Jornada de equipe: Saiba como controlar a jornada de trabalho da sua equipe!

O mercado vive muitas mudanças ao longo da sua história.  Por isso, foram realizadas nos últimos 70 anos muitas melhorias em praticamente todas as áreas e setores das empresas. Principalmente após a revolução industrial que acelerou a gestão dos negócios. 

Contudo, o controle da jornada de trabalho deu poucos saltos evolutivos e até hoje empresas utilizam o controle cartográfico ou manual. Ou seja, o mesmo procedimento usado em 1940 e, por isso, ainda encontra-se muita dificuldade no fechamento da folha de ponto mensal.

Até 2011 existiam apenas duas formas para realizar o controle de jornada de trabalho e a gestão disso não era uma prática muito comum. Isso porque as empresas optavam por fazer um controle através de folhas manuais impressas. Essas deveriam ser assinadas pela equipe e depois repassadas em algum sistema eletrônico ou digital para então fechar a folha de ponto.

Outra opção eram os relógios de ponto eletrônico, um equipamento que registra a jornada conforme batidas no local com cartão ou biometria. Dessa forma, as empresas estavam limitadas entre um processo extremamente barato, porém ineficaz. Ou seja, ou tinham acesso às folhas manuais, ou a um processo caro e pouca coisa mais eficaz.

Você consegue perceber o trabalho que um gestor de RH precisa ter para conseguir fechar o mês dos colaboradores corretamente? E é por isso que essa limitação não existe mais! 

Agora as empresas podem contar com sistemas alternativos de controle de ponto e gestão de jornada. Eles fazem para o RH o que antes o trabalho manual gerava muita perda de tempo, o fechamento da folha de ponto e a coleta desses dados, por exemplo. 

Além disso, é possível  ter todo esse controle e gestão de verdade de forma digital. O ponto eletrônico passa a ser ponto online e todas as informações estarão digitalizadas e simplificadas em um só software. Desse modo, finalmente a burocracia acompanha a evolução da gestão moderna de empresas exponenciais.

O que é jornada de equipe? 

A jornada de equipe nada mais é do que a carga horária trabalhada de cada colaborador dentro de uma organização. Segundo a legislação trabalhista, ela é composta por 44 horas semanais, sendo 8 horas diárias. 

No entanto, este não é o único formato previsto em lei e por isso, a jornada de equipe não é tão fácil de administrar quanto parece. Desse modo, podemos ressaltar que existem empresas que criam alguns acordos com os funcionários, o banco de horas é um deles. 

Desse modo, existem algumas práticas para controlar a jornada de trabalho que são bem complexas, a escala é uma delas. Isso porque é importante ficar atento aos dias de folga de cada colaborador, as férias e todas as outras demandas legislativas que fazem parte do trabalho do RH.  

Portanto, é fundamental que tanto a empresa quanto o colaborador além de estabelecerem um acordo, também obedeçam às regras trabalhistas. 

E para facilitar o funcionamento da empresa de ambos os lados, chegaram os softwares de controle de ponto para simplificar os trabalhos e garantir maior assertividade nos dados. 

Como acompanhar a jornada de trabalho da sua equipe? 

Podemos dizer que controlar a jornada de trabalho dos colaboradores é, talvez, uma das práticas mais importantes dentro de uma empresa. 

O período em que um colaborador presta serviço para sua empresa deve ser muito bem monitorado, pois caso alguma informação não esteja de acordo com o que a lei permite, corre o risco da empresa sofrer graves consequências. 

Desse modo, abaixo te apresentaremos 5 maneiras de acompanhar corretamente a jornada de equipe. Confira! 

Priorize atividades

Priorizar as demandas de trabalho pode contribuir para que a jornada de trabalho do seu colaborador seja feita da forma mais correta possível. Isso porque, essa prática garante que as equipes consigam maximizar a produtividade e entregar melhores resultados. 

E a dúvida que fica é justamente saber quais as demandas priorizar e em qual ordem organizá-las, né? E por isso esse é o momento de investir em uma consultoria de gestão para sua empresa. 

Além dessa dica, é válido lembrar que você pode focar, por exemplo, em demandas que deveriam estar prontas. Desse modo, criar uma lista de urgência ou fazer uma escala por cores que facilitam a visualização é uma boa saída. 

Por fim, é importante que tanto o gestor quanto a equipe de trabalho estejam alinhadas para desenvolver esse planejamento de priorização. Por isso é necessário que façam reuniões de alinhamento para que entendam, de forma geral, quais são as reais necessidades da empresa no momento. 

Defina prazos 

A definição de prazos é outro fator que conta muito na jornada de equipe. Aqui, entendemos que a priorização de demandas não é o suficiente dentro de uma organização e que para cumpri-las é preciso definir os prazos de entregas. 

Dessa forma, tanto equipe quanto gestores sentem mais confiança de que os trabalhos serão entregues da forma mais rápida e assertiva possível. Isso é importante, para nortear todos os funcionários para um mesmo objetivo. Além de garantir que cada colaborador consiga gerenciar o seu próprio tempo de trabalho dentro da organização. 

Mantenha o foco da equipe 

Para cumprir os passos anteriores, é necessário que os colaboradores não percam o foco dos objetivos coletivos. Dessa forma, é de responsabilidade do gestor, gerenciar o pessoal e ficar atento a qualquer irregularidade relacionada ao desempenho e motivação de cada profissional. 

Desse modo, ter pessoas com diferentes perfis e habilidades dentro da sua equipe poder ser muito bom. Basta você se atentar quais tarefas e demandas fazem mais sentido para cada personalidade. 

Ou seja, quanto mais alinhado com os perfis individuais dentro da equipe de trabalho você estiver, mais chance de manter o foco de todos e garantir entregas com resultados animadores. 

Fique atento as dicas para evitar que sua equipe fique muito tempo dispersa das atividades: 

  • Evite passar muitas demandas ao mesmo tempo;
  • Diminua a quantidade de interrupções;
  • Evite o uso de celular e verificação de email no meio de uma execução;

Alinhe as necessidades 

É importante que além de todas as práticas acima, alinhar as necessidades da equipe seja uma presente. Isso porque quando o gestor tem o cuidado de adequar às demandas de trabalho para os colaboradores, automaticamente, ele proporciona uma rotina de trabalho com muito mais qualidade ao pessoal. 

Dessa forma, ao mesmo tempo que a organização mantiver um trabalho contínuo, os funcionários terão suas jornadas correspondidas de acordo com a legislação

Evite uma jornada longa 

Por último, mas não menos importante, o tempo de jornada de trabalho também é um fator importante para manter a equipe motivada. Isso porque quando elas são muito extensas, os colaboradores se sentem mais desgastados. 

Além disso, é normal que em rotinas de trabalho mais densas a equipe fique mais estressada, podendo até desenvolver quadros de depressão e ansiedade. Um exemplo disso também é a síndrome de Burnout

Desse modo, um bom gestor garante que a jornada de equipe seja equilibrada, permitindo que todos os seus colaboradores trabalhem dentro do que a lei estabelece e descansem o resto do tempo. Dito isto, é válido ressaltar que a melhor forma de gerir uma jornada de equipe é garantir uma boa produtividade dentro de um tempo digno de trabalho. 

\"jornada

Controle de ponto: Qual o seu impacto no fechamento da folha de ponto mensal?

De acordo com a legislação atual, apenas empresas com menos de 10 funcionários não precisam controlar a jornada de trabalho de seus colaboradores, todas as outras com um número maior, são obrigadas a cumprir com a lei. 

No mercado competitivo que temos hoje, os empresários não devem se contentar em apenas cumprir a legislação, e sim em avançar com a sua gestão. Desse modo, o controle pode não ser obrigado, mas o que a empresa ganha com a gestão eficiente da jornada de trabalho é muito mais vantajoso e garante um RH organizado. 

Abaixo vamos te contar quais são as 7 principais melhorias que podem acontecer em sua empresa, caso você opte por um sistema de ponto online. Seja qual for o tamanho dela, quando transformar seu cartão de ponto em digital, através de um sistema digital de ponto você terá todas essas vantagens: 

Maior segurança jurídica

Com um sistema de coleta, organização e armazenamento. É possível que você tenha acesso a relatórios muito mais fácil, além de se defender de possíveis demandas trabalhistas.

Melhoria de assiduidade

Com um sistema de controle mais eficaz e acompanhamento em tempo real pelos gestores da empresa, cria-se uma cultura de cumprimento efetivo de acordos de horários.

Mobilidade na coleta das informações

Com o ponto online, a equipe pode fazer a marcação pelo celular, tablete ou computador de onde estiver trabalhando e o sistema registra a geolocalização. Essa ferramenta facilita o controle de trabalho externo ou home office, entre outras formas de trabalho. 

Transparência das informações

Para manter a equipe sempre  motivada, é fundamental ser transparente em todos os aspectos. Sejam eles sobre demandas de trabalho ou negociações que influenciam na empresa. 

Além disso, é essencial que o sistema online permita um acompanhamento em tempo real para os gestores. Mas é fundamental que também permita a cada colaborador a sua própria checagem de informações de jornada de trabalho online pelo celular, tablete ou computador.

Simplificação e automatização de processos

Com o sistema de ponto online fica tudo mais fácil, simples e prático. Ou seja, sem a necessidade de papel e poupando em média 90% do retrabalho de seus gestores de RH para o fechamento da folha de pagamento dos colaboradores

Aumento na produtividade

Com processos automatizados e simplificados sua equipe ganha muito em produtividade, pois não precisa mais de tantas horas para cuidar dos processos burocráticos e ficam com mais tempo para se dedicar em atividades que irão gerar resultado para o seu negócio.

Resultados reais

Com um software de controle de ponto as empresas economizam até 75% nos custos com o departamento pessoal e  tem um processo até 12X mais rápido comparando com relógios de ponto tradicionais. Além disso, o software é até 30X mais rápido em relação a folha manual e aporte de melhorias consideráveis no processo que ajudam muito na gestão das empresas.  Exemplos disso são as vantagens a seguir: 

  • Geolocalização;
  • Cerca digital;
  • Integração com ERPs;
  • Envio de atestados;
  • Entre outros.

Se você ainda tem dúvida de como turbinar seus processos de controle e gestão da jornada de trabalho, saiba que através dele você poderá facilitar o fechamento da folha e otimizar o tempo de sua equipe. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já conhece as melhores práticas para uma jornada de equipe, saiba que pode contar com a QR Point para cuidar de todos os processos burocráticos do RH da sua empresa. 

Nós chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados