sobre o Controle de Ponto para os Colaboradores?

Antes de mais nada, o Artigo 74 da CLT, também conhecida como Consolidação das Leis Trabalhistas, diz que: 

Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 1º (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 3º Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

§ 4º Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. (Incluído pela Lei nº 13.874, de 2019)

A Lei do Controle de Ponto para Colaboradores se aplica para todos?

No entanto, a lei de registro de ponto não se aplica em alguns casos, tais como as situações previstas no Artigo 62 da CLT:

Art. 62 – Não são abrangidos pelo regime previsto neste capítulo: (Redação dada pela Lei nº 8.966, de 27.12.1994)

I – os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados; (Incluído pela Lei nº 8.966, de 27.12.1994)

II – os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial. (Incluído pela Lei nº 8.966, de 27.12.1994)

III – os empregados em regime de teletrabalho. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)

Parágrafo único – O regime previsto neste capítulo será aplicável aos empregados mencionados no inciso II deste artigo, quando o salário do cargo de confiança, compreendendo a gratificação de função, se houver, for inferior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40% (quarenta por cento). (Incluído pela Lei nº 8.966, de 27.12.1994).”.

Qual é a importância do Controle de Ponto para Colaboradores?

De fato, uma empresa que não possui um sistema de controle de ponto para colaboradores, não consegue acompanhar a jornada dos funcionários com efetividade. Afinal, sem um bom sistema, as informações para a folha de ponto ficam incompletas. 

No entanto, vamos citar mais alguns fatos da importância do controle de ponto para colaboradores que beneficiam a empresa. Veja só!

Prevenção de processos trabalhistas: em 2018, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), divulgou um dado referente ao número de processos trabalhistas no ano respectivo que foi de: 32.476 processos em casos de horas extras. 

Dessa forma, a empresa que possui um bom sistema de controle de ponto, consegue fazer o cálculo de horas extras de forma correta. Além de tudo, evita os processos trabalhistas. 

Gestão de Ponto: de fato, com um bom controle de ponto para colaboradores é possível fazer uma boa Gestão de Ponto, analisando todas as dificuldades da empresa, que podem ter consequências prejudiciais para a organização. 

Então, com esses dados, a empresa pode tomar decisões mais assertivas e melhorar sua performance no mercado. 

Redução de custos e erros operacionais: na verdade, o controle de ponto para colaboradores eficiente é capaz de reduzir as falhas humanas, impedindo pagamentos indevidos. 

Além disso, a empresa pode ficar respaldada perante a justiça, já que com essas informações é possível provar a veracidade dos dados e utilizá-los para futuros processos trabalhistas. 

Entenda sobre o Controle de Frequência dos Colaboradores

Infelizmente, muitos profissionais acreditam que o termo “controle de ponto” é muito difícil de ser compreendido, ou seja, para muitos é somente registrar o horário de entrada e saída, quando na verdade vai além disso. 

Chegamos até aqui e acreditamos que já foi possível você dominar um pouco sobre o controle de ponto para colaboradores, mas existem alguns termos, que ao falar sobre isso, precisamos entender. Um dos termos, por exemplo, é o controle de frequência dos colaboradores. 

Então, basicamente o controle de ponto para colaboradores é entendido como uma forma de acompanhar e gestar a jornada de trabalho de todos os funcionários. Por outro lado, o controle de frequência dos colaboradores é entendido como o processo de gestão pessoal. 

Dessa forma, as informações são captadas e analisadas para que  setor de recursos humanos consiga calcular a remuneração dos colaboradores mensalmente. 

Então, basicamente é a partir do controle de ponto para colaboradores que o departamento pessoal consegue analisar todas as informações do controle de frequência e fechar a folha de pagamento com mais efetividade. 

Mas afinal, quais informações são calculadas?

Basicamente são as seguintes informações:

  • Horário de Entrada;
  • Horário de Saída;
  • Pausas;
  • Horas extras;
  • Intervalos intra e interjornada;
  • Adicional Noturno;
  • Entre outros. 

Além disso, o controle de frequência permite entender o nível de assiduidade dos colaboradores, entre outras informações, como por exemplo, faltas, atrasos ou horas extras. 

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que ultrapassar o limite de hora no trabalho é sinônimo de produtividade. No entanto, não funciona desta forma. Por diversas vezes, o funcionário está exausto e nada produtivo, o que o deixa ainda mais desmotivado para continuar na empresa. 

Quais são os tipos de Sistemas Controle de Ponto para Colaboradores?

Em resumo, podemos dizer que existem quatro tipos de sistemas de controle de ponto para colaboradores. Quer saber quais são? Vamos te explicar cada um deles!

Manual: sem dúvidas, este é o controle de ponto mais antigo, ele é muito simples e bem econômico. Geralmente, os horários são registrados em Livros de Ponto manualmente. No entanto, está sujeito a fraudes, falhas humanas e não possui um bom armazenamento de informações. 

Mecânico: também é antigo, porém, é uma evolução do anterior. No caso, as pessoas tinham os seus cartões de ponto individuais e precisavam carimbar o seu horário de acordo com a informação pedinte. Então, seria uma máquina com uma alavanca para carimbar. 

Eletrônico: para que você entenda melhor, esse controle de ponto para colaboradores é mais conhecido como REP. Um modelo moderno e bem mais seguro do que os anteriores. Então, esse modelo conta com biometria ou um crachá com identificação magnética. 

Alternativo ou Online: sem dúvidas, o mais atual e seguro do mercado. No caso, o seu armazenamento é feito em nuvem e tudo é feito totalmente online. Com isso, os registros de ponto podem ser feitos através de um dispositivo móvel com internet, basta baixar o aplicativo da empresa contratada. 

Qual é a melhor solução de Controle de Ponto para Colaboradores?

Primeiramente, a sua empresa gosta de inovar? Se a resposta for sim, temos uma solução para você! O melhor sistema de controle de ponto para colaboradores nos dias atuais, com certeza é o modelo alternativo. 

Além de ser super moderno, também possui diversas funcionalidades que podem agregar muitos benefícios para a sua empresa e também para os colaboradores. Aqui na QRPOINT, por exemplo, priorizamos as pessoas e não os processos.

Isso porque, o nosso aplicativo de controle de ponto é capaz de fazer todos os processos de recursos humanos, então, o departamento pessoal consegue focar muito mais nos colaboradores e entender como é a jornada de trabalho dos mesmos. 

Além disso, o aplicativo gera aumento de produtividade, reduzindo o fechamento da folha de ponto em até 4 vezes. Nesse sistema a assertividade dos dados melhora em, praticamente, 100%.Quer saber mais sobre essa solução?

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

A QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados