Comunicação Interpessoal: Saiba tudo sobre o assunto!

Trabalhar a comunicação interpessoal em ambientes corporativos tem sido a chave de sucesso para muitas empresas. Leia o conteúdo e entenda o porquê!
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A comunicação interpessoal é fundamental para a nossa espécie. Inclusive, esse é o principal fator que nos diferencia das demais. Desse modo, podemos afirmar que sem a comunicação não conseguiríamos viver em sociedade. Isso porque através dela é que conseguimos transmitir conhecimento e articular discussões sociais tão importantes. 

Mas mesmo que a capacidade de nos comunicar seja algo que faça parte da nossa natureza, é desafiador para muitas pessoas expressar-se com cuidado e maestria. Ou seja, a chance de comprometer relações tanto em ambientes formais quanto em informais é muito grande. 

Dessa forma, trabalhar a comunicação interpessoal em ambientes corporativos tem sido a chave de sucesso para muitas empresas. Afinal de contas, as pessoas que conseguem se comunicar de uma maneira mais assertiva, se relacionam mais harmoniosamente entre elas. 

Pensando nisso, a QR Point preparou um conteúdo que pode fazer muito sentido para sua empresa. Continue a leitura e aprenda tudo sobre comunicação interpessoal! 

Comunicação interpessoal

O que é comunicação interpessoal? 

Primeiramente, a comunicação interpessoal é o termo responsável por definir o que é uma troca de informações entres pessoas e, dessa forma, existem algumas categorias de conhecimento, sendo elas: 

  • Comunicação verbal e não verbal;
  • Processos de produção da mensagem;
  • Comportamentos e estratégias na gestão de informações;
  • Comunicação enganosa;
  • Interação mediada por tecnologia 

A partir disso fica claro o papel da comunicação de informar, interagir e motivar as pessoas. Além disso, é através da comunicação que também conseguimos expressar sentimentos, persuadir e comandar situações. 

Desse modo, a seguir vamos te apresentar os principais estilos de comunicação interpessoal no trabalho. Veja: 

Conheça os 4 estilos de comunicação Interpessoal 

Segundo o CEO da empresa de consultoria e pesquisa Leadership IQ, Mark Murphy, existem quatro estilos de comunicadores e eles se diferenciam em como escolhem se expressar. 

Para Mark entender como a comunicação funciona entre as pessoas é fundamental para manter uma comunicação eficiente e autêntica. E é por isso que ele destaca os quatro pontos abaixo:  

Pessoal

Geralmente esse é o perfil de pessoas que valorizam a linguagem emocional e conexões. Além disso, é natural que esse perfil avalie não apenas como as pessoas pensam, mas também como elas se sentem em relação a diversos assuntos. 

Analítica

As pessoas que têm perfil mais analítico, tem como principal característica gostar de avaliar dados e números. Além disso é muito receptivo a pessoas que dominam os fatos, ou seja, eles vão na contramão do perfil pessoal e não se identificam tanto com palavras emocionais. 

Intuitiva

Já as pessoas intuitivas, são aquelas que valorizam ter uma visão mais ampla de qualquer situação e não se importam tanto com os detalhes. Ou seja, preferem ir direto ao ponto e nesse caso, a comunicação funciona de forma muito rápida e direta.

Funcional

Por último e não menos importante, o perfil funcional está preocupado com os processos e detalhes. Além de se organizar através de cronogramas, passo a passo e planilhas. Nesse caso, os perfis funcionais vão na contramão dos perfis intuitivos, pois os funcionais apreciam os detalhes. 

Qual a importância da comunicação Interpessoal? 

A comunicação interpessoal é considerada um item fundamental no ambiente corporativo. Isso porque existem diversas habilidades como liderança e trabalho em equipe que o papel dela na construção desses processos é muito importante. 

De forma geral, é através da boa comunicação que a empresa tem a capacidade de evitar e solucionar conflitos, além de evitar que falhas e má interpretações aconteçam. 

Desse modo, manter uma comunicação interpessoal assertiva é um grande desafio tanto para os gestores quanto para os profissionais, uma vez que as empresas estão cada vez mais ligadas nesse tipo de prática. 

Sendo assim, é importante que todas as partes de uma organização estejam ligadas no comportamento pessoal e na forma com interagem entre si.

Isso porque comportamentos como o tom de voz e gesticulações dependendo da forma como são realizados, podem causar ruídos nas mensagens entre toda a equipe envolvida. 

Quais habilidades pessoais mais se aproximam da boa comunicação Interpessoal?

Uma pessoa com boas habilidades de comunicação interpessoal, é capaz de ouvir bem, não só as palavras, mas como o outro se comporta. Dar atenção ao tom de voz e a linguagem corporal são consideradas características bem marcantes nesse tipo de comunicação, por exemplo. 

Além disso, outra habilidade muito importante para essa prática, é a sensibilidade. Quando você está disposto a entender o outro e criar uma relação de identificação, a comunicação interpessoal pode ser muito mais assertiva, pois ela cria não só mais empatia, como também confiança.  

Portanto, além de ouvir e se sensibilizar com o que o outro está te dizendo, seja pela fala ou pela comunicação corporal, é importante que você se conecte com aquela mensagem. Isso só é possível se você estiver disposto a interpretar e se adaptar ao outro. Desse modo, ser mais flexível também faz parte de um melhor desenvolvimento comunicativo. 

Desse modo, sabendo que as habilidades de comunicação estão diretamente ligadas a traços de personalidade individual de cada um, veja abaixo alguns exemplos delas: 

  • Boa escuta; 
  • Responsabilidade;
  • Respeito e Paciência;
  • Confiança;
  • Liderança e motivação; 
  • Flexibilidade e trabalho em equipe. 

Depois de conhecer algumas habilidades pessoais para um melhor desenvolvimento comunicativo, conheça também os benefícios dessa prática para a sua empresa

Quais os benefícios da comunicação interpessoal para sua empresa?

A comunicação interpessoal pode trazer alguns benefícios para a sua organização, veja quais são os principais deles: 

Diminuição de conflito e Liberdade 

Através de uma boa comunicação, o gestor de uma empresa é capaz de ter maior clareza das ideias e opiniões entre os seus colaboradores. Dessa forma, ele poder intervir em possíveis conflitos e criar um ambiente mais agradável para o desenvolvimento profissional e humano. 

Além disso, gestores preocupados com a comunicação interpessoal dentro da organização, aumenta a confiança e a interação de seus colaboradores e cria um espaço de conversa e exposição de ideias com facilidade e leveza. 

Aprendizado e Autoconhecimento 

Um bom diálogo garante que a informação chegue ao destinatário da forma mais assertiva possível, contribuindo para o conhecimento individual e coletivo.

Além disso, é através da comunicação que você pode entender como os outros profissionais enxergam sua interação e melhorar os pontos que precisam. E dessa maneira, você alcançará não só o sucesso profissional, como também na própria interação com outras pessoas. 

Estímulo a novas culturas e Networking 

Por último, mas não menos importante, é por meio da comunicação e interação com outros indivíduos que você poderá descobrir fatos e histórias de outras culturas e contribuir para o seu próprio conhecimento, 

Além de garantir novos conhecimentos, é possível que você amplie sua rede de contatos profissionais e crie um bom relacionamento com pessoas da sua área de trabalho e/ou estudo. Dessa forma, criar o seu próprio networking.  

Agora que você conheceu alguns dos benefícios de uma comunicação interpessoal mais assertiva, o que acha de descobrir como melhorar essa prática dentro da sua empresa? No tópico a seguir vamos te contar como você pode fazer isso! 

O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal na sua empresa? 

Se depois de ler tudo sobre comunicação interpessoal, você quer aprimorar a sua entre seus colegas de trabalho, continue a leitura e veja as principais dicas para isso. 

Identificação de problemas

Uma forma assertiva de fazer isso é a observação. Se você está disposto a prestar atenção na forma como os outros falam e identificar o jeito como se comportam, você é capaz de direcionar da melhor maneira possível a comunicação interpessoal para um lugar de respeito e empatia. 

Mensagem personalizada 

Quando você entende a melhor forma de se comunicar com o outro, entende também como mandar a melhor mensagem e manter um ambiente harmônico. Além de conseguir melhorar a sua própria capacidade de interpretação. 

Dessa forma, quanto mais você se esforçar para entender os estilos de comunicação diferentes do seu, mais assertivo ficará. 

Dê atenção ao interlocutor 

Faça contato visual em uma comunicação, preste atenção ao que o outro diz genuinamente e faça perguntas que sejam pertinentes para o momento. 

Além disso, cuide de sua linguagem corporal, e caso você siga essas dicas, conduzirá a comunicação interpessoal de uma maneira mais assertiva, sem chances de má interpretação. 

Se atente ao tom de voz 

Nem sempre só o que as pessoas estão dizendo é o suficiente. Reparar no tom de voz que elas dizem também é importante. Além disso, as expressões e a linguagem corporal também podem ser indicadores de como a outra pessoa está se sentindo. 

Por isso, quando for praticar uma boa comunicação interpessoal cuide também do seu tom de voz e sua linguagem corporal. 

Se atente aos equívocos 

Qualquer conversa pode ser mal interpretada, isso porque, em alguns momentos as partes envolvidas podem não entender a mensagem como ela quis ser passada e causar um grande equívoco quanto a isso. 

Então, sempre em diálogos importantes, é aconselhável ao final da conversa alinhar tudo o que foi dito e todas as expectativas, dessa forma é mais fácil de evitar os grandes equívocos. 

comunicação interpessoal

Qual o impacto da comunicação interpessoal para o RH? 

No RH, a comunicação interpessoal pode contribuir para a redução de conflitos entre os colaboradores e promover uma relação de harmonia entre toda a equipe. 

Dessa forma, todas as pessoas de uma organização, desde os gestores aos estagiários, que se expressarem de maneira leve e harmônica evitarão possíveis conflitos, já que todas as mensagens serão entregues de forma assertiva. 

Desse modo, é considerado dever de todos os gestores de RH promover ações que contribuirão para o bem estar da equipe, mantendo toda a equipe motivada e positiva. 

Além disso, o RH pode evitar que barreiras sejam criadas entre pessoas da mesma equipe, isso porque essas possíveis conturbações podem atrapalhar também o andamento dos processos profissionais dentro da organização. 

Portanto, podemos concluir que a comunicação interpessoal bem executada dentro de uma empresa é um fator fundamental para potencializar as ações profissionais, tanto individuais ou coletivas dentro dela. 

Desse modo, seguindo todas as dicas para uma boa comunicação é possível que a empresa alcance os melhores resultados ao depender do trabalho em equipe. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você já sabe como a comunicação interpessoal bem executada pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados, saiba também como a QR Point pode ajudar o seu RH a cuidar menos de processos e mais de pessoal! 

Nós chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital. Ela garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu: Gestão de Pessoas é importante em uma organização?

Pelo que caminhamos até agora, você já sabe que a resposta é: SIM! É claro que a Gestão de Pessoas é fundamental dentro de uma organização. O motivo, além de tudo que conversamos até aqui, também é a consolidação da empresa no mercado. 

Dessa forma, quando a produtividade e engajamento dos colaboradores vai de encontro com os valores comportamentais da instituição em questão, a consequência certamente é o sucesso! Dito isto, vale lembrar que ao não manter seus funcionários motivados, a empresa pode correr o risco de perder grandes talentos e ter alta rotatividade. 

Além disso, o ambiente se torna mais propício a gerar um clima organizacional ruim, afetando a performance da equipe como um todo e prejudicando a imagem da empresa.

Nesse sentido, os benefícios financeiros não são mais tão determinantes para um trabalhador optar ou não por permanecer em uma determinada organização. 

Hoje em dia, ele também busca avaliar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento, além de observar como está a valorização de suas entregas dentro da empresa em questão.

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