Como fazer planejamento financeiro? Ensine os seus colaboradores!

Esse é um guest post escrito pela Allya .

Sem dúvida, você já pensou em planejamento financeiro para sua empresa, mas já parou para pensar que seus funcionários também precisam de ajuda nessa tarefa? 

Afinal, a motivação e produtividade estão relacionadas com o bem-estar financeiro dos seus colaboradores. Portanto, ensinar como fazer planejamento financeiro aos profissionais precisa ser uma missão do seu RH.

Nós da Allya vamos te ajudar a promover a educação financeira aos seus funcionários e que também podem ser aproveitadas pelo setor de finanças da sua empresa. Confira!

O que é e como fazer planejamento financeiro?

Primeiramente, vamos contar o que é e como fazer planejamento financeiro para você se contextualizar sobre o assunto. 

Planejamento financeiro é uma prática que determina metas a serem alcançadas e, por isso, precisa ser traçado um planejamento para alcançá-lo. 

Existem 3 tipos de planejamento financeiro: para empresas, pessoal ou familiar. Em todos é preciso criar objetivos e seguir uma estratégia de gastos e ganhos para encontrar um equilíbrio positivo na vida financeira.

Como os funcionários podem fazer planejamento financeiro?

Como ajudamos os colaboradores das empresas a economizarem nos gastos diários para o salário render mais, vamos ensinar como fazer um planejamento das finanças para a gestão de RH incentivar os profissionais a economizar. Veja abaixo!

Estimule a autoanálise financeira

O primeiro passo do planejamento financeiro é entender a situação atual com o dinheiro, se está não positiva, negativa ou equilibrada. 

Portanto, faça uma pesquisa anônima para identificar os perfis financeiros dos seus funcionários e saber como agir nos próximos passos. 

Ofereça ferramentas financeiras

As respostas da pesquisa mostraram estresse financeiro, endividamento, boletos atrasados e outros problemas relacionados ao dinheiro?

Então é hora de ajudar seu colaborador oferecendo algum tipo de planilha financeira, software de gestão financeira, entre outros meios que possam ajudar o controle do dia a dia com as finanças. 

Divulgue conteúdos sobre planejamento financeiro 

Ofereça conteúdos informativos sobre educação financeira para ajudar o profissional a gerenciar melhor o dinheiro.

Aproveite todos os canais de comunicação disponíveis para enviar dicas sobre bem-estar financeiro, como e-mail, chats, redes sociais, murais, folhetos impressos, entre outros meios. 

Ajude o funcionário a reduzir custos

Agora é hora de colocar a mão na massa e ajudar realmente os profissionais que trabalham na sua empresa. 

Estude o pacote de benefícios que é oferecido ao funcionário e analise se eles realmente estão ajudando o trabalhador a economizar. 

Nossa sugestão é a plataforma da Allya que oferece desconto em gastos do dia a dia, como em farmácias, restaurantes, delivery, cursos, academia, entre outros. 

Acompanhe o planejamento

Procure verificar se o incentivo ao planejamento financeiro está melhorando a relação com o dinheiro dos seus colaboradores. 

Faça pesquisas semestrais para identificar o progresso dos profissionais. Se estiver positivo, então continue com as ações para promover o bem-estar financeiro

Se sentiu que os resultados foram negativos, então o ideal é reformular seu plano de incentivo para ajudar os funcionários terem maior controle sobre as finanças.

Por que é importante incentivar o planejamento financeiro aos colaboradores?

É muito importante incentivar o planejamento e o bem-estar financeiro aos funcionários da sua empresa, já que os problemas financeiros impactam negativamente a sua organização. 

Uma pesquisa da Creditas e Ibope Inteligência revelou o comportamento dos profissionais com problemas financeiros nas empresas: 39% perdem o sono, 27% sentem a autoestima impactada e 10% acreditam que as dívidas impedem o sucesso profissional. 

Portanto, é fundamental cuidar da saúde financeira dos colaboradores para que a vida financeira da empresa seja positiva, causada pela motivação, produtividade e engajamento dos funcionários sem problemas financeiros. 

Gostou de saber como fazer planejamento financeiro? Então ensine os profissionais da sua empresa a organizarem melhor os gastos e alcançarem o bem-estar financeiro. Conte com a Allya nessa missão!

Conheça outros artigos relacionados