Clima Organizacional: o que você precisa saber!

Confira o conceito, o que é, quais são as vantagens, como aplicar na sua empresa e tire todas as suas dúvidas sobre o Clima Organizacional.
Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Já pensou em ter um ambiente de trabalho tranquilo e saudável? Pois então, antigamente era muito comum os colaboradores de uma empresa ficarem ansiosos e entusiasmados apenas para receber seu salário no fim ou começo do mês, não é verdade? No entanto, hoje em dia, é muito comum que os funcionários deem mais importância para o clima organizacional da empresa. 

E claro, ter um ambiente de trabalho agradável, também é importante para a saúde mental dos colaboradores, para aumentar a produtividade da empresa e atingir bons resultados. Além disso, o clima organizacional proporciona um equilíbrio interno. 

Se você quer saber como melhorar o clima organizacional da sua empresa e como mudar a visão que os seus colaboradores têm sobre ela, você está no lugar certo! Continue a leitura deste artigo para entender melhor!

Clima Organizacional
Clima Organizacional

O que é Clima Organizacional?

Para começar, o clima organizacional é um indicador ou mensurador de satisfação ou insatisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Isso significa que, também pode ser resumido como sobre a opinião dos funcionários em relação ao seu trabalho. 

Entretanto, através de algumas demandas e ações do cotidiano, os profissionais podem reagir de formas diferentes, através da personalidade e percepções de cada um, podendo transmitir um impacto negativo ou positivo para a organização. 

Por isso, é imprescindível que o setor de Recursos Humanos, líderes e gestores fiquem atentos a quaisquer atitudes negativas dos empregados que podem afetar o ambiente corporativo. Afinal, sabemos que é impossível agradar a todos, mas manter uma boa relação entre os empregados e empregadores é essencial para que os funcionários cresçam e evoluam dentro da organização. 

Além disso, podemos contar com uma pesquisa de clima organizacional, que iremos entender ao longo do artigo. 

Qual é o conceito de Clima Organizacional?

Você sabe qual é o conceito de clima organizacional para a sua empresa? Pois bem, o clima organizacional basicamente é uma percepção em conjunto dos colaboradores, que sendo vistas negativamente, podem afetar diretamente o trabalho, a produtividade e desempenho dos colaboradores, além de, claro, a satisfação dos mesmos. 

Entretanto, o colaborador não cria pensamentos ruins sobre a organização de uma hora para a outra, muito pelo contrário, por diversas experiências e situações, o empregado consegue formar a sua opinião, criando uma impressão que nem sempre favorece a corporação. 

E mais, também é importante ressaltar que cada colaborador tem uma personalidade, formas de pensar diferentes, jeitos diferentes e com isso, é quase impossível que eles tenham a mesma percepção. 

Além disso, as empresas que não possuem o conceito de clima organizacional, estão em muita desvantagem competitiva no mercado e isso, por sua vez, pode comprometer diversas partes da organização.

Para que você possa entender melhor sobre o conceito, separamos um exemplo, confira!

Exemplo de Clima Organizacional 

Para esse exemplo, nada melhor do que pegar uma empresa muito famosa por ter uma cultura e clima organizacional incríveis. Pode entrar, Google!

O Google possui características de clima organizacional que são essenciais para os funcionários, veja só:

  • os ambientes são confortáveis e agradáveis;
  • nos intervalos, os funcionários possuem um espaço somente para descanso e lazer;
  • os horários de trabalho são flexíveis;
  • disponibilizaram autonomia e mais liberdade aos colaboradores

E claro, não é tão simples quanto parece, por isso, é importante alinhar tudo com a cultura da empresa. Com isso, pode ser um pouco complexo. 

Como definir o Clima Organizacional da sua empresa?

Você já percebeu que ao falarmos sobre o clima organizacional, desde o que é até o seu conceito, resumimos ele como a percepção que os colaboradores têm em relação a empresa? Pois bem, é exatamente isso! 

Por isso, para saber como está o clima organizacional da empresa ou defini-lo, é preciso fazer uma pesquisa de clima com todos os colaboradores. Mas como é feita essa pesquisa de clima? Mantenha a calma que já já nós vamos te contar tudo!

O que é uma pesquisa de Clima Organizacional?

Antes de tudo, é preciso entender o que é e como funciona a pesquisa de clima. Neste caso, basicamente a pesquisa de clima organizacional é feita como uma parte da gestão da organização. Por isso, ela é feita para:

  • analisar internamente e externamente a empresa;
  • mensurar o nível de satisfação dos colaboradores;
  • como o rendimento do funcionário afeta a empresa.

Mas afinal, qual é o objetivo dessa pesquisa? Na verdade, pesquisar o clima da organização é conseguir estreitar o relacionamento do colaborador. Sendo assim, é muito importante avaliar com cautela todas as características, com a meta de gerar mais oportunidades aos funcionários, seja de desenvolvimento ou de melhorias em resultados. 

Como fazer o planejamento da pesquisa?

O planejamento da pesquisa é um dos pontos mais importantes antes de começar e, muitas vezes, os gestores não fazem ideia. A primeira questão é entender se existe algum problema específico para que a pesquisa seja realizada e definir todos os métodos e estudos que serão feitos durante a pesquisa. 

Para ajudar você a se planejar, selecionamos algumas perguntas que podem te ajudar, veja só:

  • Quando a pesquisa deve ser feita?
  • Quanto tempo a pesquisa deve durar?
  • Quem irá aplicar a pesquisa?
  • Quem irá avaliar os resultados da pesquisa?
  • Como os resultados serão divulgados?
  • O que fazer após os resultados serem divulgados?

Após essas perguntas feitas aos gestores, depois de serem todas devidamente respondidas, é de extrema importância que o questionário comece a ser elaborado e, para a sua felicidade, iremos te ajudar a elaborar a pesquisa de clima organizacional da sua empresa. Ao longo do artigo você entenderá melhor. 

Além disso, é muito importante que os colaboradores da empresa sejam avisados sobre a aplicação da pesquisa, afinal, eles precisam entender quais são os objetivos da mesma. Ademais, a intenção da pesquisa é que os funcionários saibam o que estão respondendo, para que não tenha nenhum resultado negativo e inesperado. 

Como montar uma pesquisa de Clima Organizacional?

De fato, existem algumas características importantes a serem avaliadas, confira todas as perguntas que podem ser inseridas nesta pesquisa, para resultados melhores:

  • A empresa é um bom local para se trabalhar?
  • O que motiva ou desmotiva você a trabalhar nesta empresa?
  • Você sente que pertence ou partilha de objetivos em comum na organização?
  • Qual é a sua opinião sobre a prática de gestão de pessoas de uma empresa?
  • Existe uma prática correta de delegação de tarefas por parte dos gestores?
  • Conhece e compartilha a missão, visão e os valores da organização?
  • Você acredita que todos os gestores são capacitados para as suas funções?
  • Você consegue equilibrar sua vida pessoal e a profissional?
  • Como são os seus relacionamentos dentro da organização?
  • Como está a comunicação interna da empresa na sua opinião?

Além dessas perguntas, a pesquisa de clima organizacional pode evitar muitas falhas na empresa, como por exemplo, perda de grandes talentos, aumento de fofocas, redução de produtividade, entre outros problemas. 

O que leva uma empresa a não ter uma Cultura Organizacional?

Pois então, ainda no assunto sobre a pesquisa do clima organizacional, também existem alguns fatores que interferem no clima organizacional da empresa. Quer saber quais são? Confira:

  • Todas as ações tomadas pelos gestores impactam diretamente no clima organizacional, por isso, precisa tudo estar muito bem alinhado;

  • As empresas precisam dar um pouco mais de autonomia aos colaboradores, isso porque, quando o colaborador é invalidado de dar sua opinião, o mesmo fica desmotivado e isso, prejudica a produtividade. 

  • É importante avaliar se os funcionários estão sendo avaliados de forma positiva;

  • É fundamental compreender se o funcionário possui senso de responsabilidade com a empresa e se sente a reciprocidade;

  • Os objetivos de todos da empresa devem estar alinhados, caso não seja, pode prejudicar o clima;

  • A política interna da empresa deve ser transmitida com muita transparência aos colaboradores, caso contrário, pode interferir na relação dos mesmos com a empresa. 

Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?

É fato que ficar estagnado apenas com uma forma de trabalhar é o caminho mais profundo para o fracasso de uma empresa e temos certeza que você não quer isso para a sua, não é verdade? Pois então, desta forma, iremos colocar algumas maneiras para que você melhore o clima organizacional da sua empresa. Veja só:

1- Ofereça uma boa infraestrutura aos seus colaboradores

É claro que toda a instalação deve suprir todas as necessidades da empresa e dos colaboradores, que precisam realizar suas funções. Além disso, um ambiente confortável melhora o clima da empresa e aumenta a produtividade da mesma.

2- Obtenha uma boa política de benefícios

Os benefícios, felizmente, mantém os colaboradores mais motivados e empenhados para realizarem as suas tarefas. E claro, os benefícios podem até ser personalizados, é só usar a criatividade. 

Preocupe-se com a saúde dos seus colaboradores, cuide deles e mostre o quanto eles são essenciais para a organização, isso é um grande motivador todos os dias. 

3- Dê treinamentos para a sua equipe

Fazer um investimento no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores é levar muitos benefícios para a sua empresa. Além de, claro, ser uma forma de o time sentir-se mais valorizado. E lembre-se, pessoas capacitadas também possuem mais motivação, pois o conhecimento é a única ferramenta que ninguém consegue tirar das pessoas. 

4- Otimize a gestão de pessoas da sua organização

De fato, o setor de recursos humanos precisa focar mais nas pessoas e menos nos processos e nós temos uma solução para você. Aqui na QRPoint esse é o nosso lema e queremos dividi-lo com você. 

O nosso aplicativo de controle de ponto, por exemplo, é uma ótima ferramenta, afinal, ela possui diversas funcionalidades capazes de fazer todos os procedimentos da empresa por você, assim, a sua equipe de gestão de pessoas terá mais tempo para dar mais atenção aos colaboradores

Quais são as vantagens de fazer uma pesquisa de Clima Organizacional?

Infelizmente, muitas empresas não dão a devida atenção à importância de uma pesquisa do clima organizacional, porém, ela é muito necessária. Pensando nisso, separamos as principais vantagens de adotar um bom clima organizacional na sua empresa. Entenda!

1- Ajuda em tomadas de decisões mais assertivas

Com uma boa pesquisa, é muito mais fácil saber o que deve ser melhorado em uma empresa e o que deve parar de ser feito ou modificado. Além de, claro, identificar problemas ou erros que precisam ser corrigidos, como por exemplo, conflitos internos. 

2- Otimiza o ambiente de trabalho

Os resultados, sem dúvida, ajudam a melhorar o desempenho no trabalho. Afinal, se todos os pontos identificados como negativos forem corrigidos, a empresa sempre estará em fase de evolução, o que é ótimo para visões internas e externas.

Além disso, também é uma maneira de encontrar as melhores soluções e, consequentemente, melhorar a satisfação dos empregados. 

3- Melhora a comunicação da empresa

Não há dúvidas, que o clima organizacional melhora a comunicação entre as equipes. Principalmente, quando o gestor está disposto a escutar tudo o que o funcionário tem a dizer. 

Ademais, trocar informações também é uma forma sensata de melhorar o clima e a relação entre a empresa e o colaborador. Isso porque, trocar experiências, pode deixar as pessoas mais empáticas. 

4- Maximiza a motivação dos colaboradores

Quando as pessoas se sentem importantes, são ouvidas e valorizadas, as mesmas ficam mais motivadas para realizar suas atividades, por isso, a pesquisa de clima organizacional é a melhor solução. 

E claro, com todos os pontos alinhados, gera um impacto muito positivo e melhores resultados para a organização. 

Afinal, qual é o papel dos gestores?

Pois bem, podemos voltar a falar que os gestores influenciam sim no clima organizacional da empresa! Os gestores são os líderes dos colaboradores, logo, são eles que mantém o espírito de engajamento e de motivação em seus funcionários.

O papel do gestor, não é apenas acompanhar a jornada de trabalho do colaborador. Ao contrário disso, é conhecer cada um de seus funcionários, de forma individual e analisar quais são suas condições e comportamentos diante de algumas situações. 

Mas como fazer isso? O gestor precisa ter uma conversa com cada membro da equipe e se organizar para que as reuniões sejam mensais ou semanais, além de ser ótimo para a empresa, os colaboradores também irão se sentir mais importantes. 

O líder não é apenas o gestor que cuida da sua equipe e sim faz parte da sua própria equipe e por este motivo, principalmente, ele precisa estar alinhado com os seus colaboradores da forma mais humana possível. 

Portanto, seja um líder que se preocupa com o individual e coletivo da sua equipe, fazendo com que os mesmos tenham vontade e possam crescer dentro da organização. 

Como a QRPoint pode ajudar a sua empresa?

Além dessas dicas, temos um convite muito especial para você! Conheça a QRPoint! Pois é, aqui, como dissemos, pensamos em focar nas pessoas e acreditamos que as outras empresas também podem fazer isso. Mas como? 

A melhor solução é o nosso aplicativo de controle de ponto, que é extremamente focado em trabalhar nos processos da sua empresa, ou seja, ele faz toda a parte de recursos humanos, enquanto o departamento pessoal cuida e se preocupa com as pessoas. Confira as nossas funcionalidades em nosso site!

Além disso, o aplicativo de controle de ponto, é vantajoso para que o gestor possa acompanhar toda a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real, sem precisar procurá-los pela empresa e se organizar para ter a reunião com cada um dos membros.

Desta forma, o clima organizacional da sua empresa será muito bem otimizado. O nosso sistema de controle de ponto está pronto para otimizar os processos da sua empresa. 

Por isso, a dica do dia é:

Conte com a QRPoint!

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QRPoint na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site! Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!