Como fazer planejamento financeiro? Ensine os seus colaboradores!

Já parou para pensar que seus funcionários também precisam de ajuda para organizar suas finanças? Veja como fazer planejamento financeiro para colaboradores!
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Esse é um guest post escrito pela Allya .

Sem dúvida, você já pensou em planejamento financeiro para sua empresa, mas já parou para pensar que seus funcionários também precisam de ajuda nessa tarefa? 

Afinal, a motivação e produtividade estão relacionadas com o bem-estar financeiro dos seus colaboradores. Portanto, ensinar como fazer planejamento financeiro aos profissionais precisa ser uma missão do seu RH.

Nós da Allya vamos te ajudar a promover a educação financeira aos seus funcionários e que também podem ser aproveitadas pelo setor de finanças da sua empresa. Confira!

O que é e como fazer planejamento financeiro?

Primeiramente, vamos contar o que é e como fazer planejamento financeiro para você se contextualizar sobre o assunto. 

Planejamento financeiro é uma prática que determina metas a serem alcançadas e, por isso, precisa ser traçado um planejamento para alcançá-lo. 

Existem 3 tipos de planejamento financeiro: para empresas, pessoal ou familiar. Em todos é preciso criar objetivos e seguir uma estratégia de gastos e ganhos para encontrar um equilíbrio positivo na vida financeira.

Como os funcionários podem fazer planejamento financeiro?

Como ajudamos os colaboradores das empresas a economizarem nos gastos diários para o salário render mais, vamos ensinar como fazer um planejamento das finanças para a gestão de RH incentivar os profissionais a economizar. Veja abaixo!

Estimule a autoanálise financeira

O primeiro passo do planejamento financeiro é entender a situação atual com o dinheiro, se está não positiva, negativa ou equilibrada. 

Portanto, faça uma pesquisa anônima para identificar os perfis financeiros dos seus funcionários e saber como agir nos próximos passos. 

Ofereça ferramentas financeiras

As respostas da pesquisa mostraram estresse financeiro, endividamento, boletos atrasados e outros problemas relacionados ao dinheiro?

Então é hora de ajudar seu colaborador oferecendo algum tipo de planilha financeira, software de gestão financeira, entre outros meios que possam ajudar o controle do dia a dia com as finanças. 

Divulgue conteúdos sobre planejamento financeiro 

Ofereça conteúdos informativos sobre educação financeira para ajudar o profissional a gerenciar melhor o dinheiro.

Aproveite todos os canais de comunicação disponíveis para enviar dicas sobre bem-estar financeiro, como e-mail, chats, redes sociais, murais, folhetos impressos, entre outros meios. 

Ajude o funcionário a reduzir custos

Agora é hora de colocar a mão na massa e ajudar realmente os profissionais que trabalham na sua empresa. 

Estude o pacote de benefícios que é oferecido ao funcionário e analise se eles realmente estão ajudando o trabalhador a economizar. 

Nossa sugestão é a plataforma da Allya que oferece desconto em gastos do dia a dia, como em farmácias, restaurantes, delivery, cursos, academia, entre outros. 

Acompanhe o planejamento

Procure verificar se o incentivo ao planejamento financeiro está melhorando a relação com o dinheiro dos seus colaboradores. 

Faça pesquisas semestrais para identificar o progresso dos profissionais. Se estiver positivo, então continue com as ações para promover o bem-estar financeiro

Se sentiu que os resultados foram negativos, então o ideal é reformular seu plano de incentivo para ajudar os funcionários terem maior controle sobre as finanças.

Por que é importante incentivar o planejamento financeiro aos colaboradores?

É muito importante incentivar o planejamento e o bem-estar financeiro aos funcionários da sua empresa, já que os problemas financeiros impactam negativamente a sua organização. 

Uma pesquisa da Creditas e Ibope Inteligência revelou o comportamento dos profissionais com problemas financeiros nas empresas: 39% perdem o sono, 27% sentem a autoestima impactada e 10% acreditam que as dívidas impedem o sucesso profissional. 

Portanto, é fundamental cuidar da saúde financeira dos colaboradores para que a vida financeira da empresa seja positiva, causada pela motivação, produtividade e engajamento dos funcionários sem problemas financeiros. 

Gostou de saber como fazer planejamento financeiro? Então ensine os profissionais da sua empresa a organizarem melhor os gastos e alcançarem o bem-estar financeiro. Conte com a Allya nessa missão!

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!