Formas de reduzir custos com RH na crise

Em momentos de crise, como o que estamos vivendo agora, é comum às organizações pensar em reduzir custos com RH para sobreviver à tormenta. Tal preocupação não é em vão, já que tomar as medidas corretas pode amenizar a instabilidade financeira das empresas. 

Contudo, no cenário atual, de pandemia e distanciamento, as coisas podem ficar confusas; afinal, tudo está bem diferente de qualquer coisa que tenhamos visto antes. Não se trata somente de uma crise como as outras já enfrentadas economicamente: agora, as pessoas enfrentam instabilidades em todas as áreas da vida, com novas formas para realizar as atividades, o trabalho e viver as relações interpessoais.

Por isso, torna-se necessário repensar com bastante cautela as formas de reduzir custos com RH, principalmente para que a saúde mental dos colaboradores não seja afetada por decisões impensadas.

Veja, abaixo, algumas dicas para reduzir custos sem diminuir, ao mesmo tempo, a força produtiva da sua organização.  

Verifique o gerenciamento de custos

Verificar o gerenciamento de custos é um dos passos essenciais para sua redução. Deve-se ter uma análise completa de gastos e, a partir daí, procurar ferramentas úteis no controle de orçamento.

É indispensável, em tempos como estes, direcionar melhor os recursos sem prejudicar os colaboradores: ao invés de reduzir salários, ou aumentar demissões, é possível mexer nos custos supérfluos. 

Investir em treinamento e aperfeiçoamento

Mesmo que, em momento de crise, os gestores de RH considerem cortar gastos, deve-se entender a diferença entre gasto e investimento. Promover treinamentos aos colaboradores, por exemplo, é um excelente investimento, a qualquer ocasião. Isso fará com que eles deem retorno positivo à empresa, garantindo mais qualidade no trabalho e reduzindo o tempo para a execução das tarefas.

Estudos de marketing, por exemplo, podem trazer grandes recompensas a longo prazo. Com boas estratégias, torna-se possível otimizar o alcance das comunicações e melhorar dados indispensáveis, como o número de vendas. 

Com os treinamentos certos e pontuais é possível que os colaboradores tenham uma performance melhor – e, com a otimização das atividades, alguns custos podem ser substancialmente reduzidos.

Revise os benefícios oferecidos

Em tempos de coronavírus, alguns benefícios podem não fazer tanto sentido, sendo, até mesmo, desnecessários em alguns casos. Portanto, cabe ao departamento de RH revisar os benefícios que tem oferecido aos seus colaboradores. 

Alguns deles podem estar, no momento atual, gerando gastos desnecessários e selecioná-los para suspensão é uma forma (legal) de redução de custos. Mas, antes de trazer a caneta, cuidado: alguns benefícios são a diferença entre um trabalho motivado e um não motivado. 

Opte por antecipação de férias ou férias coletivas

Em certos momentos, optar por férias coletivas pode ser uma boa saída para reduzir custos. Isso porque, em alguns casos, com menos colaboradores em atuação, pode-se economizar com o uso de ferramentas ou manutenção de equipamentos. 

Com a crise do coronavírus, a antecipação de férias tem sido uma medida adotada para ajudar a amenizar os futuros efeitos socioeconômicas da pandemia nas corporações. Se sua empresa se aplicar ao modelo, por que não?

Monitore a jornada de trabalho 

Monitorar a jornada de trabalho dos colaboradores é uma forma de evitar horas extras desnecessárias, responsáveis por gastos que precisam ser pagos. 

Nesse sentido, monitorar  a jornada de trabalho ajuda a controlar custos. E isso pode ser feito, por exemplo, por meio de um aplicativo de controle de ponto em que o gestor, bem como o colaborador, possa acessar relatórios em tempo real. O uso de tecnologias como essa nos leva a outro ponto:

Use tecnologias e automatize processos manuais 

A tecnologia é uma grande aliada para reduzir custos com RH. Com ela, é possível simplificar alguns processos, automatizando os manuais. As plataformas informatizadas, como de controle de ponto já mencionada, facilitam alguns processos para os gestores. 

As planilhas, por exemplo, podem ser eliminadas à medida em que exista um aplicativo para fazer tudo de forma automática e proveitosa. Procedimentos desse tipo economizam o tempo dos gestores e recrutadores e, consequentemente, pode ser um fator de redução de custos do departamento.

Se você quer saber como melhorar a produtividade dos colaboradores de forma barata e eficaz, conte com a QRPOINT. Se quer descobrir como transformar gastos em investimentos perenes, acompanhe o Portal Insights e veja uma excelente resposta à sua curiosidade.

Conheça outros artigos relacionados